Que a Paz do Cristo esteja com todos?

"Que a Paz do Cristo esteja com todos" Expressão muito comum entre cristãos evangélicos.

Acredite precisamos desta Paz todos dias, porém não interprete errado, pois a paz dos homens, ou com os homens, só se possível for! Não significa que o cristão tem que tirar a paz dos outros, não claro que não, significa que não precisa ficar como implorando que o mundo tenha paz com vc cristão; a obrigação do cristão é promover a Paz, empenhar-se por ela, e não implorar importunar exigindo a paz de quem está determinado a odiar. Então o texto base é:

"¹⁸ Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. ¹⁹ Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. " (Romanos 12:18,19)

Então não se culpe por sentir que alguém não compartilha do sentimento de amor por você e ao contrário, sente ódio de você, é um direito de liberdade psíquica de todos sentir o que mais lhe faz "bem"; acredite tem gente que se sente bem odiando, terrível não? Bom ainda estou lendo, pois é densa a leitura(rs). Mas quem se propuser em ler entenderá melhor os artigos. Achei interessantes as pesquisas para compreensão do ódio nos seguintes artigos: " A trama paradoxal do ódio de Maria Neuma e "Pelos caminhos do Ódio, da Pulsão ao Narcisismo de Claudio de Oliveira, pode acessar nos links link se quiser:

Minha opinião absurdamente leiga pois não sou psicólogo e sim teólogo, é que sem dúvida é patológico(rs). Eu acredito ser patológico, mas não incurável. Algumas pessoas se alimentam deste senti
mento para conseguirem viver em sua própria realidade, sendo assim doentia de pensar que realmente está lutando por alguma causa, e assim o seu ódio para o individuo se torna justificável. Mas continuarei lendo os artigos, para um desfecho mais claro.

A intenção não é criar um artigo sobre ódio, mas tentar informar que a minha Paz não depende do outro não ter paz, a Bíblia deixa claro que eu posso ter Paz. O que tem haver Paz com ódio, não seria o contrário de Paz Guerra? Sim mas até na Guerra se guerreia sem ódio ou sem amor, pois os soldados estão à cumprir ordens e determinações com fins e motivos previamente estabelecidos, e não são raras as vezes qualquer soldado ao ser questionado dos sentimentos da guerra, responderá que são ordens, também é triste, sabemos, alias guerra é muito triste justamente por isso, milhões de homens se matam sem existir nada além de ordens para isso fazer. Obviamente aqui não ignoro os reais motivos antes do embate bélico, mas é triste mesmo assim, e não se deve promover guerra, é uma mancha na humanidade a guerra.

Então colocamos aqui o ódio, pois não estar em paz com alguém por motivo de sentir ódio, é o agravante maior neste texto.

Pior quando tentam dissimuladamente rotular os que não aceitam participar do cálice do ódio de ser contra a verdade e justiça. Aliás até chegam ao cúmulo de dizer que são justos, por sentir o ódio. Não sei como conseguem, mas há habilidades nos humanos desenvolvidas para tudo ao que parece.

Porém o ensino e recomendação das Escrituras é que temos que nos empenhar pela Paz, uma que evangeliza-se um Deus de Paz. Evangelho da Paz, mas sempre com a recomendação de que não podemos perder a nossa paz por motivo de existir pessoas que preferem não a Paz. Melhor coisa é limpar a poeira dos pés e seguir a estrada. Então se sinta bem lutando pela paz e não parando no caminho dos que se alimentam do ódio.

A Bíblia deixa-nos o recado da Paz:
"¹⁷ Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
¹⁸ Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. (Tiago 3:17,18)

Apóstolos dos Gentios escrevendo aos Romanos explica bem o legado dos homens na Terra:
"¹⁰ Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.
¹¹ Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.
¹² Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.
¹³ A sua garganta é um sepulcro aberto;Com as suas línguas tratam enganosamente;Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
¹⁴ Cuja boca está cheia de maldição e amargura.
¹⁵ Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
¹⁶ Em seus caminhos há destruição e miséria;
¹⁷ E não conheceram o caminho da paz.
(Romanos 3:10-17)

Vemos pela boca do Profeta Jeremias, a indignação nas Palavras sagradas de repreensão ao povo por tentar camuflar uma situação sem paz, sem justiça como que tudo estivesse em paz, claro, os responsáveis estavam se beneficiando na situação da época, mas YHWH, que tudo vê, colocou suas palavras na boca do Profeta, para revelar a mentirosa Paz que pregavam aos homens:

"¹³ Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade. ¹⁴ E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. (Jeremias 6:13,14 )

Vindo o Evangelho de Cristo, a orientação é a mesma que se tenha Paz e busque por ela, se empenhe por ela, aliás Paulo no livro de Efésios, inicia a pregação da armadura espiritual do cristão com verdade justiça e Paz:

"¹⁴ Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
¹⁵ E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
(Efésios 6:14,15)

Porém nunca esquecendo o texto de e ensinamento de Jesus Cristo:
"¹² E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a;
¹³ E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.
¹⁴ E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. " (Mateus 10:12-14)

Então não se culpe por motivo de outros não aceitarem viver em paz, façamos a nossa parte de Cristãos dentro do que está Escrito e o Deus que conhece os corações julgará todas as obras de todos os homens! Continuemos nos esforçando pela Paz, nada teremos a perder a não ser a comunhão dos que nunca quiseram ter paz!
¹"Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. ¹⁹ Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. " (Romanos 12:18,19)

Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue