Cuidado com evangelho fake!

Cuidado com evangelho fake! Mas você sabe identificar um evangelho fake? Qual evangelho que a igreja segue, o que é apregoado ou o que analisado? Os de Bereia conferiam o que Apóstolos ensinavam entre eles:

" O povo de Bereia tinha um espírito mais aberto que o de Tessalónica, ouvindo de boa mente a mensagem e examinando dia após dia as Escrituras, para ver se o que Paulo e Silas diziam era exato. O resultado foi que muitos creram, incluindo várias senhoras gregas muito respeitadas, e também não poucos homens." (Atos 17:11-12 )

Hoje os homens com sua forma de devoção, não chegam nem perto da forma de viver para Cristo dos Apóstolos. Eles eram as testemunhas oculares da revelação do Evangelho encarnado em Jesus Cristo e seus ensinamentos. Nos nossos dias as palavras nos púlpitos são aceitas como sendo proferidas e mesmo erradas não podem ser contestadas, são proferidas como por deuses; não que pastores sejam desrespeitados, aqui não se trata de um incentivo a rebeldia e rebelião, muito menos preletores desacatados, mas respeito é diferente de aceitar ensino sem analises e pior, ser mais devotos admiradores de homens do que de Deus e sua Palavra, nunca foi bíblico. Lembra uma momento marcante no discurso de Herodes:

"No dia marcado, Herodes, vestindo seus trajes reais, sentou-se em seu trono e fez um discurso ao povo. 22Eles começaram a gritar: "É voz de deus, e não de homem". 23Visto que Herodes não glorificou a Deus, imediatamente um anjo do Senhor o feriu; e ele morreu comido por vermes." (Atos12:21-23-)

Não almejemos glória, testemunho de quem fala como um deus, mas busquemos o testemunho diante dos homens, como homens que falam do Eterno Deus Criador; O Eterno não divide sua Glória: "⁸ Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. "(Isaías 42:8 );

O falso evangelho reparte entre os homens, o que só pertence a YHWH, o Eterno, SUA GLÓRIA! Quem assim procede, não provem do Senhor, mas do usurpador, que já foi destituído, mas engana embrulhando o mau com o que parece o bem, até o um dia chegar o Juízo, mas não é apenas isso, com uma mensagem de glórias humanas, vem toda uma avalanche de descuidados com a vida.

Paulo o Apóstolo dos Gentios, anunciava o que mesmo declarava ter recebido do nosso Senhor Jesus e garantia que não poderia ter recebido nem mesmo de outros apóstolos, pois não tinha contato com eles, além de Tiago irmão de Jesus e com Pedro tinha ficado apenas um período de quinze dias. Então ele Paulo deixa claro o espanto dos irmãos depressa se afastarem da mensagem do Evangelho de Cristo apregoada por ele:

"Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. " (Gálatas 1:6-8);

Ele também deixa claro que para a mensagem do Evangelho do Senhor Jesus, não se deixou influenciar nem pela excelente bagagem literária, quanto doutor da Lei, que teve no judaísmo, onde foi educado:

"Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava. E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais." (Gálatas 1:11-14).

Em sua metáfora explicada quando cita o filho da escrava Hagar, e Isaque o Filho da promessa, no capítulo 4 de Gálatas, Paulo o Apóstolo dos Gentios, deixa claro que o Evangelho de Cristo, não era mais uma filosofia de vida comum, ou ideologia que os homens precisavam se apegar, não era apenas um feito preenchendo uma lacuna na humanidade, mas era a única alternativa aos homens de escaparem da ira de Deus e o fim trágico reservado para humanidade.

Para Paulo existiam duas revelações, no momento deste ensino, a Lei de Deus aos homens e revelação de Deus através de Jesus Cristo aos homens, onde esta última arrancava os homens da condenação de não conhecer a Deus e por isso servir e adorar tudo menos o Deus Eterno e verdadeiro, viver conforme todo pensamento e raciocínio humano apenas sobre um Deus Criador.

Quando Paulo percebe que sua mensagem do Evangelho do Cristo Redentor está ficando em segundo plano, e os cristãos estavam retornando ao estudo da salvação segundo outros caminhos, e entre estes caminhos o judaísmo. Quanto ao Judaísmo fica claro quando Paulo combate o retorno a circuncisão, pois ali estava claro uma tentativa de trazer a submissão a Lei, ao judaísmo, uma maior importância comparada a Graça e favor de Deus aos homens e salvação em Jesus Cristo e não deixa dúvida que quem assim compreende estaria separado de Cristo:

"¹ Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. ² Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. ³ E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. ⁴ Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. " (Gálatas 5:1-4). Por isso Paulo declara até que poderia ter trabalhado em vão entre eles, ensinando e explicando o verdadeiro Evangelho. Vamos ler mais o texto em que Paulo o Apóstolo dos Gentios, coloca aos cristãos no livro aos Gálatas, a importância da revelação de Deus aos homens através do Evangelho de Cristo:

"³ Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.⁴ Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,⁵ Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.⁶ E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.⁷ Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.⁸ Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. ⁹ Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? ¹⁰ Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
¹¹ Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco." (Gálatas 4:3-11)

Importa entender aqui que não estamos pregando filosofia, psicologia, história, pedagogia e muito menos o sincretismo de todas as coisas boas das diversas religiões que existem na Terra; não é esta a proposta do Evangelho apregoado e sim o Arrependimento que os homens com todas as suas filosofias e ideologias religiosas ou não praticava, e praticam ainda no presente. Isto fica muito claro quando ainda no Livro de Gálatas é descrito a importante diferença das obras da carne e o fruto do Espírito:

"¹⁶ Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
¹⁷ Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. ¹⁸ Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. ¹⁹ Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, ²⁰ Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, ²¹ Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. ²² Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. ²³ Contra estas coisas não há lei. ²⁴ E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. ²⁵ Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito." (Gálatas 5:16-25);

Lendo este texto bíblico fica claro que a mensagem do Evangelho de Cristo não poderia ficar parada apenas em uma mensagem filosófica, repleta de simbolismo, mistérios, misticismos, tradições, não se trata de um mundo imaginário, mas sim uma solução prática, um pragmatismo benéfico, pois conduz ao que crer na mensagem e em Jesus, a mudança de atitude e prática de uma vida nova, regida pelo Espírito Santo, como vemos nas frases: "¹⁶ Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne..." ²⁵ Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito." (Gálatas 5:16,25).

Então o difere um Evangelho verdadeiro de um falso evangelho?
Evangelho verdadeiro é sinônimo de renuncia, humilhação, arrependimento, mudança de direção, atitudes opostas a maldade sempre pretendida, compreensão e amor com altruísmo sem abandonar a razão, abandono do fardo pesado e escravizador da religião ou ceticismo imposto pelos homens, aceitação do fardo leve de Jesus, aceitação da Fé pelo que diz a Palavra de Deus e aceitação da Palavra de Deus regra de conduta e fé, aceitar o Batismo de João, e imersão também no Espírito Santo, tendo como prova dos dois sinas as obras e conduta transformada, evangelho verdadeiro é caminhada, se tornar como os do caminho, sair para fora, deixar a bolha hipócrita da falsa espiritualidade e ganancia pelas fortunas cedidas pela boa fé dos fieis, é olhar para Cristo, somente Cristo o único que pode Salvar o homem pecador , pois ser a revelação encarnada do Pai Eterno.

Evangelho muda e transforma por dentro e por fora, muda a forma de falar, muda a forma de tratar, muda a forma de gostar e do que gostar, não nos torna perfeitos, mas perseguidores da perfeição, e enquanto o dia não chega, com a natureza, o que recebe a mensagem do Evangelho verdadeiro chora as dores de parto, almejando o dia que não mais sofrerá as fraquezas de uma carne corrompida desde a queda de Adão; diferente do "não tem nada a ver", aquele que recebe o Evangelho verdadeiro sofre e não se alegra indiferente com o pecado, erros, mas suplica ao seu Criador o perdão dos erros e pecados, confiando na graça e misericórdia de uma transformação Eterna. Evangelho de Jesus Cristo não é para os perfeitos e sem problemas, por isso mesmo ao ser aceito, existe para alterar o curso dos problemas e levar os homens a procurar as melhoras em todos os sentidos da vida, até ser aceito nos Céus, onde viverá eternamente com a perfeição. Crer nisso é crer na promessa do Evangelho de Cristo;

Verdade, não é de uma hora para outra que alguém conseguirá mudar todos os seus hábitos de décadas de condicionamento escravo dos erros e pecados, mas o sentimento que ele terá das obras da carne já será de imediato, pois que mentia, não minta mais, quem se prostitui, não se prostitua mais, quem roubava não roube mis, Paulo mesmo já tinha ensinado estas coisas em outra de suas Epistolas; Porém a caminha dos discípulos de Cristo é para perfeição e não um retrocesso, moral; aceitar a nova condição de quem recebeu Poder de Deus para ser chamado filho de Deus, não permite o homem permanecer na condição de um completo desconhecedor das verdades sobre Deus sua Palavra, moralidade segundo a Bíblia e toda uma cosmovisão Cristã, que já é um tema para expor com mais explicações em outro texto.

Por enquanto é importante deixar claro que, uma mensagem diferente da mensagem de Jesus anunciada pelo Apóstolo dos Gentios, Paulo, deve sim ser rejeitada, desprezada, e nunca deverá tomar os púlpitos de Igrejas que pregam o Evangelho de Jesus Cristo. então seja lá qual for o pastor ou doutor em qualquer disciplina, filosofia, psicologia, teologia, história, pedagogia, se sua mensagem colocar a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo apregoada pelos Apóstolos em dúvida, eu rejeito, não acredito no seu evangelho, ele é fake!

Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue