Intenções de Deus


"Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." (Jeremias 18:6)

"No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir, Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe. No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar, Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria." (Jeremias 18:7-10)

A mensagem de Deus para o povo hebreu através do profeta Jeremias registrado na Bíblia Sagrada foi clara, sem rodeios, sem especulações, para ser entendida, evitando desculpas de interpretações pelo povo. Através de comparações como "oleiro" e "vaso", demonstra que Ele é soberano e os seus propósitos não podem ser impedidos, declara ter o controle de nações. Assim o destino de Israel estava nas mãos do Senhor e a sua vontade sempre é soberana. O povo poderia ser como vaso que foi restaurado na mão do oleiro, ou poderia ignorar a advertência do Soberano Deus e continuar seu caminho ignorando a Palavra de Deus. 

O profeta Jeremias fala para um povo que já não estava preocupado com os propósitos de Deus, era dever do povo agradar o Deus que o escolheu. O capítulo 5 do Livro de Jeremias deixa claro que a verdade não fazia mais parte dos lábios do povo, a justiça passava longe da vida cotidiana do povo e o livro relata ainda que mesmo que digam "vive o Senhor" era com palavras falsas não estavam testificando com o coração como descreve o texto bíblico:

"Dai voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora; e informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém, ou se há homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei. E ainda que digam: Vive o Senhor, de certo falsamente juram."

Situação degradante para um povo eleito, separado para ser luz para as nações. Percebe-se pelo texto que a rebeldia contra o Senhor Deus era completa no meio do povo. A Bíblia não nos poupou detalhes quanto ao pecado de Israel, descreve quanto a vida leviana de uma nação que fora escolhida para propósitos nobres diante de Deus, povo que testemunharam a manifestação do poder de Deus, mas agora encontrava-se em um estado de vida leviano, como descreve o texto: 

"quando os fartei, então adulteraram, e em casa de meretrizes se ajuntaram em bandos. Como cavalos bem fartos, levantam-se pela manhã, rinchando cada um à mulher do seu próximo."Jeremias 5:7,8

O povo Deixou a adoração para se misturar com a mentira, calúnia, maldade, a palavra para tradução da condição do povo é "aleivosissimamente", ou seja com injuria, calunia, como desleal. Como alguém poderia agir de forma desleal para com um Deus? Simples, tornaram-se gente enganadora de perfil pérfido. Olhando o verso 7 do mesmo capitulo vemos que Deus abençoou  este povo, porém mesmo assim eles fizeram promessas para outros deuses que não eram reais, abençoados e fartos se desviavam para o mal:


"Teus filhos me deixam a mim e juram pelos que não são deuses; quando os fartei, então adulteraram, e em casa de meretrizes se ajuntaram em bandos. Jeremias 5:7 "Porque aleivosissimamente se houveram contra mim a casa de Israel e a casa de Judá, diz o Senhor. Negaram ao Senhor, e disseram: Não é ele; nem mal nos sobrevirá, nem veremos espada nem fome. E até os profetas serão como vento, porque a palavra não está com eles; assim se lhes sucederá." Jeremias 5:11-13

A acusação do Senhor quanto as obras do povo eleito não para apenas nestes pontos acima citados, mais se estendem descrevendo ainda mais a injustiça que fica descrita como que enraizada no povo. Pessoas ímpias, ou seja, pessoas desumanas, sem compaixão, viviam entre o povo de Deus que segundo a Palavra dita revelada ao Profeta ultrapassavam até os feitos dos malignos, pois prosperavam  as custas dos necessitados e pobres e o pior fica descrito quanto aos sacerdotes e profetas daquele lugar, pois eram coniventes com toda a sujeira e desonestidade como está no texto bíblico:

“Porque ímpios se acham entre o meu povo; andam espiando, como quem arma laços; põem armadilhas, com que prendem os homens. Como uma gaiola está cheia de pássaros, assim as suas casas estão cheias de engano; por isso se engrandeceram, e enriqueceram; [...] e ultrapassam até os feitos dos malignos; não julgam a causa do órfão; todavia prosperam; nem julgam o direito dos necessitados. [...] Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra. Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto? Jeremias 5:26-31

Entra em ação no texto uma maravilhosa proposta de Deus para este povo decadente, o Senhor quer remodelar, reconstruir, restaurar a nação para os propósitos para qual foi criada: “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”Jeremias 18:6

Porém um povo obstinado sempre insistirá com seu caminho correto ao seu próprio entendimento, atribuindo tais palavras apenas a boca do mensageiro ou aos pergaminhos que este consulta, ignorando assim o recado como vindo do Deus Soberano. "Então disseram: Vinde, e maquinemos projetos contra Jeremias; porque não perecerá a lei do sacerdote, nem o conselho do sábio, nem a palavra do profeta; vinde e firamo-lo com a língua, e não atendamos a nenhuma das suas palavras."(Jeremias 18:18). 

O agravante é quando o recado é para uma nação escolhida, eleita para ser luz para os gentios, pelo próprio Deus autor do recado ao profeta. Israel dos tempos de Jeremias (propriamente Judá) preferiu não acreditar na Palavra de Deus, e criou várias explicações para isso com seus mestres e sacerdotes que não tinham mais o Espírito de Deus, é sofreu as consequências, pois o Senhor cumpriu sua Palavra e não retirou o mal sobre a nação. 

Hoje não é diferente continua-se a criar explicações para diminuir a veracidade da mensagem bíblica, continua-se o crescimento de números de mestres e supostos sacerdócios que insistem que o homem está certo e o Deus da Bíblia Sagrada está errado, que a Palavra de Deus precisa de ajustes conforme a sociedade moderna. Os que se dizem profetas existem aos montes mais a iniquidade do povo ainda continua submersa e os homens continuam andando na cegueira dos seus erros, pois as mensagens são para enriquecimento de líderes religiosos, os supostos dons do Espírito Santo são utilizados para benefício próprio e também enriquecimento, o erro da veneração aos homens que dizem ser homens de fé impera no meio cristão, porém dia após dia desviam-se dos caminhos do verdadeiro Evangelho daquele que é o consumador da nossa fé, Jesus Cristo. 

O livro de Jeremias deixa-nos uma amostra de um povo eleito que deixou seu coração esvaziar-se de Deus e ocupar-se com tudo que era contrário a vontade de Deus revelada pela sua Lei, sua Palavra. Os responsáveis pela continuidade do ensino desta Lei, da Palavra de Deus, já não serviam aos propósitos para qual foram separados. A Igreja do Senhor Jesus Cristo precisa estar em alerta, pois ela é o arauto de Deus nesta terra. A Bíblia deve ser ensinada, o evangelho deve ser pregado, "ide e fazei discípulos", não deve a Igreja do Senhor se fartar com os manjares deste reino maligno que impera na política, nos governos, entre os líderes ímpios, no sincretismo, o desvio da palavra de Deus levará o povo a errar e cair em uma degradação moral que apenas alcançará o limite com a aniquilação dos que assim agem. Deus não pode ser impedido na sua vontade, sua graça como sua ira pode alcançar o homem como está escrito:

"No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir, Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe. No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar, Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria." (Jeremias 18:7-10)

A Bíblia descreve outra eleição "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;"(1 Pedro 2:9).Desta forma está sobre a responsabilidade agora da Igreja ouvir, acatar, praticar, e proclamar as verdades deste Deus Soberano testificado nas Escrituras sendo estas, verdades eternas de Deus para os homens, como também  não se desviar da pregação para salvação dos homens através do seu Filho Jesus Cristo, único mediador entre Deus e o homem.

Uma pergunta se cabe aqui, crer na Palavra de Deus ou questiona-la? Israel dos tempos de Jeremias fez sua escolha, agora é o tempo da igreja fazer a sua.


Presbítero
Israel Lopes






Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue