O erro











"Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos."
1 Coríntios 12:14
 
Vemos em nossos dias uma forma de vida cristã que parece ter vindo para ficar, pois assusta-nos quando observamos a velocidade que é aceita no meio de muitos evangélicos. Mas é comum quando se trata de heresias, apresentar-se como uma força verdadeira e indiscutível.

O pensamento "Eu sou a Igreja" tem tomado conta dos comentários entre cristãos e parece que veio para ficar. Mas é certo ou errado? Justificável talvez?. Seria se a ideia que tenta-se passar, fosse a de estar na Igreja, ou, concordando com a igreja etc. (quando falo concordar sempre aponto para o que diz as Escrituras sobre esta assembleia de homens e mulheres que Deus tirou com mãos fortes do mundanismo, do poço de lama do pecado, os remidos pelo Sangue do Cordeiro e muito mais bênçãos descritas nas Escrituras). Os que aderem a este pensamento, que na sua maioria são muitos que se encontram insatisfeito com a forma administrativa das igrejas, declaram de forma uníssona : " EU SOU A IGREJA!"
Não precisa ser sofisticada a comparação e interpretação de textos Bíblicos que são ignorados com esta declaração. Ao citar apenas um em Atos 2:41 encontramos um impasse com a falta do "agregar" nos dias de hoje. veremos mais alguns:

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união."
"Salmos 133:1

De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,”
Atos 2:41
“Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis. E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.”
1 Tessalonicenses 5:10-13

“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.”
1 Coríntios 12:11-14

Percebe-se pelos textos de forma simples que o deixar congregação para servir ao Senhor como uma Igreja nada mais é que um ato de se achar melhor do que os que estão em uma congregação.

Se os que acreditam neste ensinamento "EU SOU A IGREJA" conseguissem atestar a tradução de ἐκκλησία (ekklesia, assembléia) para concordar com o pronome pessoal do singular εγώ, (ego, eu), conjugado para Είμαι (eu sou) depois concordar com a seguinte tradução: Είμαι η εκκλησία ( eu sou um assembleia de cidadãos, a comunidade dos redimidos de Cristo na Terra ou no céu, ou ambos). A façanha seria e extraordinária, e conseguiriam alguma coisa mais concreta, mas mesmo assim continuaria sendo heresia pois isto é impossível, um erro, um forçar interpretativo das Escrituras. É importante não confundir κλῆσις, (klesis, chamado divino, vocação, chamado) parecido com ἐκκλησία.. Pois a preposição ἐκ (éc) de origem, influência, colocando a Igreja como uma assembleia chamada, escolhida  para servir a Deus.

Acredita-se que este tipo de associação é forjada por quem não aceita governos. Isto é natural na geração em que estamos vivendo. Porém se começar existir uma repulsa exagerada, fora do comum, quanto a todo tipo de governo, lembrando que é natural repudiarmos as coisas erradas, já que temos a mente de Cristo, mas o exagero da repulsa por governos no coração de um cristão deve ser observado pelo mesmo com mais atenção. O céu possui governo, as potestades e principados possuem governo, a terra possui governo, o ser humano nasce debaixo do governo dos pais, que vivem sob governo dos homens, a igreja também possui governo, mas alguns cristãos não querem viver debaixo de governos então acreditam serem por si só uma ἐκκλησία (ekklesia).

Mais um grave e grande erro, que agrava-se na tentativa de colocar a Bíblia para atestar esta heresia deturpando pensamentos e significados de palavras utilizadas no Novo Testamento. Se os Apóstolos não agiam assim, se os profetas não agiam assim, se Jesus não agia assim, qual o motivo de seguir este modelo de cristão fora da " ἐκκλησία (ekklesia) "? Vivemos épocas em que se anseia mais por ser um revolucionário sem causa, do que um desbravador do Evangelho de Jesus Cristo. Pode-se imaginar que devido a tamanha ousadia desta doutrina e eficácia em conseguir adeptos à desobediência bíblica, ela provenha de demônios, pois eles são hábeis na utilização das Escrituras para construir seus ensinamentos que fragmentam os pensamentos quanto a união da igreja. Sabemos que é natural que interpretações bíblicas dividam opiniões e promovam até surgimento de novas congregações, algo que pode ser considerado mais como multiplicação do que divisão. Porém não é da natureza das Escrituras que interpretações da mesma dividam igrejas para desaparecerem e não mais existir assembleias de pessoas chamadas para o Senhor.


Existe muita revolução para que seja feita a “minha vontade”. O empenho revolucionário que surge quase nunca coloca em pauta textos bíblicos que estão ligados a uma obediência. Comecemos por um muito conhecido, exceto por cristãos revolucionários, um texto bíblico que deixa claro que deve existir um guia direcionando a vida do cristão:

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Gálatas 5:19-21

Chama a atenção a advertência quanto aos que estão debaixo desta ordenança que diferencia os da ἐκκλησία(ekklesia), dos que estão de fora:

Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Gálatas 5:15-17

Vemos ainda o lançar de um outro desafio para os que dizem ser chamados para o Reino:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Gálatas 5:22

Se o Cristão quer ser diferente, agir diferente, pensar diferente, então que seja diferente rejeitando o mundanismo que o mundo apregoa com suas doutrinas humanas e demoníacas e contra os propósitos de Deus; que no lugar de sair da igreja, saiam do mundanismo, assim com certeza reconhecerão que estão equivocados.

Se o indivíduo está insatisfeito na congregação, e vê que a maneira que estão conduzindo a obra e o ensinamento não é bíblico, então que faça o que é bíblico e não crie interpretações falaciosas de textos da bíblia para atestar convicções de particular interpretação das Escrituras Sagradas. Quem sabe surgirá uma nova congregação para louvar a Deus e pregar o Evangelho de Cristo, junto com as demais, que é muito diferente do que faz o tipo sem congregação.

Que o cristão se posicione, tome seu lugar no reino de Deus e de testemunho de ser realmente servo e seguidor de Jesus Cristo, Junte-se com mais cristãos e façam a diferença convidando mais pessoas para se juntar ao corpo, se organizem em grupos que louvam, grupos que oram, grupos que visitam os enfermos e necessitados, grupos que administram a congregação, grupos que julgam conforme a Palavra de Deus o que deve ou não existir como liturgia dos cultos do grupo e também os problemas dos mesmos, e que se reúnam em celebração da Santa Ceia do Senhor louvando e adorando o Filho de Deus nosso Jesus Cristo Senhor e Salvador da Igreja. e que isto só pare quando o Senhor retirar sua Igreja da terra.


Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue