Entendimento






"E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?”
Atos 8:30



No contexto do texto em Atos 8:30, alguém estava lendo o livro do profeta Isaías, e um trecho chamou a atenção causando dúvida se o profeta falava dele mesmo ou de outro. A parte do texto descrevia um personagem, mas quem estava lendo não conseguia entender. O que se percebe é que a leitura feita deixou sim uma lacuna percebida pelo homem que lia que poderia haver outro personagem nesta história. 

Se o texto não fosse para apontar esta compreensão, definitivamente a leitura já teria sido concluída, e o homem que lia não levantaria esta dúvida, afinal não era um leitor qualquer, o homem era o superintendente de todos os  tesouros da rainha dos etíopes, ele era o mordomo-mor de Candace. Neste momento entra em ação um homem cheio do Espírito Santo, conhecedor das Escrituras. Depois da explicação do texto bíblico que causava dúvidas, ficou claro para quem o texto apontava.  Apontava para Jesus o Filho de Deus. Filipe explicou sobre Jesus e sua relação com o texto profético e o mordomo-mor da rainha etíope foi batizado.

Deve-se tomar cuidado com interpretações do texto Bíblico, caso contrário, muitos que no lugar de terem um encontro com Jesus Cristo para sua salvação, terão encontro com homens ou instituições religiosas apenas e continuarão caminhando para perdição. Os escândalos são comuns por causa de interpretações particulares de trechos da Bíblia. Infelizmente este tipo de erro desencadeia uma forma generalizada de rejeição quanto ao ouvir sobre a Bíblia e o Evangelho de Cristo, isto por causa dos maus exemplos já registrados na mídia. Espíritos imundos se apoderam de corações de homens endurecendo-os para não ouvir a Palavra de Deus, e o que é pior escarnecer da mesma, tudo começa por interpretações erradas de algum trecho das Escrituras Sagradas, que com certeza produzirá ou incrédulos ou heresias. Lembrando que ser contra ao ensino de determinadas igrejas, líderes, pastores não necessariamente significa ser se contra as Escrituras. 

Algumas vezes é necessário escolher o lado que se irá ficar, se será a favor de uma interpretação correta das Escrituras ou de um líder que interpreta errado a mesma? Erros de interpretações de textos bíblicos são mais comuns do que se imagina. Quando a figura de um pastor ou instituição passa a ter mais peso do que as Escrituras, e a palavra de um líder passa a ser palavra de Deus, substituindo assim a própria Palavra, ou mesmo utilizando-a apenas como apoio ao que determinado líder diz  isto se transforma em  blasfêmia contra Deus. 

Eis aí as razões de tanta palha que chamam de evangelho, como tanto escândalo em nome de Deus. Bíblia pode ser para todos ouvirem mais duvido que todos que a ouvem ou a leem entendem. Este grave erro geralmente em igrejas que possuem um sistema episcopal de governo, conduz para perdição homens e mulheres que indiretamente criaram um ídolo no seu coração, este ídolo pode ser a sua denominação ou seu líder. No caso do texto em Isaías, a dúvida do mordomo-mor da rainha da Etiópia era sobre quem a Escritura estava falando se de Isaías ou de outro homem, nasceria ali uma admiração para um nome que não era o nome de Jesus se o Espírito de Deus não colocasse um interprete das Escrituras no caminho do leitor. Segue o texto que causou dúvida o texto:

"E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.
Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?
Atos 8:32-34

Concluo escrevendo que a forma eficaz de eliminar falsas crenças e combater enganadores que se utilizam de textos bíblicos como apoio de seus ideais, é através da iluminação do Espírito Santo e esforço para uma interpretação correta das Escrituras Sagradas, trazendo assim como resultado destas interpretações, a apresentação de nosso Senhor Jesus como o Filho de Deus, Salvador do homem. O único que é mediador entre Deus e os homens. “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” 1 Timóteo 2:5


Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue