Deboche e zombaria não é coisa de Cristão



Uma das características que identificam um ímpio escarnecedor no Salmo 1 é a zombaria; incrível como parece ser um espírito obsessor se apoderando de alguém, quando vemos ele se desfrutar e sentir gosto pela zombaria, e em rizadas debochadas se apresentar aos que aceitam isso como algo comum; porém no AT tudo estava dentro do entendimento de pessoas que não serviam ao Deus de Israel e os que serviam ao Deus de Israel e a separação dos dois tipos de pessoas era também medido pela forma como se comportavam diante do sagrado, ou no trato com o seu semelhante.

Importante deixar claro que aos ignorantes do mundo religioso, algumas características podem até passar despercebidos, mas aos estudantes mais perspicaz não. Quando se há zombarias de Deus ou algo que pertence ao Criador, ou mesmo lembre ao Criador, e isto serve em culto, estudo, ou até zombaria de pessoas que no momento estão transmitindo a Palavra do Senhor ou entregando um louvor de adoração ao Criador, são muitas as ocasiões que podemos notar que as ações relacionadas a blasfêmia da zombaria pode sim tomar conta de alguns, o que é sério e pode sim ir além de uma simples expressão de não estar gostando do que se ouve ou vê.

A intenção é apenas mostrar que a zombaria não faz parte dos ensinamentos do nosso Deus e quando alguém do meio cristão possui o hábito de zombar de alguém, ou dos seus irmãos em Cristo, deve sim tomar cuidado, zombar das coisas que são relacionadas ao culto a Deus, lembra os pagãos que desconheciam do poder de Deus e eram ignorantes quanto ao Poder de Deus no AT, escarnecer de Deus ou de homens e mulheres que prestam culto a Deus não fica bem para que diz que comunga a mesma fé em Cristo, sem falar que local e horário de culto deve ser respeitado.

Um pastor ministrando em uma congregação, percebeu que um dos ouvintes ficava inquieto, e se debruçava com brações abertos nos acentos da congregação durante sua mensagem, e a cada frase que falava percebia os risos e dicas para outras pessoas que acompanhavam aquela pessoa, como de forma de zombaria, houvesse uma tentativa de mostrar que o que o pastor pregava, não merecia atenção. Mas o agravante que o ar de zombaria quanto a mensagem ministrada ficava cada vez mas explicito. Os erros espirituais neste caso são muito sérios, pois há falta de respeito com o culto, Palavra de Deus ministrada, a pessoa e autoridade espiritual no momento que está ministrando o sermão, e claro de forma bem simples e direta se torna uma falta de educação e respeito com o público religioso.

Em um caso assim o desrespeito com as coisas que se referem ao Criador e sua Palavra faz este individuo compartilhar, mesmo sem saber e entender, das mesmas vontades de espíritos obsessores, em atrapalhar o culto e a pregação da Palavra de Deus, fazendo e facilitando assim com que espíritos que não provém de Deus arranquem do coração das pessoas a Palavra que foi apregoada. É sério esta postura de Zombar em culto de alguém que está oferecendo seu sacrifício vivo diante de Deus, que é seu culto racional. Não somos ímpios, não usamos as mesmas características das divindades de terreiro, quando incorporam, não zombamos, não damos gargalhadas de ninguém, principalmente dentro de um ambiente que dizemos a todos que Deus está presente.

A Bíblia diz: "² E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. ³ Mas a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; ⁴ Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. (Efésios 5:2-4)

Como imitadores de Deus não podemos agir com torpeza, parvoíces e chocarrices o que vem a ser estas palavras? Vamos ver: Segundo dicionário do Google, no próprio português nosso de cada dia torpeza é ato que revela indignidade, infâmia, baixeza, aquilo que é repulsivo, indecente, de obsceno; já parvoíces, podemos apenas com seus sinônimos explica, pois sinônimos de parvoíce para sentidos da palavra parvoíce é idiotice, tolice, estupidez; nem precisamos aprofundar no que quer dizer. Quantas estupidez existiram e existem na forma de tratar o mundo espiritual, onde o misticismo e superior a razão das Escrituras, dons espirituais são tratados como loucuras e estupidez em ações que envergonham e escandalizam, e sim como o texto trata da zombaria e maus tratos aos irmãos, quanta zombaria não existe em discussões ou sem elas apenas por resultados do individuo ser estupido, idiota e assim agir com parvoíce para com seus irmãos;

A palavra chocarrices é a forma desrespeitosa do zombador no trato com seus irmãos, segundo dicionários e sites que tratam a palavra o melhor significado é: comportamentos ofensivos, brincadeiras de mau gosto, zombarias ou sarcasmo. Se a Bíblia ensina tratar os irmãos com amor, respeito e superior até a nós mesmos: "³ Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.  (Filipenses 2:3); então estes significados não podem estar na boca e comportamento de nenhum cristão, se tiver tem que se arrepender e mudar de atitude, tem que melhorar, ser cristão e sinônimo de transformação e diferença do mundanismo e suas práticas. 
Como estamos tratando de zombaria, pode atribuir tudo isso ao  modo de se comunicar e, falar e tratar seu irmão em Cristo ou outras pessoa que não sejam da mesma fé, tanto faz, pois educação cabe em qualquer lugar.

Desconfie dentro de uma congregação quando encontrar alguém que gosta e se sente feliz em zombar dos irmãos, principalmente de autoridades pastorais. No cristianismo o Espírito é outro, os costumes espirituais são outros, cada um pode ter a sua religião, não há problema, é direito de cada um. Porém em uma igreja cristão não se pode tolerar que entre seus irmãos existam zombadores que gargalham dos irmãos, das autoridades das congregações ou qualquer outro irmão dentro da congregação, algumas atitudes alojadas em alguns que tomam o caminho da desobediência, são típicas de espíritos que querem atrapalhar o culto e causar discórdias entre os irmãos, pastor que tolera isso ou está sem visão espiritual, ou nunca foi pastor é um membro comum, ´pois pastores segundo Deus cuidam do culto ao Senhor entregue pelos fieis.

Igrejas de Cristo, não possuem este espírito de zombaria e se algum cristão perceber que uma irmão ou irmão zomba deliberadamente, gargalha deliberadamente de seu irmão em Cristo ou outras pessoas pode sim orar a Deus por estas vidas pois elas podem ter aberto legalidade para espíritos que não são da parte de Nosso Deus, se já não pertencer à esta entidade, neste caso nunca foi este indivíduo cristão, precisará ser liberto da opressão para deixar de blasfemar indiretamente;

Por isso cristão, não se junte com esses que dizem que são cristãos, mas não acredito e se são estão rebelados do rebanho, pois são zombadores, isso não é coisa de cristão! Alguns podem até teimar em afirmar mas a Bíblia não diz isso, bom para mim basta o Salmo 1 e a Bíblia é regra de fé para os que servem ao Deus Eterno e não um manual de ciências da religião; mas se entender que aquele que é zombador, que sempre tem riso irônico, debochado, com sarcasmo, que trata seu semelhante com gracejos maliciosos, com menosprezo, não pertence aos adjetivos de Deus, saberemos que também não podem ser os nossos;

Mas sempre há esperança, pois a pregação de Jesus sempre foi " arrependam-se, se ouvires a voz do Senhor e não endurecer o coração, tem jeito sim!

Presbítero Israel Lopes
Louvado seja YHWH



Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue