Procuremos entrar naquele descanso...


" Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. "

(Hebreus 4:16)

Um belo texto do NT que é ofuscado apenas pela lembrança de um verso exaustivamente é citado nos púlpitos: "¹² Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. " (Hebreus 4:12), mas não aprofundado quanto ao seu significado de separar as pessoas pelo pesos das intenções da alma.

Se levarmos em consideração que os judeus helenistas da época, sofriam perseguições por crer no Evangelho de Cristo, e diante do debate proposto sobre a autoridade de Jesus Cristo sendo maior que os anjos, sacerdócio terrestre e qualquer ser, sendo então mais importante servir e crer nele como salvador, não é difícil entender, que ao afirmar sobre a Palavra de Deus como fez no verso 12, que esta separação está relacionado à decidir o debate existente. Algumas perguntas sempre estrão em volta do livro quem está certo, quem será salvo, quem será perdoado, quem temos que adorar, quem receberá misericórdia da parte de Deus, quem é maior, mais importante? A resposta é simples, quando olhada com simplicidade e não arrogância de querer trazer a última ou única revelação da história da Igreja, então compreendemos que a Palavra de Deus vai SEPARAR QUEM ESTÁ CERTO OU ERRADO, ela divide e separa penetrando no mais profundo do conhecimento(alma) da vida, vai através da obediência e reto entendimento, trazer a luz necessária para que os que receberam o chamado para seguir a Cristo não tenham dúvida disso jamais e ainda consigam discernir pelo Espirito o certo e errado;

Nada contra as citações, exaustiva do verso 12, pois é a chave do texto, mas existe sempre um motivo para um versículo ser tão marcante como este. Ao olharmos o texto completo temos a resposta clara e cristalina que o texto mostra que o que Deus diz, faz, decide sobre qualquer situação, é correto e não tem remendo, não voltará atrás. A Palavra de Deus é suficiente e interprete dela mesmo, quanto a salvação e escolhas do seu povo, serão corretas se derem atenção a Lei de Deus.

Por isso aos que afirmam salvação em Cristo Jesus também devem atentar para os versos 1 e 2. A recomendação do versículo 1 e 2 deveriam também deveria ser mais lembradas nos púlpitos da Igrejas junto com o versículo 12, pois chama a tenção dos que afirmam ter abraçado a fé em Cristo e seu Evangelho: " ¹ Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. ² Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.
(Hebreus 4:1,2); não é segredo parar quem crer na Bíblia que ela está repleta de derrotas de quem começou crendo e acabou vivendo pelos seus próprios caminhos e pensamentos, ou pior caminhos e pensamentos de quem não possuía conhecimento do Deus dos Hebreus e a Lei do Senhor.

Este texto afirma que uma vez que Deus decide está decidido, somente a ele cabe fazer obras de salvação e resgate dos homens pela sua Soberania e Poder, sua vontade não pode ser impedida. mas a lembrança de um povo que fica de fora, pois a Palavra disse que ficará de fora, deve estar na lembrança dos cristãos e que os acontecimentos do AT sirvam de exemplos para os que afirmam ter a fé cristã: "¹ Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás."
(Hebreus 4:1).

Existe muita igreja, muitos preletores, facilidades incríveis de conhecer a Lei de Deus, estamos cercados de mestres e doutores e todo tipo de erudito em ciências humanas, a teologia hoje possui tantas ramificações e vertentes que realmente seria impossível ter o conhecimento profundo de todos os temas de debate e estudo que surgiram. Mas o texto de Hebreus é claro e simples quando afirma: "...¹² é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. ¹³ E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. (Hebreus 4:12,13).

Ao ler eu tenho temor sim como o verso 1, de passar tanto tempo em uma Igreja, tocando, orando, cantando, dizimando, seguindo as liturgias, ministérios, seguindo a risca a aparência de cristão, ou mesmo sendo de verdade fervoroso como um fariseu com a religião, mas esquecer que maior que tudo isso que envolve minha religião cristã, está o próprio Cristo. Sim o Texto de Hebreus é 100% cristocêntrico quando afirma: "¹⁴ Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão" (Hebreus 4:14);

Se colocarmos liturgias, regimentos internos, ministérios, dons, ofícios, normas ou opiniões por melhores que sejam sobre o Cristo o Verbo encarnado, cometeremos o maior erro dos homens, amar mais a criatura e os seus feitos do que Deus, sim pois tudo é organização de homens que somente podem ser aprovadas ao passar pela peneira poderosa e separadora, A Palavra de Deus. Por isso lemos pelo autor (desconhecido) do livro de Hebreus, que o sacerdócio terrestre, os anjos, sacrifícios, judaísmo da época estavam como coisas deste século, mas Jesus o Cristo não, ultrapassa, tudo e todos e está acima de tudo que apenas era figuras para o que havia de ser revelado aos homens, Jesus Cristo o Salvador!

Deus conheça cada pessoa; conhece o empenho de todos, se verdadeiro ou não, sabe que o que diz ter fé se realmente tem ou não, ou é apenas mais um demagogo da fé. na realidade o texto deixa claro que ninguém tem como se esconder, de Deus por mais cara e liturgia sacrificial que faça de religiosos fervorosos; ele sabe quando dizemos estarmos vivos e na realidade exalamos mal cheiro da iniquidade e contrariedade a sua Palavra diante dele nos cultos, é isso que o texto diz, o texto diz que temos que temer como está no primeiro versículo de Hebreus 4: "¹ Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. (Hebreus 4:1); pois se Deus disser não entrará, não tem como entrar no repouso de Deus:

"⁵ E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. ⁶ Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência... (Hebreus 4:5,6);

Jesus conta-nos uma parábola no seu Evangelho, a parábola das dez virgens. Não é aqui o objetivo de explicar a parábola, mas algo é interessante quanto ao que Deus permite entrar no seu descanso e os que não entraram no seu descanso, podemos sim levar em consideração muitos aspectos da parábola quanto a isso, : veremos algumas partes da parábola:

"¹ O Reino dos céus, pois, será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo."² Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes..⁸ As insensatas disseram às prudentes: ‘Deem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando’.⁹ "Elas responderam: ‘Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês’. ¹⁰ "E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada. " (Mateus 25:1,2,8-10)

Exaustivas explicações os cristãos já ouviram sobre este texto, e é claro, todas levaram nome de noivas, todas tinham lamparinas, todas dormiram, mas próximo porém não eram todas que possuíam o óleo, azeite para acender as lamparinas. O cumprimento da promessa, de entrar no descanso do Senhor é certo e como era na parábola o encontro com o noivo a hora mais importante para as noivas, infelizmente só as prudentes usufruíram. Um questionamento pode surgir, sobre a misericórdia, amor e perdão do Senhor, mas a Palavra de Deus é clara quando diz para temermos, e não só esperarmos o dia, mas darmos ouvido aos avisos do noivo, pois a Palavra de Deus não tem misericórdia, ela depois de dita cumpri o que foi determinada para cumprir, é como espada como está escrito no livro aos Hebreus;

Não basta ser chamado de vaso, ter carteirinha de membro, ter credencial de pastor, cumprir com os ritos e ordens ministeriais apenas, ser preletor, cantor canela de fogo, profetizar, ter visões, ser líder de departamentos, fazer caras e bocas de crente fervorosos, erguer as mãos a cada grito do pregador, interagindo com o clima gospel do ambiente, ser querido por pastores, isso pode sim ser considerado válido e se espontâneo, pode sim fazer parte de uma rotina dos que estão como cristão, mas não passa de obrigações de quem nasce de novo em Cristo Jesus, é nova vida ou não é? Então tudo bem, mas não é só isso e não é o mais importante; porém como na parábola das Dez Virgens o que vai separar de verdade escolhidos de chamados é a verdade do conteúdo, que um cristão carrega e não sua vida de falaciosa aparência de piedade; Se tem azeite entra para o repouso, se não tem ficará de fora, se tem o Espirito Santo entra para o repouso, se não tem fica com sua vida de aparência de crente de fora.

O texto de Hebreus 4 mostra que para Deus nada está encoberto, Deus cada pessoa, ele sabe se fingimos, se apenas gostamos de estar como cristão, se mentimos para nós mesmo quando dizemos eu perdoou, eu amo, eu te adoro, ele sabe se nossas canções são do coração ou apenas meio de vida e rotina litúrgica, se nossas pregações são apenas para preencher a lacuna do horário da Palavra em uma congregação ou se realmente nos esforçamos para viver o que pregamos, ele sabe quem é Cristão de verdade e nos que não são; O livro de Hebreus vem nos afirma que diante de Deus ninguém pode fingir ser um cristão, isso fica para diante dos pastores e lideres humanos, diante de Deus estamos nus e com alma despida com todas as nossas intenções diante dele com elas são, sem retórica. Ninguém tem como se esconder de Deus, Deus sabe se nos fé é morta ou se vivemos para ele de verdade, e o livro aos Hebreus mostra isso colocando a Espada do Espirito como a que vai separa o que serve a Deus e o que diz que serve.

Mas diante de toda esta revelação, servimos um Deus longânime, benfeitor, misericordioso, e suas escolhas estão sob sua Soberania, nos orienta ainda em Hebreus 4 através do escritor, que não podemos perder oportunidade de nos consertarmos com o Senhor, e se ouvirmos o chamado do Senhor, a sua voz nos orientando, exortando, corrigindo, não podemos ter o medo de ir até ele, pois temos um sumo sacerdote que não tem pecados e ele intercede pelos que vão a Deus, pois é santo, sem pecado, e se fez sacrifício perfeito por todos que Deus chamar, com diz texto: "¹⁶ Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. " (Hebreus 4:16);

Assim termino este breve texto com o pensamento sobre o seguinte texto aos Hebreus: "¹³ E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar"(Hebreus 4:13); procuremos com temor e tremor "buscar o Senhor enquanto se pode achar", não podemos como cristãos andarmos como se ser um cristão fosse pertencer a penas uma filosofia de vida, ideologia, ter amigos diferentes ou fazermos o que bem entendermos sobre nossas vidas e vida do nosso próximo, pois ser cristão é servir um Deus que fala , tudo vê e tudo sabe, e deixou sua Palavra como régua para medir os homens e orientá-los, Jesus disse que não julga ria os homens quando esteve na Terra, mas disse que não faria pois a Palavra já estava julgando os homens.

A Palavra de Deus nos julga, o fim está próximo, se não para humanidade, porém para nós mortais sempre está próximo, resta saber se entraremos no descanso quando formos chamados ou encontraremos a porta fechada; O conserto sempre deve ser hoje pois amanhã pode ser muito tarde, ainda dá tempo, o texto diz:

"¹ Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. ¹¹ Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência." ¹⁶ Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. "(Hebreus 4:1,11,16)

Ainda dá tempo para buscar azeite... e ser evangélico de verdade. O livro aos Hebreus mostra que não basta a instituição e se esconder atrás de títulos e placas de igreja e ministérios, pertencer a religiões ou ser um religioso não salvará nenhum homem, o livro mostra que o Maior salva, O maior é digno de adoração, e a Palavra de Deus medirá e separará pela intenção das almas os que servem a Deus e os que não servem. Quando lemos: "procuremos entrar naquele repouso..." fica claro que seremos tentados a não seguir o caminho indicado por Deus através de sua Palavra! Por isso, sujeitai-vos a Deus!

Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue