Mentira "Santa"



“E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo.” Marcos15:38

Todo véu serve para esconder. O descrito em Êxodo possuía a função de separar lugares, a separação era a sua maior função. “Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e porás a arca do testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo,”(Êxodo 26:33) Porém o que antes apontava para um ofício de intimidade e responsabilidade, e separação, passando o tempo só serviu mesmo foi para esconder que Deus não estava mais com Caifás e seus seguidores, e que o sistema sacerdotal humano estava falido em Israel. Caifás que continuava com a farsa de que ele o Sumo Sacerdote ainda tinha intimidade com o Deus Altíssimo, e este falava com ele, mantinha seu sacerdócio corrompido atrás de um véu que já não significava mais nada. 

Bem semelhante aos dias atuais. A igreja de Cristo tem de lidar com pessoas que acham que o mais importante é conseguir e ter a todo custo influência dominadora sobre alguns, poder sobre as vontades das pessoas, seja no ministério eclesiástico e também no uso e abuso de supostos dons espirituais. Se não ocorrer juridicamente aparece como uma “unção especial”. 

Um véu se estende para mistificar por total o evangelho, criando uma separação entre santos e profanos, transformando homens em imagens de “super crentes”, homens que podem abençoar ou amaldiçoar, pastores homens transformados em pastores semideuses.  Existe uma alta afirmação frequente nos dias atuais “Sou homem de Deus”.  Esta afirmação quase sempre vem acompanhada com sentenças de maldição ou benção, quase sempre tais homens são legalistas, porém utilizam suas próprias leis, criadas segundo o que acham de alguns trechos das Escrituras Sagradas significam. 

No tempo do profeta Jeremias havia um aviso da parte de Deus ao povo para que não acreditasse que declarações como “templo do Senhor , templo do Senhor é este” poderia livrá-los do castigo da parte de Deus! “Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este.” (Jeremias 7:4). para o recebimento do livramento da parte de Deus, era necessário que melhorasse a relação que tinham com o próximo deixando assim a opressão aos menos favorecidos, era necessário que parasse com os homicídios, e era necessário que também cessasse a idolatria. “Se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal,”(Jeremias 7:6). 

Como antes muitos estão se escondendo em uma falsa religiosidade, falsa espiritualidade, estão criando um evangelho particular, como era o véu no tempo de Caifás, a qual mantinha o povo cativo no que não era mais real e verdadeiro, assim estão alguns religiosos evangélicos sempre promovidos à uma espiritualidade acima da média, onde colocam-se no direito de abençoar ou amaldiçoar. Porem enquanto Caifás o Sumo Sacerdote judaico, apontado pelos romanos para o cargo prestava-se ao culto a si mesmo dentro do Templo, o dono do sacerdócio Eterno estava curando, ensinando e anunciando o Reino de Deus fora do templo.

Jesus Cristo passou a ser odiado pelo sistema sacerdotal de Caifás, pois o Cristo iluminava as mentes com seu ensinamento que impressionava os ouvintes, pois falava como quem tinha autoridade e não apenas um discurso aprendido na escola de sacerdotes, "Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas." (Mateus 7:29). O povo logo passou a enxergar que o Templo não tinha mais nada, que a fala dos escribas e fariseus era nada mais que discursos vazios em relação a fala de Jesus, assim percebe-se que onde o Véu estava não tinha mais nada, e que Caifás não tinha poder e Deus não falava mais com ele. O Evangelho de Jesus é Luz para quem quer enxergar uma verdadeira religião. “Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.”(João 3:20,21).  

Quando o Véu do templo se rasga nada mais pode estar escondido, não se mostrou apenas que não existia mais separação, também mostrou que o sacerdócio terrestre em Israel não exercia mais influência. Jesus Cristo foi o responsável direto da retirada do Véu no passado, nada há mais para esconder, Ele Jesus, é Luz e quem quiser andar na Luz venha para a Luz. O Cristão não deve aceitar que se façam outros véus, não se pode exaltar o charlatanismo de homens que por detrás de uma religiosidade tentam sobrepor aos que estão fragilizados espiritualmente, seja pela enfermidade, desemprego, luto, não importa, o cristão não deve aceitar um outro evangelho, evangelho de chantagens emocionais. Diga-se não aos vários tipos de véus que tentam encobrir o Evangelho de Jesus Cristo, pois era isso que o Sacerdote Caifás com sua autoridade dada através do Império Romano fazia, era um opositor direto do Cristo o Filho de Deus. Como Cristão não se aceita nada que se ponha no lugar de Jesus Cristo ou se oponha a Ele. Jesus Cristo o Filho do Deus Altíssimo, o único Mediador entre Deus e os homens.


“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”
(1 Timóteo 2:5)


Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Perdão

Quem crer segue