Perdão


Pensando sobre qual palavra é mais difícil para se falar a outro, entre o amor e o perdão optei pelo perdão.

 O amor não é uma palavra difícil de falar, todos os falsos e mentirosos utilizam esta palavra com muita maestria. É certo que para quem é falso e mentiroso poderá utilizar com maestria qualquer palavra, inclusive a Bíblia. Vemos isto através dos falsos profetas e falsos pastores. Mas o perdão requer um comprometimento de deixar ir aquele que te deve, ou ao contrário então requer mais peso para ser pronunciado diante de uma ou várias testemunhas. 

O amor é de forma leviana usado para fazer livros de romance que não existe amor, o amor é usado em novelas que é tudo mentira, o amor é citado exaustivamente na indústria cinematográfica que produzem filmes românticos onde se ama muito de mentirinha, nas músicas tocadas nos bares e botecos é a palavra mais ouvida, por muitas vezes nos púlpitos de muitas igrejas e os pregadores do "não julgueis gostam muito desta palavra". O que mais se houve da boca do homem e mulher que quer apaziguar alguma discussão não são os porquês da briga é a palavra amor. Acredito que esta palavra não é nenhum pouco difícil de falar, ao contrário da sua prática que é exclusivamente ligada com o perdão. 

Perdão esta é uma palavra que engasga, falar: "perdão meu irmão." Isto requer humilhação, reconhecimento de erro, mão na consciência como muitos dizem. Para dar o perdão para alguém também não é fácil, pois o que queremos quando estamos certos é que o outro pague pelo seu erro ou não? Então perdoar é outra forma de por em prática o amor. Mas não podemos tratar o caso como comum e corriqueiro e tomar muito cuidado com a ideia de obrigação de perdoar, baseada no texto na oração do Pai nosso, onde a salvação dos homens está condicionada ao perdão que o indivíduo dá a alguém. Outro erro muito comum é igualar o errado pelo que esta certo no perdão, errado é errado tem que se reconhecer errado, o pedido perdão e perdoado é verdade, mas não é o que vai perdoar que está errado, ele só cumpre as Escrituras em perdoar quem lhe pede perdão e se arrepende do erro, afinal é verdade que ele mesmo um dia pode precisar de perdão por outros erros. 
 
Perdoar ainda é e acredito que será a palavra mais difícil de ser falada na presença de uma pessoa e ainda mais na presença de uma igreja inteira, lotada, aguardando sair da boca de alguém uma frase: "perdoe-me todos da congregação, pois estou sendo um mal cristão", já pensou que cena inusitada para os nossos dias? Tem que ser crente até o tutano para negar-se a si mesmo, negar o  ego, e ficar a mercê da decisão de outros. Tudo porque resolveu pedir perdão. Palavrinha difícil de falar, mesmo por falar, imagina falar de verdade, de coração? Será que foi por isso que Jesus disse: 

"E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;" (Mateus 6:12) 

Se foi este o  motivo então existe muita gente endividada neste mundo que não se perdoa mais nada, e ninguém, queremos que a justiça seja feita sem sermos justos, queremos perdão sem nunca ter perdoado a ninguém?. Paulo ensina aos irmãos da congregação em Coríntios que perdoem para que aquele que já estava sofrendo pelo seu erro não viesse a desfalecer de tristeza, e ainda escreveu que assim aqueles crentes "confirmariam o amor", Olha aí o perdão confirmando o amor, e ajudando a outros não morrerem em tristeza parece exagero? É só olhar nas congregações quantos estão desfalecendo ou porque não perdoam ou porque não são perdoados; Paulo também ensina os crentes de Coríntios que perdoando não seriam vencidos por Satanás. Vale apena ler o texto: 

"De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza. Por isso vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor. E para isso vos escrevi também, para por esta prova saber se sois obedientes em tudo. E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás;(2 Coríntios 2:7-10) 
 
Neste texto citado é importante atentar parar o que a Bíblia diz: ""De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza." Vejamos que  se refere ao indivíduo que se concede o perdão, não se trata aqui de quem doa o perdão. mesmo que sim se alguém tem algo contra outro este deve lhe perdoar a dívida, mas quem necessita do perdão é o que deve e não o que foi prejudicado pela divida de outro. Há a necessidade de de se precaver com ensinos que não tem a ver com o que a Bíblia diz sobre o perdão. Um exemplo sobre esta teoria absurda de que os que erraram estão lá no seu sossego, como quem não errou, não fez nada de mais, e não deve nada, enquanto o que foi prejudicado pela injuria, calunia, roubo este é este que está sofrendo pois não liberar perdão; 
 
Isso é como dizer que Deus estava sofrendo todos os milênios que se passaram quando não liberou o perdão aos homens pelo sacrifício de Jesus Cristo. Se Deus não perdoa sofre? Claro que não, a obrigação e dever é do que errou se arrepender e retornar e tentar arrumar as coisas, a prova disso disso é deixar o erro, isso é arrepender-se, o confessar que errou é reconhecimento do erro.  Então mesmo que o perdão seja ótimo remédio parar muitos males sentimentais, na vida dos homens, deve-se tomar cuidado parar não criarmos uma doutrina nova, onde quem deve pedi perdão é o que não errou e sim foi vítima do erro alheio. 
 
A partir do momento que o indivíduo que erro pediu perdão e reconheceu seu erro, a liberação de perdão é responsabilidade de quem foi prejudicado pelo errante, aí sim se não houver a liberação de perdão será responsabilidade do indivíduo que não perdoou. Desta forma pode sim desencadear novos sentimentos, aborrecimentos estados depressivos, irritações pela lembrança do erro quando já se colocou um fim no caso, sim agora o doente é o que não liberou perdão. Porém em não tem isso com a igualdade de perdão, posso chamar assim, uma forma de igualar perdão de ambas partes o que errou do que não errou, onde há justiça nisso? Não há . Pois quem erro deve se retratar e reconhecer seu erro, e sim se isso não ocorrer o indivíduo que foi prejudicado parar viver melhor deve liberar o perdão para que isso não se torne um fardo parar ele. Porém nada impede neste sentimento de liberar perdão que o indivíduo que errou continue a sofrer as consequências do erro, principalmente diante de Deus, pois ele é o Juiz e sabe quem errou. Em todo caso perdão sim é liberdade, recomeço, vida nova.

Então se tem algo que pode confirmar o nosso amor por alguém, a Bíblia ensina sendo esta confirmação pela obra também do perdão. Palavrinha difícil perdão, pedir perdão pode parecer fraqueza diante de muitos, mas indica que o homem foi forte o suficiente para negar-se a si mesmo. Perdoar é dar chance, oportunidade, e lembra-nos da chance que Jesus nos deu por isso podemos perdoar também. Pensemos que quando perdoamos damos liberdade espiritual ao outro de prosseguir, e o que deve, ele só será liberto se pedir perdão, fora isso toda a causa será entregue ao juiz que é Deus e ele não terá o culpado por inocente. Sendo assim fica simples entender. Assim também faz sentido o texto que Jesus declara a Pedro o perdão infinito, porem mais uma vez quem está preso ao erro é o que erra e não Pedro que perdoa o errado que se arrepende.


“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.” (Mateus 18:21,22



Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Quem crer segue