Respeito não é tolerancia

"Sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele." (Provérbios 16.6,7); 

Algumas pessoas ainda confundem respeito com honra ou tolerância, bem verdade que pelo respeito se tem tolerância e se dá honra. Mas Respeito não é hierárquico e muito menos meritocrático, pelo contrário é nivelador, independe de méritos institucionalizados e posição elevada de um indivíduo; porém depende sempre de conhecimento dos fatos sobre o que se sabe sobre alguém, ou por estes conhecimentos é influenciado. 
 
Então se deve tomar muito cuidado com mexeriqueiro, que cria rumores ou boatos geralmente baseados em presunções maliciosas sobre a vida alheia · intriguista pois estes destroem possibilidade de respeitos quando levantam falso testemunho de outro, ou de forma irresponsável espalham o que popularmente todos entendem com fofoca. A Bíblia já adverte: "Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia." (Tiago 3.5). 
 
A vida de alguém por causa de um maldizente pode ter reputação arruinada. Então pelas obras e feitos e o que se sabe das mesmas ou sobre quem as fizeram é que são construídos laços de respeito por pessoas mesmo sem conhecê-las; pessoas por isso em determinado local se tornam relevantes e irrelevantes em outros, quando sobre ele ou ela se sabe a grandeza e nobreza de caráter o suficiente para ultrapassar fronteiras, o reconhecimento e respeito também segue; ou o contrário, quando descobrem que os fatos não condiz com a realidade não respeitam mais; 
 
Devido ao desconhecimento que se tem sobre o indivíduo também existirá a irrelevância. As perguntas que sempre acredito que se deve fazer são: Pelo que alguém tem que ser respeitado, por tudo, por alguns feitos, por toda uma vida ou parte dela? Quando respondidas as perguntas passamos a refletir que tudo não passa de trocas, trocamos coisas boas por coisas boas e não boas por más, mas o respeito vai além, é possível inimigos ainda assim se respeitarem e pessoas consideradas boas e chegadas não possuírem nenhum respeito, ao contrário também pode ser verdadeiro. Pois o respeito está no que se é de verdade e o quanto desta verdade alguém sabe do indivíduo. Mesmo que não seja uma prática comum, mas a própria Escritura afirma isso: "Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada..."; "Sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele." (Provérbios 16.6,7); 
 
Não irei entrar em mérito de interpretação dos textos bíblicos aqui, mas tão somente mostrar que alguém que tem respeito, o caráter de um homem impõe limites as ações de seus inimigos, pois no texto é claro que este homem agrada a Deus, assim Deus tratará do que podemos observar, de mostrar o quanto ele este homem tem respeito e merece o respeito de outros, mesmo inimigos; Verdade que não são todos que concordam com isso, o que é natural. 
 
Não force o respeito, pois é um erro por dois grandes motivos: O que se conhece de alguém ainda pode ser insuficiente para que ele seja respeitado, ou o que se conhece de alguém é mentira e não merece respeito. O que não se pode ignorar, é que não se tem o respeito de muitos sem antes conquistar de poucos, ou quem sabe de apenas uma pessoa, por exemplo cônjuge e assim vai crescendo o número, filhos, irmãos, família, amigos, conhecidos e assim poderá alcançar uma rua, bairro, quem sabe cidades até ser tão gigante o respeito que se respeite de ouvir falar, (Acho que assim começam a surgir as lendas). 
 
Se um homem não é respeitado por sua esposa, e filhos terá grande desafio em ter respeito de um grupo de pessoas maior. Mais ainda não está tudo perdido quanto não ter respeito, pois pode ser cultivado, se assim o caráter resistir ao trabalho, digo isso por pensar ser alguém de respeito o mesmo de alguém de um bom caráter, pois apenas um canalha exige respeito, e vão lhe "respeitar";
Respeito é natural, pois do contrário será honra devida por posição e poder. Esperar de todos o respeito, é mesmo que ter uma queda para ditador social, manipulador de pessoas, somente estes conseguem fazer com que todos o "respeitem". 
 
Para terminar respeito nunca foi medida para bom caráter, embora quem tem respeito de verdade é originado do bom caráter, mas temos que entender que a mentira é lucrativa para muitos e mentir sobre caráter que se tem, pode oferecer muita admiração, embora que ao se descobrir a verdade a frustração e desprezo sempre tende a ser infinitamente maior; quem tem respeito de outros não necessariamente significa ser alguém bom e honesto como merecedor de elogios, pessoas ruins e maldosas também são respeitadas pelos seus admiradores. 
 
Então não podemos usar admirações por pessoas ou suas habilidades como algo que venha gerar um respeito genuíno e puro, pois respeito apenas pelo que se proporciona a outrem, pode ser apenas reconhecimento simples enquanto existe algo, diferente de respeitar alguém pelo que ele é, respeito pela pessoa.
 
Então nem tudo começa no respeito e muito menos acaba nele, entre um respeitar e não respeitar existe muita história de vida e individualidade de alguém e principalmente que envolve terceiros; Infelizmente deixar no ar, a ideia de que respeito poderia ser como como uma pedra angular de relacionamentos pode ser um discurso relativista e dúbio. Resumo de tudo nunca será errado respeitar, mas já impor o respeito deixo para que o leitor pense.
 
Presbítero Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue