Não deis lugar ao Diabo


"Não deis lugar ao diabo."(Efésios 4:27)O que leva um indivíduo nunca levantar um dedo a favor de uma pessoa, mas levantar todos os dez das mãos e ainda dos pés, para desmerecê-lo diante dos outros, sem nem o conhecer? Ou o que leva alguém odiar sem conviver? O que leva à antipatia sem  oportunidades de empatia?
Incrível mas é possível, e grupos de pessoas vivem em guerras e destruições por tradições e por seguir quem mais odeia do que ama, porém ainda assim falam de amor, pregam o perdão. aliás o amor está sempre na boca das pessoas, porém pelas obras bem longe do coração. 
 
A maldade sem causa e ódio por tradição estão bem claros e estampados em noticias de guerra e conflitos entre nações, pais e filhos, irmãos, da forma que Jesus avisou quando perguntaram sobre quando seria o fim, porém nos ensinos dos Apóstolos temos o desenvolvimento dos temas que Jesus resumiu dizendo: "O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca."Lucas 6:45
 
Eu não tenho ideia, de como pode isso, a alma do homem é complexa, mas acredito no Criador da alma.  Muitos arriscariam afirmar ser isso coisa de humanos apenas, individualidade, má índole, de cada um, até conseguiriam colocar hormônios no meio, eu não vou discordar, mas só tenho à expressar o que estudei para falar como creio na Palavra de Deus como LUZ PARA O CRISTÃO. Até aceito ler outros textos que não são diretos da Bíblia sobre o que causa este comportamento nefasto em alguém, mas não há como o cristão ignorar textos bíblicos que lançam luz sobre comportamentos humanos quando assunto é igreja e cristãos. Não deis lugar ao Diabo.
 
Aliás se quiserem os não cristãos usarem outras argumentações estejam a vontade, mas como sigo o contexto das perícopes dos textos bíblicos citados, elas estão relacionadas aos que se declaram cristãos ou possuem fé em Deus como seu Deus e sua Palavra como verdadeira. Vamos ler: "Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus." (1 João 3:10 );
 
Neste texto não tem negociação, é bem claro e explicito, que não interessa sua posição eclesiástica, do simples fiel ao mais alto nível hierárquico, lendo o texto, vamos conhecer se realmente alguém é filho de Deus ou filho do diabo, pela simples observação de ser justo e não abrir mão do amor ao próximo. Mas no caso do texto aqui, seu irmão em Cristo, por causa do contexto da recomendação ser para os que querem exercitar o novo nascimento; Não deis lugar ao Diabo.
 
Então por causa deste texto, é fácil e os filhos de capeta escondidos por debaixo de ternos e gravatas ou discursos de pompas e até fervorosos não fiquem encobertos por muito tempo, suas obras o denunciarão, e a obra destacada aqui é que eles são injustos, e nesta injustiça pode ser colocado, mal caráter, falsos, traidores, caluniadores, difamadores, e fazem isso principalmente para vitórias pessoais em detrimento de outros, uma triste realidade que está bem próximo, igrejas onde falam de Deus, amor, perdão bondade, sempre foi terreno fértil para este tipo de gente, claro que não se generaliza, pois qualquer terreno onde se prega a bondade é fértil para pessoas ingênuas.  Mas é importante aqui que não devamos sair desconfiando de tudo e todos, sem mais acreditar em ninguém, porém observações devem ser feitas como e ter cuidado, quem é cristão não deve julgar sem a reta justiça, se não tem a Bíblia como sua Luz não julgue pois será julgado também com a mesma medida, deixa a Bíblia julgar, a Palavra julga já ensino o Mestre Jesus. Quem escuta e ler estas advertência cumpre e Não dará lugar ao Diabo.
 
Porém existe algo muito comum que destrói todo tipo de amizade antes mesmo de ela iniciar, destrói qualquer chance de convivência, é maligno, e se tratando de igreja, lugar onde pessoas vão para ter paz, aprender de Deus a conviver melhor com Deus, com sigo e outros, é muito pior o dano, pois depois de descoberto a alma de alguém pode ficar de tal modo frustrada que abandonará determinada Igreja ou grupo que pertencer. Vou descrever aqui algumas características e ações fáceis de detectar e também uma hipótese que possa ocorrer tanto com membros comuns de uma determinada igreja , grupo de amigos, tanto faz que realmente é algo do inferno, isto é ruim. Não deis lugar ao Diabo.
 
Suponhamos que, se a pessoa fala mal de alguém para você que sabendo que você não conhece de quem ela está falando, se alguém não aceita que você diga que ele(a) está errado(a), quando isso acontece, o indivíduo sempre tem um outro culpado; Se um líder só promove pessoas que dizem sim para ele ou são mudas quanto seus erros, e acredito ser a pior, ele fala mal de alguém em um dia, mas  no dia anterior falou bem, muito volúvel, opinião ou ponto de vista muda com facilidade ou a todo instante;) e isso é como se não fosse nada. geralmente pessoas assim são inquestionáveis, nunca permitirá que você diga que ele está errado(a), é uma postura lamentável e tratando de igreja, pastores, lideres religiosos, é algo inadmissível, quem aceita é cúmplice da desordem e bagunça moral estabelecida em detrimento de outros que se tiver inferioridade eclesiástica ainda é maior o dano, pois pode humilhar um fiel e constrange-lo quando tudo for descoberto, fica quase que irremediável. Não deis lugar ao Diabo.
 
Se você conhece alguém que ao conversar com você fala mal de outra pessoa que você conhece mas não teve oportunidade de saber mais desta pessoa, e o indivíduo faz questão de nem se importar simplesmente fala mal, há uma certeza aí, ou ele está te testando ou criando uma barreira, divisão entre você e este alguém antes mesmo de você o conhecer melhor. Isso é patológico com certeza se diagnosticado pela psicologia, pela Bíblia é demoníaco, coisa do maligno e diabólico.  Apenas dois versículos bíblicos nos basta para sabermos que quem habita o coração de quem procede assim não é Deus, fuja da aparência do mal, não dê confiança não importando se é um pastor ou o que for o cargo que exerça, pois se tornou repreensivo e seu cargo nada adianta mais tratando de igreja e e vida espiritual até que se conserte e abandone a prática de mal caráter. Afaste-se desta pessoa, não deis lugar ao Diabo.
 
 "Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma." Provérbios 16:17; "11 O homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida. 13 Acena com os olhos, fala com os pés e faz sinais com os dedos. 14 Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas."(Provérbios 6.11-14);
 
A Bíblia nos textos acima são claros, quem quer ter uma conduta que agrade a Deus tem que desviar-se deste tipo de conduta, o caminhar tem que ser de forma que não testemunhe contra o que o indivíduo passa a vida inteira pregando, testificando, imagina se é coerente falar de Jesus a Verdade e depois emprestar a boca para o Diabo e falar mal do seu irmão levantando calúnia, seguindo conversas que nem se quer sabe como e se ocorreram, isso é o não é um incoerência grande? Não deis lugar ao Diabo.

Mais esclarecedor é a analise de alma feita pela Palavra de Deus, que ao cristão é muito importante, digo isso pois ele se coloca, o cristão, como testemunha de Jesus. Se o o homem maligno tem a boca perversa, o cristão não pode ter pois é incoerente; o texto até coloca as gesticulações do que maquina o que é mal, diante dos outros, os seus olhos, pés e dedos , significando os seus gestos, gesticulações, falam e denunciam que ele está falando mal ou já falou mal de alguém; Não deis lugar ao Diabo.
 
Em todo tempo que tem se preocupa mais em derrubar os outros do que se erguer e fazer algo que edifique, um verdadeiro semeador de contenda, e mesmo imperceptível e silenciosamente planta contenda que sempre estoura quando ele não está mais próximo, claro pois assim aprendeu com o maligno, por culpa em outros e ser como o "perfeito" e "luz" dos que lhe encontrarem, importante que no latim deram o nome para satanás de Lúcifer, lembrar também que Paulo preveniu que se mesmo um anjo de Luz pregar outro tipo de Evangelho seja maldição, Satanás se transfigura como anjo de Luz: "8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.(Gálatas 1.8) "3 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. 14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.(2Coríntios 11.13,14) Não deis lugar ao Diabo.
 
 
"24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. 25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. "(Efésios 4.24,25);
 
Este texto de (Efésios 4.24,25) é tremendo, doí até em ler, mas faz bem em corrigir quem quer seguir a verdade, pois chama para responsabilidade de mudança de comportamento urgente pelo novo nascimento, aqui exposto como viver como novo homem, mas não é só dizer que nasceu de novo, é mostrar que está conforme a verdadeira justiça. 
 
É simples entender que se existe verdadeiro destacado suspeita-se que tem muito nadando em piscina suja, achando que é justo mais na realidade a falsidade não larga como se fosse piche na roupa; sobre a mentira nem precisa explicar muito, como cada um sabe pela própria consciência quando mente, aliás isso é a maior afirmação e prova quanto a quem minta e fale a verdade, no fundo todo mentiroso sabe que mentiu; isso caracteriza filiação com o Diabo, pois conscientemente e certo de estar fazendo o que é correto, mente descaradamente, ou sustenta mentira alheia para tirar proveito, o que dá no mesmo. Este texto não tem rodeio ou é filho de Deus ou do Diabo. Se és filho de Deus, não deis lugar ao Diabo.
 
Porém o mais simples de entender para quem é cristão é:
"Não deis lugar ao diabo."(Efésios 4:27); pois se alguém diz ter ser um cristão, canela de fogo (se pentecostal), erudito nas escrituras ou teólogo renomado, ensinar a Palavra de Deus, pastorear o rebanho do Senhor , ser membro do corpo de Cristo, ter comunhão com seu irmão, ter cargo eclesiástico elevado e assim mesmo permitir que o Diabo encontre espaço em sua vida para trabalhar, com certeza ele começará a ficar mais parecido com SATANÁS e seus adeptos do que com Cristo e seus santos; fuja da aparência do mal, não deis lugar ao Diabo.
 
Lembrando que este último versículo podemos usar para uma grande vigilância para não nos transformamos no que alerta o texto: "Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus." (1 João 3:10 );"
 
Não é difícil, só precisa fazer além de crer, ou seja, agir, ser o que prega e andar na luz para que as trevas não abrace a vida, família, ministério e todos ao redor;
Lembremos falta de avisos da parte de Deus nunca foi, pois Deus repreende sempre a quem ama, se não foi repreendido por Deus já sabe, nem precisamos escrever. Melhor se consertar enquanto é tempo, para não ter que ser mais um pregador a contar o triste testemunho, que contará de onde Deus o levou e trouxe para que aprendesse a a respeitar o Reino de Deus como se deve. Diante do Senhor Deus criador dos céus e Terra nada escapa. Não deis lugar ao Diabo.
 
Se uma Igreja rejeitar estes ensinamentos dos textos bíblicos poderá estar enchendo seus cultos  de filhos do Diabo para prestar culto a Deus, claro que é algo que não é correto e o intuito do Diabo será apenas causar a confusão e destruir o local de culto, bagunçar e confundir todos, tentando convencer a todos que sua mentira é a melhor verdade a seguir e ser feliz. Não deis lugar ao Diabo.
 
Deus não opera em um lugar assim. Por isso há muita tristeza e confusão em muitas congregações, pode ser um satanás no altar pregando suas "verdades", e tudo por motivo de um homem ou grupo ter dado lugar ao Diabo. Sabemos que Deus é poderoso e a hora e momento que quiser vai expulsar Satanás, porém Deus requer que seus filhos não de lugar ao Diabo, não de ocasião ao Diabo.
 
Presbítero Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue