Necessário mais do que amor em Efésios 4


"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores," (Efésios 4.1)

Todo cristão é familiarizado com 1 Coríntios 13: "1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. " - sabemos que é um texto lindo e eficaz quando justificamos as reais intenções de se fazer algo no Reino de Deus; o que a maioria das pessoas não levam em conta é que sem amor todo dom e obra é vã para quem fez, não para quem usufruiu da obra e que o aviso é claro, para agradar a Deus na sua obra, no seu Reino tem que ter amor, isso é inegável; mas se faltar o dom, a capacitação, o aperfeiçoamento, onde estarão os resultados benéficos de algo feito?

Não é sobre isso que vou escrever, coloquei este texto, pois parece que muitos possuem a errônea ideia de que tenho que amar alguém para fazer o bem, ou mesmo se deixa ser usado no ofício que Deus deu para servir a Igreja; quando na realidade o amor invocado é ao que faço, em nome de quem faço, e por quem ordenado ordenado à fazer; lembrar do questionamento a Pedro quanto se ele amava a Cristo é muito importante parar entender o sentimento de envolvimento dos obreiros do Senhor no Reino de Deus. No fim como fazer e a aprovação do serviço vai contar também, principalmente para os que se beneficiarão no futuro da obra terminada;

Assim minha opinião pessoal é a seguinte, para mim, quem aparenta amar pouco e faz muito o bem, tem mais valor prático do que o que diz amar muito e nada faz. Mas é um pensamento meu, e não irei neste texto expandir mais, deixarei para outro texto. Por isso vou me concentrar em Efésios 4, e nos ofícios práticos, pragmáticos , obras feitas e aprovadas por meio de aperfeiçoamentos das mentes cristãs, no perfeito o Cristo.

Ao ler Efésios 4, entendemos que ao ignorarmos os conselhos sábios de quem entende de chamado, eleição, e provou isso em vida, conseguimos o troféu de campeão em ter e frequentar igrejas que juntam multidões de gente que entra problemáticas, continua problemáticas, agrava-se como um quadro de neurose que com tempo podem terminar com síndromes de psicose, é clinico mesmo, pois mas ainda acreditando que são casualidades de uma vida espiritual, aliás que deveria ajudar pessoas quando aceitam passam a seguir e confessam Jesus como Salvador, porém em muitos casos, pessoas se aglomeramos em congregações multidões que gritam aleluias, louvam freneticamente, sacrificam suas vidas, seus dias, seus bens, suas famílias, o tempo precioso para o nada como que estivessem fazendo para Deus; não todas as vezes, mas se não souber e for instruído corretamente este mesmo povo adoecerá pois estão apenas fazendo os sacrifícios para homens e para se sentirem melhores com sigo;

Muitos agem como se tivessem muito tempo na Terra, ocupam todas as agendas de suas vidas com reuniões inúteis, congressos de emoções, passageiras; Quando ignoramos esta doutrina, sobre a ordem e objetivos do e por qual motivo existimos como indivíduos e Igreja, construimos pontes caminhos, estradas que iniciam sempre, mas nunca acabam, como se o destino fosse sempre em lugar nenhum;

Podemos trabalhar nossas objeções e repúdio, sim pois nem todos concordarão com o que descrevi acima, mas sobre o parágrafo acima, trabalhemos com algumas perguntas simples:

Aqui neste breve texto irei escrever sobre a primeira pergunta apenas:

O que de tão importante existe neste texto de Efésios 4?

O que há no texto de Efésios 4, é a importância de fazer o povo, líderes religiosos, e todos que possuem cargos eclesiásticos, entender que não há significado nenhum estar ou de até mesmo de existir uma congregação, igreja, grupo que confessa Jesus Cisto como Senhor, se não for para ensinos de como chegar ao aperfeiçoamento, à unidade da fé, conhecimento do Filho de Deus e entender sobre o homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, como descrito no versículo 12, 13: - "12Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,"

Ao frequentar uma Igreja Cristã, o cristão deve caminhar em direção ao aperfeiçoamento, para o que? A resposta é clara, para obra como diz o texto. Que obra? óbvio que é obra no Reino de Deus, e não de sua igreja em particular ou as vontades particulares de homens, mas de Deus, esta obra não se restringe a ministério, quatro paredes de igrejas e templos, mas requer consciência de um todo de como ser um cristão;

quando não temos cristãos se aperfeiçoando para a obra no Reino de Deus, conseguimos uma multidão de ótimos servos de igrejas e ministérios, mas péssimos pais e mães, ótimos dizimistas e ofertantes, mas péssimos em caridade, ótimos em dizer: "sou teu conservo diante dos pastores, porém reprovados quando são péssimos em dar atenção aos pequenos da congregação, são eficientes em pintar, cuidar, zelar de paredes de uma Igreja, e tratam os utensílios com muito zelo e carinho, mas são detestáveis no trato com irmãos, a família e parentes;

nos cultos possuem a mais bela e singela amizade, mas são péssimos em conviver fora com amigos do trabalho, diante da sociedade, das outras religiões, sim ser cristão, frequentar uma Igreja Cristã é importante e é natural ser religioso no sentido de zelar das coisas que pertencem a Deus, porém o culto do cristão que é aperfeiçoado em uma igreja , em um culto, em uma reunião de adoração e ensino da palavra de Deus, ele é um cristão de vida integral, ele não é perfeito, mas ama o sofrimento de ser lapidado para chegar a perfeição, ele pode não ser o melhor corredor, mas não para como que já chegou ao destino, antes continua mesmo que devagar prosseguindo, aprendendo, construindo, desenvolvendo, APERFEIÇOANDO sua vida para que a Luz de Cristo possa ser notória através de sua vida a todos que ele encontrar;

E quando lemos o texto em Efésios 4: "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores," podemos entender que sem estas qualidades colocadas por Deus em alguns homens. homens estes que ele mesmo o Deus Eterno dá ás Igrejas, uma Igreja, grupo, congregação, ministério será apenas uma amontoado de gente, tentando fugir de seus fantasmas e assombrações existenciais, que perturbam suas vidas e que ao canto de canções espirituais, de intercessores que oram, e que não poucas vezes, auxiliado pelo efeito manada, conseguem exorcizar os monstros que os atormentam;

mas logo ao apagar das luzes, finalizar dos eventos e festas, ao por o pé para fora do ambiente sacro, algumas horas depois já ocorre o sentimento do vazio, do nada, da falta de objetivo, é o resultado de uma mente que não foi renovada, mas apenas anestesiada, entretida com excesso de dopamina, mas o efeito acabou, pois não aprendeu, se divertiu, e se não aprendeu não praticará, assim fará o que sempre soube fazer, viver sua vida como todo humano, no entanto todos auto declarados servos de Jesus Cristo. Então poderá surgir na mente de alguns ao passar por isso, para que serve ir a igreja?

A Resposta não é a Igreja o problema, mas o que se faz na Igreja, quem está na Igreja ensinando, pastoreando, evangelizando profetizando, presidindo um ministério pequeno ou grande, não importa o tamanho da congregação, é isso que importa, é partindo deste pensamento, que virá tanto o problema(s) como também a soluções.

É necessário entender primeiro que é Deus quem dá os homens com os dons para aperfeiçoar sua Igreja, claro através do Espírito Santo, porém com homens e não esqueçamos, dados por DEUS à sua Igreja; segundo ponto é que há um grupo de pessoas importantes para crescimento, na vida cristã, que Deus dá para que os santos sejam aperfeiçoados: Apóstolos, Pastores, Evangelistas, Profetas, Doutores; Temos declarado no texto bíblico o quinteto de ofícios eclesiásticos, que são responsáveis sim pelo sucesso e fracasso, e isso dependerá sempre dos motivos pelo qual as pessoas dentro de uma igreja são aperfeiçoados;

Não é preciso ser um iluminado dos iluminados para entender que se este quinteto em uma congregação falhar, ou faltar alguns desse ofícios, o povo de uma corpo bem ajustado passará a ser desajustado, mal ensinado, cheio de manias, costumes mundanos, um amontoado de pessoas festivas sem objetivos maiores do que a pobreza de mostrarem seus talentos em competições vãs sem aperfeiçoamento principalmente na unidade; um corpo desajustado e frenético, onde seus líderes poderão tentar o que quiserem de eventos a banquetes ou shows, mas o ciclo da ignorância do que é uma Igreja e do que é um cristão , continuará atormentando, enfraquecendo, dividindo, criando problemas morais, e gerando pessoas confusas porém temporariamente satisfeitas, com o imediatismo.

Um exercício importante para saber se uma obra possuiu a eficiência destes ofícios dados por Deus, é cada pastor analisar não o presente, pois o agora engana, pois toda obra imediatista é de sucesso, pois para isso é projetada, mas se olharmos uma Igreja a duas décadas passadas, teríamos que encontrar nela no mínimo os que eram do grupo de crianças, noivando se preparando para o casamento pois todos estariam em fase adulta, os jovens de duas décadas atrás estariam já casados, resolvidos e criando seus filhos na Igreja, e os adultos de duas décadas, seriam os anciões respeitados pela história de vida e exemplo para a nova geração que se inicia na congregação, a regra seria que esta igreja provavelmente em duas décadas estaria com triplo ou mais de pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos;

Mas não é o que vemos, a maioria das igrejas qualquer pastor consciente pode analisar que o povo que ele pastoreia nunca é o mesmo que os anteriores a ele pastorearam; Quando o crescimento é apenas substituição de pessoas, não é crescimento, é refazer um trabalho; mas se as brechas não forem tapadas, se tornará um ciclo, onde igrejas se tornaram não mais o lugar de autoaperfeiçoamento dos santos, mas apenas um túnel por onde passam pessoas desesperadas apenas.

Quanto o quinteto de ofícios (Apóstolos, Pastores, Evangelistas, Profetas, Doutores) até podem cada um ter um pouco ou mesmo bastante das qualidades do outro, porém nunca poderão substituir o outro, ou faltar, pois se Deus deu, é por ser necessário existir, nem precisarei avisar que homens não podem por sua vontade escolher os tais para Igreja de Deus, por isso e para isso existe a oração para que Deus envie trabalhadores para sua obra e esta oração é longa, penosa, e de intercessores. Mas este é um assunto em Efésios 4, os ofícios que deixarei para o próximo texto, então entenderemos melhor o motivo de tanto fracasso e sucessos no meio do povo de Deus e seus inúmeros ministérios. No próximo texto continuarei meditando em Efésios 4.
 
Continua...

Presbítero Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue