Os motivos importam mais do que o sim e o não


ROMANOS 14
 
Quando tenho oportunidade de explicar o quanto muitos de nós cristãos evangélicos erramos quando abraçamos sem questionar e refletir as intenções pessoais de líderes religiosos, que se interferem com mãos de ferros no domínio e intromissão na vida dos fiéis em uma Igreja Cristã; também quando tentam fazer das paredes de suas igrejas mais sacras, dos seus costumes e liturgias mais próximas do Criador do que de outros que confessam o mesmo Deus Salvador;

Dos que sacralizam erroneamente fora das Escrituras a maneira de se vestir, e julgam com desprezo determinadas ações, que jamais deveriam se intrometer, pois pertencem ao indivíduo cristão, como ao seu coração com Deus; dos que frequentemente ignoram que sim existem fracos na fé e aos que são decididos e se acham fortes quanto sua fé em um Deus verdadeiro estão livres e libertos de crendices, e são responsáveis por não escandalizar estes fracos;
 
Antes de qualquer coisa quero deixar claro que a imagem do porco é apenas uma ilustração despretensiosa, uma vez que no texto de Romanos 14 não há menção de tipo de alimento, e onde há algumas citações de alimentos há ídolos está 1 Coríntios 10, onde Paulo declara sobre alimentos aos ídolos e mesmo assim não a citação do porco. Lá discute-se quanto sacrifico oferecido aos deuses exemplo como sacrifícios a Apolo estavam animais como Cordeiro. 
 
Há uma discussão arqueológica sobre onde e sobre quando Paulo cita "açougue" se refere ao açougue sempre próximo a os locais que sobejavam as carnes que sobravam dos sacrifícios aos deuses, então surge a dúvida entre os convertidos sobre comprar e comer ou não; Então o porco é apenas a marca da proibição que na Lei tinha motivos por ser impuros e jamais seriam oferecidos em sacrifícios como lebre também, etc; não é o foco aqui, apenas uma figura emblemática quanto proibição de alimentos. Desta forma a ideia era sobre alimentos, porém sem relevância ao tipo de carne se de porco ou outro animal.
 
A ideia do porco vem mesmo quando citamos a Lei e os Judeus. Porém vamos ficar no texto de Romanos e absorver o que o texto tem para oferecer. Diferente de 1 Coríntios 10, onde Paulo esclarece das carnes sacrificadas aos ídolos e que não estamos aqui falando de carne de porco, pois não é citado no texto e também segundo os sacrifícios existiam muito boi, cordeiros e porcos é verdade, porém o debate deste tema, não vem aqui neste texto. Para curiosidades tem um trecho de um texto que informa os sacrifícios as ídolos gregos:  

"Chegando ao local do sacrifício, um círculo é traçado no chão e todos postam-se dentro dele, pois ali marca-se a distinção entre o sagrado e o profano. Todos têm as mãos lavadas e ali tem início (archestai) a cerimônia. O animal é aspergido com água na testa e, consequentemente, baixa a cabeça, dando assim, pensa-se, anuência ao sacrifício. A mais nobre vítima é o boi, mais ainda o touro. Mas também são comumente sacrificados ovelhas, cabras e porcos" (estes últimos, no festival da Thesmophoria em honra de Demeter).   (http://oleniski.blogspot.com/2018/05/religiao-grega-e-sacrificio-cruento.html 10/06/2024);
 
Não é sobre o texto de Coríntios que iremos retirar lições para vida cristã mas de Romanos 14. Explicado sobre a imagem do porco assado, vamos ao texto de Romanos, uma vez que a intenção é mostrar que ao proibir algo existe mais por trás da proibição do que a própria proibição em si. NO caso de Romanos temos mais que nossas vontades parar nos preocupar, temos os fracos parar ensinar.
 
Quando todas estas questões aparecem, sempre tento explicar o texto de ROMANOS 14.1-12, que parece muito simples de entender mas a proposta de servir ao Senhor e cultuar a Deus em Paz pela sua observação, parece distante por causa da dureza e soberba de muitos; Há Impressão de propositalmente ser excluídos da maioria dos cultos de ensino e doutrina o texto de Romanos 14, pois ao ensinar este texto, se abrirá os olhos dos salvos em Cristo para a verdadeiros luz da liberdade em Cristo com responsabilidade com Deus , meu corpo, e com o meu irmão que está ao meu lado seja ele forte ou fraco;

Texto maravilhoso, estudar e meditar nesta lição de vida deixada pelo Apóstolo dos Gentios Paulo, é gratificante e libertador. Paulo teve seu apostolado questionado muitas vezes hora por não aceitar que religiosos engessados colocassem sua religiosidade e leis cerimoniais, tradições, e também por JESUS ter se revelado a ele após sua ressurreição e glorificação; 

Mas Paulo é conhecido pelo combate a falsos mestres e falsos ensinos sobre santidade, conduta cristã e imposições de lideres cristãos que colocavam suas vontades de liderança acima da VONTADE DE DEUS em salvar os homens e atrai-los ao Evangelho de Jesus; para Apóstolo dos Gentios, os homens tinham que ser atraídos sempre para LUZ verdadeira, com a verdadeira mensagem, e esta sempre foi e será JESUS CRISTO crucificado e ressuscitado sendo para ele toda Glória. Vejamos um pouco deste texto em ROMANOS 14.1-12: 

"1Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.2 Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. 3 O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. "

Aqui é expostos que existem pessoas que sim, sua fé está enferma, e a enfermidade está caracterizada em não conseguir entender a liberdade e devoção espiritual desligada do que passageiro, vaidade, transitório, o que perece e acaba aqui, termina e é finito; geralmente pessoas assim possuem, dificuldades em entender discussões mais aprofundadas sobre o que é espiritual em Deus, se concentram mais no que ele pode ou no que ele não pode e nunca no questionamento dos motivos do não poder ou poder fazer algo; conselho de Paulo é que discussões com estas pessoas vai só agravar o quadro, pois gera mais contendas do que soluções, pois lhes falta o entendimento do principal, uma fé saudável; Pessoas enfermas precisam de cuidados;

 Paulo usa algo muito comum na época que marcou a divisão religiosa entre cristãos gentios dos cristãos judeus, o alimento. Alimentos sempre foram usados em rituais, oferecidos a deuses. Alimentos sempre foi oferecidos com sacrifícios e ofertas pelos judeus como pelos povos gentios aos seus deuses, sem falar na lista de alimentos na Lei no Pentateuco (cinco primeiro livros da Bíblia) que estavam liberados e proibidos para o consumo. 

Assim é como sempre e inspirada por Deus a Palavra usada por Paulo para ensinar, usando o alimento. Para resumir o ensino ele coloca claramente que não sendo os irmãos gentios obrigados a cumprir leis tradicionais ao povo de Israel, sendo cristãos não judeus, os gentios possuíam sua própria culinária, sua cultua e costumes, mas ao se tornarem cristãos começou a existir discussões que não edificavam e nem acrescentavam em nada na vida espiritual dos homens da época, que estavam ligados ao que fazer para ser u cristão verdadeiro, as discussões sempre estavam em volta as escolhas do mais santo ou menos santo, e sim para cristãos judeus o correto era seguir o cristianismo com as observações judaicas da Lei. 

 Porém Paulo observa que nem todos possuem saúde espiritual para se intrometer em discussões como estas e não é por ser importante o tem, mas por não possuir relevância para salvação dos homens. Assim o desgaste pode produzir mais ônus do que bônus para alguns. estes os mais fracos; Assim logo percebe que em nada implica na salvação o que é superficial, e para Paulo se importar come ou que seu irmão come ou deixa de comer era um ótimo ponto de partida para explicar que existe assunto que não carece esforços de discussões pois como ele bem escreveu: 

"2 Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. 3 O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. " Em resumo é o mesmo que dizer, faz a sua parte, entenda a fraqueza do próximo já que vc é forte, pois tanto o forte como o fraco a Deus pertence.

Parando para observar os próximos versículos: "4 Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. 5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. 6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus." 

O texto coloca com ênfase, a primeira observação séria e importante de se levar em conta por todos que dizem liderar e pastorear o rebanho de Deus, ou mesmo os que são amantes de discussões sobre santidade, costumes, doutrinas ministeriais, etc;  o texto abre com : "Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar..." - A pergunta intima uma resposta contida em reconhecer que nenhum de nós damos a vida e nosso sangue por nenhum dos que Deus salvou e resgatou do mundo: "4 Quem és tu, que julgas o servo alheio?".

Se todo pastor, todo pregador, todo irmão em Cristo olhar para um fiel, seu irmão em Cristo de uma Igreja, sabendo que o homem e a mulher, jovem, criança, não pertencem a ele e muito menos são seus servos, mas possuem um Dono, Senhor poderoso nos Céus, que cuida deles e comprou o fiel com seu sangue, pensaria muitas vezes antes de sair decidindo e sentenciando a vida das pessoas, como se fosse propriedade dele. 

Este Texto inicia com a pergunta para auto reconhecimento, para sabermos que falamos uns aos outros, mas nunca esqueçamos que o Senhor Jesus é senhor de todos que salvou, o texto mesmo afirma: "2..Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar." Não servimos e nem adoramos um deus morto, como cristãos adoramos e servimos um Deus vivo, que vê, julga e pode fazer todas as coisas impossíveis aos nossos olhos, e uma delas é firmar fracos e conduzir fortes na fé.

Em uma leitura simples já é possível obter uma clareza tal sobre o assunto que até ficamos com vergonha de um dia termos perdido tanto tempo com temas insignificantes, que por muitas vezes custou o esfriamento de amizades, afastamento de fieis de congregações onde cresceram e pertenceram por décadas, mas por causa de insistência em assuntos supérfluos, claro digo que não é apenas sobre alimento, este tema é ponto de partida e exemplo, mas existem centenas de assuntos que nunca deveriam líderes ou fieis ter dado tanta relevância em detrimento aos demais assuntos que realmente prejudicavam suas congregações e irmãos, por exemplo a mentira, discórdia, imoralidade sexual, partidarismo, são muitos temas relevantes que são trocados por exemplo por insignificantes doutrinas e discussões sobre usar ou não barbas, tamanho de cabelos femininos, se uma mulher pode adornos como brincos, se elas podem ou não usar calças, são muitos assunto que em nada alteram o curso da salvação gratuita em Jesus Cristo; Infelizmente em pleno século 21 na plenitude dos tempos, ainda se discutem sobre isso, com certeza se Paulo estivesse entre nós, estaria com um alista bem maior de temas para falar além do alimento;

 "5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. - A segurança mental no que se propõe a fazer é muito importante e ressaltada no texto para que não entremos em confusões e atritos que não levam a nada. A percepção que alguém tem de um dia ou dias, de como será as semanas, meses, anos, décadas, são incertas, pois não passam de visões e percepções humanas e se diferenciam conforme a bagagem intelectual, espiritual, conhecimento de causa, cultura, família, povo, etc; o que alguém julga ser correto ou incorreto, possuirá tantas variáveis que a primeira coisa a ser analisada antes de entrar em discussões é se tem relevância no mundo espiritual o que irei discutir, se irá trazer mais benefícios do que transtornos para a pessoa que me ouvirá, pois se não edificar a vida de alguém para que iniciar a discussão? É bom refletir.

"6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus."   - Assim Paulo com sabedoria, maias uma vez trouxe a memória de quem o ouve e ler, que existe um Senhor que está sendo agradecido pela comida que se come (no caso de alimento). Ele praticamente termina a discussão edificante sobre o assunto lembrando os irmãos tanto o que não come como o que não come, dão graças ao mesmo Deus, com seus motivos individuais contidos em um coração de fé fraca ou forte, mas olham para o Céu e agradecem ao mesmo Deus. 

Não sei você que está lendo, mas eu acho incrível esta colocação, pois é como mostrar um terceiro personagem de cima observando os dois que se digladiam em discussões sobre algo que não edificaria a vida espiritual em absolutamente nada, mostrando cada um suas razões pseudos espirituais e sacras. A resposta do alto é dita pelo Apóstolo Paulo quando explica, vc que é forte e espiritualmente saudável para comer de tudo, cuide da fé enferma do seu irmão pois sua fé não alcança a liberdade de comer tudo o que vc come. é muito simples que até assusta o quanto erramos no ensino do Evangelho de Cristo.

A Parte do texto que finalizarei este breve comentário muito simplório sobre ROMANOS 14.1-12, vai mostrar-nos que diferente do mundanismo, onde cada um é por si, e se preocupa apenas com seu umbigo, o cristão tem o dever de se destacar em obras, boa conduta, frutificar para o bem de uma sociedade, porém sem esquecer que para sua comunidade, família espiritual tem que mostrar primeiro, esta preocupação. Ele só consegue isso se viver em Cristo, para Cristo e se Cristo viver nele: 

"7 Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. 8 Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. 9 Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos. 10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. 11 Porque está escrito:Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim,E toda a língua confessará a Deus. 12 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus."

É com muita habilidade mental e espiritual que Paulo ensina os cristãos. Coloca a responsabilidade em todos que um dia foram alcançados por Jesus Cristo e abraçaram a fé cristã, em um grupo de pessoas que deverão aprender a valiosa lição de quem não vivem mais para si mesmo, e da mesma forma não morrem mais para si mesmo, a vida e morte dos que são cristãos devem glorificar ao Cristo que por eles deu a vida. Por isso quer comam, trabalhem, façam amizades, pastoreiem, tenham ministérios, trabalhem na congregação da limpeza ao ensino dos doutores, não interessa todos diante de Deus devem como cristãos fazer para glorificar a Cisto. 

JESUS CRISTO deve se glorificado, na conduta, doc cristão, seja no falar, ensinar, ajudar, ofertar, limpar, toda a Glória é para ele JESUS CRISTO. Paulo nem faz questão de dividir grupos dos que morrem dos que vivem, ele coloca todos em um só tempo quando o assunto é glorificação de JESUS CRISTO: "10 ...ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. 9 Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos. " tamanha é a integralidade do poder restaurador, transformador do Evangelho de Jesus Cristo. 

Então o Apóstolo dos gentios , Paulo termina esta parte do ensinamento lembrando que o tribunal de Cristo é real e que todos compareceremos neste tribunal, e se bem for inteligente o líder, pastor, reverendo, bispo, ou mesmo os pequenos grupos de lideranças congregacionais que organizam conjuntos de jovens, irmãs, crianças dentro de uma igreja Cristã cuidaria para não aparecer naquele dia as cobranças dos maus tratos aos que sempre foram comprados pelo Sangue de Jesus Cristo, por causa de assuntos e temas sem relevância, para edificação da vida dos servos de Deus; Paulo escreve: " 10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? " para lembrar que o desprezar não é desprezo a qualquer um, que também não correto claro, mas a lembrança e advertência é que muitos desprezam os filhos do mesmo Pai Celeste por causa de suas arrogâncias e vaidades de pensamentos. A Palavra irmão é para mostrar que os laços que unem os servos de Cristo são mais fortes do que qualquer norma de uso e costumes que não possui relevância para edificar a vida primeiro do indivíduo que ouve, depois do grupo e quem sabe de um ministério.

Paulo lembra importâncias espirituais relevantes e que temos que prestar mais atenção do que regras absurdas retiradas das cabeças de profetas velhos, falsos pastores, e mestres criados para servir a própria vaidade de aparecer como quem sabe de algum assunto, quando escreve: "11 Porque está escrito:Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim,E toda a língua confessará a Deus. 12 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." -  Ele se inclui no grupo que afirma que irão comparecer no Tribunal de Cristo, quando afirma: "cada um de nós dará conta de si mesmo..." e assim conclui que como todos também dará conta de todas as obras aqui feitas. Acredito que todo membro do Corpo de Cristo tenha esta mesma ciência de simples fiel ao pastor da Igreja. 

Sabemos que o texto de Romanos 14 ainda segue até o versículo 23; mas se pararmos aqui para o que fora proposto neste breve texto, que é o cuidado com os fracos e enfermos na fé, no simplismo desta meditação, acredito ser suficiente. Porém continuemos para a própria conclusão de Paulo ao assunto quando escreve:

"13 Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. 14 Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda. 15 Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. 16 Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;"

É perceptível o quanto muitos homens e mulheres de boa vontade se esforçam para fazer o melhor para Cristo e sua obra, mas observemos a partir do versículo 16: "Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;" - perceberemos de imediato que Paulo nos faz meditar que todo nosso esforço em fazer o bem, trabalhar na obra de Deus, dar o suor e o sangue como alguns dizem, perder noites de sono, abrir mão de lindo finais de semana com a família ( deixo claro aqui que não concordo que se deixe a família de lado por causa de instituições quaisquer que sejam, mesmo religiosas. A Família, faz parte do currículo do bom obreiro de Deus; se for reprovado como cuidador da família, é reprovado também como cuidador da família espiritual de Jesus Cristo, mas este assunto é para outro texto) o que importa aqui é destacar que Paulo adverte que todo  nosso bem pode ser blasfemado pelo nossa mal conduta, mesmo que seja muito menor que o bem que um dia pregamos ou fizemos; por isso ele escreve: 

 "13 Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão" - Significa que um cristão se desgastou sua vida inteira para ganhar alma para o reino de Deus, e promove mais obstáculos que impedem estas almas a seguir o Senhor Jesus e viver feliz em Cristo, o que adiantou, é como buscar água com balde furado, dependendo da distancia da cisterna, pouco proveito haverá no esforço feito. É bem colocado o texto analise se não é: "Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. 16 Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;". Então irmão em Cristo, não sejamos tolos ao ponto de nos esforçarmos tanto para construir o que ninguém irá habitar. Jesus Cristo morreu por todos que são lavados pelo seu Sangue e diminuir a importância deste Sangue precioso de Jesus pelas minhas doutrinas de homens e vontades de governo e poder, meus costumes de família e tradições de instituições  transformados em doutrinas salvíficas que tem o poder dúbio e relativo, de apontar que se salva e que perece é um pecado cometido por muitos e será cobrado no TRIBUNAL DE CRISTO.

O texto a seguir resume tudo que já escrevemos aqui como o que Paulo inicia escrevendo em ROMANOS 14: 

17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. 18 Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens. 19 Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. 20 Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo. 21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. 22 Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. 23 Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.

Resta-nos não sermos leitores negligentes ao aviso de que não podemos confundir o Reino de Deus com nossos reinos aqui da Terra. Isso é muito comum ocorrer, muitos confundem a Igreja com suas casas, e  trabalho na obra de Cristo com suas empresas, onde acabam tratando os irmãos e fiéis, os membros do corpo de Cristo como seus familiares de sangue, extensões de seus lares, ou mesmo empregados da igreja, ou do ministérios a que se propõem a servir, erro grave. O texto mesmo sendo aplicado a alimentos, nos deixa lições valiosas, quando afirma que o Reinos de Deus não é bebida e nem comida, nos exorta a não usar as medidas desta terra para medir o que ocorre no mundo espiritual.

 Temos hoje muitos doutores em disciplinas seculares nas igrejas hoje, co a o avanço intelectual e facilidades em diversos lugares pelo acesso a informação, não é difícil encontrarmos doutores em ciências diversas adorando a Deus; não é errado e é louvável que reconheçam que Jesus Cristo é o Senhor, porém as ciências deste mundo não podem validar o ensino ou reger e sentenciar o que é certo ou errado dentro de uma igreja , pois a igreja é parte do Reino de Deus e as ciência que rege esta Igreja, que disciplina e instrui, como resolve todos os problemas dos homens e mulheres que servem a Deus vem dos céus é do alto é CIÊNCIA DE DOS CÉUS, CIÊNCIA DE DEUS, é espiritual;

O Pão que fartará o faminto no espírito é espiritual, a água que sacia a sede é espiritual, o martelo que esmiúça a pedra é espiritual, a casa que se edifica e que se cuida com templo do Senhor, se cuida de forma espiritual, corpo e coração, a ÚNICA REGRA DE FÉ E CONDUTA QUE SUPRI TODAS AS NECESSIDADES DO POVO DE DEUS DENTRO DE UMA CONGREGAÇÃO é a BÍBLIA SAGRADA PALAVRA DE DEUS,  é ESPIRITUAL E INERRANTE!  Uma Igreja de sucesso espiritual em Cristo, e que provê saúde mental e espiritual ao seus fiéis, só conseguem isso pela Palavra de Deus e deixando o secular e suas disciplinas para o dia dia e suas profissões, mas dentro da Igreja e nos cultos a BÍBLIA TEM A PRIMAZIA E DÁ A ULTIMA PALAVRA! Se não for assim estaremos fadados à derrota e desagradar ao Senhor que nos chamou da morte para vida; 

Paulo termina escrevendo: "22 Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. 23 Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado." Bom é ter fé, e esta fé é confirmada segundo Paulo por uma consciência limpa, em paz, onde não tem dúvida, onde sabe que se A voz como de arcanjo soar, ele ouvirá e se encontrará com Jesus o Senhor nos ares; do contrário estaremos pecando e em pecado viveremos uma vida atribulada , sem paz e destruindo a paz alheia.

Romanos 14 se concentra em apenas um exemplo nos ensinar sobre toda nossa forma de viver em Cristo Jesus. É verdade, apenas fala do alimento, que alguns podem e outros acham que não pode comer, que alguns comem sem preocupação e outros se escandalizam em ver os despreocupados comerem, porém Paulo nos dá um exemplo para vida cristã em ação e conduta, se preparando para um dia dar contas de tudo que fazemos e por qual motivo fazemos; segundo Paulo o que fazemos não pode fazer tropeçar os que Jesus chamou para segui-lo, pois não se é por mais autoridade que lhe seja concedida, dono das ovelhas de Cristo.  

Aprendemos com Paulo que não podemos ignorar os fracos na fé, não podemos financiar com nossa aprovação à formação de barreiras em nome dos usos e costumes e doutrinas de homens como tradições vãs, que dificultam pessoas conhecerem a verdade sobre o mundo espiritual no cristianismo e sim temos que deixar assuntos irrelevantes para fé cristã de lado e começarmos a se importar com o que mais edifica o povo de Deus, do que assuntos que favorecem a formação de grupos dentro das igrejas que agem mais como quadrilhas e partidos políticos, do que famílias espirituais cristãs; pois pois breve, muito breve estaremos no tribunal onde o próprio Cristo é JUIZ! Uns dizem que pode, outros dizem que não pode, então faça o que pode fazer, seja autentico segundo a Bíblia, seja CRISTÃO! Os motivos importam muito mais do que o sim e o não.

Presbítero Israel Lopes


Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue