Vício religioso não é virtude.

Se acredita que seu pastor é duro nas palavras, imagina se você fosse pastoreado por Amós; Se acha que o pregador está falando muito, imagina sentar a noite para ouvir Paulo, se não gosta da erudição e profundidade dos Escritos e da Lei exposto por um estudo bíblico, sobre o Pentateuco, pense como seria ouvir a pregação de Apolo,se não aguenta caminhar duas horas ouvindo sobre bíblia, imagina se tivesse juntos dos dois discípulos de Emaus, enquanto na estrada em um dia inteiro, tiveram que ouvir tudo sobre Jesus Cristo contido na Lei nos Profetas

O que devemos entender é que nós humanos somos adaptáveis e os manipuladores sabem que humanos viciam fáceis pela sensação de prazer em suas mentes (dopamina). Quando frequentamos um local que só há canções, certamente haverá fadiga em sermões e pregações; da mesma forma quando escutamos muita manobra psicológica de alto ajuda, nos irritaremos e ficaremos escandalizados com uma preleção com uma característica mais estoicista; se você passar meses ouvindo alaridos de gritos glória em pregações, vai se sentir sonolento e extremamente tendencioso a tirar um cochilo durante um sermão que requer silêncio e uso da razão ou meditação;

Não me escandalizo com estas mudanças e reações das pessoas conforme seus hábitos. Porém sempre me preocupou com escolha de não quer mudar, e mais anda achar que onde está ou o que está fazendo ou seguindo, ouvindo muitas vezes apenas pelo hábito, que lhe gera prazer em estar e conforto é a pois este pode ser mais um vício do meu cérebro do que o que realmente acredito ser correto.

Não sejamos como viciados em pregadores, cantores, pastores, igrejas ministérios, religiosos, não sejamos como pessoas que sofrem de compulsão e obsessão pelo religioso; porém é lindo de ver cristãos que possuem a temperança da vida religiosa e conseguem transitar no dia-a-dia, sem nada mais do que buscando julgar conforme a reta justiça das Escrituras (já que se tem ela como regar de fé e conduta) precisamos ser criteriosos e abertos para analisar e tirar proveito do que ouvimos. O mundo sempre é beneficiado por este comportamento, quando sobre o Evangelho, a Bíblia em nossas vidas religiosas em igrejas, aprendemos, praticamos e agimos, sobre todas as coisas boas, interessantes, úteis para vida, geralmente, o nosso próximo agradecerá por encontrar-se com pessoas que contribuem para melhoras em suas vidas.

O teste fácil de se fazer para termos certeza de que não estamos viciados em coisas em inutilidades embrulhadas de coisas boas é a auto análise. Se o que aprendemos em uma Igreja melhorou nossa vida ou apenas nos iludiu com belas palavras viciantes que sempre faz nossa alma suspirar, mas nunca analisar; a medida está na melhora da alma do homem que houve a Deus, pois se não há melhoras de alma, o ambiente pode sim está te fazendo mais mal do que bem, sim estou falando de igreja, convivência; Jesus disse vinde a mim todos que estão cansado e oprimidos que eu o cansarei mais e oprimirei mais até sua estafa total? Não ele disse:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. "
(Mateus 11:28-30)

Será que alguém não percebe que é fácil saber se estamos realmente indo a Cristo ou aos braços de impostores? Percebe sim, mas o vicio do prazer momentâneo, instalado na mente a cada frase que quero ouvir,canção que quero curtir, mimo espiritual que quero sentir, tem o poder de nos prender em um ciclo vicioso como alguém que consome drogas, que a cada momento de abstinência precisa da dose diária para se sentir bem. Sim sei que não agrada aos chamados fariseus que como parasitas dependem de seus clientes fieis a seus sermões e suas canções litúrgicas entoadas para si; mas a religião quando longe dos propósitos de Deus o Criador e dos propósitos de trazer homens ao arrependimento, trazer homens a repensarem suas vidas a luz das Escrituras Sagradas, sim é como droga para conter a massa de pessoas quieta, feliz e pacata muitos em miséria, esperando do alto o que do alto já lhes foi dado na terra, esperando bênçãos que pela saúde e destreza já lhe foram concedidas, para o trabalho e toda boa obra, mas ainda esperam promessas que nunca se cumprirão, pois são homens que as fizeram, como riquezas, vida de prosperidade por ofertarem e dizimarem, quando se pretendem fazer, deveriam fazer por obediência e gratidão a Deus e não por invejar a riqueza do ímpio.

Então não é difícil saber se perdemos ou ganhamos tempo ouvindo e participando de determinadas reuniões ou grupos de pessoas que falam e nada dizem, e assim passam os dias e não se chega a lugar nenhum, no fim ainda teremos que ouvir, a máxima: “o problema é que você não teve fé”. A pessoa esquece que a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus, então algo entre não ouvir e o que ouviu não foi a Palavra de Deus causou toda a vida perdida sem fruto.

Este assunto é um assunto delicado, pois mexe com nosso ego, e com instituições, pastores e líderes, pois existe si uma cobrança e responsabilidades. Pois se o que ensinamos não está transformando vidas, melhorando as vidas, famílias, transformando as pessoas, ajudando nas conquistas e estabilidade emocional dos que frequentam nossos dias de Culto ao Senhor m nossas congregações, então o que estamos fazendo de interessante e útil? Se as pessoas chegam cansadas e saem cansadas, chegam com sede e saem com sede, chegam com fome e saem com fome, do que é que está carregado o nosso sermão;

Alguém pode até argumentar que em sua igreja não é assim pois o culto é uma bênção o poder de Deus se manifesta e fogo cai (geralmente pentecostais usam esta forma de linguagem); então a medida de ser averiguada em meses, bimestres, trimestres ou mesmo anos. Como está o casal que entrou na congregação no início do ano, a dois anos três ou 5 anos? A família ainda está lá? O irmão progrediu, saiu de espectador para quem ensina depois de 10 anos de cristão, ou ainda é o mesmo aluno sem saber nada sentado em uma EBD falida que só fala da mesma coisa ano após ano?

Quando Paulo escreve aos Gálatas no capítulo 1, é de nos espantar que ele demonstra aos cristãos, que não deveriam se contentar em ser religiosos apenas, que que ele pregara para todos ali, sua mensagem era maior, mais profunda pois vinha de Cristo, se vinha de Cristo Jesus, merecia mais respeito, em principalmente não ser trocada por costumes, tradições judaicas, e muito menos complementada com estes ensinamentos. Pelo contrário, deveria nesta mensagem da Graça, crescer, avançar, frutificar e se tornar cada dia melhor, pois não era mensagem religiosa apenas, não era conceito de homens e nem ensinamentos filosóficos da carne, mas mensagens de Deus para os homens, ele fala do Evangelho de Jesus Cristo.

“Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. 12 Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. 13 Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava. 14 E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. 15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, 16 Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue". 

Mas é no Livro escrito aos Hebreus que vemos o quanto é importante entender que vida estagnada, parada sem evolução, não combina com os que aceitam a verdade do Evangelho de Jesus Cristo:

“12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. 13 Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. 14 Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” Hebreus 5.12-14);

O escritor aos Hebreus em suas palavras, mostra claramente que quem está na Graça do Evangelho de Jesus Cristo: “ Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus”- Assim ele afirma que existe um inicio de aprendizado e este aprendizado é continuo, deve existir melhoras, progredir em conhecer o Senhor, suas Palavras, não há estagnação no Evangelho de Jesus Cristo, no ensino da Palavra.

Não significa que todos deverão fazer cursos e se transformarem todos em teólogos e doutores, ou serão todos pastores, líderes de imensas congregações, pois estes, tanto pastores como doutores é Deus que dá ás congregações. Mas a ordem espiritual é que não estagnamos, progredimos sempre, uns mais outros menos, alguns rápidos outros mais lentos, mas os cristãos que frequenta lugar onde Deus fala sua fé aponta para cima, sua esperança está no alto e por isso as realizações tanto dentro como fora de sua comunidade são feitas no Senhor e para Glória de Deus muita gente se beneficia de seu progresso e o nome de Deus é glorificado!

Se analisarmos a chamada de Abraão, em poucas palavras já definimos que a bênção que estaria em Abraão beneficiaria todo o mundo, todas as famílias e povos: “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn 12.3); O mais interessante é que ele tem a promessa e com esta promessa que lhe dá a certeza de que é verdadeira pois é a Palavra de Deus e não homens que promete, aliás é bom que saibamos disso, o que fará a diferença nesta progressão de vida e avanço é saber de quem ouvimos a promessa; quem muito ouve de homens é um perigo, pois é certo que ouvirá enganos ou incertezas e correrá como quem corre atrás do vento, mas quem ouve de Deus, aqui faço uma ponte para a ideia de ouvir e meditar na Palavra de Deus, pois ela é a verdade e Igrejas, pastores e líderes que tem a Palavra de Deus para dar ao o povo, o povo não ficará como viciados em cultos e campanhas infinitas , antes será livre e caminhará rumo a progredir sua vida dia após dia. Abraão seguiu, andou, sua obediência foi progredir, avançar:

“Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. 5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.” (Gn.12.4,5);

Iniciei este texto escrevendo sobre sermos adaptáveis, pois somos humanos, podemos nos adaptarmos fácil em diversos tipos de culturas, lugares, climas e sim grupos de pessoas e isso é bom, mas o lado nocivo se não trabalhado é que esta facilidade pode gerar em nós comodismo, estagnação, e quando provocado sensação de prazer no estado que nos encontramos, pode ocorrer a pior das coisa que um ser humano pode experimentar, o vício e a sensação de que não preciso mudar, pois está bom assim, é a mensagem que nossa mente manda constantemente após saciada pelo que nos faz feliz.

Infelizmente existe grande possibilidade de ficarmos bem em uma religião porém não estarmos bem na vida, na família, nos negócios, e quando vamos a Igreja, no momento do culto a única coisa que sentimos é paz somente paz, não sentimos vontade de mudar, não sentimos vontade de transformar as coisas, alterar cursos, mudar de rumo, não saímos com ideias novas, não nos constrangemos com o sermão, não nos envergonhamos de nossas condição diante de Deus, mas só o que sentimos é paz. 

Não que Paz não seja importante, porém se temos problemas para resolver, rumos a decidir em nossas vidas, temos que nos arrepender, temos que procurar progredir, tudo errado em nossas vidas, famílias, espiritualidade em baixa carnalidade em alta, e estamos ouvindo a Palavra de Deus e o que temos é paz só Paz? A Bíblia diz que Deus é um Deus de Paz, porém também diz que é como um Pai que repreende e castiga o filho por amor; mostra rumos, mostra caminhos, endireita veredas, traz luz ao que está em trevas, então temos que tomar muito cuidado para não confundir a Paz de Deus com o engano dos homens em nos deixar anestesiados e acomodados no que somos ou estamos continuamente a fazer.

A Paz em tempestade existe para que sabe quem é, sabe onde está, para onde vai, e o que vai fazer, vemos isso na passagem da tempestade e Jesus no barco a dormir. Não somos Jesus. Por isso temos que ter cuidado com o vício religioso que pode estar instalado em diversas congregações, onde dia após dia fazem cultos e campanhas que nunca dão em nada apenas a sensação de paz e bem estar, porém sem respostas e soluções e muito menos evolução na vida de quem frequenta, nem espiritual e muito menos secular, Paulo diz que o Evangelho de Jesus Cristo é Poder de Deus e por isso não se envergonhava, ou seja o que Deus tem a nos ensinar e nos fazer progredir espiritualmente, é em seu Poder, pois cremos no Evangelho do seu Filho Jesus.

Sendo assim qual o motivo de existir tanto cristãos, que ao olharmos para sua condição diante da sociedade, sentimos vergonha, dia após dia, continua imoral, se veste indecente, escolhas políticas corruptas e que não fazem parte da sua cultura e cosmovisão cristã?

Muitos tentam de forma vergonhosa colocar a riqueza e a pobreza como divisor de quem tem bênção de Deus e quem não é abençoado, porém a moralidade espiritual apregoada nos Evangelhos quando mostrada a vida de Cristo deixa claro que o Senhor não faz distinção de ricos ou pobres, mas faz distinção dos que invertem a importância dos tesouros celestiais e terrestres. Quem conseguir riqueza agradeça a Deus por isso, quem não conseguir agradeça a Deus por ter o seu pão de cada dia, pois Jesus foi na Terra exemplo de um humilde servo sem posses e sem dinheiro porém dono de tudo e herdeiro de todas as riquezas :

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” (Rm 1.16)A resposta à pergunta sobre existência de cristãos que não conseguem progredir está em duas respostas: não praticam a Palavra de Deus que ouvem, ou não ouvem a Palavra de Deus nas suas congregações;

Não podemos ser viciados em religião, o cristianismo proclama mudanças e não comodismo social, aceitação cultural que destroem os bons costumes aprovados pela Bíblia Sagrada. Como diz o escritor aos Hebreus: “Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino”. Não sejamos em nossa trajetória meninos espirituais eternamente, é necessário não se acostumar com coisas ruins, pecados e condutas contrária ao genuíno Evangelho de Cristo.

A existência de viciados vida espiritualista dentro das igrejas evangélicas é grande, pois se escandalizam com a Sã doutrina e se alegram com a autoajuda dos homens, que mentem quando sustentam a aceitação do ser como ele é, em condições deploráveis de desobediência ao Criador e isso é medido, digo as condições deploráveis, quanto, quando colocado diante da reta Justiça da Palavra de Deus. Não é por acaso que a raiz da palavra Tora possui seu significado de régua para medir. Que possamos mudar enquanto é tempo, pois após a morte segue-se o juízo de Deus sobre nossas vidas e Deus não tem o culpado por inocente mesmo que não leve em consideração o tempo de ignorância. Porém quanto este tempo de ignorância mostra-se claramente pela quantidade de Bíblias espalhadas no mundo, que avisados pela Palavra de Deus todos os cristãos já são.


Presbítero 

Israel Lopes















Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue