Uso e direito a fala. Diga não à censura promovida por alguns líderes religiosos

 

Uso e direito a fala. Diga não à censura promovida por alguns líderes religiosos
"Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo."
(Mateus 23:24)

Quando alguém tenta convencer você de que as redes sociais não prestam, que existe apenas o desnecessário, que todos seriam mais felizes quando não havia as tecnologias envolvidas na web, pois estas tecnologias querem ter o controle de sua e minha vida, pode ter certeza que temem a oportunidade que qualquer um pode ter pela voz bem amplificada para se expressar que a web dá.

Na realidade pessoas assim estão investindo em um controle que pretendem ter sobre sua vida sua família e suas decisões, das mais simples as mais complexas. Podem alguns afirmar que as grandes empresas da web também fazem isso de forma muito mais sofisticada. Porém a diferença de uma gigante mudança tecnológica no comportamento humano por meio da web, é muito diferente de lhe arrancarem o direito de expressar o seu desconforto com os que sempre ganharam poder e credibilidade sem ter com o silêncio dos que diante de poderes religiosos, políticos e sociais e sempre estiveram em posição desfavoráveis diante das autoridades e poderosos.

Lembre-se, para pregadores redes sociais pode se púlpito, pastores sua comunidade, evangelista será a praça onde se ensina e anuncia as boas novas, professores pode ser a sala de aula, do artista o palco, do amador em qualquer coisa o local onde coloca sua inspiração, dos complexos aos mais simples pode ser o Areópago; Pode ser sim lugar de fakesnews é verdade, mas será local de desabafos da verdade, que sem o espaço seria silenciado pelos poderes aqui já citados.

A realidade é que de posse da tecnologia da informação fornecida pelas redes sociais, a humanidade corre o risco de controle mental por parte de tantas investidas psicológicas fundidas nesta tecnologia, por outro lado sem esta ferramenta incrível retornaríamos a a escuridão da omissão que mesmo em tempos modernos ainda é tão forte por parte dos covardes e parasitas do êxito das conquistas dos que se expressão e sofrem por isso.

A liberdade é uma dádiva, e qualquer um que ameace sua liberdade não merece sua confiança. A ignorância tem limite, e o limite para mim, é tentar me fazer acreditar que os que lhe retiram a liberdade de expressar sua opinião e crítica estão preocupado com bondade e o meu bem, estão apenas, investindo para que alguns se sintam confortáveis em mandar e escravizar mentalmente pobres, oprimidos, necessitados e fragilizados pelas intempéries da vida, ludibriados por falsos líderes e arautos charlatões de fala mansa e sorrisos malignos de canto de boca, que afirmam que controlam a vida das pessoas.

Covardes, os que aproveitam-se dos momentos frágeis de pessoas para explorar a única coisa que lhes resta, dignidade de poder se expressar. Diga não ao Fakenews, mas não despreze a oportunidade que você tem no século 21, algo que a humanidade em todo a história nunca teve, oportunidade de se expressar e dizer a mundo o que você pensa e sente. O motivo de existir acidentes de automóveis não viabiliza a extinção dos automóveis e retorno as diligências com cavalos.

Não dê chance para falsos pastores, políticos mentirosos lideres de igrejas mercenários e opressores do cidadão fragilizado pela pobreza e vida difícil. use a maior ferramenta de todos os tempos para comunicação, a WEB. É verdade que da língua na Bíblia está escrito: "Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. 6 A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno." Tiago 3.5,6); 

Mas não esqueçamos que é esta mesma língua que tem poder para conduzir um grande barco por direção segura e para governá-lo, como poderosa para servir de medida para se dominar todo o corpo com seus impulsos como está escrito: "Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. 4 Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. " (Tiago 3.4);

Deus não criaria algo tão poderoso e tão ruim ao mesmo tempo para dar de presente aos humanos. Deus é o dono de toda a comunicação, idiomas, a língua é criação de Deus ao homem, a fim de se que os homens manifestem tanto a glória de Deus como Deus se manifestar também aos homens por meio da palavra.  Mal-intencionados demonizam o que querem demonizar e sacralizam o que é conveniente. Jesus já advertiu sobre isso, quando escreveram o que ele disse: "Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo." (Mateus 23:24);

Algo que todos temos que entender que a língua é responsável pela comunicação verbal dos seres humanos, somos os únicos da criação de Deus que podemos nos comunicar através de idiomas e estes diversos, quantos forem surgindo com os homens. Interessante que idiomas são infinitos, pois basta um grupo de pessoas nascerem em determinada região e se isolarem do restante do mundo que ali com um tempo teremos outro idioma ou dialeto, porém a comunicação e forma linguística humana estará presente e tudo pelo intermédio da língua. É o não é algo maravilhoso que só Deus o Criador, o Eterno poderia ter criado.

O que tento demonstrar em um texto simplista sobre o tema, é que  o falar, o uso  da comunicação é poderoso por causa do Criador que proporcionou este dom maravilhoso. Em milênios passados temos um relato do povo que liderados por um homem que decidiu mostrar sua autoridade e poderio, seu nome era Ninrode. A Bíblia fala que no tempo e época deste homem, todos os habitantes da Terra falavam a mesma língua: "E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala."(Gênesis 11.1); 

O Texto bíblico demonstra que os homens devido a facilidade de comunicação e sob comando de uma liderança, passaram a construir e tinham bom êxito. Deus observando os homens trabalharem e construirem, não se agradando do intento dos corações resolve confundir suas línguas e os espalham pela terra:

"4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. 5 Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; 6 E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. 7 Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. 8 Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade." (Gênesis 11.4-8);

A intenção de citar esta parte de Gênesis é somente para mostrar que a língua, a comunicação entre humanos é muito importante pois quando humanos se juntam em um único propósito, compreendendo e sabendo o que pensa e o que querem passar como entendimento e informação sobre qualquer projeto, os feitos são poderosos, e isso não é dito por homens, está escrito como dito pelo próprio Deus Criador: "6 E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer."(Gênesis 11.6); 

Então é óbvio que retirando a comunicação dos homens, impedindo de compartilhar informações, restringindo a liberdade e limitando a humanidade expressar-se, digo humanidade, mas me refiro a grupo que como células em comunicarão podem sim tomar proporções gigantescas e sim como está escrito mudar muita coisa a ponto de não ter limites para criatividade e poderio humano de transformações na Terra. Então para impedir crescimento e evolução humana retire a comunicação. Quando ninguém mais entender o que o seu próximo pensa e o quer dizer quando agiu, escreveu uma carta, fez um desenho, compôs uma música, esculpiu uma escultura, então grupos serão fragmentados e cada um será vulnerável e viverá sob domínio de grupos que conseguirem dominar a comunicação; sempre foi assim e sempre será assim.

Relatei aqui esta breve história não para tentar fazer um tratado histórico ou arqueológico sobre ela, pois sabemos que muito há em aberto sobre os relatos e as dúvidas são muitos sobre esta literatura que existe por milênios, mas tão somente para trazer a importância que existe na comunicação, na língua, no falar, comunicar-se, se expressar, expressar em palavras dores, defesa, acusações, tudo pode ser tratado quando compreendido, e qualquer um pode ser dominado quando estiver só sem ninguém saber o que ele precisa. 

Pois se o indivíduo  não se comunicou, ninguém ouve sua denuncia ou pedido de ajuda, ou não entende o que ele fala. Os indivíduos que tem que viver em nações com estrangeiros e não entendem a língua do povo que convive, pode esclarecer o sofrimento do isolamento de forma mais clara, diga os que são presos e delitos e precisam se defender no tribuna.

Então a língua não é algo desprezível, quando alguém te sentencia a ficar calado, ele está dizendo para que você não use o poder da sua língua, sua fala é poderosa ao ponto de incendiar um bosque inteiro, esta é a metáfora que muitos tem em mente e não analisam que esta metáfora esta informando o tamanho do poder de um único ser com o mal uso deste poder chamado comunicação. O texto diz claramente que ela no seu mal uso causa muito dano: 

" 5 Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. 6 A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno."(Tiago3.5,6); incontestável aqui que a recomendação é para ter cuidado e não para se calar, não para nada dizer, se omitir de tudo, fingir que não vê, silenciar-se quanto ao que é maligno, pois é fato que todo este poder da comunicação a serviço de Deus pode fazer muito mais obras grandiosas do que nas mãos das hostes infernais, pois quem criou a língua e possui a infinidade dos idiomas existentes em sua onisciência não é o Diabo mas o Senhor Criador da língua humana, assim com está escrito no pouco que sabemos do texto de Gênesis: " 7 Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. 8 Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. 9 Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra." (Gênesis 11.7-9);

Se fosse mais atento entenderiam que este poder pode sim ser usado para cumprir o outro trecho do texto do livro de Tiago que diz: "Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa."(Tiago 3.4); Sim pois o mesmo poder colocado natural colocado nos humanos podem ser usados para diversas utilidades, para o bem ou para o mal, a ideia aqui é para quem emprestamos nossos dotes, o poder natural contido em nós, como é utilizado?

Não podemos negar o que está Escrito sobre a palavra falada em toda a Escritura sagrada. NO princípio nada existia e tudo que passou a existir foi criado pela Palavra dita do Criador. Palavra está na criação a fala está na comunicação, a comunicação está no Edem Deus descia ao cair da tarde para falar com Adão, Deus chama Adão ao vir ao encontro dele depois que ele e sua mulher Eva desobedecem ao Criador, Adão responde, assim é formado uma conversa como um tribunal, um julgamento é feito e mais uma vez a palavra tem a primazia em sentencia os homens e a serpente, aliás causadora de todo o problema da desobediência humana pelo uso da palavra. 

Quando A serpente conversa com Eva sobre o que Deus tinha dito é sobre o que Deus o Criador disse que a serpente argumenta; argumentar é falar. antes da expulsão do homem do jardim do Edem temos temo diálogo, sim Deus fala no plural e decide expulsar o homem do Edem, o que estou tentando mostrar aqui é que a língua, a comunicação está nos episódios mais importantes da humanidade e também da Criação, então ignorar este poder da fala é o mesmo que ignorar algo poderoso que DEUS COLOCOU NO HOMEM. Aos que quiserem conferir os textos bíblicos segue: 

"1 No princípio criou Deus o céu e a terra. 2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz."(Gênesis 1.1-3);  

Não vou entrar aqui no significado da palavra hebraica para criar, pois não é o intuito do texto, mas aos que querem saber mais, basta acessar a consulta n  dicionário James Strong, ou outros o significado do verbo בָּרָא bará é criar, em Hebraico, basicamente isso, mesmo que exista outras formas de construções verbais da palavra no Hebraico. Aqui o objetivo é mostrar que a importância no falar é muita para não treinar o bom uso da comunicação e aceitar que pessoas digam para que vc ou eu com servos de Deus silencie. Boca de profetas de Deus, arautos do Senhor quem silencia é o próprio Deus pois os lábios e língua é uma arma de comando a serviço de Deus.

Jesus no livro de João o Evangelho segundo escreveu João, é identifico como o Verbo que se fez carne, o verbo estava com Deus no principio , tudo que existe foi por intermédio dele e nada do que existe sem ele poderia existir, ele é o Verbo na criação. Verbo é Palavra, o logos segundo os gregos, mesmo tendo profunda necessidade de estudos mais minuciosos quanto a origem e interpretação da escrita em João; pois uma vez que temos segundo escritores e estudiosos a fusão entre o logos razão da filosofia grega e o logos palavra do pensamento hebraico só ocorreu depois do período de escrita do Novo Testamento. 

Então mais uma vez aqui não se trata de um texto exegético, mas afirmação de que temos que dr importância ao falar, expor ideias e expressar, e nunca aceitar que impeçam homens de se comunicarem com ignorante razão de que quem cala é e fica em silêncio é mais sábio do que fala, existe na Escrita Bíblia mais evidências de grandes obras pela fala e denuncia dos erros do que pelo silêncio e omissão. colocarei aqui uma citação de um site que achei interessante para entender o quanto é complexa  ideia do Logos, que lemos de forma tão simples com verbo: 

"O uso filosófico do termo começou com Heráclito (535-475 a.C.), em quem o logos tem a função de corrigir os desvios da eterna lei que governa as coisas, sendo o poder de conferir ordem e racionalidade ao kosmos. Daí, o sentido de “razão”. Em Platão, o logos assume uma posição secundária em relação a outros elementos ordenadores do mundo: a “sabedoria” (sophia) e a “mente” (nous). Com os estoicos, o logos ganha pessoalidade, revestindo-se de capacidade de criação, transcendência e imanência. Em Filo, o logos assume caráter hipostático, sendo tanto uma faculdade quanto uma pessoa: filho, primogênito de Deus, mediador, entendimento divino planejador, pastor do rebanho, sumo-sacerdote, advogado, arcanjo, vice-rei, seio materno, penhor, pilar, princípio e arquétipo. O termo, portanto, varia da impessoalidade para a pessoalidade, do atributo para a substância. Nas religiões helenísticas, finalmente, o logos se torna um meio de salvação. Na Septuaginta (LXX), o logos-palavra parece ser apenas uma personificação em Gênesis, Salmos e nos profetas, mas assume caráter de hipóstase nos livros sapienciais. No Novo Testamento, é em Colossenses, Hebreus e Apocalipse que o logos recebe ênfase, atingindo o clímax no prólogo de João." (http://teste.ministeriopastoral.com.br/o-verbo-de-joao/ consultado 17:28 - 08/07/2024)

Este pequeno trecho mostra a complexidade para muitos, importa aqui a prestar atenção na parte que que passa o entendimento do verbo segundo interpretações da Septuaginta e no comentário sobre o livro de Colossenses: "Na Septuaginta (LXX), o logos-palavra parece ser apenas uma personificação em Gênesis, Salmos e nos profetas, mas assume caráter de hipóstase nos livros sapienciais. No Novo Testamento, é em Colossenses, Hebreus e Apocalipse que o logos recebe ênfase, atingindo o clímax no prólogo de João."

Levando em consideração a Palavra o verbo sua analogia e ligação com Gênesis 1, vemos uma atividade em falar, agir, criar fazer acontecer e não a passividade de calar-se, omissão, temos o poder criador no verbo na fala na Palavra no Cristo que fez todas as coisas. Com isso a pergunta que podemos fazer é quem tem interesse que grupos que pregam a verdade se calem diante dos erros, pecados do mundo e suas blasfêmias, abandono da Lei de Deus e instituirão de culto a outros deuses que não é o verdadeiro se não os que pertencem a uma forma de reinado de tipo Acabe e Jezabel matadora de profetas e silenciadora de arautos de Deus?

O interesse aqui é explicar que não podemos ficar apenas nos textos que dizem que até o tolo se torna sábio por causa do silêncio, ou que a língua é é peçonhenta escrito no livro de Tiago. Pois baseando-se nestes textos, muitos por não conhecerem as Escrituras, criticam as redes sociais apoiam censuras, e entre muitos cristãos acreditam sim que a comunicação em redes sociais é ruim pois concretiza-se em fofocas, porfias, criticas desnecessárias, o que é um erro, pois indiretamente promovem tiranias e intimidações com domínio de poderosos, que erram e não querem ser questionados dos seus erros. Por exemplo alguém que prega e não quer ser corrigido, criticado, ou mesmo que seja colocado outra opinião sobre sua preleção, nem deveria abrir a boca já que detesta ser questionado sobre as "verdades" que defende, pastores que doutrinam e não abrem espaço para que os fieis o questionem sobre suas ordens,  estes são os maiores interessados no silêncio do povo. 

Não significa que tudo e todos devem ser levado a ferro e fogo, e todas as declarações deveriam ser apuradas, ou precisam ter respostas, mas levemos em consideração o que Jesus disse aos seus discípulos: 

"7 E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? 28 E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas. 29 E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo. 30 E admoestou-os, para que a ninguém dissessem aquilo dele."

O texto mostra algo interessante, Jesus pergunta  aos seus discípulos o que os outros da cidade estavam falando dele e os seus discípulos sabiam o que estavam falando do Mestre, sobre Jesus falavam e Jesus não se incomodou, de todos o comparar em com profetas, Elias, o Batista. Não existia rede eletrônica social na época, mas a rede de conversas e de bate papos pela cidade em diversos e diferentes grupos sempre existiu na humanidade, muda-se os métodos mais a comunicação entre os homens sempre foi presente; Assim em tempos modernos não consigo entender além da má intenções de silenciar e retirar a liberdade dos homens de opinarem sobre o que ouvem veem, ou pensam sobre alguém e seus atos, só consigo ver como quem quer se esconder e que ninguém saiba o que faz ou o que planeja.

Finalizo este breve texto e simples exposição de meu pensamento, com um texto bíblico muito importante que descrevem uma figura de linguagem muito apropriada para nosso tempos: 

" Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam."(João 1.4,5)

"17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. 20 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. 21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus."(João 3.17-21)

Nestes trechos de textos vemos  importância da compreensão do Evangelho verdadeiro, Luz, sendo Luz, não deveria servir de refugio aos pregadores, pastores, líderes, que anunciam as boas novas de Salvação em Jesus Cristo , a obscuridade e o anonimato, muito menos irar-se por ser descoberto o que ele disse, pregou, usando a Bíblia e o nome de Deus; pois estas astúcias de se esconder e esconder o que se faz, decide é para pessoas que não vieram para Luz pois possuem medo de suas obras serem descobertas. 

Aqui não estamos falando de invasão de privacidade, ou muito menos de desacato, falta de respeito, ou bisbilhotagem do que por lei é assegurado o anonimato e individualidade do cidadão, mas apenas um pensamento sobre a discussão que se levanta quando cristãos iniciam debates e críticas do que acontece em suas reuniões, doutrinas e ensinamentos em congregações. A opinião final é simples, tudo que vem da parte de Deus e é citado em um culto aberto ao público está passivo de estar nas redes e ser comentado. 

Importante é que o que esteja sendo tratado venha engrandecer o nome do Senhor, semelhante as respostas do povo sobre Jesus: "28 E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas.", alguns podem até criar mentiras, mas se existir verdades estas serão anunciadas também, e dependendo d quantidade de verdades a mentira será desmascarada. Sejamos luz sobre a mesa e não candeias sob a mesa que  ninguém ilumina, não tenha medo do que falam de você cristão, se for mentira e você for condenado pela boca do povo movido pela calunia a Bíblia diz que sofreste injustamente e isso agrada a Deus o Justo ele fará justiça, do contrário estás apenas recebendo o que é seu de direito a critica por uma vida hipócrita e errada, que se não tivesse a liberdade de alguém denunciar, muitos ainda estariam nos altares como lobos em pele de ovelhas.

 
Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue