Tentando pensar o Amor


Tentando pensar o amor

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

Deus que ama o mundo de tal maneira...
Amor demostrado em sacrifício e ao extremo, não em palavras apenas, e este perfeito e completo, para que homens sejam graças ele salvos, não temporariamente, mas eternamente.
A vida não tem seu fim aqui.

Que Deus amou é explicito, porém quem são estes que creram, ou os que crerão? Ã resposta está a baixo:

"Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." (João 1:13)

...então se Deus ama o mundo de forma tão intensa, não desistindo dos homens, estes desistirão de amarem a Deus?

Que Deus ama e seu amor é intenso, já é sabido, mas o homem ama a Deus?

"E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros." (João 21:15)

Jesus após o SIM do Apóstolo Pedro, lhe concede obrigações e não tapinhas nas costas agradecendo pelo seu amor a ele!
O que pode comprovar este amor dos homens para com o Criador por mais que seja o Senhor que saiba seu grau de intensidade?

Parece simples, e devido a banalização da palavra amor pela sociedade moderna, alguns arriscam acusar outras de amar por causa de algumas palavras e feitos e outros por não amarem devido a mesma forma de julgamento, algumas palavras e alguns feitos não condizentes com o amor citado por grupos que parece ter registrado a patente do significado da palavra AMOR, sejam religiosos ou céticos;

Jesus cita a Lei para elucidar obrigações morais e comportamentais dos homens quanto a Deus e ao seu semelhante do próprio individuo:

"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Marcos 12:30,31)

Aí está a fórmula do amor que agrada o CRIADOR:
Sujeitar a Deus por completo o coração;
Sujeitar a Deus por completo a alma;
Sujeitar a Deus por completo o entendimento;
Sujeitar a Deus por completo toda força vital;
Fazer o bem ao próximo, como eu quero meu próprio bem;

Levar em consideração que o amor ao Pai celestial, aparece listado em quatro atitudes requeridas para comprovar este amor, contra apenas um quanto amor ao semelhante do homem, pode incomodar os mais céticos e humanistas 'empoderadores' de ideias contrárias a Deus, espiritualidade, Bíblia, religião, etc, porem é necessário;

Quando levado em consideração as reinvindicações que podem caracterizar o amor a Deus, deve ser observado o texto da revelação de Deus a Moisés:

"Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão."
(Êxodo 20:1-7)

Quando levado em consideração a Parábola do bom samaritano, onde é desvendado aos discípulos de Jesus, quem é o próximo, elucida mais ainda o que é fazer a outros, o que gostaríamos que fosse feito à nós, mesmo usando uma única situação, que pode e deve deixar de lado os muros subjetivos da forma abstrata de amar:

....aí está a figura do próximo:

"E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto." (Lucas 10:30)

A continuação deste rascunho, fica com cada individuo, que queira interpretar as palavras daquele que fez todas estas coisa intensamente até seu último dia na Terra, como interpretando as Palavras daquele que é ETERNO e seu AMOR infinito, que nos permite aprender que se existe uma maneira de ser grato a Deus, esta maneira não é apenas em palavras ou intenções, pois Profeta Miqueias já recomendava ao povo de Israel como Arauto de Deus:

"Com que me apresentarei ao Senhor, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano?
Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma?
Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?" (Miquéias 6:6-8)

Embora recomendações como esta sempre estiveram nos textos bíblicos como avisos da parte de Deus a Israel, como descrito no texto de 2 Crônicas:

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." 2 Crônicas 7:14

A humanidade continua precisando do Novo nascimento para entender, crer e seguir.

Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue