Sujeitai-vos, pois, a Deus ou aos homens?


"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Tiago 4:7;

Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos;

Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus. Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.

Se o voto é obrigatório, então é falacioso o argumento de que evangélico não se intromete em política, pelo argumento tanto da IGREJA ser do ALTO, quanto ter por responsabilidade cuidar da Fé e Espiritualidade. Em nada estes argumentos significam que o povo de Deus não deva estar em total dependência do Senhor Jesus, como atento nas ideologias e decisões políticas de seu País. Jesus é sendo o Cabeça da Igreja, a Igreja tem obrigação de seguir a vontade de Deus já declarada na Bíblia aos cristãos, significa que por ser do ALTO, é o SAL da TERRA e LUZ do mundo, inclusive nas URNAS

Se continuarem este ensino vergonhoso de que um cristão não deve tomar partido que tem apenas capa de espiritual POR PARTE DE MUITOS PASTORES, que na realidade são "omissos" ao posicionamento; o ensino de que um cristão evangélico, não deve tomar partido, não deve discutir sobre qual movimento e ideologia política, os fiéis devem apoiar pelo voto democrático nas urnas, não se envolver com destino do seu País em eleições, será necessário e urgente colocar em discussão às denominações cristãs evangélicas, se o cristãos evangélicos devem votar para algum candidato político; pois todos já não estão mais em tempos que a ignorância, tanto bíblica, como politica e social, imperavam dentro das Igrejas. Tudo se discute a luz da Bíblia hoje, inclusive política, principalmente quando é um DEVER o voto, não sendo opcional ao cidadão seja religioso ou cético.

O texto bíblico que é escolhido para fundamentar a opinião deste texto escrito levemente, nos mostra que os cristãos devem ser sujeitos a toda ordenação humana: "Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; " A Igreja cristã, os evangélicos, qualquer um que confessa Jesus como Salvador, tem o dever e obrigação de prestar atenção na gravidade desta palavra "sujeição"; nos dicionários a definição é muito séria: Sujeição é  dependência, submissão, vassalagem, característica do que não se rebela, do que aceita passivamente a dominação; obediência, submissão, resignação. Observa-se que não está sendo aqui exposto no texto bíblico que se pode escolher a quem se sujeitar, pois o texto coloca claramente que a autoridade está instituída, então deixa como todas. Assunto muito sério para permitir na "sorte" que qualquer pessoa seja autoridade e assim possa todo o cristão serem obrigados biblicamente a sujeitar-se à esta autoridade, mesmo sabendo que será por amor a Deus.

O Mundo mudou, Deus continua o mesmo e não há no Senhor sobras de variações de mudanças, porém DEUS NÃO VOTA ESCOLHE sozinho, ELEGE PELO SEU PODER, não precisa de nada,, ELE É DEUS E segundo as Escrituras ELE é que coloca governantes e destitui governantes pelo seu Poder. É importante entender que a Igreja como instituição não é DEUS, vota, e seu membros devem obedecer aos governos instituídos.

Não dá pra entender como muitos conceitos que já foram superados ainda possuem lugar no meio da Igreja cristã, digo superados pela Bíblia e não por ensinos denominacionais, doutrinas de homens, etc; Denominações mudaram radicalmente, e as mudanças não param, tanto em conhecimento seja bíblico, como político e social, pois a ciência se multiplicando os "fantasmas" vão desaparecendo. 

Muitos alegam que não interessando o governante a Igreja terá que obedecer mesmo então "Deus é que sabe"(já escrevi um texto sobre o argumento Deus é que sabe"); Porem não é desta forma que o texto bíblico em I Pedro 2 deixa claro para os irmãos cristãos, vejamos: "enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem." O texto mais completo: "Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem." 1 Pedro 2:13,14;  

Não precisa ser um erudito, biblista, versado nos idiomas originas da Bíblia parar saber que a sujeição da Igreja aqui é a todos os governantes, claro que sim, porem o que estes fazem? Eles são enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem! Não leio em nenhum momento neste texto que estas autoridades a qual a Igreja se sujeita, coloca em liberdade e enaltece malfeitores, e louvam a satanás com suas hostes e os que fazem o mal ao povo de bem, muito menos que eles existem para perseguir o povo de Deus a Igreja do Senhor Jesus, proibir os cultos, dizer como tem que ser a Fé e espiritualidade dos cristãos, etc; 

Por isso é extremamente errada a forma que hoje que muitos pregadores, pastores, ou qualquer pessoa que suba ao púlpito de uma Igreja e tente fazer como que a Igreja não se envolva em política, não discuta politica, diga que estes assuntos não são parar Igreja, pergunto como que não são se o texto bíblico ordena a sujeição da Igreja aos governos instituídos e estes governos, não são qualquer um, eles fazem a obra para louvor dos que fazem o bem? 

É sobre isso que vamos discutir de forma superficial claro, porém tentando ser o mais claro possível, pois quando tratamos de fazer o bem e punir malfeitores, governos precisam de leis parar isso. O que ocorre é que dependendo das leis o que é o bem passa a se tornar mal, quem é malfeitor passa a ser inocentado e inocente passa ser malfeitor; tudo se faz nos bastidores das leis; 

Paulo experimentou o terro disso, Jesus experimentou o terror disso , todos os cristãos perseguidos na época de NERO sentiram na pele esta inversão de valores, as famílias experimentaram o terro disso pelo Governo de Herodes, INCLUSIVE CHAMADO DE "RAPOZA" por Jesus, quando ele manda matar todas crianças de uma certa idade, os hebreus no Egito experimentaram este terror com a morte das crianças hebreias, todos estes eram governos. A Igreja precisa entender que com o avanço da ciência e erudição, os fantasmas desaparecem, a ignorância os trazem de volta; primeira mente Deus é nosso guarda fiel, segundo nossas condutas ajudam-nos a não nos entregarmos as ciladas do Diabo, como está escrito: "E vos renoveis no espírito da vossa mente; "Efésios 4:23; "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. "Efésios 4:26,27;


Um cristão escolher um governante que é contrário a sua fé as ideais que acredita ser verdade de Deus para sua vida e família, é assinar certidão de sua derrota e sofrimento com de toda sua geração, até que Deus tenha misericórdia e liberte-o das garras do vilão, lobo devorador; instruir uma IGREJA, um povo a não discutir o assunto que pode desencadear todo um sofrimento, alegando que a IGREJA é do ALTO e não precisa se preocupar com isso, é uma autentica armadilha do Diabo! Mesmo que o líder, pastor, pregador da denominação não saiba, não deixa de ser caracterizado como um laço do passarinheiro, uma armadilha! Graças a misericórdia de Deus que muitas vezes a Igreja é livre e escapa do passarinheiro, porém aprender a não cair no laço ajuda muito a Igreja a andar melhor e fazer a obra de Deus melhor;

Tudo muda, nas igrejas muito conceito mudou, ou foi aperfeiçoado, então não há lugar hoje mais para histórias sem contextos ou apenas opiniões vagas baseadas em experiências pessoais, um povo inteiro depende de ouvir verdades eternas
O que há décadas era motivo de exclusão eclesiástica, hoje é apenas caso de alguns minutos de conversa com pastores para que tudo seja acertado, resolvido e sob alguns conselhos pastorais a comunhão é estabelecida, antes existia até janela do Diabo (TV) , de certa forma até concordo com o termo, quando Filhos do Diabo tomam posse do objeto, mas hoje é comum mais de uma TV na casa de qualquer evangélico, o que era tido como produtos de Jesabel(maquiagens em geral) não precisamos nem comentar, está explicito na boca da maioria cristãs evangélicas do século atual, o que era tido como vestes de homens e em 100% das igrejas(calças) evangélicas era responsável por exclusão do membro, fiel da congregação ou denominação, hoje é segurança para trabalhar, praticidade, roupa descente e muitas vezes mais descente do que diversas saias e vestidos, não preciso nem falar massivamente o uso se tornou normal entre as irmãs;


São tantos exemplos que tenho para mostrar, sobre doutrina de homens que por muito tempo se passaram por sãs doutrinas, a lista é extensa, como barba, bigode, chapel, terno e gravata, prática de esportes, até mesmo a repulsa por estudar teologia, porém todas estes temas hoje com avanço da tecnologia, informação, ciência, estudos bíblicos, muitos irmãos aderindo a formação teológica, apreendendo a interpretar a Bíblia, agindo mais pela razão bíblica do que pela emoção e suas próprias opiniões caseiras e tradições e experiência pessoal, que ficaria aqui escrevendo um livro, pois sou evangélico desde criança, vi muitos acontecimentos envolvendo evangélicos, e estou caminhando parar os meus 50 anos de idade, mas não se faz necessário;

O que é citado aqui é o bastante, para dizer que PREGADORES, PASTORES, MISSIONÁRIOS OU todo e qualquer individuo que empunha a Bíblia para ensinar o Evangelho e as doutrinas bíblicas ao povo, que não há nada mais atrapalhado , desconversado e que prova que uma liderança não sabe parar onde conduz seu rebanho, é informando aos evangélicos que eles não devem se metre em política e nem discutir esses assuntos, SENDO que todos os cristãos como todo cidadão é obrigado a votar pela Lei, e isso é tido como UM DEVER!

Assim como tudo que já vimos falarem como verdades eternas, já nem em sombras existem mais entre os irmãos evangélicos nas denominações, ou seja não venceram o tempo, a ciência, erudição, as gerações, por isso não permaneceram e como todo pensamento humano, se vai com outros pensamentos humanos que os superam em inteligência, utilidade e aplicação na vida, sim pois é aplicando ensinamentos na vida, no dia s dia que se sabe a real utilidade espiritual do que é ensinado, se não soma em nada, então pra que continuar seguindo propagando, como se fosse a coisa mais importante a se pregar, quando pode ser apenas palha que o fogo do tempo queimou e o mesmo tempo levou as cinzas; (Verdades Eternas - na teologia são verdades que nunca mudam, um pensamento divino, bíblico e do alto, vindo do Espirito Santo, por isso em total conformidade com as Escrituras Sagradas e atemporal);

Claro que aqui não critico de forma depreciativa, nenhuma forma de uso e costumes, ou muito menos doutrinas escolhidas por qualquer denominação, que ao coloca-las aos seus membros e fieis, estes estejam de acordo em segui-la para uma melhor organização entre eles, desde que não atribuam salvação as doutrinas de homens  ou retirem de contexto, textos bíblicos parar criarem suas regras como se fossem Bíblicas, não tenho problemas com regras institucionais. Acredito que já não há, na verdade nunca teve espaço parar tamanho erro eclesiástico de lideres religiosos cristãos. É horrível a tentativa de impor suas opiniões como textos Bíblicos usados como pretextos, está tudo bem, quem se sujeitar é por gostar ou aguentar o julgo que lhe é imposto, (lembro que o julgo de Cristo é sempre mais leve), porém distorcer a Bíblia é pecado. O que venho protestar é QUANTO A FALÁCIA de que uma Igreja, um cristão, evangélico, não pode levar a discussão e opinião politica , social para ser discutido, como se CRISTÃSO E EVANGÉLICOS não escolhessem o bom ou ruim politico parar governar a minha vida e sua vida que está lendo este texto;

A escolha que crentes fazem nas URNAS em tempos de eleição escolhem QUEM VAI GOVERNAR através de LEIS MINHA VIDA, FAMILIA MINHAS COMPRAS, MEU EMPREGO, MINHA LIBERDADE RELIGIOSA, VÃO CRIAR LEIS QUE SÓ SABEREI o quanto me prejudica, se algum advogado me explicar, e sabendo de tudo isso, tenho mesmo que ensinar a igreja EVANGELICA cristã que ela não deve se intrometer em assuntos políticos, pois somos um POVO DO ALTO, e não da ESQUERDA OU DIREITA? Diante de tudo que uma Igreja Evangélica e cristãos evangélicos já se intrometem, já mudam os rumos em uma sociedade, e que não alegam que são do ALTO, esta ideia de não se intrometer em assuntos políticos é uma FALÁCIA!

Para que não seja tratado como uma falácia, o ensino de alguns pastores e pregadores de que cristãos não devem se intrometer em política ou assuntos relacionados, não instruam seus membros sobre as ideologias políticas existentes na política nas congregações, eles devem focar e provar que CRISTÃOS, EVANGÉLICOS, não podem votar, não devem escolher políticos, não podem permitir subir aos púlpitos das Igrejas evangélicas políticos, candidatos, presidentes de denominações não podem apoiar políticos autoridades políticas, não podem apoiar bancada Evangélica e nem pastores que estejam lá, mesmo que lutem pelos direitos do povo evangélicos no País e representem a Igreja no Congresso, pois a IGREJA É DO ALTO, na teoria não precisa disso.

O inicio desta prova que considero absurda, porém mais honesta do que, permitir pregações dúbias sobre apoio ou não de políticos e sistemas por parte da denominação, é O CRISTÃO NÃO SER OBRIGADO AO VOTO! O que parar alguns pode soar como uma total dependência do ALTO para Igreja, poderia também se tornar mais uma doutrina de homens a ser destruída como o tempo que passa sempre como rolo compressor por ciam das falas pastorais que não se enquadra na Bíblia.

É apenas um pensamento, que descreve minha total insatisfação com o posicionamento omisso de muitos que se escoram na política e nas leis para continuar existindo, não querem admitir isso e assumem que a IGREJA não deve se intrometer em assuntos políticos; Se o voto é obrigatório, então é inevitável e falacioso o argumento de que evangélico não se intromete em política, pois a IGREJA é do ALTO! A IGREJA É DO ALTO mas ESTÀ na TERRA! 

O texto em I Pedro 2 citado neste texto termina com: "Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus. Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei." 1 Pedro 2:13-17. É mais uma vez explicito que este Rei este governo não é um Ditador, opressor de cristãos, apoiador de destruidores de liberdade do pensamento cristão, e  apoiador dos ateador de fogo à igrejas cristãs, enaltecedor de ladrões e injustos corruptos que fazem manutenção ao crime por conveniência, não é um governo que aprisiona, pois o inicio do texto citado  por Pedro é "como livres, e não tendo a liberdade  por cobertura da malicia..." ou seja é um governo que presa a liberdade, todo cristãos sabe que a liberdade cristão consiste em espiritual e natural de sua pessoa, que mesmo estando em cadeias o espirito é livre, porem o contexto mostra que a honra ao governo se deve para o louvor dos que fazem o bem, assim a liberdade é para os que fazem o bem e não devemos espiritualizar o que o contexto declara literalidade;


Assim concluo que é uma falácia a ideia imposta de que evangélicos não devem se envolver com política, uma armadilha que a Igreja arma sob os próprios pés dos seus fieis que nela congregam em adoração a Deus. Se o voto é obrigatório, então é falacioso o argumento de que evangélico não se intromete em política, pois a IGREJA é do AULTO! Não significa isso que om povo de Deus não deva estar em total dependência do Senhor Jesus o Cabeça da Igreja, ao contrário, significa que por ser do ALTO, é o SAL da TERRA e LUZ do mundo, inclusive nas URNAS, escolhendo segundo a vontade de Deus, mas para saber a vontade de Deus, a obrigação é a discussão seja lá qual for o tema ou assunto pelo viés bíblico; 

Tomar partido do que é o correto para fazer, agir ou decidir, principalmente quando reflete em gerações futuras, nunca foi pecado, é sabedoria! Lendo um texto simples porém profundo: "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Tiago 4:7, passo a refletir, como que uma Igreja vai se sujeitar a Deus se sujeitando a um governo que não se sujeita a Deus? Claro que a escolha da Igreja será não se sujeitar ao Governo, Pois amor a Deus é em primeiro lugar. E se Deus der oportunidade da Igreja escolher seu Governo, precisaria ela escolher com sofrimento se sujeitar a Deus, uma vez que o Governo discutido reconhece a quem pertence todo o Poder? Fiquemos com estas perguntas, para discutir e refletir mais no texto de 1 Pedro 2:13-17. Resista o Diabo, resista Governos do Diabo! Resistas falácias de que a Igreja não deve se intrometer com assuntos de política por ser do ALTO.

Presbítero 
Israel Lopes


Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue