Obediência

E fez Noé conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenara. Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.”Gênesis 7:5,7

O Grande Dilúvio – Gênesis 7 – 9:17 | Caminhando Com Yeshua (Jesus ...Os homens na época de Noé estavam se afastando dos propósitos Divinos e tornando-se violentos, injustos, assassinos, cruéis era o Espírito de Deus neste Tempo era o Pregador em Gênesis, ele pregava aos insistindo aos homens como deveriam ser como criação de Deus; mas os homens endureceram como sempre ocorreu e o Senhor Criador sentenciou os homens a primeira destruição em massa que se conhece nas Escrituras "Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos." (Gênesis 6:3)  

O Senhor fez um julgamento do homem vendo seu presente e já condenando seu futuro por saber as imaginações humanas, consideremos que o Senhor declara na sua Palavra “CONTINUAMENTE” deixando assim de lado qualquer hipótese de reconciliação da quela geração com o Criador: “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.” (Gênesis 6:5-7)

Por Noé andar com Deus este se condicionava justo diante de Deus e integro diante daquela civilização que resistia o que era correto neste caso resistia o Espírito de Deus; podemos resumir que Noé não resistia o Espírito de Deus: “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.”(Gênesis 6:8,9);

Deus o Criador decreta o final do homem neste momento, mesmo que dê tempo para ele (“meu espírito não contenderá como o homem para sempre”):
O fim de toda a carne é vindo perante a minha face (Gênesis 6:13)

Posso sim concluir que pelo que Deus permite que seja Escrito nas Escrituras, o Senhor já declara que apenas Noé e sua família se salvaria, ele deixa claro isto e dá as ordens para que seja concretizado o seu plano de matar e destruir todos os viventes por causa dos pecados dos homens: “Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.” (Gênesis 6:18)

Noé obedeceu e foi salvo: “Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.”(Gênesis 6:22); mostramos o quanto a obediência é importante, pois os marcos divinos não podem ser removidos da humanidade e a mesma permanecer impune;

Nosso Senhor também faz o contraste da vida de Noé com os outros habitantes e deixa nas suas palavras bem claro a distancia de Noé e sua forma de viver com as do povo da época. Quando Jesus destaca “comiam, bebiam, casavam e davam-se a casamento”, faz a alusão a vida cotidiana de um homem comum, natural, onde o mais importante são suas necessidades naturais e não o que está no mundo espiritual ( Vontade de Deus, Espirito Santo, andar com Deus, etc;

O novo testamente coloca bem seriamente a ideia de um novo nascimento já para deixar de ser um levado apenas pelo que é natural e passar a entender o que é espiritual, aliás o NT está repleto de exemplos sobre o velho homem X novo homem; Assim os que andam com Deus se assemelham a Noé e os que em nada ligam para o que é espiritual se assemelham aos homens que Jesus cita dos dias de Noé; Assembleia de Deus (maioria dos evangélicos usam esta passagem para deixar claro que os que são arrebatados naquele dia são os que se assemelham não ao povo comum e natural mais aos que como Noé andam com Deus!

E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.” (Lucas 17:26,27)

É "MELHOR OBEDECER DO QUE SACRIFICAR, MISERICÓRDIA QUERO E NÃO SACRIFÍCIOS, meus são os bois e toda a terra diz o Senhor"; ninguém pode dar nada ao Senhor que não seja dele, por isto só serão salvos pela graça pois é desta forma que lhe é concedido o novo nascimento, após ser salvo não podem ficar voltando para vida de pecado como porcos voltando para lama e nem como cães comendo o próprio vômito, todos estes textos mostram um história por trás de insistência de Deus e seu Espírito com a nação de Israel no passado, mostrando que não mudou muito após Gênesis e o dilúvio.

Milênios depois, épocas diferentes e civilizações diferentes, mas o mesmo erro de crueldade, injustiça, permeia a avida dos humanos ao ponto do povo escolhido por Deus Israel ter que sofrer castigos e destruições diversas, para aprenderem que Obediência a Deus é Salvação!


Temos na modernidade ocorrendo a semelhança da antiguidade, os homens desprezam o Filho de Deus, desprezam a Palavra de Deus, desprezam o Criador, desprezam seus mandamentos para uma vida mais frutífera e feliz, então chegará o fim novamente para a humanidade cedo ou tarde chegará o fim e como meus pastores da minha infância sempre diziam :“Nó Céu só entra lavado no Sangue de Jesus”, Na realidade lerão que “bem aventurado são que lavam as suas vestiduras no Sangue do Cordeiro! ENTÃO O PREGADOR ERA O ESPÍRITO SANTO E NOÉ OBEDECEU PARA TOMAR POSSE DA BENÇÃO, Hoje o Pregador que convence o Homem do Pecado da Justiça e glorifica a Jesus ainda é o Espírito Santo, os homens podem acreditar que a história se repetirá, mas quem obedece a Deus desfrutará das bençãos do Senhor, se não for aqui será no porvir; "E no mesmo dia entraram na arca Noé e sua família"

Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue