A Razão!

"Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me." (Marcos 8:34)

Lendo a Bíblia, encontramos exemplos maravilhosos para entendermos melhor a vida dos homens e suas ações. Três características interessantes em três homens citados nas Escrituras: Pedro, Tomé e Saulo; para muitos, é do próprio instinto de sobrevivência apoiar o que lhe favorece nos momentos de necessidade, medo, sobre tudo quando envolve incertezas quanto viver ou morrer; vemos ocorrer algo parecido com Pedro: "E Simão Pedro estava ali, e aquentava-se. Disseram-lhe, pois: Não és também tu um dos seus discípulos? Ele negou, e disse: Não sou."(João 18:25);

Pedro com muita certeza em si e na sua personalidade disse do que não conhecia quando avisado pelo Mestre: "Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei... Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo."(Mateus 26:33-35);
Porém Jesus mesmo tendo o avisado sobre isto antes de ocorrer, não o abandonou mas o seu aviso lembrado a Pedro foi suficiente parar o corrigir: Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. Disse-lhe Pedro:" (Mateus 26:33-35); "E o galo cantou segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que Jesus lhe tinha dito: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E, retirando-se dali, chorou." (Marcos 14:72)

Outros também pelos mesmos motivos a desconfiança e descrença de tudo e todos, afeta-o de tal forma, que mesmo conhecendo verdades, participando de verdades, ouvindo verdades, se tornam descrentes e muitas vezes debatedores das verdades que conhece; também vimos um exemplo parecido ocorrido com Tomé: "Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei." (João 20:24,25); Mas vemos o Senhor socorrendo Tomé nesta incredulidade particular dele e deixando uma palavra de esperança aos que não poderiam ver aquela cena mas creriam no seu Evangelho: 

"E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
 Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé creste; bem-aventurados os que não viram e creram.(João 20:26-29)

Ainda há os que são sabedores, eruditos, pensam que estão fazendo a coisa mais correta e integra como a mais sacra de todos, que se possa existir aos homens, a ponto de em nome do "sagrado" decidir quem morre e quem vive, porém se deparam com o que sua erudição não ensinou a "Verdade Absoluta", aquela que quando encontrada não dá opção de ´replica': "Ora, aconteceu que, indo eu já de caminho, e chegando perto de Damasco, quase ao meio-dia, de repente me rodeou uma grande luz do céu. E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues."(Atos 22:6-8);

Não sei em qual destes exemplos, muitos de nós nos identificamos, ou quem sabe com os três, mas sei que ficou escrito para que venhamos entender que não somos tão corajosos e destemidos, com pensamos ser, também podemos estar enganados sobre nossas certezas e que existe realidades muito mais complexas do que nossa teologia, filosofia ou psicologia possa oferecer como compreensão, MAS SOBRE TODOS OS TEMAS sempre teremos um que é sobre todos e conhecedor de todas as coisas reveladas e ocultas, e conhece quem eu e vocês são ou tentamos ser Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo; 

Os três personagens são categóricos no que querem e pensam, mas erram e por misericórdia o Senhor retorna eles ao caminho correto da verdade; Tudo o que fazemos por mais correto que pareça ainda é apenas intenção de acertar (isto pensando o que é sério) não significa ser o correto e integro, aliás aos olhos dos homens a Bíblia já declara muitos caminhos parecem realmente ser corretos; quem sabe se não é a nossa maior certeza que espalhada aos homens, em um futuro se provará de forma surpreendente ser o maior erro. Os seguidores de Jesus devem estar dispostos a deixar tudo e este tudo também se refere a vaidade dos seus pensamentos, "sábios" em si mesmo não combina com os que querem seguir a Jesus.

Desta forma, admitimos, que Jesus sempre tem razão sobre quem somos ou podemos vir a ser ou fazer e concordamos com um Amém ao texto que diz: "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me." (Marcos 8:34)

Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue