Ceia em Pandemia, distanciamento do memorial?



“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.”1 Coríntios 10:31-33

Se um cristão só consegue adorar, sentir a presença de Deus dentro de uma Igreja, não consegue louvar, meditar, orar em sua casa buscando ao Senhor, ele ainda não foi alcançado pelo Deus ONIPRESENTE, ONISCIENTE e ONIPOTENTE, precisa aceitar a Jesus novamente, se arrepender para que Cristo faça morada em seu coração como está descrito " Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3:20); A comunhão com Deus deve ser intima. Templos e igrejas são lugares para nos reunirmos com nossos irmãos, em comunhão e UM CULTO COLETIVO OFERECIDO A DEUS e ninguém fora da igreja por mais magistrado que seja tem o direito de interferir, proibindo ou ordenando como deva ser este culto, isto a Igreja e seus líderes espirituais apenas pertence. Mas é verdade também que os mesmos líderes devem tomar o cuidado para que exista separação entre culto em assembleias e o adorador a Deus cristão em todo tempo ou lugar; Porém o altar do Espírito Santo é cada crente e sua vida, estando ele selado pelo Espírito Santo, este é o companheiro de todos dias, todos momentos, seja na tristeza ou na alegria, ele cumpre o que Jesus disse: " e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém."(Mateus 28:20); Não venho aqui defender em nenhuma hipótese a ideia de que o individuo pode viver sem congregar ou muito menos que alguém está certo em afirmar ele ser a igreja, aliás é isto um erro grave, que envolve, insubmissão, orgulho, e incompatibilidade com os ensinamentos dos Apóstolos de Cristo. A preocupação é que seja afastado das mentes a possibilidades do valor ser maior ao símbolo do que ao seu significado!


Estamos passando por momentos delicados onde muitos tem feito como idolatras, como quem não conhece a Cristo, não tem o Cristo na pessoa do Espírito Santo, Deus é Espírito e importa que a adoração seja em Espirito por pessoas espirituais e não carnais, místicos que precisam de objetos, para ter certeza de que são filhos de Deus e amados de Deus. ou que estão em paz com Deus, quem afirma testificando que SOMOS FILHOS DE DEUS É O ESPIRITO SANTO: "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.(Romanos 8:16); Breve retornaremos a pregar, cantar, glorificar em conjunto sem máscaras, sem luvas, sem estar a dois metros de distância dos nosso irmãos, mas por enquanto, DEUS AINDA PERMITE QUE UMA PRAGA ASSOLE NOSSA TERRA, Deus ainda permite que as autoridades decidam sobre nós e parar nosso bem; Não se trata de falta de fé, pouca fé, desobediência a Deus por parte de alguns, trata-se sim de conformidade com a Palavra de Deus, que colocou autoridades e mais do isto, obediência;

Por isto não precisamos como cristãos agirmos como os idólatras que não estando no Templo acredita que sua adoração não é recebida, nosso Deus não é o Templo, se não tiver na presença do pastor, passa a viver uma vida de desobediência, nenhum pastor é nosso Deus, se não participar da Ceia na data programada se sente em pecado e sem a presença de Deus, A ceia do Senhor não é o Senhor que salva, a Ceia não salva e nem é atestado de quem é salvo em Cristo Jesus, mesmo que os salvos participam do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, além do mais e como celebração bíblica não possui estipulada data, mas tem como deve ser feita e sua máxima é "quando vos ajunteis...", significa comunhão, com o Senhor e com os irmãos, não é algo que vou para um local em uma data estipulada, como uma tradição e rotina religiosa, para comer um pedaço de pão e beber um cálice de suco de uva apenas ou cumprir minha obrigação retornando assim parar meu lar. A ceia é com o Senhor, é do Senhor e com sua Igreja, se a Igreja não pode se reunir não tem Ceia do Senhor, tem celebração de um ritual apenas.

Ainda existe todo o rito criado para dificultar uma celebração que lembre o Senhor que Paulo apregoa quando diz :"aprendi com o Senhor, que na noite em que foi traído…", fica claro que a noite que Jesus foi traído, é a noite da instituição da Ceia em memória dele Jesus. Era páscoa, mas ele disse : " agora fazei todas as vezes isto em memoria de mim", não seria mais Páscoa, mas lembraria o Senhor, não lembraria mais o livramento do Egito, mas era parar se lembrar dele o Senhor e como ele seria entregue, morto. Lendo Lucas 22:13-20; O texto é lido para ensinar sobre a celebração da Ceia do Senhor. Mostra a celebração da Páscoa agora não mais sendo celebrada como uma festa judaica e sim uma ceia que lembrará o SENHOR JESUS e como ele foi entre para ser entregue e morto para cumprir as Escrituras. Olhando para esta inauguração da Ceia do Senhor, pois é a primeira vez que ocorre de alguém trocar o significado e memória do estatuto perpétuo da Páscoa ordenado pelo Criador ao povo de Israel através de Moisés por outra memória, a de Jesus Cristo que morreria pelo homem pecador; podemos sim afirmar ser a instituição do sacramento da Ceia do Senhor como o conhecemos, se existe uma forma e data parar celebração esta seria a forma da Páscoa judaica, mas não em memória mais da saída de Israel do Egito e sim da forma e maneira que Jesus foi entregue parar ser crucificado, “em memória de mim”;

Em tempos de COVID 19 muitas igrejas evangélicas por querer cumprir datas estipuladas por eles , os homens e não Deus, as datas para celebração da Ceia do Senhor, são colocadas aos ministérios por decisões humanas, porém em quarentena dada pelo governo por causa da doença que assola o mundo e o Brasil, se sentem na obrigação "sacra" de cumprir com o ritual do sacramento na data que eles estipularam, porem em quarentena por causa da doença que obriga a maioria das pessoas principalmente idosos e outros de riscos ficarem em casa, além de terem que transformar toda uma liturgia, empacotar pão, usar máscaras, luvas, e além de distribuir em forma de delivery a Ceia do Senhor, ainda não se cumpre o reunir-se como igreja, assim cumprisse apenas uma Ceia particular de cada crente.

Pacotinhos pronto parar viagem como presenciamos por estes tempos, sem falar da Ceia online outra alteração e invenção com esta tão importante sacramento totalmente descaracterizada e sem forma, obrigando psicologicamente a muitos que, por não saberem do que se trata a Ceia do Senhor (comunhão com Deus e com os irmãos ) e até mesmo temerosos por estarem em pecado se não forem ao templo Cear, cumprir a data estipulada para tal finalidade, mesmo em tempo de doença infectocontagiosa no mundo, mesmo com respaldo bíblico (mas a maioria não sabe), misturam algo que deveria ser maravilhoso e de verdadeira comunhão em Cristo com tudo menos uma espiritualidade legitima, logo ao ver todos de máscara, luva, pães ensacados e irmãos separados a dois metros de distancias um do outro parar não pegar doença Covid-19, A CEIA EM MEMÓRIA DO COVID-19, seria o nome mais apropriado parar o momento;

Não, a ceia do Senhor não é isto, por isto a recomendação: “não sejamos como os idolatras”, o que o idolatra faz? Ele idolatra ritos, acreditam que o visível é tão ou mais sagrado do que o invisível, limitam o poder de Deus pelos sacramentos; acreditam mais no Pão sendo sagrado do que o Senhor que ordenou que o Pão o representasse, a prova disto é que não tem culto, não podem se reunir, não podem abrir a Igreja, mas a Ceia tem que ser celebrada na data estipulada, E POR QUAL MOTIVO? ONDE ESTÁ ESCRITO ISTO NAS ESCRITURAS SAGRADAS? Não eles não sabem informar, os líderes e muitos deles hoje já avançado de idade apenas seguiram seus antecessores e os mais novos fazem o mesmo apenas sabem que tem que fazer, pois é data do culto mais importante da Igreja, qual culto a Deus não é importante?

Não tem problemas adiar a Celebração da Ceia por tempo indeterminado quando se tem um motivo justo parar tal adiamento, COVID-19 é este motivo, se trata de algo que os governantes estão informando e tentando proteger a população, quando os ordenam que fiquem em suas casas; Deus ordena a obedecia aos governos e autoridades e mesmo que leiam no texto “ Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.”Atos 5:29, o assunto em contexto na ocasião em nada tem a ver com nossa realidade atual como está no próximo texto: “Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.”Atos 5:28; A Igreja não está sendo acuada a negar o nome de Jesus e nem proibida de exercer sua fé, não estamos em perseguição, a única coisa que está ocorrendo é que muitos morrem por causa do COVID-19 e pastores teimam diante do perigo da infecção e abrem suas igrejas para celebrarem uma Ceia totalmente alterada.

Se fizermos uma reflexão, vamos perceber que o mundo parou, comércio, parou, escolas pararam, muitas empresas dispensaram seus funcionários, principalmente os serviços que são concursados e públicos, para que se diminua o risco de contágio de pessoas pelo vírus COVID-19; alguns afirmam que ainda estão trabalhando e por isso, se enfrentam a pandemia trabalhando então podem ir parar uma Igreja em tempos de Pandemia. Não tiramos a razão e lógica estabelecida para chegar a esta dedução, porem um crente ir trabalhar existe um senhor que está lhe ordenando a ir trabalhar(a Bíblia ordena que seja tratado nossos patrões como senhores, já que os governo não ordenou que estes senhores paralisasse a empresa e governos possuem também autoridade e devemos obediência, então não tem lógica comparar com a Igreja, pois nosso Senhor n]ão nos colocou uma data de mês em mês para celebrarmos a Ceia em memória dele. Se fazemos isto é por em situações normalizada ser possível assim, mas não por ordenança de Deus e sim dos homens;

Diga NÃO as "Vozes proféticas" que alguns pastores insistem em ter, isto é heresia, invenção. Estes homens na sua maioria nunca mostraram um milagre ao público feito pelas suas mãos, mas GRITAM NAS REDES SOCIAIS, ou mesmo nos templos, que dentro da Igrejas você está imune a vírus, é óbvio que ainda não sabem a diferença de como um filho de Deus é tratado, quem sabe que Deus é Espírito, sabe que seguir liturgias apenas não é adorar e sim os que sabem devem adorá-lo em Espírito e verdade;
É ÓBVIO QUE Deus pode livrar em qualquer lugar os que servem a ele em fidelidade, porém como Habacuque poderão muitos orar; Ha tempo para tudo; DIGA SIM A PALAVRA DE DEUS QUE NÃO MENTE Rm13, Tito 3.1 1Pedro 2.13 - vamos ver o que diz as Escrituras sobre nosso momento atual através destes três textos:

"Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência." Romanos 13:1-5
"Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra; Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens. Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes"Tito 3:1-3;
"Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem. Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos;"
NO MOMENTO A palavra de Deus ordena que fique em casa, orando cultuando, NÃO DÊ LUGAR AO DIABO, A BÍBLIA É DIRETA E NÃO DEIXA CONFUSÃO; Mas alguém quer ser mais que ela e se você eu ou qualquer outro aceitar, de nada vale o que insiste ensinando sobre obediência a Bíblia em sua congregação! LOGO VOLTAREMOS A CONSTRUIR IGREJAS E FAZER CONGRESSOS, mas é hora de orar em casa, até que o Senhor nos ordene Sair, digo o SENHOR e não estes milionários de transvestidos de pastores que nunca mostraram uma cura de dor de cabeça em nome de Jesus, mas falam como se fossem advogados de Deus na Terra, Deus é fiel e sabedor dos corações, como não poderia julgar nossas vidas que servimos a ele baseado nas Escrituras? 

Na década de 80 quando se disciplinavam os irmãos por causa de algum delito cometido, pecado confessado, estes eram proibidos em algumas denominações de participar de Cultos de Ceia e em algumas até de cultos de Doutrinas; pois bem, é assim que vejo as igrejas evangélicas hoje, como disciplinadas, sem poder dirigir seus cultos litúrgicos, alguns ainda se esforçando para uma amostra de que dá sim para fazer como faziam com algumas alterações necessárias, mas a realidade é como as fotos mostram, poucas pessoas podem ir e se reunir desta forma, apetrechos são colocados para fazer parte da liturgia como segurança para não contaminar os irmãos em um CULTO de CEIA com o SENHOR JESUS! Melhor seria que se passasse a disciplina que é como encaro esta prova aos cristãos evangélicos, que igrejas permanecessem fechadas de forma normal e bíblica retornássemos quando a libertação de Deus chegasse ao nosso Brasil Infelizmente nos mostramos uma religião como qualquer outra que precisamos de templos e coisas físicas, visíveis para referenciar o que é Divino e sobrenatural e invisível;

Acredito que ao passar esta prova seguiremos melhores e mais refinados como cristão, mas se apresarmos a queima do barro poderá dar alteração no vaso e adiarmos mais ainda a a prova para igreja! É o que vejo em todo sistema evangélico no Brasil e no mundo, como uma disciplina permitida pelo Senhor para nos disciplinamos e melhorarmos como cristãos, inclusive retomarmos o que nunca deveria ter sido esquecido entre o seu povo, ser cristão em todos os lugares e não somente na igreja, aliás o crente começa o culto em sua casa com sua família, a igreja é reflexo da adoração começada no Lar;

Muitos desdenhavam o ir a casa de oração, outros apenas iam pelo comércio que fizeram com o mundo dos pregadores profissionais e cantores estrelas gospel, muitos cultos apenas eram tabelas e rotinas, costumeiras a se cumprir, um tipo de protocolo necessário parar fechar da de Domingo, Terça, Quinta; quem sabe não se cumpra em nós o mesmo sentimento que se avisou no salmo 137 aos judeus, que a saudade, desejo, anseio pelo "trabalhai e orai" de verdade retorne aos que já a muito se esquecera, adoração de verdade em culto de verdades retorne para muitos, Deus abençoe seu povo na face da terra, as Assembleias de Deus, os ministérios que registrados prometeram em suas declarações de fé, usar a Bíblia como guia de fé e conduta, mas sabem que em alguns pontos estão devendo e muito esta fidelidade, mas pela Graça somos salvos, ainda bem!

Continuemos esperando os dias de festas ao Senhor voltarão e se não for aqui, será na Glória e ninguém intervirá! Deus abençoe a todos e nos dê oportunidades e que ao sair desta prova sejamos melhores do que eramos e não os mesmos! Não as datas para cear em igrejas evangélicas, que não seja colocadas pelos homens, a data reconhecida seria a anual da celebração da Páscoa que para cristãos na nova Aliança em Jesus pode ser alterada parar Cear em memória do Senhor, pois ele assim falou: “E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; Lucas 22:15; E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lhe, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Lucas 22:19;

Desta forma OBEDEÇAMOS A PALAVRA DE DEUS, PASTORES só estando dentro da Palavra de Deus! O momento é para orar e não medir a quantidade de fé dos nossos irmãos por algo que foi inventado por ministérios evangélicos, digo datas estipuladas parar a CEIA do SENHOR ou qualquer outra doutrina de homens; Sim podemos esperar e continuar adorando ao Senhor dos Céus e Terra em nosso lares até que a tempestade da enfermidade passe e possamos abrir os templos e igrejas por completo, sem dar escandá-los se por acaso alguém nos ver ignorando algo que é de segurança nacional e parar o bem da saúde de todos os brasileiros por causa de quê? De uma regra e doutrina humana apenas. Abaixo  cito um texto retirado do blog das Assembleias de Deus ministério a também sirvo o Senhor, porem com esta forma de ministração e celebração da Ceia não concordo, mesmo em tempos como o nosso, por achar anti-bíblico, pela sua forma individual e descaracterizada do que entendemos por Fé no que vem a ser a Ceia do Senhor!

"O culto foi realizado no templo-novo da denominação, local que possui infraestrutura adequada para que a entrega do kit da ceia fosse executada sem que os irmãos precisassem descer de seus veículos. Os kits foram embalados com todo o cuidado obedecendo critérios de higiene. Na oportunidade, cada irmão que compareceu teve a chance de levar 1 kg de alimento para a assistência social da igreja que vem trabalhando com afinco no projeto "Juntos a Distância", que tem a finalidade de atender com cestas básicas às famílias carentes; Quando chegavam ao templo, cada irmão acessava com seu veículo a garagem no primeiro subsolo. Sem descer do carro, retiravam seus kits de ceia (pão e cálice) entregues pela equipe de diáconos que portavam luvas e máscaras. Os mesmos estavam orientados a falar somente o necessário para evitar aglomeração de carros. Também foi possível levar os elementos da ceia para os membros da família que estão em comunhão com a igreja e que por medida de segurança aguardaram pelos elementos da ceia em casa." http://www.cpadnews.com.br/assembleia-de-deus/50158/ad-ministerio-do-belem-faz-ceia-do-senhor-drive-thru.html

Em outra celebração e convocação ficou explicito que o povo evangélicos não conseguiu em modo geral ainda se desprender de uma forma de misticismo , se nocivo ou não aos líderes, se percebem ou não mas toda forma de prender a fé do cristão algo visível mesmo que seja por simbolismo sagrado, mas usa-lo como algo que complementa sua fé se torna perigosos e confuso parar evangélicos, protestantes vejamos:
"A celebração será um culto de ceia, a ser realizado no no futuro templo-sede da igreja em São Paulo(SP) e contará com a presença de todos os obreiros, coral, orquestras e grupos de jovens e adolescentes. No comunicado, a direção da igreja esclarece que os que fazem parte do grupo de risco devem permanecer em suas casas e participarem do culto de maneira virtual. Para estes, os kits da ceia devem ser retirados no local um dia antes."

Este tipo de celebração não pode ser considerado biblicamente como a Ceia do Senhor que nos foi instruída nem por Jesus nem pelo Apóstolo dos Gentios, porém o mais grave de tudo isto é que se a liderança decide, coloca em confusão de consciência os que não conhecem o suficiente parar ficar em paz, assim acabam sim acreditando que estão cumprindo este sacramento, não estão, é ordenança de homens apenas, modelo inventado parar cumprir uma data mensal, onde pode sim na cabeça de um evangélico, colocar este Culto como o mais importante  e idolatrá-lo, ou no mínimo fazer como os idolatras fazem com seus rituais; Mas de resumo é uma Ceia dos irmãos que podem ter um carro e passam na igreja pegar seu kit Ceia e ir comer a Ceia, sem a identificação do significado de reunir-se parar Cear, bem igreja do século XXI! Melhor seria esperar no Senhor para que estivermos todos em uma data reunidos parar como Igerja reunidos e em comunhão Cearmos, sem estes artifícios.


Não quero aqui informar que é errado criar uma liturgia e que pode existir variações nelas parar celebração da Ceia do Senhor, mas colocar aqui que a precipitação parar celebração da Ceia do Senhor, fazendo assim todo uma descaracterização do culto e comunhão dos irmãos que não estarão reunidos e sim em suas casas de forma individual, quando ainda não há esta necessidade, pois breve estaremos de volta a nos reunir, sim é errado, foi errado e continua sendo errado parar o propósito que é a Ceia do Senhor. Isto parar não falar os riscos que a abertura de Templos em periferias parar este tipo de celebração, mesmo com todos os cuidados nunca há espaço físico parar esta norma de 2 metros de distância entre os membros; Sacrifício desnecessário e não ordenado pelo Senhor e sim pelos homens, infelizmente.
Que Deus dê sabedoria aos líderes e que ponham a mão na consciência e passem a reler as Escrituras sobre estes assuntos aqui discutidos e assim possam pastorear não com pressão sobre doutrinas de homens, mas deixar o rebanho de Deus desfrutar da Paz que Cristo o Nosso Senhor dá a sua Igreja! Desta forma possa se cumprir em nos cristãos ops textos que Paulo escreve, não é parar glória dos homens e nem parar obediência a homens apenas que faço qualquer coisa; o que fazemos não é parar servir de escândalos a ninguém; (falamos de obras nossas e não de escolher seguir o Evangelho), nossa tentativa como Igreja é estar em conformidade com A Bíblia e ser agradável a todos dentro das Escrituras não buscando nossa glória em nossos interesses, mas os de todos, a Ceia pode entrar aí também, pois nossa meta é salvação dos homens através da pregação do Evangelho de Cristo, além do mais é tempo de humilhação, é tempo de chorar com os que choram, muitos crentes estão morrendo de Covid, outros estão contraindo a doença, são menos crentes que os demais? Não estamos em tempo de festas religiosas e sim de reflexão sobre como voltaremos após esta prova que Deus permitiu à Igreja, no mínimo é tempo parar esperarmos em Deus.
“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.”1 Coríntios 10:31-33

Presbítero 
Israel Lopes



Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue