"Portanto, pelos seus frutos os conhecereis."


 


"Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." Argumento aqui sobre o tema de que a maioria esmagadora da humanidade, não sabe sobre o engano e seus agentes, por isso acredita mesmo que está sobre domínio de suas ações 100%, ou pior, que Deus está sobre o domínio de suas ações 100%; verdade é que estamos sobre influências constantes de dois poderes enquanto vivos, o primeiro é satânico e infernal, porém camuflado de bom e agradável, inovador, importante útil para vida; o segundo é descrito em como caminho estreito, difícil, sentido contrário aos prazeres momentâneos, contrário as facilidade e atalhos criados pelas crendices e misticismo, ignorado pelo ceticismo e pelo sincretismo, fora da realidade humana de viver a vaidade e brevidade da vida de forma que quiser, não parado no tempo, apenas se desviando do mau que os que querem controlar o tempo de vida dos humanos, fazem a mentalidade; Jesus definiu como dois caminhos:

" Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;" (Mateus 7:13); importante mostrar que este texto muito conhecido é um pensamento derivado dos anteriores do mesmo capítulo, onde trata de não julgar as pessoas caso não tenha a capacidade moral e para tal finalidade, sim pois é importante afirmar que pessoas não autorizadas ao julgamento são os hipócritas, que criam leias e normas para os outros apenas, mas para seus chegados e familiares, sempre tem uma porta de escape; era assim que Jesus encontrou muitos do sacerdócio nobres de seu povo em Israel de seu tempo. então é bom lembrar da leitura, hipócritas não podem julgar nenhuma causa que não estão aptos, para isso: "⁵ Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
(Mateus 7:5);

Não significa que não deveria ter mais julgamento e que todos estariam isentos de prestarem conta do que faziam com outros ou consigo, a lição foi para que o povo e as autoridades atentassem, que justiça não é parcial e muito menos de domínio das autoridades, mas da verdade nela exposta. Naquele momento a Verdade, estava e era apregoada, para abrir os olhos dos enganados e também para ira e ódio dos enganadores. Foi assim que o Senhor Jesus declarou as palavras duras que abririam os olhos de quem as ouvissem:

"¹² Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. ¹³ Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; ¹⁴ E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. ¹⁵ Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. ¹⁶ Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? ¹⁷ Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. ¹⁸ Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. ¹⁹ Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. ²⁰ Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. ²¹ Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 7:12-21 );


Isso tudo Jesus ensinou para tirar as escamas dos olhos do povo, que o seguia sobre a religiosidade instaurada e que eles se dobravam, representada pelos  líderes que ordenavam a religião na sua época; pois mesmo falando sobre verdade, eram uma mentira, mesmo falando de amor, queriam matá-lo, mesmo falando de bondade e obediência a Lei de Deus, desprezavam as viúvas, os pobres de Israel, e se aliavam as políticas que beneficiavam a elite do povo judeu na época (Heródes politico e Caifás sacerdote e seus aliados);

Depois dos ensinamentos de Jesus Cristo, um cristão só segue falsos pregadores, falsos mestres, falsos pastores, falsos líderes, políticos mentirosos e contrários a tudo que se refira a Deus e o Criador, por dois motivos apenas: ou ele não leu nada dos ensinamentos de Jesus Cristo ainda, ou ele faz parte da quadrilha de mentirosos religiosos e políticos que seguem enganados enganando pessoas pobres de espírito; 
 
Segue alguns textos, que pensando na limitação da mente humana, o Espírito Santo permitiu que o entendimento sobre o assunto de ser enganado, e enganar, ficasse claro que envolve sempre uma terceira pessoa espiritual. Textos simples que em ler mesmo rapidamente pode te revelar que o que acabaram de dizer, mostrar, fazer, não interessando se em uma tribuna política ou em um púlpito de igreja, pode ser sim, mais um engano de satanás. por isso é importante ler o maior presente que Deus deu ao Brasil milhões de Bíblias, não terceirize sua fé Estes textos podem abrir os olhos de todos que ler, o colorido pode mostrar a real cor cinza que tem e o que tanto acha que é cinza pode se revelar um colorido que o leitor nunca viu Leia:

"Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira." (João 8:44); “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. (Tiago 4:7 ) Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado em seu coração. Esse é o caso da semente que caiu à beira do caminho. (Mateus 13:19) “O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.”(Apocalipse 20:10 );“O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo…”(Apocalipse 12:9-10 );

“Aquele que pratica o pecado é do Diabo, porque o Diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.” (1 João 3:8 );“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge. Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.“(1 João 5:18-19 );“Já não falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.“(João 14:30); “O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. “ (2 Coríntios 4:4 ); “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. “(1 Pedro 5:8 ;“A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.” (2 Tessalonicenses 2:9 );“Estava sendo servido o jantar, e o Diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus.” (João 13:2 )


Ao ler estes textos bíblicos, algo fica claro: as ações dos humanos são influenciadas no mundo inteiro, por espíritos enganadores. Porém a sutileza é tão grande e de tal forma espiritual e assim não pode ser discernido sem o Espírito Santo, que qualquer um pode ser enganado, do que instrui ao que é instruído, do religioso ao cético. Desta forma, é muito provável que sim, o fiel membro de uma igreja tenha um pastor que está enganado enganando pessoas pensando que está fazendo o maior bem e bondade de sua vida, claro que estou considerando que este age com verdade no seu interior e por não discernir quem está lhe doutrinando no coração, seja por livros, louvores, conversas, sim conversas corrompem os bons costumes é bíblico: “³³ Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.”(1 Coríntios 15:33); aquela conversa de canto, reunião sem motivos bíblicos e celestiais para tratar da vida alheia, suspeitas e chocarrices (zombarias). 
 
A Bíblia ensina a tratar os outros com amor, respeito e bondade, e falar de alguém mal ou dos seus defeitos e erros, como acusações sem dar direito de respostas e explicações, são campos férteis para nascer grandes bosques de engano, dando muitos frutos enganosos por longo tempo; então este pastor ou líder religioso se corrompe dia após dias quando trata seu oficio pastoral apenas por ordenanças humanas, ignorando o que a Bíblia diz de tudo que ele doutrina, faz ou ordena a outros em nome de Deus ou uma fé.

O Apóstolo dos gentios Paulo, descrevendo sua chamada, fala de sua revelação, quando ouve Jesus se apresentar a ele, escolhendo a ele como emissário de Deus. Importante prestar atenção que na ordem de envio está explicito que existe um povo enganado e em trevas e o autor deste engano é Satanás: “Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio 18 para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus,”.


Entendemos que este povo tinha sacerdotes, doutores, mestres. Erudição diversificada, vários partidos políticos, influência política poderosa no Império e sim não pode faltar a famosa tradição de ser um povo milenar e de religião milenar; mas nada disso impediu que satanás vendasse os olhos, tapasse os ouvidos, e colocassem em suas bocas o ensino e ordem que mais interessava ao momento deles. Pasmem não era a mentira, era a verdade, a Lei de Deus, a Lei de Moisés, porém a confusão era tanta que o discurso da Lei Santa e poderosa de Deus, por sofrer influências da mentira, ganancia, soberba, injustiça, beneficiava apenas aos que havia interesse de beneficiar, os demais seguiam a Jesus mais um profeta para eles, que no fim foi tido como mais um malfeitor. Confira o texto citado:

"Então perguntei: Quem és tu, Senhor?"Respondeu o Senhor: 'Sou Jesus, a quem você está perseguindo. 16 Agora, levante-se, fique em pé. Eu apareci para constituí-lo servo e testemunha do que você viu a meu respeito e do que lhe mostrarei. 17 Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio 18 para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim”

(Atos dos Apóstolos 26: 16-18)

Mas tarde já em seu ministério ativo, Paulo sofre preconceitos, perseguições e por muitos o seu ministério não deveria ser aceito e mais uma vez aparece o real motivo, pregações contrárias a verdade do Evangelho de Cristo, mistura de crenças e doutrinas e confusões que pregadores e ensinadores religiosos tentavam impor aos fieis como ensinamentos dignos de confiança e aceitação. Os homens que faziam isso, Paulo os considerava falsos crentes, falsos pastores e falsos mestres, ele usa a palavra “disfarce”, para mostrar que os tais estavam fingindo ser o que não eram de verdade para conseguir a confiança dos fieis e assim trocar o ensino de Paulo sobre o Evangelho de Cristo pelas suas doutrinas, porém claro tratando de eliminar os ensino de Paulo, como ele mesmo descreve:

“Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. 14 Isso não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. 15 Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam ser servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem.”

(2 Coríntios 11: 13-15)

Este texto não tem a intenção de ser um artigo sobre a verdade ou a mentira, longe está de definições teológicas como estruturar a Hamartiologia ou Demonologia ensinada em livros acadêmicos, muito menos há intenção aqui de afirmar que não há verdades em igrejas, políticos, instituições e livres pensadores, mas tão somente este texto tem a intenção de informar que dentro do que exemplificado nele, existe uma grande possibilidade de cada um de nós ou individualmente ou no coletivo, estarmos sendo enganados ou enganando alguém, propagando o que nos fizeram acreditar ser o melhor e a mais evidente verdade sobre algo. Uns inocentemente, passam ou passarão a disciplinar este engano por verdade, considerados enganadores enganados, e outros por acharem conveniente que o povo não saiba a verdade além do que lhe é permitido. Sim existem muitos que seguir uma vida de enganos jurídicos, religiosos, políticos, se tornou tão parte de suas vidas a ponto de realmente ter que abrir mão de tudo que tem e se submeter a todo tipo de escárnio e humilhação para retornar ao caminho da verdade absoluta.

A intenção do texto é mostrar que há dois poderes espirituais lutando pelas almas, Espírito Santo e o diabólico e mentiroso. Alma é intelecto, mente. Somo seres pensantes, somos humanos e construirmos pensamentos e deles redes de pensamentos que vão guiar-nos como indivíduo, grupo, sociedade, criaremos culturas com a fundamentação de pensamentos e ideias, se estas estiverem pautadas na incerteza, mentira, logo teremos grupos e indivíduos movidos de toda sorte de ganâncias e competições injustas mesmo nos meios que nunca deveriam usar destes métodos malignos como inveja, ira, porfias, dissensões, maledicências. Pois quanto um líder seja ele político ou religiosos, coloca seus interesses na frente do interesse da verdade e justiça, logo entrará a mentira e engano, então o Senhor não estará mais com ele ou ela, pois aquele que disse que é a Verdade, não compactua com aquele que ele o Senhor Jesus disse que é o Pai da mentira. Então prestemos atenção, não existe neutralidade, se em uma Igreja não é Cristo, é o Diabo, alguns podem reclamar que também existe o livre arbítrio do homem, e até concordo, porém quem está dirigindo o veículo da vida do indivíduo é o Espírito de Deus ou espíritos malignos? Então fica uma valiosa dica, passageiro é levado, não leva ninguém.

Após ler este texto, que possa fazer algumas perguntas:

Estou sendo enganado na religião, na política ou pelos diversos sistemas?

Estou enganado e enganando outros, todo este tempo da minha vida?

Será mesmo que sigo ou faço o que quero ou que me convenceram a querer?

As respostas serão na maioria das vezes desaponta, entristece, mas são efeitos na vida que fazem parte da limpeza de coração e arrancar dos matos que cercam a vinha plantada por Deus em nossos corações. Assim poderemos com destreza voltar a enxergar e assim decidir se ouvimos Deus ou os homens, obedecemos Deus ou homens e o mais importante, voltar a usar o padrão de medida ensinado por Cristo para saber com que ser humanos estamos lidando: "Portanto, pelos seus frutos os conhecereis."

Presbítero Israel Lopes

Adonai seja exaltado!



Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue