Calam homens, mas não poderão calar DEUS!



A Bíblia é maravilhosa, eis aí um texto que fala claramente com um rei que gostava de escolher profetas para falar bem dele, gostava de aprovações ao seu respeito mesmo sendo a Palavra de Deus contrária as suas ações; possuía uma vaidade pessoal que nem mesmo um Josafá que sabia que Deus era verdadeiro em seus desígnios e não sujeitava sua Palavra a homens, percebeu sua arrogância e malícia encoberta sob vestes reais quando Deus tinha já reprovado suas ações; vivemos em um tempo de muitos palavras e pouca Palavra de Deus;

O texto mostra lições importantes para todos que estão a frente de algo que pertence a Deus:

1º Tenha certeza de que Deus está de acordo com suas decisões;

2º Nunca tente calar um homem ou mulher enviado por Deus;

3º Entenda sempre que se for de Deus se cumprirá;

4º Diferente dos ídolos, Deus fala, vê, escuta e age;

5º Temer ao Deus dos Céus e Terra é regra áurea;

Não carece de eloquência e exposição de pregadores, por isso deixo os textos bíblicos que de tão claros aos que são nascidos de Deus, me constrange complementá-los com mais algum pensamento além das pequenas observações de um pregador inquieto. Segue o texto:

Deixa a Bíblia pregar!!!

⁶ Disse, porém, Jeosafá: Não há ainda aqui algum profeta do Senhor, para que o consultemos?
⁷ Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, senão sempre o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim.

 ⁸ Então o rei de Israel chamou um oficial, e disse: Traze aqui depressa a Micaías, filho de Inlá.
⁹ E o rei de Israel, e Jeosafá, rei de Judá, estavam assentados cada um no seu trono, vestidos com suas roupas reais, e estavam assentados na praça à entrada da porta de Samaria; e todos os profetas profetizavam na sua presença. ¹⁰ E Zedequias, filho de Quenaaná, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o Senhor: Com estes ferirás aos sírios, até de todo os consumires.
¹¹ E todos os profetas profetizavam o mesmo, dizendo: Sobe a Ramote de Gileade, e triunfarás; porque o Senhor a dará na mão do rei.

 ¹² E o mensageiro, que foi chamar a Micaías, falou-lhe, dizendo: Eis que as palavras dos profetas, a uma voz, predizem coisas boas para o rei; seja, pois, também a tua palavra como a de um deles, e fala o que é bom. ¹³ Porém Micaias disse: Vive o Senhor, que o que meu Deus me disser, isso falarei.

 ¹⁴ Vindo, pois, ele ao rei, este lhe disse: Micaías, iremos a Ramote de Gileade à guerra, ou deixaremos de ir? E ele disse: Subi, e triunfarás; e serão dados na vossa mão.
¹⁵ E o rei lhe disse: Até quantas vezes, te conjurarei, para que não me fales senão a verdade em nome do Senhor? ¹⁶ Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o SENHOR: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa.

 ¹⁷ Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Não te disse eu, que ele não profetizaria de mim o que é bom, porém sempre o mal?

¹⁸ Disse mais: Ouvi, pois, a palavra do Senhor: Vi ao Senhor assentado no seu trono, e todo o exército celestial em pé à sua mão direita, e à sua esquerda. ¹⁹ E disse o Senhor: Quem persuadirá a Acabe rei de Israel, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? Um dizia desta maneira, e outro de outra. ²⁰ Então saiu um espírito e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o persuadirei. E o Senhor lhe disse: Com quê? ²¹ E ele disse: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E disse o Senhor: Tu o persuadirás, e ainda prevalecerás; sai, e faze-o assim.
²² Agora, pois, eis que o Senhor pôs um espírito de mentira na boca destes teus profetas; e o Senhor falou o mal a teu respeito.

²³ Então, Zedequias, filho de Quenaana, deu uma bofetada em Micaías e disse: Por que caminho passou de mim o Espírito do Senhor para falar a ti? ²⁴ E disse Micaías: Eis que o verás naquele dia, quando andares de câmara em câmara, para te esconderes.

²⁵ Então disse o rei de Israel: Tomai a Micaías, e tornai a levá-lo a Amom, o governador da cidade, e a Joás, filho do rei. ²⁶ E direis: Assim diz o rei: Colocai este homem na casa do cárcere; e sustentai-o com pão de angústia, e com água de angústia, até que eu volte em paz.
²⁷ E disse Micaías: Se voltares em paz, o Senhor não tem falado por mim. Disse mais: Ouvi, povos todos! (2 Crônicas 18:6-27)

Obs de um pregador inquieto: Vamos agora saber quem estava errado o Rei ou o Profeta, FALA BÍBLIA:

²⁸ Subiram, pois, o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, a Ramote de Gileade.
²⁹ E disse o rei de Israel a Jeosafá: Disfarçando-me eu, então entrarei na peleja; tu, porém, veste as tuas roupas reais. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel, e entraram na peleja.
³⁰ Deu ordem, porém, o rei da Síria aos capitães dos carros que tinha, dizendo: Não pelejareis nem contra pequeno, nem contra grande; senão só contra o rei de Israel.
³¹ Sucedeu que, vendo os capitães dos carros a Jeosafá, disseram: Este é o rei de Israel, e o cercaram para pelejar; porém Jeosafá clamou, e o Senhor o ajudou. E Deus os desviou dele.
³² Porque sucedeu que, vendo os capitães dos carros, que não era o rei de Israel, deixaram de segui-lo. ³³ Então um homem armou o arco e atirou a esmo, e feriu o rei de Israel entre as junturas e a couraça; então disse ao carreteiro: Dá volta, e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido.
³⁴ E aquele dia cresceu a peleja, mas o rei de Israel susteve-se em pé no carro defronte dos sírios até à tarde; e morreu ao tempo do pôr do sol. (2 Crônicas 18:28-34);

Obs de um pregador inquieto: Agora Josafá aprendeu uma lição valiosa, cuidado com quem você apoia, ele pode não estar na vontade do Altíssimo: FALA BÍBLIA:

¹ Tinha, pois, Jeosafá riquezas e glória em abundância, e aparentou-se com Acabe.
² E depois de alguns anos desceu ele para Acabe em Samaria; e Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para ele e para o povo que vinha com ele; e o persuadiu a subir com ele a Ramote de Gileade. ³ Porque Acabe (2 Crônicas 18:1-3)

Resumo:

Lendo este texto fica claro que não é de hoje que poderosos da Terra gostam que lhes falem apenas o que lhes agradem os ouvidos, mas tratando-se de Deus o Criador e Senhor dos senhores, ele fala o que ele quiser. Acabe tentou se esconder e não gostava de ouvir a verdade, o que Deus achava de suas ações não interessava para ele e nem seu governo em Israel; mas sabia que o Deus o tinha reinado e que a Palavra de Deus estava na boca do profeta Micaias, por isso o escondi, aprisionado, com ódio e raiva de sua impotência para mudar a vontade e ordem de Deus, pois em Deus ninguém manda; sabia tanto que foi à guerra disfarçado expondo assim o outro Rei que o ajudava ao perigo; mas diante de Deus nenhum senhor ou servo se esconde, quando Deus quer pode descer {às profundezas da terra ou mar, ali o Senhor o achará.

Amo a Bíblia, mesmo que todos os homens de Deus fossem calados pelos filhos de belial, a BOCA DE DEUS CONTINUARIA BRADANDO. É e sempre será Como Jesus disse:

“⁴⁸ Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.” (João 12:48)

Presbítero Israel Lopes



Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue