Fazer algo para Deus ou obedecer a Deus?


"Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti" (1 Samuel 15:18-23)

Fazer algo para Deus ou obedecer a Deus, o que é mais importante?

O texto bíblico a seguir, usando o exemplo de Saul o rei, é praticamente auto explicativo, quando o tema é agradar a Deus, fazer o que Deus ordena, obedecer a Deus; lembrando aos mais sensíveis, da nova era do "amor" e "altruísmo" ilimitado humano em que vivemos, que esta história possui milênios de distancia de nossa cultura e por isso, aqui estamos apenas utilizando do ensino moral nela contida quanto obedecer a Deus ou aos homens e multidões e não há aqui qualquer apologia a sair destruindo nada e ninguém, #ficadica

"E enviou-te o Senhor a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles.

Por que, pois, não deste ouvidos à voz do Senhor, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que parecia mau aos olhos do Senhor?

Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente; Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor teu Deus em Gilgal.

Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti"
(1 Samuel 15:18-23)

Não precisamos ser teólogos ou ficar a vida inteira escavando CARACTERES E RAÍZES DE PALAVRAS no grego hebraico, latin, ou qualquer idiomas, para perceber e entender que neste texto o que mais importa é É A PALAVRA DE DEUS, O QUE DEUS QUER , O QUE DEUS DIZ, SUA VONTADE, e por ai segue;

O que o povo pensa, o que o líder pensa, o que achamos interessante e viável, o que acreditamos ser o ideal, melhor, eficiente, e que aos nossos olhos tem grande valor, que agrega ou enriquece as vidas, NADA IMPORTA QUANDO ESTAMOS DESOBEDECENDO A PALAVRA DE DEUS, quando damos mais ouvidos ao que o povo que que seja feito do que DEUS NA SUA PALAVRA diz para fazer; seguir o povo é abandonar a Deus, LITERALMENTE A VOZ DO POVO NUNCA FOI A VOZ DE DEUS, A VOZ DE DEUS É SUA PODEROSA PALAVRA.

Saul na sua desobediência se justificou:
"Antes dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente..." é bem claro que aqui ele tenta se desviar d correção que o profeta faz de sua atitude desobediente quanto às ordens de Deus; "dei ouvidos a voz do senhor..." disse ele quando disse que capturou os reis e os destruiu, tenta justificar que é obediente, mas para Deus a obediência parcelada, é na verdade ainda desobediência;

Sempre que tiver um "mas", ou seja um porém, talvez assim seja melhor, entre obedecer a PALAVRA DE DEUS e fazer o que pensamos ser melhor mais eficiente para a OBRA DE DEUS, é como dizer que Deus não é perfeito em suas ordens e nós temos melhores ideias e planos para sua obra do que ele declarou pela sua Palavra, resumindo pecamos contra a vontade soberana de Deus, e se ela é soberana, não só pecamos como não teremos êxito algum em nossas obras;

Saul fez isso, quando abandonou a voz de Deus falada através do profeta Samuel, parar ouvir as dicas sobre vantagens em preservar o que Deus não preservou, para oferecer ao próprio Deus como sacrifício, disse Saul justificando; "Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor teu Deus em Gilgal."

Aprendo com isso que toda bondade que interfere na vontade de Deus e muda a PALAVRA DE ORDEM que dele vem parar se afazer algo para ele, é um engano e não agrada a Deus, ao contrário, ele Deus trata essa espécie de "generosidade" humana como pecado de feitiçaria, uma rebelião, contra ele e suas ordens;

Aprendo também que uma desobediência nem sempre é algo que vai contrário ao que Deus já ordenou ao seu povo para fazer, por exemplo, oferecer sacrifícios era algo que de verdade era agradável ao Senhor, estava na Lei de Deus, ou seja existiu uma INTELIGÊNCIA grande nos que criaram a ideia de sacrificar, pois juntaram o que sabiam de sacrifícios para Deus, o que o Senhor Deus já tinha ensinado sobre isso e como se agradava quando era feito, aliás estava NA SUA LEI, PALAVRA, o quanto sacrifícios eram importantes;

Então aparentemente tentavam afirmar como verdade que era de Deus A IDEIA:
"Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor teu Deus em Gilgal." OU SEJA, a ideia apresentada como, "VAMOS DAR O MELHOR PARA DEUS', é a que ficou valendo; PORÉM AO DESBEDECER AS ORDENS DE DEUS, as boas intenções literalmente se tornaram passaporte parar desgraça e castigo pois não foi aceito por DEUS!

Mais uma vez é provado. O que povo pensa, o que o líder pensa, o que achamos interessante e viável, o que acreditamos ser o ideal, melhor, eficiente, e que aos nossos olhos tem grande valor, que agrega ou enriquece as vidas, NADA IMPORTA QUANDO ESTAMOS DESOBEDECENDO A PALAVRA DE DEUS;

A BÚSSOLA e garantia de que estaremos na direção correta em agradar a DEUS é a PALAVRA de DEUS, mesmo que o que se tenha que ser feito nos diminua, tire a glória e brilho da vida de quem executa as Ordens de Deus descritas na sua Palavra, esta é a melhor e única direção à seguir parar conseguir AGRADAR A DEUS! SÓ SABERÁ AGRADAR A DEUS DE VERDADE QUEM OBEDECER SUA PALAVRA.

Não temos mais os Profetas e juízes como no Antigo testamento, mas temos a PROFECIA COMPLETA DE DEUS, DO INICIO AO FIM SOBRE QUAL É A SUA SOBERANA VONTADE PARA TODOS QUE pensarem em serví-lo ou fazer alguma tarefa que diz ser para ele O DEUS ETERNO!

Na Palavra de DEUS há regras, ensinos de condutas, comportamentos, para igreja, membros, obreiros, pastores, missionários, evangelistas, diáconos, cooperadores, comunidades, grupos que louvam; fala sobre ofertas e dízimos, obediência a pastores, disciplina, correção aos desobedientes a doutrina Bíblica, punição e mesmos, correção aos mesmo de diversas formas;

Na Bíblia temos o guia de como devemos proceder em um culto, o que temos que cantar pregar, apresentar, como deve ser a liturgia, como pastores devem se comportar, como membros devem se comportar, o que membros de uma comunidade, igreja grupo, que se reúne, parar fazer algo para o Senhor devem obedecer ao fazer algo para Deus; existe resposta para tudo e qualquer dúvida do que a igreja e seus membros do menor ao maior, tanto em idade como títulos eclesiásticos. Assim qualquer pessoa que se proponha fazer algo para Deus dentro da Igreja ou fora dela, dizendo que Deus lhe ordenou, que Deus está com ela, que o Espírito do Senhor lhe disse, suas obras somente serão aceitas se passar pela PALAVRA DE DEUS;

Mesmo que o que alguém fizer dizendo sendo para Deus tiver êxito diante dos homens, pois Saul teve êxito, como ele mesmo confessa: "Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente;" o ÊXITO DESTA OBRA, SERVIÇO PARAR DEUS, diante dos homens, não significará que que FOI AGRÁDÁVEL A DEUS; Só será agradável quando a OBEDIENCIA A PALAVRA DE DEUS é evidênciada; por isso já está escrito, sobre um erro clássico dos homens, mesmo em momentos de êxito: "Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. (Mateus 22:29 );

A PALAVRA DE DEUS É TÃO IMPORTANTE PARA IGREJAS CRISTÃS QUE DECLARAM crer em DEUS, que na Declaração de Fé das Igrejas Protestantes, tradicionais históricas, Igrejas Evangélicas, no Brasil e no exterior, principalmente às Assembleias de Deus, possuem o ponto que explica esta obediência incondicional, inegociável à Palavra de Deus, como as citações que lemos a seguir, que foram retiradas do site de igrejas no Brasil:

"Cremos em um único Deus, Eterno, Onipotente, Onisciente, Onipresente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo: “Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor…” (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29; Rm 8.27-28; 1 Co 3.20; Is 43.10-11).(Assembleia de Deus);

"A Bíblia Sagrada, nossa única e toda suficiente regra de fé e prática, foi escrita por homens divinamente inspirados e é o registo da revelação pessoal de Deus. É um tesouro perfeito de instrução divina. Tem Deus como autor, a salvação do homem como fim e a verdade, sem mescla de erro, como conteúdo. Revela o plano de Deus para a nossa salvação e os princípios pelos quais Deus nos há-de julgar. É a autoridade absoluta e o padrão supremo pelo qual toda a conduta humana, as opiniões religiosas e os próprios credos devem ser testados. É também,
como revelação de Jesus Cristo, o centro da verdadeira unidade cristã.
II Tm 3:16-17; II Pd 1:21: II Sm 23:2; At 1:16; Pv 30:5-6; Jo 17:17;
Rm 3:4; Ap 22:18-19; I Co 4:3-4; Lc 19:19,16; 12:47-48(DECLARAÇÃO DE FÉ BAPTISTA);

"Todas as Escrituras - isto é, os livros do Antigo e Novo Testamento - são a palavra de Deus. Dele vieram eles; eles foram falados por homens santos de Deus; eles contêm uma completa, suficiente e perfeita revelação da mente e vontade de Deus, concernente a todas as coisas que são necessárias para sermos conhecidos para nossa salvação (a); e eles são a única regra infalível de fé e obediência. As verdades que eles contêm a respeito de Deus e as perfeições de sua natureza são tão excessivamente amplas e profundas, que ninguém poderia revelá-las, exceto aquele que tem um conhecimento perfeito de si mesmo (b); a piedade e autonegação dos escritores, a pureza e santidade de todas as verdades contidas nas Escrituras, a consistência de todas as partes, embora escrita por várias pessoas e em várias eras do mundo (c), a preservação continuada das Escrituras;" (Confissão de Fé Metodista Calvinista de 1823);

Para nós, as Sagradas Escrituras contêm toda a doutrina necessária para a salvação e nada que nelas não possa ser lido ou provado pode ser tido como artigo de fé ou necessário para a salvação[...]O quadrilátero de Chicago-Lambeth, de 1888, define quatro princípios básicos que permeiam as igrejas da Comunhão Anglicana:
1) As Escrituras Sagradas do Velho e Novo Testamentos, "contendo tudo o que é necessário para a salvação", e regra e padrão de fé."..."(Igreja Episcopal Anglicana do Brasil)

" Acreditamos que as Sagradas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos sejam a Palavra de Deus escrita e contenham todas as coisas necessárias para a salvação. A Bíblia deve ser traduzida, lida, pregada, ensinada e obedecida em seu sentido simples e canônico, respeitando a leitura histórica e consensual da igreja."(Igreja Anglicana no Brasil);

"Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência de tal modo manifestem a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, que os homens ficam inescusáveis, contudo não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e da sua vontade necessário para a salvação; por isso foi o Senhor servido, em diversos tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua Igreja aquela sua vontade; e depois, para melhor preservação e propagação da verdade, para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda. Isto torna indispensável a Escritura Sagrada, tendo cessado aqueles antigos modos de revelar Deus a sua vontade ao seu povo."
Sal. 19: 1-4; Rom. 1: 32, e 2: 1, e 1: 19-20, e 2: 14-15; I Cor. 1:21, e 2:13-14; Heb. 1:1-2; Luc. 1:3-4; Rom. 15:4; Mat. 4:4, 7, 10; Isa. 8: 20; I Tim. 3: I5; II Pedro 1: 19.

"A Igreja Pentecostal Deus é Amor, através de seu Líder Fundador e Presidente Missionário David Martins de Miranda e demais membros do Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva vêm declarar que: Crê na Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, como única Regra de Fé...(Igreja Pentecostal Deus é Amor)"

Fica notório pelos textos citados, que sem a Palavra de DEUS todas as igrejas e denominações perderiam, ficariam sem rumo e a vontade parar seguir corações bem intencionados, mas que a Bíblia diz que tem engano e que é de onde provém todo tipo de pecado ( as que ignoram A PALAVRA DE DEUS mesmo tendo- a na declaração de Fé, para satisfação das vontades do povo, infelizmente já se desviaram da benção desta obediência e da vontade soberana de Deus);

Lendo estas declarações, não dá para entender o que leva ministérios e pastores, líderes a abandonarem parte ou total do que diz as Escrituras para seguir as boas vontades e interesses, mesmo que bem intencionados, do povo que ele lidera, pastoreia; isso é algo muito perigoso parar saúde espiritual de uma Igreja, pois a desobediência do povo sempre foi a causa da ira de Deus ao seu povo escolhido no A.T; Apóstolo Paulo e Apostolo Pedro, observam aos cristãos olharem os acontecimentos do passado que envolveram, anjos, nações, como o povo escolhido de Deus, como exemplo. Um dos textos aos Romanos muito importante parar explicar a salvação dos gentios e judeus como também perdição, está em Romanos 11:

"Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado." Romanos 11:19-22" ;

Apostolo Pedro declara em sua carta aos cristãos: "Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; 2 Pedro 2:4-6; 

Desta forma deve sim existir preocupação com desobediência a Deus e sua Palavra., pois exemplo existem de que não meio termo quanto a obediência da Palavra de Deus; Qualquer pastor ou lider de uma Igreja Cristã que negocia a obediencia da Palavra de Deus com as vontades do povo que lidera, corre sérios riscos de ser rejeitado em seu ministério, no mínimo;

Conclusão:

O que o povo pensa, o que o líder pensa, o que achamos interessante e viável, o que acreditamos ser o ideal, melhor, eficiente, e que aos nossos olhos tem grande valor, que agrega ou enriquece as vidas, NADA IMPORTA QUANDO ESTAMOS DESOBEDECENDO A PALAVRA DE DEUS;

Por isso tenho plena convicção que qualquer ministério, denominação, pastor, obreiro, diácono, cooperador, missionário, membro, igreja, comunidade, grupo evangelístico, grupo de louvor, líderes de departamentos, músicos, cantores, porteiros, seja lá quem for ou função e cargo que exerça na congregação ou igreja do menor ao maior, estarão em desobediência a Deus se não aprenderem e derem ouvidos ao ensinamento da Palavra de Deus, pois a obra de Deus feita sem as instruções da PALAVRA DE DEUS, possuem 99% das vontades do próprio individuo ou grupo e não de Deus, como bem declarou Saul: "Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor teu Deus em Gilgal." Quando ele diz: "MAS O PRÓPRIO POVO..." declara a vontade do Povo e não de Deus;

Se alguém quer agradar a Deus, com suas obras cristãs, bondosas e bem intencionadas, mas despreza o ensino da Palavra de Deus, a regra que existe parar conduta dentro e fora da congregação para os cristãos seguirem, corre o risco de estar agradando apenas a própria vontade, o próprio ego e satisfação própria de ver e fazer algo que planejou e não a obediência ao ETERNO como ele ORDENOU na sua PALAVRA;

Voltemos à PALAVRA DE DEUS, somente examinando as ESCRITURAS SAGRADAS teremos certeza de que os que estamos fazendo como igreja, pastores, membros, líderes cristãos em geral, está ou não AGRADANDO A DEUS, caso contrário, mesmo sendo cristãos seremos comparados a pagãos, idolatras, mágicos, místicos de toda categoria, menos seus servos obedientes, como declarou SAMUEL O PROFETA ao REI: "Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti"
(1 Samuel 15:18-23);

Nada há melhor ou mais valioso para o homem que Deus criou, do que obedecer ao seu CRIADOR, todas as vezes que o homem ignora a Palavra de Deus, trás a memória Adão, todas as vezes que o homem obedece ao Pai criador, trás à memória Jesus Cristo, nosso Salvador!

Presbítero
Israel Lopes




Links das declarações de fé citadas:


http://advilaremo.com.br/declaracao_fe.html

http://seminariobaptista.com.pt/wp-content/uploads/2011/12/final_Doc-3.1-Declara%C3%A7%C3%A3o-de-F%C3%A9_Conven%C3%A7%C3%A3o.pdf
https://www.editorareformata.com/recursos/cf-metodista-calvinista
https://www.ieab.org.br/fe/
https://www.anglicananobrasil.com/on/nossa-fe/
https://verbodavida.org.br/mensagens/confissoes-de-fe
https://www.facebook.com/notes/3525102564245427/?locale=pt_BR
https://www.bibliaonline.com.br/acf







Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue