Uma visão de igreja e política

"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas." Filipenses 4:8

Muitas pessoas possuem visão deturpada de igreja e política, é muito! Jesus é o nosso advogado, procuramos apenas o nosso Senhor em oração, quando precisa resolver suas causas na justiça? O anjo do Senhor acampa ao redor dos que o temem, mas quando vc está em perigo chama o anjo ou a polícia? A visão deturpada sobre política na nação que o voto é obrigatório, mostra o quanto alguns cristãos são analfabetos, ou fingidos para fazer os outros errarem; 

hoje tudo é política, é a diferença do Império Romano e antiguidade; em nossas mesas, tudo que temos, vestimos, o que bebemos, eletricidade , internet, imóvel, não importa, até sua e minha vida, dependem ou dependerão da política, claro primeiramente Deus que é o Soberano, mas a marquinha no braço que todos carregam não é a mesma que foi dado a Caim não, é vacina que chega aos homens pela misericórdia de Deus, porém com muita política envolvida, seja nacional, política internacional, econômica, cientifica, direitos humanos, etc, tudo há política envolvido; 

Então vem um crente que sabe Deus quem é onde busca suas convicções e sai dizendo que "nossa Bandeira é o Evangelho..." como se não tivéssemos nenhuma outra; uma barbárie cristã, esta mistura que fazem, É ÓBVIO QUE CRISTÃOS CARREGAM a Bandeira do Evangelho, porém terra, posses, o chão e liberdade de um povo em sua terra, pátria, tudo isso são heranças Bíblicas para quem sabe agradecer a Deus pela vida e sabe o valor das coisas ao seu redor; O que Deus prometeu a Israel seu Povo? TERRA. O que Deus prometeu aos Patriarcas? TERRA; quando Deus queria castigar uma nação o que ele tirava do povo? SUAS TERRAS; De quem é a Terra e tudo que nela há? DE DEUS; Então qual o motivo de existir gente que acha que está agradando a Deus desdenhando a TERRA QUE DEUS DEU PARA ELE VIVER EM LIBERDADE, hoje damos a honra como nossa  pátria? 

Jesus sendo Deus esteve sim em um contexto social diferente e muito do nosso; jamais poderemos comparar o mundo que Jesus vivia politicamente com o nosso; Jesus não possuía liberdade, jurídica que temos hoje(não confunda liberdade espiritual de alguém cheio do Espirito Santo com liberdade de um povo, jesus era judeu e com seu povo a liberdade iria até onde Roma quisesse) Jesus pertenceu um povo que seu território estava tomado por Roma, Jesus jamais saberia o que seria votar para que assumisse um governante, tanto que quando tratava de Herodes, o comparava a raposa, mas sabia reconhecer que o poder fora dado a Pilatos do alto parar ter poder sobre ele; Jesus era consciente de politica, mesmo em tempos que política como a nossa constitucional não existisse, mesmo não podendo escolher governantes, sabia quem ERA RAPOSA E QUEM TINHA PODER DE VERDADE; 

Hoje não é assim, mesmo sabendo que o Poder pertence a Deus, os homens (livres claro) possuem oportunidade única, que com certeza deixaria os homens da época de Jesus espantados. Todo pobre, sem posses, sem dinheiro algum, sem nome de família, sem nem saber o que é nobreza, pode escolher (participar da escolha) dos homens que vão compor um congresso que lhe governará por 4 ou 8 anos, (quando são corruptos e ditadores ficam mais tempos depois de alterar constituições); Dizer que isso não é uma benção de Deus espalhada as nações é no mínimo ser mau agradecido; 

Pois bem, Igreja não se mistura no Poder com o Estado que é Laico, é verdade, mas cidadãos da Igreja podem escolher seus governantes deste Estado Laico (por favor não confundam Estado Laico com laicidade, laicismo, aliás o que se quer instalar no Brasil não é o valor do Estado Laico e sim laicismo, vigiem Igreja); é no mínimo ridícula a afirmação de que um cristão não deve se envolver com política, nos dias atuais, claro que não deve ser este o assunto e tema principal a se preocupar quando o assunto é ser cristão, porém deve sim este tema fazer parte do cotidiano dos cristãos, pois querendo eles ou não, o cristão e sua vida está inserida no que políticos decidem sobre a nação; 

Para não falarem que não sou cristão genuíno, ou que sou mais político que cristão, ou que estou fora do Evangelho verdadeiro, existe sim a opção cristã de não querer se envolver com política, não querer votar, escolher político algum, ou seja ser um a pessoa apolítica, claro que existe, todos são livres para escolher sua forma de viver o cristianismo sem pecar. Porém se não é uma regra da Igreja, uma doutrina, um dogma, nada há nas escrituras que aprova ou desaprova, não há problema, (como não há) desde que realmente o individuo seja de verdade um cristão que não se envolve com política, e não estes fingidos que dizem que não se envolvem, mas nas urnas escolhem qualquer um, muitas vezes pessoas que possuem planos anti cristãos, ou que sua forma de pensar em nada vai ajudar o povo de uma nação a ser saldável, mesmo não sendo cristão, por exemplo, apologia a drogas, sexo, facilitação do crime em detrimento do cidadão de bem, dificultar a vida de pastores e de quem anuncia a Bíblia como Palavra de Deus, etc, aí É UM JUDAS MESMO!

Mas se alguém quer viver sem se envolver com política não há nada que o impeça, só não vale reclamar depois que políticos que o individuo não escolheu começarem a decidir o que o individuo cidadão não gostar, assuma a responsabilidade de isentos de política por conta própria. Mas não se envolver é de direito e escolha de cada um, desde que seja de verdade e não só mais um parar atrapalhar a Igreja fingindo ser o que não é; Decidir se separar e não se envolver com  política pode ser considerado a qualquer outro tipo de abstenção do que  não está fazendo bem ao cristão quando doutrinamos sobre a vida individual cristão de cada um; porém que se faça menção do texto: "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas." Filipenses 4:8, pois tem tudo a ver em participar de temas e decisões louváveis parar o individuo como para o coletivo;

Muitos gostam de citar o texto que diz que as "portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja do Senhor", para justificar que tanto faz o sistema de governo escolhido, por isso a igreja nem precisaria se preocupar em escolher sistema, pois seja lá qual for não prevalecerá contra a Igreja; UM ERRO GROTESTO E VERGONHOSO DE TENTATIVA DE DAR EXPLICAÇÃO SOBRE O TEXTO BÍBLICO. Aliás considero uma desonestidade total citar este texto parar mostrar que um cristão não precisa se preocupar com votar, escolha de sistema de governo, etc; Primeiro que a igreja descrita está se referindo a obra evangelística do Senhor na Terra, seu povo Santo e avanço da Igreja no mundo até sua segunda ordem, os remidos e a salvação dos homens (não quero aqui entrar em detalhes de figura de linguagens e assuntos sobre a geografia do lugar envolvendo o texto, traduções do grego, manuscrito, etc), mas vamos iniciar pelo mais simples, e aqui sou bem simplista mesmo. Por exemplo:

Jesus promete que o inferno não iria prevalecer contra sua igreja e realmente não prevaleceu, Jesus não mente, a Igreja está aí viva(e não vem com a ideia furada de e "eu sou a Igreja" não é isso que falamos aqui) a igreja do Senhor, o povo que proclama o Evangelho Santo de Jesus, de geração em geração com muitas lutas e dificuldades contra os homens ímpios vence e sempre vence, vem vencendo sempre, ninguém parar a Igreja; espero que tenham entendido bem, a igreja não para, mas o cristão morre, é queimado, ração comida de leão, é crucificado em Roma até faltar madeira parar fazer cruzes por parte dos romanos, após acusação de que ele queimaram Roma; na história que se segue em diversos lugares do mundo cristãos foram perseguidos e maltratados, e sim o inferno usou homens para prevalecer contra os cristãos e cristãos morreram, das piores formas possíveis, JESUS MENTIU? Claro que não! 

A Igreja está de pé, forte com nunca, ele não estava poupando indivíduos do triste fim nas mãos de ímpios, e sim afirmando que mesmo juntando todo inferno, sua Igreja ainda seria vencedora, pois agora sabemos que ele JESUS é o cabeça da Igreja e nele é fundamentada. Mas o que isso tem a ver com política? Simples, o sofrimento é do individuo, mártires são indivíduos, um grupo de indivíduos no passado em nada tinha valor, a não ser se fossem ricos, tivessem posses, e fossem nobres; mas hoje um individuo pode se juntar com milhões de indivíduos e decidir não deixar ímpios nojentos, malignos assumirem o poder e governo de suas vidas, promovendo atrocidades só por motivo de não gostar de sua forma de ser, sua cor, sua raça, sua religião. Em fim sofrer pelo amor ao nome de Jesus é muito diferente de sofrer por ser ignorantes.

Os cristãos tem que compreender que muitas vezes não se envolver em política em nosso tempo será a forma mais egoísta de se comportar, já que penso em meu conforto mental, social, ou até eclesiástico pastoral, mesmo que exista um povo que será prejudicado, um grupo, de pessoas que será afetado por uma ou duas ou mais decisões de um político, que sim eu com individuo poderia ter somado forças com meus irmãos.

Para impedir isso, ao menos tentar, já que é me garantido isso constitucionalmente, a escolha de um governante, que dádiva, é um presente, isso; Israel foi escolhido por Deus, por isso tinha que ter Deus por seu Rei, desobedeceu e usou de exemplos as outras nações ao seu redor e todo tipo de destruição lhe vieram; porém nós nações gentílicas, já estávamos nas mãos de tiranos quando o cristianismo nos alcançou com o Evangelho de Cristo, e Deus ao longo dos séculos nos permitiu aperfeiçoar algo que a milênios os gregos antigos já usavam em sua forma própria parar eles, a DEMOCRACIA; não é perfeita, mas permite hoje pobres e sem nomes nobres na sociedade decidirem quem irá lhe governar. Será que esta oportunidade dada aos homens de hoje devem ser desprezada? Por néscios sim, por tolos sim, mas por sábios em Deus e sua Palavra jamais!

Acredito sim que exercer um voto e se envolver com política encaixa-se sim com o texto bíblico que Paulo deixa aos irmãos filipenses: "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas." Filipenses 4:8

Envolver-se me política é procurar o que for mais verdadeiro possível, o que mais possuir nobreza no trato, nobreza aqui não se trata de educação exemplar apenas, mas a veracidade de alguém que se comporte com integridade ao tratar com alguém, procurar o que for correto (claro que Paulo está usando o cristianismo quando exorta aqui o que for correto), a política precisa ter pureza, aí alguém pode falar ser isso impossível, o que mais tem na politica são pessoas injustas e corruptas, isso é uma generalização que se fosse verdade toda a nossa nação já estaria afundada em um caos e destruição inimaginável a tempos, se ainda não está, é sim por existir pessoas integras, amáveis e de boa fama; eu quero contribuir com estas pessoas parar um futuro melhor na terra que Deus me deu como pátria, a liberdade Deus deus aos homens, os homens ímpios que querem fazer de homens livres servos, e tudo isso pode ser iniciado em um simples voto! No caso de um cristão seu voto jamais deverá ir parar quem apoia ideologias malignas, que direcionarão um povo para 

Presbítero

Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue