Estado Laico, pensamento cristão livre

Muitos progressistas, estão teimando neste período eleitoral, na insistência em provar algo que não carece de provas, de que o Brasil é um Estado laico; os mesmos se de propósito ou por ignorância , ou se pela aproximação da Igreja aos políticos e assuntos relacionados, mas o que se percebe, é que não conseguem entender, que esta é justamente a luta dos evangélicos e cristãos de todo Brasil, que o Brasil continue com sua laicidade constitucional, e não com ideólogos comunistas, (aliás corrigindo) socialista "moderado", com declarou alguém, que insiste em dar ordem e lição de moral como deve ser um cristão, sacerdote, ordenando como uma Igreja cristã tem que pregar ou como tomar conta da fé e espiritualidade; (nada mais ridículo, por enquanto). Segundo conceito retirado do site Politize, temos o seguinte:

"Um Estado é considerado laico quando promove oficialmente a separação entre Estado e religião. A partir da ideia de laicidade, o Estado não permitiria a interferência de correntes religiosas em assuntos estatais, nem privilegiaria uma ou algumas religiões sobre as demais. O Estado laico trata todos os seus cidadãos igualmente, independentemente de sua escolha religiosa, e não deve dar preferência a indivíduos de certa religião.

O Estado também deve garantir e proteger a liberdade religiosa de cada cidadão, evitando que grupos religiosos exerçam interferência em questões políticas. Por outro lado, isso não significa dizer que o Estado é ateu, ou agnóstico. A descrença religiosa é tratada da mesma forma que os diversos tipos de crença." (SILVA, Luiz. Estado laico: o que é? Disponível em: https://www.politize.com.br/estado-laico-o-que-e/.Acesso em: 03 oct. 2022.)

A Igreja Cristã não tem poder sobre o Estado na constituição, o Estado também não deveria ter sobre a Igreja ao ponto de ordenar como deve ser o seu culto, se abre, fecha, quantas horas permanece aberta ou fechada, quem aceita ou quem a igreja rejeita e por quais os motivos rejeita ou aceita, releitura das Escrituras e dos dogmas doutrinários, alinhamento com pensamento filosófico educacional contemporâneo de agentes do Estado, aliás o Estado não deve fazer isso com nenhuma religião. Com o cristianismo então é absurda a intromissão, pela quantidade de eruditos e teólogos que a religião cristã possui para ela mesmo repensar sua fé; Há informações claras de que as decisões de ambos lado(religioso como estatal) devem se manter cada um em suas esferas políticas ou religiosas, com consta ainda no texto a seguir do mesmo site politize:
"O Brasil é o maior país católico do mundo, com uma estimativa de 127 milhões de fiéis, o que equivale a 65% da população do país e aproximadamente 12% dos católicos no mundo (dados de 2013 do IBGE). Mesmo com maioria católica, o país é oficialmente um Estado laico, ou seja, adota uma posição neutra no campo religioso, busca a imparcialidade nesses assuntos e não apoiando, nem discrimina nenhuma religião.

Apesar de citar Deus no preâmbulo, a Constituição Federal afirma no artigo 19, inciso I:

“É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.”

Esse trecho de nossa Constituição determina, portanto, que o Estado brasileiro não pode se manifestar religiosamente. Também vale notar que o artigo 5º, inciso VI também diz:


“É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;”

Dessa forma, a liberdade religiosa na vida privada está completamente mantida, desde que devidamente separada do Estado." (SILVA, Luiz. Estado laico: o que é? Disponível em: https://www.politize.com.br/estado-laico-o-que-e/.Acesso em: 03 oct. 2022.)
Mas socialista é surdo, mudo e cego para qualquer exigência que não venha de seu grupo de pensadores, intelectuais, acadêmicos. Socialista não consegue entender o que é laicidade se o laico não reconhecer o socialismo com pensamento superior religiosamente! A religião na mente de homens sábios e intelectuais militantes partidários, deve funcionar semelhante a qualquer sindicato de qualquer natureza, ajudaremos sempre os camaradas; assim a religião cristã para ser bem vista diante dos que militam politicamente precisam concordar com as aberrações criadas pela sua subjetiva educação sobre socialização comum a todos, claro com temática de "amor" segundo um deus progressista e liberalista claro. Porém é importante frisar que decisões do Estado podem ficar claro que independem do pensamento dogmático religioso com consta na declaração do magistrado Marco Aurélio Mello:

"“os dogmas de fé não podem determinar o conteúdo dos atos estatais.” Também sustentou que: “as concepções morais religiosas — unânimes, majoritárias ou minoritárias — não podem guiar as decisões de Estado, devendo, portanto, se limitar às esferas privadas.” (SILVA, Luiz. Estado laico: o que é? Disponível em: https://www.politize.com.br/estado-laico-o-que-e/.Acesso em: 03 oct. 2022.)

Porém o que parece mesmo quando alguns começa a discutir ou citar a laicidade do Brasil e sempre visando o cristão, não há problema ser religioso, desde que seja de acordo com o que pensa a sociedade sobre temas religiosos, então a religião tem que agradar o ponto de vista de uma militância e sociedade que está inserida, do contrário, é religião opressora e não expressa o "Cristo". Resumindo: Isto não é laicidade, na realidade a sociedade hoje cita Estado Laico, mas quer mesmo é forçar a religião cristã a comungar gregos e troianos, com todas as seus cultos pagãos; sendo que cada pagão por de fato termos Estado Laico, pode criar sua religião ou seguir a milenar nórdica que tanto venera; mas quem disse que querem, o barato mesmo é destruir o cristianismo e o seu pensamento de Divindade e sacralidade! Sociedade perdida, que se acha em políticas culturais quando não céticas, corrompidas por sincretismo primitivo! Porém o que há mesmo é um inevitável medo do crescente n[úmero de evangélicos, fazendo assim com que o crescimento de cristãos no País se oponha mais duramente as pautas que ferem os dogmas e moralidade cristã, principalmente entre o grupo LGBT, como vemos no texto a seguir:

"A bancada também não é unanimidade entre os próprios evangélicos. Teólogos ouvidos no 10º seminário LGBT na Câmara entendem que o grupo é fundamentalista, porque busca impor suas convicções morais a toda a sociedade, além de fazer proselitismo religioso (ou seja, promover esforços para converter pessoas para sua religião)"(SILVA, Luiz. Estado laico: o que é? Disponível em: https://www.politize.com.br/estado-laico-o-que-e/.Acesso em: 03 oct. 2022.)

O que queremos como cristão de uma vez por toda, é que sim, se cumpra a laicidade instalada, sem que ignorem a vontade cidadã de milhões de indivíduos cristãos, quando em nome de um tipo de laicidade, não sei se é o que querem os que dizem exigir a laicidade, é claro que não, pois se interessam mais com bloqueio do crescimento e evangelização proselitista do evangelho cristão, mas o que cristãos querem é a liberdade que o termo promete, nada mais que isso, leis que ferem a individualidade religiosa de milhões, é apropriar-se da laicidade que promove a paz e união protegendo religiosos e seus cultos, para ser uma ferramenta, politica dos céticos.

Ferramenta esta que muitas vezes usada na tentativa de aprovar absurdos como aborto, liberação de Drogas, e outras propostas que podem diminuir e intimidar o avanço de religiões como o cristianismo, então este laicismo perde a validez, pois é um termo utilizado como forma cética e ateísta de bloquear religiosos a propagar seu pensamento e discordar de aberrações e desumanidades e neste caso não cumpre o propósito como cita o site Politize sobre Estado Laico não ser Estado Ateu: "não significa dizer que o Estado é ateu, ou agnóstico. A descrença religiosa é tratada da mesma forma que os diversos tipos de crença."

Uma confusão surge, não aos que sabem do que se trata, mas na cabeça da juventude é inevitável, e mesmo de adultos que não sabe do que se trata, quero dizer do Laicismo, o que se ensina não é o Estado Laico e sim Laicismo. Qual a diferença? Segundo site da Fraternidade São Luchésio e Buonadona Ordem Franciscana Secular – Balneário Camboriú, e o também o site Pleno News com texto de Renato Vargens, a diferença é grande como consta nos textos a seguir:

"Nós não podemos confundir Estado laico com laicista. Estado laico significa que ele não confessa uma religião e não é regido por normas religiosas. O contrário disso é o laicismo, uma espécie de ideologia que prega o racionalismo, ou seja, tudo o que não é racional ou possui um pouco de expressão religiosa é desprezado[...]Quando se fala de Estado laico não significa negar a cultura religiosa de seu povo. O Brasil tem uma cultura impregnada de religiosidade. Basta vermos o nome de nossas cidades e Estados como São Paulo, Santa Catarina, São João da Boa Vista e tantos outros. Será que teríamos que demolir o Cristo Redentor, símbolo cristão?[...]O laicismo tem emergido em muitos lugares do mundo como uma afronta ao Cristianismo e, muitas vezes, assumindo formas hostis de perseguição. No Brasil, ele tem avançado e estendido seus tentáculos por meio de pequenos grupos ideológico-políticos,"( Aleksandro Clemente, membro da Comissão de Defesa da República e da Democracia da OAB/SP,- https://ofsbc.wordpress.com/2013/01/13/o-laicismo-e-a-perseguicao-a-religiosidade-do-brasil -Fonte: http://www.cancaonova.com - 03/10/2022 )

"O laicismo, ao contrário caracteriza-se pelo Estado que assume uma postura de intolerância religiosa, ou seja, a religião é vista de forma negativa e pejorativa. Nessa perspectiva, enquanto o Estado laico defende a livre expressão religiosa, o laicismo tenta a todo custo calar a boca dos religiosos não permitindo com que estes emitam opiniões." (https://pleno.news/opiniao/renato-vargens/a-diferenca-entre-estado-laico-e-laicismo.html - Renato Vargens A diferença entre Estado laico e laicismo - 03/10/2022 )

Então o que vemos surgir como um movimento de apoio ao Estado Laico, na realidade não é o que parece, podemos sim pensar em uma interferência (mais uma) do pensamento acadêmico, e apoio de sociólogos ideológicos que com certeza pensam com pouco ou nenhum carisma quando o assunto é cristianismo. Interessante como temos uma sociedade que pede liberdade, mas se incomoda quando outros começam a pedir também, a impressão que temos é que há privatização da liberdade por socialistas, bem antagônico o termo(rs);


Presbítero
Israel Lopes



Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue