Oração do Pai nosso, revela Deus Pai e Criador!

 

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.” Mateus 6:9-13

O primeiro a chamar o Criador de Pai foi Jesus. Até JESUS, o nome do CRIADOR foi colocado como um Tetragrama impronunciável. Foi por séculos pelo povo Hebreu chamado por uma lista de títulos e nomes do Deus hebreu: 

YHWH Nissi – (יהוה נסי) - O Senhor é a Minha Bandeira

YHWH Rafah – (יהוה רפה) - O Senhor que te sara

YHWH Tzevaoth – (Sebhãôth) – (יהוה צבאות) - Senhor das Hostes Celestiais

YHWH Shalom – (יהוה שלום) - O Senhor é Paz

YHWH Shammah – (יהוה שמה) - O Senhor está presente; O Senhor está ali

YHWH Tzidkeinu – (יהוה צדקנו) - Senhor Justiça nossa; O Senhor é a nossa Justiça

Após Jesus, o Criador, o Eterno foi apresentado aos homens por PAI e isto revoltou a muitos em sua época, pois diferente do demonstrado nos Livros da Lei, o tratamento do homem parar com o Criador e o Criador parar com o homem estava descrito como apenas com a figura de um DEUS: “Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.”

(Êxodo 3:6);

 Mas JESUS trouxe algo que não era comum ao homem chamar o CRIADOR seu  PAI! O Senhor JESUS  então demonstra a participação de DEUS em toda as fazes da vida de sua vida e demonstra aos que ouvem seus sermões que não só da sua vida, mas de todos os homens que o reconhecem como CRIADOR e PAI ´pois está escrito: “Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração.” (Salmos 102:17)

 O Senhor Jesus acrescenta outra forma de se dirigir ao ETERNO CRIADOR, mesmo que não invalidando sua posição de DEUS SOBERANO, porém se DEMONSTRANDO por um outro prisma o  carisma e trato do relacionamento do CRIADOR  com suas criaturas. Q quando pedem a Jesus  parar que lhes ensine a orar, o Senhor  mostra um modelo de oração que traz todo um novo relacionamento e cuidado de Pai para filho, mas sem deixar de lado que o Pai também é o DEUS SOBERANO. Então é trazido parar forma paterna tudo que já tinham muitos experimentados na forma e cuidados de Deus ao seu povo anteriormente:

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.” Mateus 6:9-13

 “Pai nosso, que estás nos céus ...”( YHWH Nissi – (יהוה נסי) - O Senhor é a Minha Bandeira”);

“Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. (“Tzevaoth – (Sebhãôth) – (יהוה צבאות) - Senhor das Hostes Celestiais; YHWH Tzidkeinu – (יהוה צדקנו) - Senhor Justiça nossa;

“E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.” (YHWH Rafah – (יהוה רפה) - O Senhor que te sara; YHWH Shalom – (יהוה שלום) - O Senhor é Paz); Mateus 6:9-13

A oração que nos ensina o modelo do CRIADOR PAI que cuida dos seus filhos, não omite a sua DIVINDADE, pois inicia com adoração e submissão ( o que identifica a qualidade de quem ora ao Pai; mas traz nela os pedidos de provisão e proteção que apenas um Pai pode dar ao que está sob sua responsabilidade:

 adoração (santificado seja o Teu nome)- Para adoradores;

submissão (seja feita a Tua vontade)- Para obedientes a vontade do Pai;

provisão (dá-nos hoje o nosso pão de cada dia)- Para os necessitados;

perdão (perdoa as nossas dívidas) – Parar os que erraram;

perdoar (assim como perdoamos aos nossos devedores)- Para os que não erraram;

proteção (e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal).  Para estar seguro;

Por fim, a lição foi aprendida pelos Apóstolos e eles passaram aos que os ouviam e aprendiam com eles as Palavras que JESUS ensinou sobre esta tão grande benção, ter o CRIADOR como um PAI:

“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. (Gálatas 4:4-7)

Então oramos ao CRIADOR sabendo que ele é o DEUS DE ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ, como muitas orações foram feitas no passado:  “Senhor Deus dos Exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó!” Salmos 84:8, mas confiando na Graça aos que creem em JESUS CRISTO, podemos hoje orar “"Pai nosso, que estás nos céus!”

Estas informações sim deveriam ser o memorial para se celebrar o dia dos Pais AOS CRISTÃOS e não a data estipulada para comércios e promoção de todo tipo de atitudes contrárias ao PAI CELESTIAL, institucionalizada por interesses econômicos apenas, principalmente onde se faz referência a datas que remetem a veneração aos santos em nações ocidentais cristãs católicas. Não é triste que ao mundo inteiro passe despercebido sobre o sincretismo envolvido em datas comemorativas, mas não é propósito deste texto, aprofundar-se na idolatria envolvida em datas comemorativas no Brasil e no mundo, deixaremos parar outra oportunidade. Basta o alerta de que temos referências mais valiosas para divulgar e comemorar do que a que o mundanismo e seu sistema apresentam.

Porém é triste quando sabendo que estas datas comemorativas são fruto de sincretismo religioso mais desejo de consumo e lucro para aquecer a economia, mentimos ou colaboramos com a mentira, quando concordamos ser a data criada pela sociedade como algo que ensina uma lição de amor e cuidados, longe do verdadeiro amor de Deus revelado em Seu Filho Jesus Cristo a todas as suas criaturas para mostrar-lhe na adoção o carinho do PAI CELESTE, O YHWH que agora chamamos de PAI!

 Presbítero

Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue