O VALOR DA OBRA DE DEUS É IMENSSURÁVEL

 

Muitos são os questionamentos sobre o uso de dinheiro na obra de Deus no NT e na Igreja contemporânea. 

Quando olhamos para o dinheiro como invenção humana para cambiar trocas e meio de valor, fica bem claro seu papel no mundo e não temos problemas de substituir o símbolo pelo que tem valor real. Também fica claro que é algo simbólico que apenas aponta para o que se quer comprar ou trocar., Se para alguém uma nota de 50 reais é mais importante e valioso do que um quilo de carne ele vai escolher logo ficar com os 50 reais no bolso e não comer carne nunca, mas se ele entende que o que possui é simbólico (DINHEIRO) e o VALOR REAL está na carne ele compra, se alimenta e fica feliz sem dó de ter se desfeito dos 50 reais de papel que segurava, pois o VALOR é simbólico; o Símbolo de valor "dinheiro" realmente tem Valor quando se pode trocar por algo de Valor, basta ver o exemplo do denário, dracmas nas Escrituras, geralmente pessoas que sofrem de avareza possuem muita dificuldade em trocar símbolos pelo que possui valor real, no caso do exemplo da carne com certeza muitos preferem ficar sem comer por dar maior valor ao símbolo (dinheiro)


Vamos ver exemplo de dias de serviço, o que tem mais valor seu esforço ou as dracmas, ou denário? Claro que a resposta óbvia é seu esforço, mas que posso contabilizar com uma quantidade de dracmas ou denarios (na linguagem NT (parábolas da dracma perdida); outro exemplo é o vaso de alabastro, uma boa quantidade de dinheiro seu valor, mas o que simbolizava era o motivo do seu uso que mesmo alguns avarentos presentes na história bíblica não concordarem, ele foi derramado aos pés do Senhor; desperdício? É isto?

Não apenas um ato simbólico de maior do que seu próprio valor, (pois Jesus vale infinitamente mais, mesmo que alguns achassem (e ainda acham que o que 
aquela mulher estava fazendo era um desperdício gastando o unguento daquela forma,  e de fato os que viam assim eram mais apegado ao SIMBOLO DINHEIRO do que o VALOR DA OBRA, VALOR REAL DE UMA OBRA! A mulher do vaso de alabastro ao contrário, ela deu maior valor a OBRA que via em JESUS do que o que tinha em economias em alabastro; troque em dinheiro é símbolo também e veremos que muitos dão maior valor ao dinheiro (símbolo) do que a OBRA de DEUS (real valor).

No AT temos o dinheiro em forma de prata e ouro sendo empregados para avaliação de votos e pessoas, como campos (Lv 27) lembrando que a palavra dinheiro, não é criada nesta época e si com os Romanos, é uma palavra que tem sua origem no em outro idioma, mas a tradução do hebraico mostra a ideia como valor de compra ou troca,, mas sua simbologia como valor está ligado a ouro e prata por também servir parar avaliação de mercadorias ou trocas de qualquer natureza, como já citamos é necessário prestar atenção em palavras como VALOR e SIMBOLO, se não consegue nem entender o que é a CEIA DO SENHOR (rs) Sim a não ser que também acredite que mastiga o corpo de Cristo e bebe seu Sangue(espero que não); Então devemos separar as coisas esta é a verdade e as vezes quando não fazemos isto fazemos diante dos outros a Bíblia de um livro qualquer quando ela está certa e não se contradiz;

Mas tentando responde ao questionamento sobre se dinheiro é válido ou não parar a obra de Deus como dízimo já que este está ligado mais ao fruto da terra e animais no AT, (até aqui tentei passar sobre a ideia de dinheiro como símbolo e o Valor de algo). em Deuteronômio 14 temos algo interessante em ordenança ao povo, lá ficou ordenado que sim se a distancia fosse grande impossibilitando assim pela viagem levar o animal (VEJA OCORRE AÍ UMA IMPOSSIBILIDADE, interessante não?) vendesse os animais por dinheiro e assim levasse o dinheiro ao Senhor; veja que o mesmo texto que diz parar levar semente e fruto da terra, permite que se venda os animais parar levar o valor e dar aos levitas; Lendo no versículo 27 deste mesmo capítulo 14, aparece o REAL VALOR da oferta: "Porém não desampararás o levita..";

 Este é o real valor, "NÃO DESAMPARARÁS..".MUITOS tem desamparado a obra de Deus Valor Real  para ficar com o símbolo como se fosse o real valor na mão quando o REAL VALOR SÓ TERIA QUANDO feito algo com ele para ajudar a obra de Deus(no caso de dízimos e ofertas); Se prestamos atenção no texto, se existisse  uma IMPOSSIBILIDADE para que fosse levado a oferta, dízimos em frutos da terra e animais, é dado uma alternativa, o que seria a HOJE esta dificuldade de se trazer o fruto do campo e animais parar dizimar? Então o que podemos fazer? SIMPLES ATENTAR PARA O MAIOR VALOR HOJE! Com certeza DEUS NÃO MUDOU ainda é mesmo então por qual motivo não continuará o “NÃO DESAMPARARÁS”! como maior objetivo a ser alcançado pela oferta e dízimos?

Fica claro que o interesse do Senhor era garantir o sustento de quem não teria como se sustentar a não ser pelo que o povo trouxesse ao Templo e não a ideia simplesmente do que trazer ou não trazer ou como deveriam trazer. DINHEIRO É SIMBOLO parar trocar por coisas que REALMENTE TEM VALOR! Não só o dinheiro como ouro, prata e até bronze, vamos ver muito isto nas Escrituras. Acho que sua pergunta seria mais bem elaborada se perguntasse sobre as diferenças dos dízimos no AT para o NT. Espero que ajude alguma coisa este texto tão grande, fica aqui fixado que NÃO DEVEMOS DAR TANTO VALOR AO QUE NÃO TEM O real VALOR. o REAL VALOR DOS DÍZIMOS E OFERTAS ESTÁ NA MANUTENÇÃO DO TRABALHO E OBRA DE DEUS e não no DINHEIRO que é apenas símbolo; EXISTEM DOIS AVARENTOS CLÁSSICOS NA IGREJA, O QUE EXIGE DÍZIMO A TODO CUSTO E PROPAGANDA E O QUE NEGA DIZIMO A TODO ESFORÇO E DESCULPAS, AMBOS ESTÃO AMANDO O DINHEIRO QUE TEM NAS MÃOS E ESTÃO CEGOS PARAR O REAL VALOR DAS OBRAS QUE PODERIAM FAZER.

Bom eu sei que muito vão querer que mostremos se ainda temos dízimos no novo testamento, pois nunca se finda as tentativas de ficar com dinheiro na mão e não desapegar dele, não é por menos que Jesus chamou ele de um tipo de “deus”, mas é um outro assunto complexo também e teremos que entender as divisões das igrejas cristãs judias e gregas uma doutrinada por Pedro e Tiago e outra por Paulo! Deus abençoe, Amemos a OBRA de Deus na Terra e não um símbolo de valor criado por homens, então deixaremos parar outro texto este dilema de dízimo no AT e NT, importante agora e saber o QUE é o REAL VALOR de uma contribuição e o QUE É APENAS VALOR SIMBÓLICO! Em minha opinião a OBRA DE DEUS  possui real VALOR, então não tenho que me apegar a valores simbólicos, NÃO DESAMPARAR possui mais valor do que questionamentos e discussões infindáveis sobre como e quando ajudar ou por qual motivo não desamparar!

Presbítero
Israel Lopes!

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue