Céus e Terra








“Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”
Hebreus 11:3


(Salmos 104.1-14)

Transmite a mensagem do Deus de Israel, o Deus Criador em Gênesis, esse Deus é o que deve ser glorificado. O louvor deve-se a Ele pois formou e criou e ordenou o universo, possui domínio de toda a criação, todos depende dEle ele é a fonte da vida.

Criacionismo Bíblico

  • Doutrina da Criação
  • Criacionismo Bíblico
  • Palavra Yom (dia) no original
    • Sentido literal ou não, onde a palavra é empregada como literal ou não literal

Uma explanação da lição de Escola Bíblica Dominical sobre a Revista Lições Bíblicas Adultos - 4 Trimestre 2015 - Editora CPAD. 

Doutrina da criação

Importante destacar que existe muita literatura do Antigo Oriente Médio que descrevem a história da criação. Como exemplo destaca-se o épico de Atrahasis, onde encontra-se os relatos sobre o a criação, a população crescente, dilúvio; Épico de Gilgamés; a obra intitulada Enuma Elish dos antigos sumérios. Embora sendo de origem diferente possuem a mesma função, tentar esclarecer como tudo foi criado. Procurar explicar como tudo começou sempre preocupou o homem. 

É comum o estudante da Bíblia se deparar com a afirmação de que o livro de Gênesis contenha versões das literaturas antigas da Mesopotâmia sobre a criação adaptadas para suas crenças. Aceitando esta afirmação é como dizer que Gênesis possui adaptações da mitologia babilônica, já que a Mesopotâmia assume lugar de destaque como berço da cultura do Antigo Oriente Médio.

Esta teoria se dá devido a datação dos escritos babilônicos que são mais antigos do que as datas que geralmente são aceitas para os relatos em Gênesis. Também leva-se em consideração sobre o próprio Abraão ser natural da região Babilônica, não se pode esquecer do próprio relato bíblico quanto a esse fato. Assim fundamenta-se essa teoria de que os israelitas utilizaram dos conceitos mitológicos dos escritos babilônicos, passando a adapta-los para uma visão monoteísta. 

É evidente que ao aceitar essa teoria aceita-se também a questão de que a mensagem do princípio também seria mais um mito da criação e se Gn 1.1-11 for encarado como mito então não existiram pessoas como Adão, Eva, Caim, Noé, Sem, nisto há uma grande complicação. Não tenho a pretensão de aprofundar o assunto pois não é esse o objetivo do texto, mais apenas informar sobre o assunto para que não se tenha uma lição bíblica dominical apenas com uma. Um professor de Escola Bíblica Dominical não deve temer conhecer, caso contrário não está preparado para explicar sobre sua fé diante de sua classe.

 Hb 11.3 tem que ser verdadeiro no coração de quem acredita no Deus Criador. Escritores como: Alan R. Millard, Alexander Heidel,são autores de obras importantes para o assunto que aqui foi citado acima. Para uma abordagem mais pastoral sobre o assunto doutrina da criação recomendo Wayne Grudem com sua teologia sistemática, tratando da evidência bíblica para a criação do nada, a criação direta de Adão e Eva, o relacionamento entre a Escritura e as descobertas da ciência moderna, evolucionismo teísta e as teorias seculares sobre o assunto criação.

Criacionismo Bíblico

O criacionismo não é próprio apenas do cristianismo. Os movimentos criacionistas existem entre as diferentes religiões como judaísmo, hinduísmo e islamismo. O criacionismo é baseado nas interpretações dos textos religiosos, o conflito surge com a ciência pelo fato de a ciência ser um sistema de conhecimento baseado na observação, como também evidências empíricas atribuídas a testes, explicações dos fenômenos naturais. O entendimento sobre o criacionismo compreende que este pode referir-se: a) criacionismo como crença na criação do universo e vida por meio de um agente sobrenatural; b)criacionismo científico, vertente do criacionismo bíblico que tenta provar cientificamente as narrativas de Gênesis; c)criacionismo bíblico(Gênesis) enquadra-se na crença judaico-cristã.

“Criacionismo Bíblico é a doutrina segundo a qual Deus criou, a partir de sua Palavra, tudo quanto existe (Hb. 11.3), (Rm 1.20; Sl 119.1-6). Se o termo é Criacionismo Bíblico, seu fundamento origina-se nas Escrituras Sagradas a Bíblia. Sobre a Natureza e os estudos sobre ela observados, não podem fazer mais do que apontar para existência de uma divindade ou divindades por trás da criação (exceto para o Ateísmo).

Sem as Escrituras Sagradas, esta divindade ficará ao critério de cada povo e sua cultura, acompanhados por seus fenômenos religiosos. Somente a Bíblia Sagrada aponta para o Deus dos Hebreus como criador de todas as coisas. Desta forma quando se fala do “criacionismo bíblico” seu fundamento está na Bíblia. Quanto a Rm 1.20: “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;” (Romanos 1:20) mostra como o texto já descreve “seu eterno poder, como a sua divindade” porem se não existir Bíblia para dar nome aos sujeitos, esta divindade pode ser qualquer uma. O Salmo 119 1-6: “Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos. 

Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos.”(Salmos 119:5,6) mostra com clareza que para aquele que crer em Deus, a Bíblia não confunde e sim esclarece. Observando Hb 11.3 : “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”(Hebreus 11:3), entende-se que a fé está por trás da aceitação da revelação sobre a criação. Mesmo que não se compreenda como que tudo foi criado, se crer que por Deus foi criado. Nem todos conseguiram entender sobre assuntos complexos tempo, espaço, ou como é que tudo veio a existir. Porém a bíblia permite que perceba a importância de crer que Deus é o Criador de todas as coisas.

Palavra Yom יום (dia) no original, sentido literal ou não?

Existe diversas interpretações para esse 'dia' da criação, alguns interpretam como literal, porém há um problema na literalidade neste caso específico que não ficou ainda resolvido. A literalidade nos dá uma base de dia de 24 horas, com esta interpretação o planeta possui aproximadamente 10.000 anos ou até menos,o que é inaceitável para a ciência considerar ser o planeta terra muito jovem. Outras interpretações preferem “yom” por período de tempo, ou extensas eras, mais há muitos que discordam deste ponto de vista devido ao aparecimento de “manha e tarde” que não combina com a existência de eras. Ainda existe os que interpretam como dia literal, porém ainda com longo período de tempo entre os dias, e por fim a interpretação de que é apenas uma estrutura literária para ensinar que somente Deus é o Criador, mostrando assim uma espécie de ordem na criação para suas criaturas, isso para que fosse refletido em suas atividades no futuro.


A não aceitação da não literalidade da palavra pode ser uma forma da religião não dar as mãos definitivamente para ciência, concordando assim com tudo que se diz os estudos sobre as Eras. Também aparece a questão do poder criador de Deus, ou seja, o que é mais poderoso, criar em dias ou criar em Eras? O fato é que a palavra “yom” está no texto, e leva-se em conta que a contagem do tempo como conhecemos (24 horas) deve-se ao Sol, e este só foi criado no quarto dia,então que unidade de tempo estava sendo usado pelo todo poderoso quando descreve dia? Abaixo segue uma amostra da palavra “yom” (dia) em outros textos do AT. Percebe-se que não há alterações na estrutura da palavra é a mesma que aparece em Gn 1.5, porém o texto do profeta não aparenta colocar esta palavra dia como literal, um dia de 24 horas. Para ficar mais fácil está destacado apalavra “yom” (dia), vemos que os textos são bem diferentes principalmente na datação. Porém nota-se que a estrutura da palavra continua a mesma.

"Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas."
Sofonias 1:15,16

טו יום עברה היום ההוא יום צרה ומצוקה יום שאה ומשואה יום חשך ואפלה יום ענן וערפל
טז יום שופר ותרועה על הערים הבצרות ועל הפנות הגבהות
Sofonias 1:15,16

E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
Gênesis 1:5

ה ויקרא אלהים לאור יום ולחשך קרא לילה ויהי ערב ויהי בקר יום אחד {פ}
Gênesis 1:5

Em outro exemplo temos no livro de Josué 10.13:"E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro." Mostra uma literalidade na palavra dia e temos uma demonstração do tempo diante do homem. Lendo o Salmo 90.4 "Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite." Temos uma demonstração do tempo diante de Deus.

Aparece assim uma dificuldade de interpretação, por isso não se deve precipitar-se em conceder uma afirmação. Porém nada impede de o leitor seguir uma linha de pensamento, desde que lembre-se que existe outras linhas de pensamento. Afinal a omissão de informação e conhecimento não é atitude honesta para quem ensina.

O tema é muito complexo e o seu desenvolvimento depende de muito mais pesquisas, não é este o objetivo, a intenção é apenas mostrar que nas Escrituras alguns temas são simples de entender, mais outros não adianta ser no grito tem que ceder a pesquisa.

Tempo, Espaço e da luz

Observando sobre a criação, em determinada revista de Escola Bíblica, “embora a Bíblia não diga, podemos afirmar que a primeira coisa que Deus criou foi o tempo”(p.14). Estudando um tema dentro do contexto bíblico no caso aqui “doutrina da criação”, pode-se afirmar algo que a própria Bíblia não afirma? Aparenta uma contradição com o contexto da própria lição quando é exposto os fundamentos do criacionismo. Se há alguma pretensão de expor sobre o conteúdo extra bíblico para um tema, é válido este argumento, porém no contexto da lição fica claro que esta não é a intenção do comentarista quando já na introdução aparece “é imprescindível que consideremos a narrativa da criação um fato histórico; algo que aconteceu exatamente como esta escrito”(p.13). Também aparece claro como o autor condiciona o subsídio didático no estudo da palavra dia “Yom” para sua literalidade no texto.

A relação de tempo e matéria é irrelevante no universo Divino, as funções de espaço e tempo possuem variáveis diferentes do nosso universo, fazendo com que a forma de noção de tempo seja também diferente. Tudo fica mais claro quando se diz “um dia para Deus são como 1000 anos, e 1000 anos como um dia”. O presente, passado e futuro estão uniformemente presentes em uma mesma harmonia. “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.”
Apocalipse 22:13 “E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.” Gênesis 1:3-5

Segundo comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal, a palavra no original para essa luz é “or” levando ao entendimento de ondas “iniciais de energia luminosa atuando sobre a terra”. A pergunta que se faz neste ponto é que luz é esta já que não se trata aqui da luz solar, pois o sol e os luminares não ainda não existiam. Mesmo assim é certo que disse Deus: “Haja luz”. Trataremos mais deste tema nos próximos  tópicos.

Organizando o planeta

“E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.” Gênesis 1:11,12 O tema aqui é a criação e organização do ecossistema. Ecossistema do grego oikos (οἶκος), casa + systema (σύστημα), sistema, ou seja sistema onde se vive. O ecossistema é a organização de forma milagrosa e poderosa da natureza. 

Vê-se claramente que a quebra ou alteração do ecossistema causa problemas sérios tanto a fauna como a flora de qualquer lugar do planeta. Quando a natureza sofre a interferência do homem de forma que venha causar alterações afetando o sistema biológico, algumas consequências são catastróficas. Alguns exemplos podem ser sitados: animais não pertencentes a fauna, plantas que não pertencem a flora de determinado local, sem falar na extinção de animais. Pode-se afirmar que o Espírito de Deus montou o ecossistema terrestre, e o seu funcionamento é correto até a interferência do homem de forma irresponsável e predadora. Para restabelecermos o equilíbrio do planeta é necessário a ajuda de quem o organizou desde o início, O Espirito de Deus.

A Luz


“E disse Deus: Haja luz; e houve luz.”
Gênesis 1:3

“E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.”
Apocalipse 22:5

“E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.”
Gênesis 1:3-5
Observando a sequência de textos acima surge uma questão, a luz não existia, Deus a chamou a existência, então antes da ordem “haja luz” não havia luz, mais quando aceito a ligação desta luz que vem do próprio Deus como diz o comentário, pressuponho que não havia luz em Deus? É por esta pegunta que mais uma vez surge a complicação sobre as formas diferentes de interpretar Apocalipse e Gênesis. Cada livro da Bíblia possui sua particularidade interpretativa, ao utilizar palavras ou sentenças deve-se atentar para igualdades e diferenças de significados, principalmente contextuais.

O fato de em Apocalipse não haver mais noite é uma indicação de que as leis da física que regem o nosso mundo não exerceram qualquer influência junto a Deus. Por isso o texto diz que não precisaremos mais da luz do Sol, que sabemos ser uma luz natural. Lá junto ao Senhor Deus Criador Ele é o que iluminará a todos. Ou seja o lugar não será mais na dimensão natural que depende de movimentos de rotação e translação para organização do tempo, então sabe-se que Apocalipse fala do universo Divino. 

Voltando ao texto de Gênesis, lê-se que aquela luz foi criada naquele momento, ela não existia, e serviu para distinguir fisicamente treva de luz, e dia da noite e assim é estabelecido o dia primeiro, e temos uma contagem dos dias até a informação da criação dos luminares que regeram o tempo na terra. Em resumo a luz em Gênesis 1.3 pode vir do Criador sim mais não aparenta ser é a luz que apocalipse descreve no capítulo 22.5. A luz citada em Apocalipse é sobrenatural, não depende de nada para continuar a existir “φωτός” (photos), Luz, fonte de luz. Pode ser a mesma iluminação que ocorre com a chegada dos anjos a terra como escrito em Atos 12.7 : “E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.” Atos 12:7” 

Esta luz é espiritual surge de seres espirituais, logo que estes seres se retiram do local a luz se vai também. Por isso no texto em Apocalipse é dado a certeza de que Deus sempre estará conosco “Ele vos iluminará”. Sua presença será constante. A luz em Gênesis "אוֹר" (or) é a luz da natureza como aparece a palavra "אוֹר" (or) em Jó: “Escureçam-se as estrelas do seu crepúsculo; que espere a luz, e não venha; e não veja as pálpebras da alva;” Jó 3:9, Luz da manhã em Juízes : “...Até à luz da manhã esperaremos; então o mataremos.” Juízes 16:2

Mais Importante do que a definição da palavra é o contexto em que estão inseridas pois ambas palavras "אוֹר" (or) "φωτός"(photos), vão apontar apara claridade, luz, fonte de luz. Para finalizar este ponto, vamos definir que luz estamos falando quando lemos : “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. João 9:5 Esta luz é a mesma que a Luz de Gênesis ou Apocalipse?

Águas atmosfera

Águas abaixo e acima do firmamento; (Gn 1.6-10)
O firmamento (atmosfera?)
Sem atmosfera não é possível haver vida na terra, como exemplos temos os outros planetas.
Segundo comentários da Bíblia de Jerusalém, "para os antigos a abóboda celeste era vista como uma cúpula de estrutura sólida, como uma tenda armada". Não difere muito dos comentários da Bíblia de Estudo de Genebra versão Almeida quando descreve que o céu visto da terra é sugerido como algo plano e duro. Podemos ver isso no texto de Jó: "Ou estendeste com ele os céus, que estão firmes como espelho fundido?"Jó 37:18.

Mais e a chuva como que tanta água ficaria suspensa? Bom como explica-se acima é a forma como os antigos viam. a atmosfera nunca  foi assim e por causa da ciência hoje sabemos disso. Sobre a chuva existe uma ideia de que não chovia antes do dilúvio, mais o texto diz que antes da criação do homem e brotar das plantas não chovia, por isso não tinham ainda brotado a fauna. O texto não dá a entender que após a criação do homem não chovia na terra. "E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra."Gênesis 2:5.

Flora Terrestre

Uma das declarações importantes para definição do criacionismo é a frase bíblica: “multiplicando segundo sua espécie” “E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
Gênesis 1:11”.

Há definições de espécies, as gerações seguintes das espécies seguiram o seu padrão original já registrado no seu DNA. Segundo a Bíblia Deus Criou todos os seres vivos segundo a sua espécie.
Podemos entender essa espécie por seu DNA. Embora a ciência informe que a diferença entre o DNA das espécies pode ser entendida como um distanciamento evolutivo entre as espécies, os que creem na Bíblia continuam acreditando que esse distanciamento é e sempre será desde o principio, por isso a multiplicação é segundo a sua espécie. Este assunto é complexo e requer mais tempo para ser explicado, não é a intenção no momento. Basta entender que sem alteração no DNA, então sem mudança na espécie.

Sistema Solar

Por causa da criação do Sol, Lua e estrelas, o tempo pode ser contado, dias, semanas, meses, anos, estações.

“E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.”
Gênesis 1:14
A contagem do tempo aqui na terra apresentado diferencia-se da contagem da definição tempo para outros lugares. Segundo o texto bíblico todo o tempo é contado tendo por base os movimentos de rotação e translação de um corpo celeste. É como se ter uma base fixa apara contagem do tempo neste caso o SOL. Segundo as escrituras esse funcionamento é perfeito tudo funciona bem ajustado.
Os textos bíblicos descrevem esta perfeição de funcionamento:

“Assim diz o Senhor, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; o Senhor dos Exércitos é o seu nome.
Se falharem estas ordenanças de diante de mim, diz o Senhor, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre.”(Jeremias 31:35,36)

“A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo.
Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas;”
Isaías 40:25,26


Conclusão

  • O assunto mesmo sendo muito bom, é muito complexo e extenso para sua exposição em sala de aula de escola dominical apenas. O que pode-se afirmar é que mesmo sem compreensão dos fatos ou seja de como ocorreu a criação, o cristão deve crer no que diz a Bíblia, e a Bíblia diz que Deus é o criador.

  • Em alguns estudos sobre o assunto, a escolha do Salmo 104 como leitura bíblica principal, pode ser boa para exposição como ilustração, porém para leitura bíblica para a partir do texto iniciar-se uma exegese não é aconselhável. O livro dos Salmos possui sua forma diferenciada para interpretação. O uso da hermenêutica para interpretar os Salmos não é o mesmo para interpretação do livro de Gênesis. Então temos alguns problemas, principalmente de tempo porque o texto bíblico tem a primazia aos comentários. Então tomamos por base Gênesis ou salmos? Para um melhor desenvolvimento do assunto o melhor é se orientar hermeneuticamente no texto de Gênesis e interpretá-lo. Poderíamos manter o texto de Gn 1.1-26, já que todo o conteúdo do tema se dá em torno deste texto.

  • Algo claro nas escrituras: O homem que acredita em Deus como diz as escrituras sagradas, mesmo que não entenda como se deu a criação, precisa crer que Deus é o Criador de todas as coisas. Portanto mesmo que muitos não consigam entender como se deu a criação “doutrina da criação”, o importante é crer.

  • O objetivo do ensino bíblico não é, e nunca foi promover a discórdia, mais fazer o homem, conhece-lo como as Escrituras diz como Ele é. E se o homem não entender tudo, não importa Ele continuará sendo o que sempre foi o Deus Criador dos céus e Terra.
    “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”
    Hebreus 11:3
Presbítero
Israel Lopes


Francisco, Clyde T.-Introdução ao velho Testamento, 5.ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1995.

Hill, Andrew E. Panorama do antigo Testamento-Tradução Lailah de Noronha, São Paulo: Editora Vida, 2007

Revista Lições Bíblicas Adultos - 4 Trimestre 2015 - Editora CPAD, 2015

Geisler, Norman L. Fundamentos inabaláveis: Resposta aos maiores questionamentos contemporâneos sobre a fé Cristã-São Paulo: Editora vida acadêmica, 2003

Andrews H. E.-No Principio...Um guia básico para confrontação entre criação e evolução, 4.ed. São Paulo: Editora Fiel, 2003

A Torá / A Lei - Edição de Estudo, Integral, Bilingue na Tradução da Bíblia King James atualizada

Biblia de Estudo de Genebra Edição Revista e Atualizada - Sociedade Bíblica do Brasil

Bíblia de Jerusalém - Nova Edição, Revista e Ampliada - Editora Paulus



links úteis

https://oi.uchicago.edu/sites/oi.uchicago.edu/files/uploads/shared/docs/misc_genesis.pdf
http://98.131.162.170//tynbul/library/TynBull_1967_18_01_Millard_BabylonianGenesis.pdf
http://www.monergismo.com/textos/criacao/criacao_wayne_grudem.htm
http://biblehub.com/lexicon/genesis/1-5.htm
https://www.bibliaonline.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue