Homem e Mulher


       A humanidade sempre teve curiosidades sobre sua origem. Quando não se tem conhecimento sobre algo é natural juntar os fatos que rodeiam o homem, assim o homem passa há fazer sua pesquisa, ser um observador e vai tirar as respostas pelo o que observou. E quando os fatos presenciados também não possuem explicações para o observador, o que mais eles irá observar? 

O homem moderno sabe que existe muito já descoberto, porém também sabe que existe muito a se descobrir. Quando surge a pergunta:  como veio a  existir  o  primeiro  ser    humano?  Todos vão responder  sobre o que  já foi observado por ele ou por outro. Isso tende para um comodismo, pois aparentemente as respostas já estão prontas sempre. Mais será que estão mesmo prontas? Será que as respostas para um problema será sempre as mesmas com o passar das décadas e séculos?

Para o homem religioso as respostas para vida sempre serão julgadas pela sua fé e o que diz a religião sobre o assunto, quem esse homem segue e venera terá sempre a última palavra sobre a questão. É certo que não estou levando em consideração o que é verdadeiro ou não, até porque para ao homem devoto geralmente duvidar de sua crença e religiosidade é o mesmo que se perder no mar de dúvidas e incertezas sobre a vida.


A modernidade mergulha em um dilema sobre a religião, deve-se dar crédito as suas indagações e certezas sobre os diversos assuntos que responde? De onde vieram as informações religiosas, sua procedência é confiável? Para alguns pode parecer fácil responder, a resposta pode ser até curta como: não acredito ou eu acredito, porém entende-se que culturas estão envolvidas, povos, línguas, milênios de história e tradições, e tantas outras coisas. A religiosidade de um povo segue com ele por gerações passa de pai para filho, até que sua descendência se depara com um mundo moderno, lógico, científico, descrente até que se prove o porque das coisas.


É importante aceitar que o homem religioso não enxerga as questões e respostas sobre a vida como o homem moderno, como está escrito no livro “MIRCEA ELIADE LO SAGRADO Y LO PROFANO”:


“Para el hombre religioso el espacio no es homogéneo; presenta roturas,
escisiones: hay porciones de espacio cualitativamente diferentes de las otras:
«No te acerques aquí —dice el Señor a Moisés—, quítate el calzado de tus
pies; pues el lugar donde te encuentras es una tierra santa» (Éxodo, III, 5).
Hay, pues, un espacio sagrado y, por consiguiente, «fuerte», significativo, y
hay otros espacios no consagrados y, por consiguiente, sin estructura ni con-
sistencia; ”(MIRCEA ELIADE LO SAGRADO Y LO PROFANO p. 15)


                             Para o homem religioso o espaço não é homogêneo; apresenta rupturas,
divisões: há muito espaço qualitativamente diferente um do outro:
"Não se aproxime o Senhor diz a Moisés, tire as sandálias dos seus
pés; porque o lugar onde você está é terra santa "(Êxodo, III, 5).
Existe, portanto, um espaço sagrado, e, por conseguinte, "forte", e significativo há outros espaços não estabelecidos e, portanto, sem nenhuma estrutura ou poder;”(MIRCEA ELIADE 
LO SAGRADO Y LO PROFANO p.15)

Diversos povos contribuíram com suas crenças gerando teorias para explicar a criação do homem, da mesma forma a ciência também persegue esta resposta que parecendo estar próxima, mais ainda continua distante de prova-las, e depois de provada com certeza se não tiver de acordo com o que se crer não será aceita.

Algumas civilizações com suas histórias de criação do homem:


Entre os gregos, Epimeteu e Prometeu, estes foram incumbidos de criarem novos seres para a
natureza. Epimeteu criou plantas e animais, Prometeu decidiu criar um ser diferente do que já existia entre os animais da terra, um ser que falasse e pensasse, diz a mitologia que Prometeu moldou do barro uma criatura a imagem e semelhança dos deuses, e soprou em seu corpo o sopro da vida, chamando assim essa criação de homem.


Entre os nórdicos conta-se na mitologia deste povo que Odin, Hoenir e Loder( deuses na mitologia nórdica)andavam pela praia, quando viram flutuando nas águas do mar, duas árvores. Os deuses decidiram criar destas árvores o seres humanos. De uma árvore eles criaram o homem, e lhe deram o nome de Ask, Askr ou Askur. E da outra eles criaram a mulher.


Não mitologia dos sumérios, os deuses Enlil e Enki criaram do barro o homem e a mulher. Eles chamaram o homem de Adamu. A descrição da criação de um ser humano do barro, encontra-se o relato domito na Epopeia de Gilgamesh, poema épico de origem suméria.


A mitologia maia é interessante pois informa a criação do homem mais de uma vez. No início os deuses criaram o ser humano do barro. Porém o barro não era resistente e a chuva o transformava em lama,decidiram por criar o homem mais resistente utilizando madeira mais eram muitos rígidos e não conseguiam se movimentar com facilidade, e é interessante quando relatam que estes "homens de madeira" se tornaram amais arrogantes do que os homens criado do barro. Os deuses os destruíram e pela terceira vez, criaram o homem derramando seu sangue sobre espigas de milho, e criando quatro homens de quatro espigas. Dos homens criados eles tomaram uma parte de sua carne, de seus ossos e de seu sangue e criaram para cada um uma mulher. E a partir daí passaram a se multiplicar e povoar a terra.

Sobre os povos da Africa, principalmente sobre o povo iorubá, possuem o mito da criação do homem, e neste mito contam que desde um passado muito distante, a criação do homem a partir das mãos dos orixás. Eles contam que Olodumaré incumbiu Obatalá de criar o ser humano, houve a tentativa de criação do homem através de diversos elementos, mas aconteceu que não conseguindo a orixá Nanã vendo a tristeza de Obatalá, lhe deu uma ajuda, ela lhe ofereceu barro ou lama. Assim, Obatalá conseguiu criar a raça humana, moldando o ser humano do barro e lhe dando o sopro da vida.


É certo que este é um resumo muito pequeno, das mitologias envolvendo a criação do homem contados por estes povos, até porque não é a intenção neste documento o aprofundamento sobre o tema. Mais já dá para perceber que estes povos alegam na criação a existência de um ser ou seres divinos responsável pela criação, da matéria prima para criação do homem na maioria usa-se o barro. Como esta história ou um pouco dela (sobre a criação com estes aspectos) chegaram até estas civilizações tão diferentes?


Sitamos os gregos, nórdicos, sumérios, os maias e o povo iorubá, porém existem muitas outros povos com seus mitos sobre a criação.



É certo que a Igreja anuncia a todos sobre as verdades registradas na Bíblia, mais sabemos que somente os que Deus revelar sua graça salvadora aceitará essas verdades. Sabe-se também que ao homem religioso é apregoado, e porque não dizer faz-se proselitismo sim para com outras crenças, não em forma de ridiculariza-las ou muito menos uma tentativa de inferiorizar suas crenças, mais apenas discutir as crenças, suas origens, procedências para chegar ao pensamento comum ou cada um seguir com sua fé, afinal se é Deus que com seu Espírito convence o homem, porque forçar a crença? Melhor é o convencimento pelo Espírito Santo pois a fé virá de uma semente verdadeira e não de um convencimento persuasivo e intelectual apenas.

Existe sim uma verdade absoluta sobre os temas da vida, esta verdade todo cristão deve crer que está nas escrituras, mais e os que não são cristão são obrigados a acreditar? Lógico que não, porém esta atitude jamais invalidará as verdades que Deus estabeleceu. Então não debatemos com a ciência, mais ensinamos homens já religiosos, homens já de fé a acertarem o alvo. Desta forma trata-se do assunto “Criação do Homem”.

Para uma boa compreensão é bom lembrar sobre o que vem ser o evolucionismo e criacionismo:


Evolucionismo é a teoria desenvolvida para explicar as alterações sofridas pelas diversas espécies de seres vivos ao longo do tempo, em sua relação com o meio ambiente onde elas habitam. O cientista responsável por explicar o evolucionismo foi o Charles Robert Darwin (1809-1882).Ele publicou, uma obra sobre o assunto de sua pesquisa que tratava a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida conhecida como A Origem das Espécies.


Criacionismo é a explicação sobre a origem do mundo por meio de um Criador. Essa forma de explicar a origem do homem e tudo que existe se difere entre as culturas existentes no mundo e aparece antes da forma científica de explicar a origem do mundo e tudo que há nele. Nos diferentes contextos culturais, sempre encontra-se a elaboração de um mito criacionista capaz de trazer revelações sobre a criação do homem,criação da vida. Para os que creem na Bíblia como verdade absoluta, esse criacionismo tem que seguir as Escrituras Sagradas esse caminho deve ser trilhado pela Igreja Cristã.


A Bíblia descreve sobre no texto de Gn 2.7, 18-24 de forma clara e literal como ocorreu a criação do homem e da mulher. No livro de Atos lê-se uma confirmação sobre o tema, de forma que demonstra que não importando o tempo e espaço que distancia os dois textos, a crença foi preservada. “E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;” (Atos 17:26).


Como homem foi criado?

  • Matéria prima do homem;
    texto como base:
    “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”
    Gênesis 2:7
Importante notar que a escolha da matéria prima para criar o homem, será muito utilizada para ilustrações nas escrituras. É clássica a construção da seguinte frase: " Deus é o oleiro o homem o vaso de barro". Podemos ver muito sobre o resultado para esta escolha nos textos abaixo: 

"A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer."
Jeremias 18:1-4

“Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?”
Romanos 9:20,21
A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Jeremias 18:1-4

“Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos.”
Isaías 64:8
  • Sopro Divino;
  • Adão um ser imortal;
    texto como base
    “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”
    Gênesis 2:17
  • A missão do homem;
    texto como base
    “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
    Gênesis 1:26


A Criação da mulher.

  • A solidão do homem;
    texto para base:
    “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” (Gênesis 2:18).
  • Instituição do casamento
    texto para base:
    “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”(Gênesis 2:24)   
 Seu relacionamento sexual:
  • Monogâmico; 
  • Heterossexual;
Textos usados para base:

“Ainda não tinham ido deitar-se, quando todos os homens de toda parte da cidade de Sodoma, dos
mais jovens aos mais velhos, cercaram a casa.
Chamaram Ló e lhe disseram: “Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Traga-os
para nós aqui fora para que tenhamos relações com eles”.
(Gênesis 19:4,5)
“Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; ”
(Levítico 18:22)
“Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso
natural, no contrário à natureza. ”(Romanos 1:26)
  • indissolubilidade
    textos como base:
    “E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
    Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”
    Mateus 19:5,6

“Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.
E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.
Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.
Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?
E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas.”

Conclusão:

Todos os cristãos precisam saber o que diz a Bíblia sobre o tema da criação do homem e a relação do Criador com a criatura. Assim como os outras religiões já sabem suas próprias histórias aprendidas cada qual de acordo com seu povo e cultura. A proclamação de um Deus supremo e único é um desafio que deve ser levado a sério por todos aqueles que dizem que acreditam nEle. A regra de fé sendo Bíblia, não pode ser substituída por testes e ensaios de boas idéias da cabeça de pregadores, pastores, ou regimentos internos de igrejas e ministérios. O povo que é devoto ao Deus revelado na Bíblia depende destas Escrituras para um culto saudável. A igreja existe para anunciar as boas novas de salvação, e não forçar as boas novas de salvação. Faz parte do exercício mental do cristão lembrar- dos escritos em 1 cor 13.1-3 que se resumem em dizer que sem Amor a melhor das intenções e boas obras, e vã.

 

Presbítero
Israel Lopes


Dica de Leitura:

Campbell, Joseph, 1904-1987. O poder do mito / Joseph Campbell, com Bill Moyers ; org. por Betty Sue Flowers ; tradução de Carlos Felipe Moisés. -São Paulo: Palas Athena, 1990


ELIADE MIRCEA - LO SAGRADO Y LO PROFANO - GUADARRAMA / PUNTO OMEGA
4ta. edición 1981


BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: histórias de deuses e
heróis. 34 edição, Rio de Janeiro, Ediouro, 2006.


SAUNDERS, Nicholas. Américas Antigas: as grandes civilizações. São
Paulo, Madras, 2005.









Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue