Caim era do mal


O texto de Gênesis que retrata a história de Caim e Abel mostra curiosidades, como o próprio nascimento de Caim, quando Eva descreve o Jubilo no nascimento do seu filho: “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.”Gênesis 4:1

Entende-se uma expressão de fé por parte de Eva, uma fé que em seu filho Caim estaria a esperança de cumprimento da promessa feita por Deus em Gn 3.15, porém não era de Caim que viria a salvação. Isto mostra o quanto o homem engana-se quanto as providência de Deus, promessas, e tantas outras coisas relacionadas a promessas ou supostas promessas de Deus. Nem tudo que parece é. O nascimento de Caim pareceu uma benção, não sabia Eva, que esse seria o matador do seu próximo filho.

A Maldição sobre Caim

.“E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.” Gênesis 4:10-12.

Sem aprofundar-se nos significados dos textos, Consegue-se ver ao ler os textos no bom e claro português, que a descendência de Caim progrediu na terra e multiplicou-se grandemente também, porém não mais foram agricultores, porque não dizer que outras profissões surgem desta trajetória de Caim e sua descendência: Enoque edifica uma cidade, Jabal criador de gados e parece levar uma vida mais nômade, Jubal aparece na história como músico, mestre em órgão e harpa, Tubalcaim aparece na história como aquele que domina a obra com os minérios cobre e ferro. Assim o que se sabe sobre a descendência de Caim é o que esta escrito:

“E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque; E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque. E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá. E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado. E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão. E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema.” Gênesis 4:17-22 Abaixo segue ilustrado a figura da descendência de Caim:



Aparentemente continuou tudo normal com Caim, que seguiu em frente teve filhos e filhas e a vida continuou, mesmo a terra não dando mais seu fruto para Caim, ele e sua descendência conseguiram superar esse problema de sobrevivência como já comentado acima. Porém a de se notar que o grande problema ou porque não mencionar como castigo, não está em não ter prosperidade com a terra e seu fruto até porque sua descendência superaram este problema como podemos ver no quadro acima. 

Mais não estar mais na presença de Deus, isto sim é 'O Castigo'. Deus por misericórdia permite preservar a vida de Caim de outros através da marca que é lhe conferida, porém é uma preservação exterior, porque seu interior teria que ir sem a presença de Deus como está descrito no texto: “E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse. E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden. ”Gênesis 4:15,16. Ser lançado fora da presença de Deus é o maior castigo.

Percebe-se nos textos em Gênesis, a narrativa da genealogia de Adão começando com os nomes por Sete: “Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.”Gênesis 5:1-3

Interessante porque após mostrar toda uma descendência de Adão( sem citar Caim), chega-se a uma separação de tipos de homens que habitam a terra descrita em Gênesis 6: “E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.” Gênesis 6:1,2

Aparece a expressão “filhos de Deus”, olhando pelo prisma das genealogias percebe-se que quando Abel é assassinado resta para Adão e Eva o seu filho Caim, porém parece que este nem na genealogia, é mais contado até que volte a alegria de uma descendência abençoada novamente. 

A Bíblia diz que Sete foi gerado quando Adão tinha 130 anos, e Sete gerou Enos quando tinha 105 anos, assim não sabe-se com quantos anos Adão e Eva perderam seu filho Abel, porém sabe-se que no mínimo a espera por um outro filho para reacender a esperança de Eva foi no aproximadamente 130 anos, no mínimo, agora para se voltar a adorar a Deus na terra no mínimo 235 ano com nascimento de Enos. Percebe-se a esperança renascendo nas palavras de Eva descrita no texto de Gênesis:

“E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor. ”Gênesis 4:25,26

O que pretende-se informar é que enquanto se espera adoradores de um lado, a geração de Caim também se multiplica do outro, sabe-se também lendo Gênesis que quando chega-se a geração que multiplica-se debaixo de uma maldição:“E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.” Gênesis 4:10-12.

Certo é que a desobediência de Caim o transformou em maldito fazendo cessar da terra a adoração aceita por Deus por um tempo apenas. A geração de Caim não adorava a Deus, não glorificava a Deus e não estavam na presença de Deus.

Olha-se ocorrido entre os irmão Caim e Abel e há a tendência de resumir-se apenas em uma lição para não matar os irmãos espiritualmente, porém o que se lê em Gênesis é uma divisão de quem serve a Deus e quem não serve a Deus. O livro de Hebreus traz uma luz sobre estes textos que informam sobre Abel e Caim quando descreve: “Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.”Hebreus 11:4

O que era oferecido a Deus por Abel de certa forma diferenciava-se do sacrifício de Caim, de forma que não é compreensivo exteriormente aos olhos humanos, mais diante do Criador estava claro. A primeira Epístola de João 3 “...Caim, que era do maligno,” também mostra de forma mais iluminada o que ocorreu em Gênesis e como aplicamos aos nossos dias, é que destaca-se na observação sobre o texto de (Gênesis 4:7).

Observando o texto bíblico:" Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar."(Gênesis 4:7), vê-se que Deus não é passivo quanto a avisar a Caim, porém Caim não dá ouvidos ao Senhor.

Sobre o por que a não aceitação do sacrifício de Caim, calvino escreve em seu comentário:

But unto Cain and to his offering he had not respect. It is not to be doubted, that Cain conducted himself as hypocrites are accustomed to do; namely, that he wished to appease God, as one discharging a debt, by external sacrifices, without    the least intention of dedicating himself to God. (CALVINO, João, Commentary on Genesis. P 132)

Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Não é de se duvidar, que Cain comportava-se como hipócrita acostumado a fazer o que precisa-se para apaziguar Deus, mais como um tipo de descarga de uma dívida, através dos sacrifícios externos, sem ter a menor intenção de dedicar a Deus. Mas esta é a verdadeira adoração, oferecer sacrifícios espirituais a Deus.(CALVINO, João, Commentary on Genesis. P 132)

Mostra responsabilidade da parte de Caim. Responsabilidade que costumeiramente é atribuída apenas a Deus ou a Satanás. Deus salva, perdoa e faz justiça, Satanás, rouba, destrói e mata, o homem torna-se participante ou das obras de Deus ou de Satanás. O texto de 1 João 3 mostra uma mensagem clara sobre filhos pelas obras:


"Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas." (1 João 3:10-12)

Caim foi considerado ser do maligno porque as obras de ambos assemelhavam-se. É exatamente isso que João explica no seu texto, existe importância nas obras humanas elas informam ao mundo espiritual de que lado estamos.

Graças a Deus por Seu Filho Jesus Cristo nosso Salvador podemos ter um novo nascimento, obtendo assim oportunidade de praticarmos obras dignas de filhos de Deus, Abandonado as obras do "velho homem" que é segundo Adão, vivendo na prática do novo homem que é segundo Jesus Cristo.

"Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.(1 João 3:7,8)

Presbítero
Israel Lopes



Dica de Leitura:

Teologando - reflexões sobre a teologia cristã GÊNESIS, A História de Três Irmãos: Caim, Abel e Sete. https://marceloberti.wordpress.com/2010/04/14/a-historia-de-tres-irmaos-caim-abel-e-sete/

CALVINO, João, Commentary on Genesis. 

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue