Verdadeira Paz vem do Criador o Eterno


A Paz do Senhor Jesus, Graça e Paz, Paz de Deus, Paz do Senhor, Paz, Shalom, Paz seja convosco; Não é errado nenhum dos cumprimentos e saudações, desde que simbolizem o que realmente se referem, ou seja, a realidade representada de um povo unido que deseja o melhor ao próximo e que seu intimo se identifica com o cumprimento que oferece ao dizer: A Paz do Senhor.

No meio cristão evangélico infelizmente devido as centenas de divisões entre ministérios e denominações, não poucas vezes, estes cumprimentos não são sinônimos, são características que mostram muitas vezes muros divisores entre ministérios, "irmãos" ou irmãos em Cristo; É triste pois Jesus disse: "E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir;"(Marcos 3:24), porém a realidade é que não existe apenas evangélicos A ou B, porém suas divisões de costumes e comportamentos são semelhantes aos galhos de uma grande árvore cristã que se origina após a separação do cristão católico e cristão protestante e desde então suas divisões não são interrompidas, por diversos motivos, desde eclesiásticos, doutrinários, e mesmo políticos e social; 
 
Desta forma criam seus particulares costumes, formas de falar, cumprimentar e sempre de alguma forma tentam se diferenciar-se dos demais grupos de cristãos, principalmente do grupo que se originou, para justificar a separação e validar os motivos da nova doutrina evangélica, a forma de cumprimento também entra nestas características. Aqui não pretendemos esgotar as informações, mas tão somente elucidar a razão pelo qual o cumprimento ao meu irmão com a Paz do Senhor deve ser de verdade, e não por rotina ou mero hábito;

Preferível um: " Bom dia, tudo bem?" ou "e aí Blz?" de verdade do que usar cumprimentos que foram criados para expressar uma verdade espiritual do amor ao próximo, e revelação divina entre homens, para encobrir desunião entre tantas denominações cristãs, e que muitas vezes apenas demonstra um Cristianismo de retalhos entre evangélicos; Tapinha nas costas, abraço por obrigação, apertos de mãos desconfiados, um "vai tudo bem?" que soa como estou nem aí, muitas vezes são misturados com o sagrado " A Paz do Senhor" ou Shalom como no AT;

Sei que muitos podem criticar este texto, mas no íntimo se forem verdadeiros com o próprio coração, sabem que eu estou certo quanto defender a veracidade deste cumprimento, e se pesquisarem mais sobre o cumprimento que infelizmente, de forma automática e habitual se tornou mais um costume, hábito evangélico, do que expressão do verdadeiro do desejo do coração, vão me dar alguma porcentagem de razão;

Cumprimentar alguém é e deve ser entre nós humanos, mais que um hábito que da boca pra fora é feito, a satisfação interior em desejar o bem ao seu irmão em revê-lo, abençoá-lo deve acompanhar o Shalom, A Paz do Senhor, Graça e Paz; incrível como em alguns casos existe até correção de alguns que aceitam apenas a Paz de Deus, ou rejeitam Shalom ou não gostam de ser cumprimentados com a Graça e Paz, etc; isso sim é o fruto da inutilidade de doutrinas de homens dentro das igrejas evangélicas, a verdadeira religiosidade inútil e nociva;

O cumprimento "A paz do Senhor" tem suas raízes na expressão hebraica "Shalom", usada no Antigo Testamento para desejar paz, plenitude e bem-estar. No Novo Testamento, Jesus expandiu esse conceito, oferecendo uma paz espiritual e efetiva, como visto em Lucas 24:36: "36 E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco." e João 20:26: "E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco."

O apóstolo Paulo também incorporou essa saudação em suas epístolas, reforçando o desejo de paz divina. "A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo."(Romanos 1.7); "3 Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo."(1 Coríntios 1.3);

No cristianismo, "A paz do Senhor" representa a paz interior e espiritual disponível através de Jesus Cristo, continuando a tradição judaica com um significado redentor, de nenhuma maneira invalida o Shalom no antigo Testamento e muito menos a forma "Graça e Paz" ou qualquer derivação destes significados quando remetem ao verdadeiro desejo de paz, divina; ainda no cristianismo No contexto cristão, "A paz do Senhor" reflete o desejo de paz interior e espiritual que só pode ser encontrada em Jesus Cristo, pois ele é que dá esta Paz diante de todas as situações. Essa paz é uma característica fundamental da relação do crente com Deus e é vista como um aspecto presente da salvação que o cristão acredita ter, baseando-se nas Escrituras.

Então quando se ouvir coisas do tipo: "Não é assim que aprendemos a nos cumprimentar em nossa denominação" e estiver entre cristãos, acredite, o indivíduo ainda não sabe o real significado da Paz do Senhor é um religioso ignorante quanto ao desejar a Paz Espiritual de Deus aos homens;

Espero que tenha ajudado a diminuir um pouco a forma rotineira e descompromissada de cumprimentar os irmãos com a Paz do Senhor, pois este é um cumprimento sério e que identifica a presença espiritual de Paz em que cumprimenta e ao que é cumprimentado; É verdade que não é sempre que humanos estão bem, por isso que precisamos que o próximo nos cumprimente de verdade, com a Paz espiritual de verdade, pois a Paz de Deus excede o entendimento e circunstância o Amor de Deus aos homens também é revelado em um aparente simples cumprimento, quando o Espírito de Deus está presente.

Somos cristãos temos que fazer a diferença em um mundo sem Paz e perturbado, pois , Shalom (em hebraico: שָׁלוֹם šālōm) é uma palavra com significados que declaram paz, harmonia, integridade, prosperidade, bem-estar e tranquilidade, nada disso vem apenas de homens, mas o Criador está envolvido nestes desejos próspero para a humanidade; o cumprimentar alguém, pode revelar muito sobre quem cumprimenta, olhar, forma do aperto da mão, tom de voz, mas principalmente passar através de todo o gesto o sentimento verdadeiro de um coração em Paz. Pense nisso.


Shalom!
Presbítero Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue