A Graça de Deus e Hipocrisia Religiosa.

"Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este."
Jeremias 7:4

Não ponha sua fé em homens. Ser um religioso, não faz de um homem melhor ou pior quando o assunto é verdade, justiça, bondade e amor ao seu próximo. Pois são como todos homens, o que aprendem a fazer seja o bem ou mau, farão bem. O que ocorre na política, religião ou em qualquer área social, dependerá de como o seu coração é de verdade, e do Deus sabe o intimo dos homens.

É verdade que arvore ruim não pode dar frutos bons, porém para esperar e analisar os frutos para depois, tirar a conclusão, pode ser tarefa penosa para muitos que acabam se acostumando com frutos ruis e desistindo dos bons, além do mais para quem não entende de arvores e nem de frutos, pouco importará esse ditado, vai ficar o mais provável "gato por lebre".

Mas não é sobre ditados populares este breve texto. Coloquemos nossa fé no Criador Deus não ERRA e conhece os corações dos homens. Pois o próprio Criador denunciou de falsos adoradores, os que responsabilizou para proclamar suas verdades, quando denuncia a falsa adoração, adoração e devoção sem coração, sem verdades. A denuncia existe no Antigo Testamento e é confirmada por Cristo no Novo Testamento, para provar que não seria milênios que mudariam o coração de homens ímpios religiosos ou não.

"Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este."
Jeremias 7:4

"Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim."
Mateus 15:8

Inúmeras vezes o Criador repreendeu seu povo eleito por acreditar mais em palavras mentirosas, que não mostravam a realidade da denúncia e ordem para retornarem as boas obras e um vida de justiça e verdades diante dele, e assim pararem de se enganar achando que sua religiosidade, cultos e sacrifícios rotineiro ao Senhor, eram suficientes para uma consciência tranquila. O texto abaixo é claro em mostrar a decadência dos religiosos do antigos seguidores de Deus do AT:


"Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam. Porventura furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes, E então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominações? "Jeremias 7:8-10

Os homens são falhos, pecadores, não importante o grau de instrução ou posicionamento político, religioso que possuam. Deus pela, sua Lei perfeita, mostra um novo caminho para um povo trilhar no Antigo Testamento, mas a hipocrisia de coração e ganância por poder e domínio corrompem suas vidas e eles burlam a Lei em beneficio próprio da elite sacerdotal com alianças políticas e antiguidade, também pagã.

Nada muda mesmo depois de milênios, pois nunca foi o tempo ou ou aparecer ou desaparecer de civilizações que transformou o coração pecaminoso, duro e sujo dos homens.

Durante o ministério terrestre de Jesus, ele observando o sacerdócio e religiosos de sua época, mostra em uma parábola que os religiosos de sua época, ainda possuíam o mesmo problema, é longo o texto mas vale a pena, lendo com certeza vamos nos identificar e identificar outros, pois é um texto atemporal, nada mudou no comportamento dos homens:

"E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano

O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.

O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado."
Lucas 18:9-14

A Bíblia tem um texto que permite o entendimento lar o de que a Graça e favor de Deus para os homens, pois revela o verdadeiro lugar do homem quando o assunto é o Divino Criador:

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus."
Romanos 3:23,24

Neste texto, o Apóstolo dos cristãos não judeus, em sua luta diária para proclamar um Evangelho da Graça. Coloca diante de todos a importância de igualar os homens diante de DEUS quanto a necessidade de salvação, destruindo assim a falsa impressão de que alguns são melhores do que outros diante de Deus e por isso são salvos. Paulo continua a explicar:

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;

Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei."
Romanos 3:23-28

Não se trata apenas de uma discussão sobre autoridade da Lei X Graça. A tentativa é de derrubar, destruir, registar-se vez à serva religiosa que milênios se sustentava no que poderia ser mostrado, aplaudido, elogiado ate desejado, falo do status religioso de um homem digno, bondoso, correto, que não possui erros e suas obras são invejáveis.

Para Apóstolo Paulo, tudo isso era valido como obrigação de quem diz servir a Deus e estar cimo um líder religioso e sem duvida mas Escrituras jamais fez desnecessárias obras dignas de arrependimento, a todos que entregam suas vidas ao Cristo. Paulo apenas não aceitava que, todas estas qualidades de homens dignos, vidas em a ser maior do que sacrifício de Jesus por todos homens.


Para o Apóstolo Graça e misericordia de Deus, são sempre maiores do que as obras dos homens, pois elas são representadas pela encarnação de JESUS CRISTO, sacrifício perfeito, a única revelação do Deus que nenhum homem nunca viu.

Assim colocar a confiança em homens, no que eles fazem ou mostram capacidades para fazer, acreditar que um homem pode dizer algo, ensinar sobre diversos aspectos da vida humana, e ainda que, os ensin9s sejam sobre obra de Deus l, quem sabe sobre o próprio Deus, e se talvez afirmar sobre os atributos de Deus de forma inegável, e de suas doutrinas religiosas humanas ou não de forma ortodoxa, fazendo de sua vida e de sua religiosidade uma régua de medir homens para salvação eterna e comunhão com Deus o Criador, é um insulto à Graça Maravilhosa do Criador para com os homens, revelada em Cristo Jesus.

Lembrar que Deus não tem culpados por inocentes em obra alguma em sua reta forma debulhar os homens, é muito importante 9ara não cometer erros grotescos de criar subterfúgios para se auto inocentar por compensação de obras boas e obras ruins. Boas obras, bom trato com pessoas, educação humana , digo humanidade no trato, não é dom, não deve ser estado de espírito, quando posso ou quando não posso, boas obras fazem parte da exigência de quem é nascido de DEUS, não combina com obrigação por ser um religioso de determinada denominação.

A Lei de Deus, é eficiente em mostrar os que por obrigação e conveniência, fazem o bem. Jesus foi morto por causa dos religiosos e políticos de sua época, pois ter Jesus entre os homens, denunciando a miséria dos corações era inconveniente para muitos. Assim também era no passado, os profetas eram parar muitos pessoas inconvenientes, principalmente para os que queriam exercer e viver seu poder sobre as pessoas pobres e necessitadas, ou bagunçarem a forma de culto deixado na Lei de Deus parar o povo de Israel!

Por isso que ser um religioso, não faz de um homem melhor ou pior quando o assunto é verdade, justiça, bondade e amor ao seu próximo. Pois são como todos homens, o que aprendem a fazer seja o bem ou mau, farão bem. ou mau com excelência. O que ocorre na política, religião ou em qualquer área social, ou religiosa, sempre dependerá de como o seu e o meu, o nosso coração é de verdade, pois Deus o Criador já amou o mundo de maneira extraordinária, e fez o que ninguém poderia fazer parar salvar o homem.

Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue