A Igreja (Parte 2)


A Igreja de Cristo deve e tem a obrigação no Senhor de ser apartidária, pois o Reino de Deus não é deste mundo; Jesus não fazia política com Herodes e muito menos orientava seus seguidores a fazer política, Jesus não se aliou a Cesar e menos ainda fez milagres para que eles o reconhecessem como alguém importante, destacado, Jesus veio para os seus , as ovelhas sem pastor de Israel, os enfermos de Israel; Apóstolos não tiveram políticos de estimação, não ungiram políticos nos evangelhos, nas epístolas não vemos ensinamento para transformar nossas reuniões em palanques políticos de sequer ou de direita, de onde então vem esta prática se não de uma educação militante de infiltrados no meio do povo de Deus, trazendo novo evangelho de um cristo militante das coisas deste mundo que perecem; se apoderaram dos lugares de poder eclesiásticos e de forma politica passaram a reger o povo de Deus, o rebanho de Deus; no passado ocorreu o mesmo com o povo de Israel, quando o sacerdócio se corrompeu e as vontades satisfeitas foram do homem apenas e não mais do Senhor e Pastor do rebanho:

"Por isso o Senhor DEUS assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra. Porquanto com o lado e com o ombro dais empurrões, e com os vossos chifres escorneais todas as fracas, até que as espalhais para fora. Portanto livrarei as minhas ovelhas, para que não sirvam mais de rapina, e julgarei entre ovelhas e ovelhas. E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor. E eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse. "(Ezequiel 34:20-24)

Não significa que a igreja do Senhor ao ser apartidária, será omissa aos que choram, sofrem, andam nus. Sentem fome, são injustiçados, ao contrário, como representantes do Reino de Deus nesta Terra, devem agir como seu Mestre e Salvador ensinou e também repreendeu os "santos" de sua época, ensinando que não poderiam deixar de Amar a Deus e nem também deixar de cumprir suas obrigações humanitárias, deixou claro que não há Lei que condene quem assim se propõe, em parábola ensinou sobre o Bom Samaritano, que não estava limitado a fronteiras, políticas, religiosidades e nenhuma outro tipos e barreira que pudesse bloquear a fazer o bem ao seu próximo, que identificou como o que precisa e não o que eu escolho fazer o bem:

"E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. (Marcos 12:29-31)


"E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;(“ Lucas 10:30-34)

O texto escrito nos Evangelhos nos faz voltar alguns séculos atrás nos Escritos bíblicos, onde encontramos o Profeta Amós dizendo ao povo de Israel:

Portanto, visto que pisais o pobre e dele exigis um tributo de trigo, edificastes casas de pedras lavradas, mas nelas não habitareis; vinhas desejáveis plantastes, mas não bebereis do seu vinho. Porque sei que são muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados; afligis o justo, tomais resgate, e rejeitais os necessitados na porta. Portanto, o que for prudente guardará silêncio naquele tempo, porque o tempo será mau. Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis. Odiai o mal, e amai o bem, e estabelecei na porta o juízo. Talvez o Senhor Deus dos Exércitos tenha piedade do remanescente de José.”(Amós 5:11-15)

Retornando para era o tempo dos Apóstolos de Cristo, lemos sobre Paulo escrevendo cartas da prisão, mas não incentivando os Irmãos a irem se revoltar contra sua prisão, pegar em armas, derrubar o governo Romano, etc; ao contrário o vemos alertando que as armas dos irmãos, seguidores de Cristo nunca foram carnais e sim espirituais, poderosas em Deus:

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” (Efésios 6:11-13)

Ainda no tempo dos Apóstolos, vemos o testemunho de Pedro, que encarcerado por Herodes para agradar alguns que estavam sedentos por vidas, vingança e poder  em  sua época, mostra-nos que em tempos difíceis o SENHOR JESUS NÃO ABANDONA OS SEUS; é bem verdade que alguns foram mortos a espada pela política e reinado da época, mas em testemunho glorioso ficou relatado uma amostra do que Deus pode fazer e de sua presença:
“E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; E matou à espada Tiago, irmão de João. E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos. E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa. Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.” (Atos 12:1-5)

O que chama atenção é que esta igreja reunida por Cristo e inaugurada pelo Espírito Santo, nunca foi associada a partido político, reis, governos, mesmo que seus membros fossem de diversas classes sociais e, amigos de pessoas importantes e muitos de posses e muitos pobres, mas a regra de fé era obediência a Palavra e ensinamento dos Apóstolos que lhes ensinavam à obediência a Cristo e sobre o que disseram os profetas, mesmo que nunca fora ensinada esta igreja a desobedecer governos, porem aliar-se também não foi, antes trabalhava mas com o olhar atento para o fim de todas as coisas, percebe-se isto ao ler as Epístolas e principalmente Apocalipse. Não ficavam os Apóstolos banqueteando entre os políticos e muito menos criando partidos políticos para ascender ao poder.  este é o modelo adotado hoje e não o que foi deixado por Cristo e os Apóstolos, como já comentado.

Que tenhamos orientações da Bíblia e não apenas de homens, do Espirito Santo e não apenas dos nossos pensamentos, que possamos andar vigilantes e atentos as propostas de Satanás, que seduz grande parte dos líderes eclesiásticos com promessas de poder, reino, e riquezas; sejamos sóbrios, andemos na Luz, deixemos as trevas, sejamos como sal da terra e luz do mundo, proclamemos aquele que é REI DOS REIS E SENHOR DOS senhores e não tenhamos vergonha de dizer NÃO PARA ECLESIOLOGIA que prega amizade com o mundo, amor as riquezas e desejo de poder e domínio; todas estas coisas estão na bandeja de SATANÁS que são oferecidas aos que possuem os olhos e coração voltados para terra e não para o Reino de Deus!

Sabemos que, o que foi escrito foi para que saibamos como é a forma de agir do adversário da Igreja de Cristo e não sejamos pegos de surpresa em suas ciladas; voltemos aos moldes da Igreja que agrada a Deus, A IGREJA APARTIDÁRIA!

“Dê a Cesar o que é de César e a Deus o que é de Deus”, A moeda possuía a imagem do governo humano, a imagem do poder humano, a marca de seu possuidor então lhe pertencia, mas existe algo que não é de Cesar, pois não possui sua marca, sua imagem então não ele não tem poder e nem posse sobre o que não lhe pertence, estes são os comprados pelo sangue do cordeiro, morto desde a fundação do mundo! A Igreja não pertence a Cesar! A Igreja de Cristo não pertence a César ela existe para fazer a vontade de de Deus e qualquer líder da Igreja cristã, que instrua ao contrário de uma vida piedosa aos que  seguem ao Cristo, estão formando exércitos para si e seus propósitos. A obrigação moral da Igreja é rejeitá-los e ouvir a voz do pastor de verdade! 

É verdade, tudo se repete, o ciclo social humano não importando as civilizações, carregam a marca de humanidade caída, destituível de perfeição e sujeita a toda sorte de maldade e perversidade, mas isto não significa que não podemos fazer diferente do que já ocorreu no passado, não incorrer nos mesmos erros é obrigação de quem possui avisos do que é certo e errado, a Bíblia é este aviso à Igreja de Jesus Cristo!

"O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol." (Eclesiastes 1:9);

Se acreditamos na Bíblia, NOS PREPARAMOS PARA O PIOR, mas com uma fé firme no AUTO E CONSUMADOR DE NOSSA FÉ JESUS CRISTO REI DOS REIS! Ele  foi o que disse:

“E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” (Apocalipse 22:12) Eu Creio!

Presbítero
Israel. Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue