Vinde a mim


“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”
Mateus 11:28


Jesus não disse: vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos darei, ministérios, cargos altos nas denominações, lhes darei pastores que farão de vós comércio, serão tantos trabalhos e afazeres que se esquecerão de suas famílias, contribuirão para enriquecimento dos líderes que ameaçarão vocês com maldições de empobrecimento e miséria se não contribuírem, ajudarem homens religiosos a conseguirem suas mansões, carros importados, aviões particulares, com vosso suor conseguirão comprar emissoras de TV e rádio e inúmeras construções, fazendas eles terão a prosperidade que nunca imaginaram ter por vossa causa; 


Jesus não disse: vinde a mim e farão com que muitos líderes de Igrejas, descansem e eduquem seus filhos nas melhores universidades, para que no futuro sejam os vossos pastores e não se quebre o sacerdócio sobre suas vidas e a palavra vitalício os acompanhará; 



Jesus não disse: vinde a mim e contribuirão com a construção de luxuosos e majestosos templos, onde algum deles, o custo de cada pedra daria para saciar a fome e necessidade de muitos por alguns meses; vinde a mim que os colocarei para trabalhar para que homens levem a glória de ser pastores de grandes rebanhos de pessoas, a ponto de os príncipes do mundo os procurarem para alianças políticas; 

Jesus não disse: vinde a mim e vos farei seguidores de homens a ponto de idolatrá-los de tal forma que não ousarão sequer dizer-lhes que eles podem errar, antes com tremor pela “autoridade” investida a eles, vocês ajudarão a silenciar os que os denunciarem, criticarem, ou ao menos questionarem algo que eles em sua altives apregoarem; 

Jesus não disse: vinde a mim para um caminho de instituições, convenções, estatutos e todo tipo de norma relacionada a “boa” vontade dos “sacerdotes” para si mesmo e suas famílias; 

Jesus não disse: vinde a mim que voz farei discípulos de homens, que por causa de seus livros alguns criarão seus próprios círculos do saber e pensamento e vocês os venerarão por causa do status adquirido na sociedade, criarão vínculos com seus iguais, onde pastorear será status mais do que servir ao povo pelo qual eu morri, mas outros serão a ignorância encarnada quanto aos meus ensinamentos e o que diz as Escrituras, a ponto de escravizarem a mente dos homens e paralisando-as no tempo em que se convertem as suas preleções e nunca progredindo ou aprendendo coisas novas, antes vivendo uma vida de inercia mental religiosa para júbilo do ego do ignorante líder que senta em uma cadeira vitalícia do poder eclesiástico.

Não, Jesus não disse nada disto e também nada disto pertence ao seu Reino ou ao seu Evangelho Santo, mas Jesus disse algo que simplifica toda uma caminhada no caminho da Verdade do Reino de Deus:

Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”Mateus11:28-30

Jesus percebe como o povo está exausto de uma religião de fachada, oprimido por um sacerdócio movido a negócios e acordos políticos, a vida luxuosa, homens que outrora deveriam honrar a posição concedida pela tradição sacerdotal herdada da Lei mosaica, onde o próprio Jesus os destacam como “aqueles que estão assentados na cadeira de Moisés”, homens que deveriam julgar segundo a reta Justiça, mas como quem estava com uma trava nos olhos não conseguiam com suas tradições discernir uma questão do “sábado do Senhor”, tão bem explicado pelo Senhor do Sábado. Estes colocavam fardos pesados para que o povo carregarem, mas como o Senhor Jesus os repreendeu, nem eles mesmo com se prontificavam de cumprir suas reivindicações. 

O povo continuava sedento, faminto, cansado, sem pastor, e os sacerdotes, confortáveis, vivendo da gordura dos que aprenderam que não poderiam desobedecer aos “homens de Deus”, porém os “homens de Deus”, parece que não se preocupavam muito com obediência ao Senhor, quando o assunto era política, alianças com reis e governadores e a defesa do seu sacerdócio e reinado vitalício. Este cenário nefasto revestido de religiosidade e obediência parece ser uma continuação dos avisos de Deus através do Profeta Ezequiel: 


veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. [...] Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto. Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei. Ezequiel 34:1-11

Diante disto, Jesus então oferece ao povo a oportunidade de ser livre de verdade, exclamando aos que podem ouvir: 

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus11:28-30


Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Jesus demonstrando total reprovação ao sistema religioso erguido pelos “ungidos, resolve Ele mesmo convidar outros trabalhadores que desta vez seguiram seus concelhos e passaram o Evangelho leve e poderoso do Reino de Deus aos homens: “E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos: Lucas 6:12,13 Quem os ouvisse e aprendesse deles estariam aprendendo do Senhor, pois com o Senhor eles andaram. Ouvi-los era conseguir entender e recado, assim teriam sobre si o julgo do Senhor e suas almas descansariam do enfadonho serviço que é servir aos caprichos de homens “ungidos” para o serviço do Senhor segundo a antiga Aliança. 

Ministérios, denominações, organizações como cargos eclesiásticos, são formas de organização humana para em comum adorarem ao Senhor, oferecer cultos e ações de graça ao Criador, pois ele nos escolheu para servos e cidadãos celestial, em nada aponta para criação de milionários eclesiásticos onde a única obra que podem reconhecer é a manutenção de seus cargos e as instituições que estão no nome de suas famílias. O Reino de Deus é muito mais do que isto, o Evangelho de Jesus Cristo está além do pensamento medíocre de obras terrestres. 

Milênios se passaram e aos cansados e oprimidos ainda ecoa de forma bem audível a Voz do Senhor Jesus: 


“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28-30



Presbítero 
Israel Lopes


Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue