Rebelião


‘Guernica’, de Picasso

A definição de rebelião dependerá do contexto da mesma se estão se referindo aos textos do AT concordo plenamente, pois na Antiga aliança só existia o povo escolhido Israel e toda a santidade e ensino só poderia vir do sacerdócio de Israel escolhido por Deus, a Prova é tanta que na instituição do sacerdócio a autoridade e liderança de Arão e Moisés foram alvo de dúvida, mas o Senhor respondeu com poder e grande fúria contra os que duvidaram. Outra prova da escolha do único povo responsável para guardar e transmitir as verdades santas do Criador era Israel com o sacerdócio erguido por Deus, está na divisão do Reino pelo comando de Salomão, onde o Reino do Sul fica com o sacerdócio, mas o Reino do Norte sem ninguém para ensinar e conduzir os rituais estabelecidos por Deus no Pentateuco ergue para si sacerdócio próprio, a fim de que o povo em Israel Reino do Norte não descesse para o Reino do Sul Judá e Jerusalém para sacrificar.


Então vemos claramente que a ideia de rebelião está atrelada ao sacerdócio santo em Israel. Mas o que dizer do pós-nascimento do Filho de Deus, deveríamos continuar com a mesma ideia de sacerdote israelita se outro sacerdócio foi erguido e este espiritual cujo Sumo sacerdote é o Cristo ressurreto? Está ideia de rebelião está atrelada ao fato de não concordarem com o que? O que é errado ou o que é certo? Não são poucos os que confundem e como quem segue cegamente uma religião se apega a doutrinas humana como que fossem santas doutrinas, aí é onde começa toda a confusão. Então alguém que se rebela contra doutrinas de homens quando colocadas como palavras de Deus está fazendo um favor para o Reino de Deus, pois denuncia os usurpadores do lugar que a Deus e sua Palavra pertencem. Acho que a Palavra rebelião deve ser melhor definida pelo seu contexto aí. 


Estamos dentro do contexto do Evangelho de Cristo e o que vale é o que os Apóstolos ensinaram acerca dos Profetas e Jesus. Não esquecendo que a Reforma Protestante surge de não concordar com o que estava sendo apregoado pelo cristianismo da época. Na verdade muitos confundem o que a bíblia fala de "rebelião" com o não concordar e deixar de seguir. Olha-se para definição em português vamos entender que a Bíblia está certa quanto aos que fazem este tipo de coisa nas congregações: "REBELIÃO " alvoroço motim revolta tumulto agitação abalo arruaça celeuma comoção conflito conturbação desassossego ebulição efervescência escândalo estremecimento excitação fervedouro fervura inquietação movimento palpitação perturbação", Mas ao olharmos para a ideia de Rebelião no português. "Revolta, desobediência a ordens ou normas de uma instituição", vamos ver que em alguns sentidos a Bíblia elogia perturbadores dos que andam enganados ou enganando em seus caminhos e normas criados pelas suas próprias mentes, temos exemplos claros disto: Elias o perturbador de Israel é um exemplo bem claro para o AT e o Reino do Norte. Olha aí o sinônimo de rebelião aparecendo "perturbador". 


Temos também Macaias, que estava preso por não concordar com as bestialidades de Acabe, no NT temos João Batista, Jesus que nunca concordava com a tradição dos fariseus e saduceus sendo colocada acima das Escrituras ou comparada a elas e por fim os Apóstolos que de cara nunca se colocaram como amiguinhos da religiosidade judaica quando esta negava o Jesus Cristo. Por isto, a ideia de rebelião ficou muito confusa nas congregações, pois muitos ligam esta palavra apenas ao significado de filhos de belial, (bel, deus pagão), desta forma fica bem claro o texto quando fala que "rebelião é como pecado de feitiçaria", lógico deuses pagãos sempre levam os homens a feitiçaria e magia e a palavra no "מרד" (merede), no texto de 1 Samuel aparece como (me-rî )מֶ֔רִי leva a meditação de que o povo fazia toda a religiosidade certinha mas não obedecia ao Senhor como deveriam obedecer. Deus queria que o povo obedecesse segundo a sua Palavra. "1 Samuel 15…22. 


Porém é importante entender que a palavra rebelião procede do latim 'rebellĭo,ōnis,' utilizado para referir-se a oposição a autoridade ou poder dominante. Pode parecer horrível e antibíblico, mas quando este poder dominante é antibíblico e coloca-se entre Deus e seus servos, os servos devem escolher Deus, isto é uma rebelião das mais aceitáveis descritas nos textos e contextos bíblicos. Dentro deste contexto, não esqueçamos que a obediência de Jesus à vontade do Pai, sempre foi vista como rebelião aos sacerdotes Mestres da Lei, mas isto por causa da mistura de suas tradições e suas diversas interpretações, que Jesus declarou serem apenas como fermentos que levedam a massa. Jesus declarou também que este mesmo sacerdócio errava por não conhecer as Escrituras e nem o poder de Deus. Então na realidade que se rebelou foi o sacerdócio de Israel pondo as ovelhas de Israel a se perder por caminhos de suas tradições, caminhos que ainda são preservados até hoje na cultura judaica. 


Contudo, Samuel declarou: “Agrada-se mais a Yahweh com holocaustos e sacrifícios do que com a sincera obediência à sua Palavra? De modo algum, a obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão do coração mais do que a gordura dos carneiros. 23 Porquanto a rebeldia é como o próprio pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria! Porque rejeitaste a Palavra de Yahweh, Ele também o rejeitou como rei do seu povo!” O grande problema é que há uma generalização quanto a manter o que é errado, assim todos que não concordam com alguma coisa, são logo tidos como pessoas que se rebelam. Isto é como uma profanação do bom senso quanto a interpretação das Escrituras, pois se for assim todo os homens que foram contras os erros e bestialidades dos homens nas Escrituras, estariam em pecado de rebelião, inclusive Jesus. reescrevo que esta ideia de sistema, igreja ou homem que não pode ser contestado pelo que prega ser correto, não combina com a reforma protestante e muito menos com os que buscam defender verdades bíblicas. 


"Porque rejeitaste a Palavra de Yahweh, " Esta frase deixa claro que rebelar-se contra o Senhor é não aceitar sua Palavra e não a palavra de homens, principalmente quando estes homens estão contrário a Palavra de Deus. 


Presbítero
Israel Lopes



Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue