Ser Natural




"Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."
1 Coríntios 2.14


Mesmo que seja notório que ao anunciar a Palavra de Deus, desagrade a muitos, mesmo  assim observa-se que tenta-se fazer com que este aspecto seja apenas restrito a compreensão da Palavra apenas. Se houver outra forma de explicar o que diz as Escrituras Sagradas, princialmente observando o pensamento do homem moderno, logo os homens a aceitaram. 

Desta forma o pregador passa a achar que os homens podem simplesmente aceitar a Palavra, se render a aceitação da sã doutrina, colocar seu intelecto a uma submissão ao que diz as Escrituras somente intelectualizando a Bíblia com tentativas de criações de sermões mais suaves, palavras mais polidas para deixar que o sermão fique um pouquinho parecido com as citações da carta de direitos humanos, soando assim de uma forma mais humana e revolucionária aos ouvidos de pessoas que não acham que precisam de Deus não acreditam que precisem na atualidade ouvir o que diz a Bíblia, pois acreditam ser a Bíblia um livro retrógrado. Isto É como um implorar que pessoas leiam, acreditem na Bíblia, creiam em Deus! Como se Deus precisasse, dependesse da aceitação humana para que suas palavras se cumpram.


Enquanto os sermões favorecem o humanismo e a forma de pensar de alguns  intelectuais, Deus e sua Palavra são tolerados. Porém logo o pregador se depara com a realidade dos ouvintes, quando começar a falar de temas como: Pecado, condenação, único Deus, idolatria, inferno, mansões celestiais, mundanismo, obediência, enfim logo a realidade aparece, a humanidade caída logo se manifesta com o que é mais próprio do homem caído, a rejeição de Deus e tudo aquilo que glorifique o nome dele. É lendo a Bíblia que se descobre que existem duas classes de humanos, o que compreende as coisas espirituais e o que não entende e as consideram loucura, não consegue entendê-las. A Bíblia descreve que "não pode entendê-las" então a situação é mais grave, pois não depende apenas deste homem o entender as coisas do Espírito de Deus. Como é triste segurar uma Bíblia, ler esta Bíblia e não entender além do intelectualmente compreensível.

O homem deve se preocupar quando por acaso não entender as coisas do Espírito de Deus, deve se preocupar quando as sãs doutrinas bíblicas e seus conselhos aos seus olhos e ouvidos não passam de textos; pode ser que seja apenas um homem natural que esteja lendo, então é hora de acordar do sono se assim Deus o despertar, pois se o homem não nasceu ainda segundo a vontade de Deus, não pode ver o Reino de Deus, não pode entender as coisas do Espírito de Deus, está como toda a humanidade, morto em seus pecados.

Jesus encontrando-se com um Mestre em Israel chamado Nicodemos lhe disse exatamente o que precisava acontecer com ele, o Mestre Nicodemos, para uma compreensão mais apurada das coisas que pertenciam apenas ao Espírito de Deus ele precisaria nascer de novo:

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:1-3

Se o homem nascer para Deus crendo em Jesus Cristo, passará a viver como um novo homem e a bíblia fazem também comparações de uma velha maneira de viver com uma nova maneira de viver. Paulo o escritor de várias Epístolas do Novo Testamento, também deixa conselhos quanto a vida incrédula e profana, dissoluta de uma velho homem, que não pode ser mais o padrão de vida de um novo homem nascido segundo a vontade de Deus:

Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Colossenses 3:9-12

Um ponto interessante neste novo homem nascido de Deus, que por isso entende as coisas do Espírito de Deus, é que ele também é morto. A Morte agora tem outro sentido para o indivíduo que experimentou um novo nascimento em Deus, o sentido de que se sua vida é no sentido de entender as coisas que o Espírito santo faz, ele entende que emergiu para um novo viver com Cristo, porém Jesus Cristo foi crucificado no mundo e ressurgiu dentre os mortos para Glória. 

A Partir desta ideia, a Epístola aos Colossenses continua a instruir os que assim querem viver esta nova vida espiritual. É natural que aquele que nunca enxergou se admire quando pela primeira vez enxergar a vida com os próprios olhos, assim terão a chance de rever, refazer, repensar tudo que estava em um plano anterior ao do enxergarem. Nesta nova vida onde se entende das coisas do Espírito de Deus não é diferente. Paulo deixa a entender que agora este homem já sabe que existem sim coisas que são do auto. Este saber só foi possível, pois os olhos espirituais foram abertos para uma nova vida.  Então o homem que assim se encontra nascido de novo da parte de Deus, deve andar conforme este novo nascimento. Nascido da carne anda de acordo a inclinações do que é natural, nascido de Deus anda de acordo a inclinações do que é Espiritual vindo de Deus:

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Colossenses 3:1-3

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
Colossenses 3:5-8


Olhando por este aspecto, leva-se em consideração que a humanidade possui uma compreensão linear de dois pontos com muitas variáveis entre eles.  O nascimento e a morte.  Quanto a sua existência, ou seja, existe um ponto de inicio, seu nascimento, e o fim que seria a morte do homem, porém entre um ponto e outros muitas variáveis que se alternaram quanto ao seu significado dependendo da ótica que se enxergar, carnal ou espiritual. 

A humanidade vive uma forma de vida carnal, portanto inferior a uma vida de virtudes espirituais, fora de um plano de maior contemplação do que é sagrado, e aqui considero o sagrado especificamente ao que pertence ao Senhor Deus que se revela ao homem e não o que é criado pelo homem para satisfazer seus anseios por algo que não conhece.  É importante que se leve em consideração que não se tenta aqui criar uma forma de depreciação da vida natural do homem, porém a forma de vida entre os dois pontos nascimento e morte, segundo as Escrituras Sagradas está para Deus como morte, pois o desconhecimento de Deus e as coisas do Seu Espírito são sinônimos de morte espiritual:

Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. 

Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.Romanos 8:5-13

Esta nova vida espiritual, que passa a entender as coisas do Espírito de Deus, também é exemplificada no seguinte texto: “Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.”1 João 3:14.  Neste texto o contexto fala da trágica morte de Abel, assassinado pelo seu irmão Caim, deixando assim como exemplo que o amor ao próximo confirma este novo nascimento. Porém não só amor ao próximo demonstra esta nova vida em Deus como também o condicionamento ao que é justo.  A justiça que o homem promove vai sim apontar para uma vida espiritual ou carnal sem sobra de dúvida. Mas a grande incógnita é se o homem carnal pode ser capaz de produzir a justiça: “Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.” (1 João 3:10)

Para concluir este texto repete-se as palavras que escreveu João sobre o diálogo de Jesus com o Mestre Nicodemos: “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. "Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo." (João 3:5-7)

Uma pergunta surge neste texto: O homem que não consegue entender as coisas do Espírito de Deus, o homem que não nasceu de Deus, é salvo já que está impedido de entrar no Reino de Deus?

Este homem viverá toda a sua vida até o fim dos seus dias acreditando mais nos homens do que em Deus, É triste, mas é realidade. No entanto ainda há uma esperança, se hoje o homem ouvir a voz do Senhor não endureça o seu coração. Deus está permitindo mais um nascimento espiritual, e este homem já passa a compreenda as coisas do Espírito de Deus a partir deste ponto, as variáveis de durante sua vida terrestre serão modificadas para um viver segundo a vontade de Deus!

“O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito.”
João 3:8



Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue