A Vida






"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?"
Marcos 12:24


 É de grande valia estudar as Escrituras academicamente, poder conhecer os textos nos seus idiomas de origem, se debruçar e ter satisfação em ler livros de escritores que dedicaram a sua vida escrevendo comentários bíblicos. 

É muito gratificante quando se pode fazer o diálogo entre as disciplinas, e tantos temas históricos e científicos, cruza-los com o que dizem os grandes escritores e por fim criar linhas de raciocínio com o que diz as Escrituras. Mas que adiantaria tudo se este Deus Soberano não se revelasse aos homens? Com isto não se tem a intenção de ignorar os esforços em erudição dos homens que para isto se dedicaram e se dedicam, porém, nada nesta terra pode superar o nascer de novo, o nascer do Espírito de Deus e a ideia de Deus escolher o homem para revelar-se a ele. Então quando se enaltece os mestres e os deixam responsáveis sempre pela última palavra sobre Deus e sobre a Bíblia, passa a existir o risco de aparecer mais intermediários para uma compreensão das Escrituras, do que a mesma deixa clara ser necessário.

De onde surge então tanta confusão e desavença quanto aos significados das Escrituras Sagradas? Qual o motivo de tantos cristãos viverem uma vida infrutífera, em constante desilusão, conflitos doutrinários, conflitos ministeriais, igrejas que antes eram unidas, porém se tornaram grupos distintos, algumas vezes possuindo apenas a pessoa de Jesus como o que restou de concordância? Como que um povo que invoca o nome do Todo Poderoso, que recebe nas Epístolas escritas pelo Apóstolo Pedro a descrição de sacerdócio santo, pode cometer tantos erros ao ponto de gerar tantos escândalos?

A Bíblia possui algumas instruções quanto a isto com alguns textos que merecem atenção:

“De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.”
Lamentações 3:39
““E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?”
Marcos 12:24
As Escrituras permitem que quem a observe veja sem rodeios que conhecer do Senhor é quesito fundamental para o sucesso verdadeiro. Mas permite também entender que muitos querem aconselhar e falam em nome de Deus, e estas falas como também estes conselhos, apenas levam o homem para longe do seu criador e consequentemente para ruína.
“Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede.”
“Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomam conselho, mas não de mim; e que se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado;”
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”
“Porque são gente falta de conselhos, e neles não há entendimento.
Quem dera eles fossem sábios! Que isto entendessem, e atentassem para o seu fim!”
É óbvio que cada texto citado acima possui seu contexto histórico e seu tempo a ser respeitado, mas o que chama atenção é que em todos os textos, vemos homens que ignoram o entendimento das Escrituras, ignoram a voz de Deus, ignoram a Palavra de Deus. Não há descanso para alma do homem fora da comunhão com seu criador e para ter e efetuar manutenção desta comunhão com o criador dos Céus e Terra é necessário prestar atenção na Palavra de Deus.

Seria cômico se não fosse tão trágica a situação do povo revelada pelo profeta Isaías, quando este inspirado pelo Espírito Santo, mostra a vergonha que é exposta um povo que negligenciou a Palavra de Deus, os conselhos de Deus. O texto é claro no seu recado:

“Os opressores do meu povo são crianças, e mulheres dominam sobre ele; ah, povo meu! Os que te guiam te enganam, e destroem o caminho das tuas veredas.”
Isaías 3:12

O homem vive em tempos novamente em que homens tentam falar em nome de Deus quando Ele Deus Soberano já falou. Deus da Bíblia é tratado semelhante a um ser que não consegue se comunicar e precisará de interpretes para dar seu recado. Afinal quantos consoladores da parte do Senhor existem na terra para auxiliar o homem? O Criador não consegue se comunicar com suas criaturas? Sabe-se que não, sabe-se também que os homens são como os anjos no que se diz mensageiros de Deus. Então homens não podem alterar o recado do seu Deus, deve comunica-lo na integra.  

Entende-se que um Deus Soberano não se comunicaria de uma forma incomunicável com suas criaturas, como  enigmaticamente ou como um deus que se diverte com a ignorância espiritual dos homens. Não O Deus descrito na Bíblia se revela ao homem, e toda confusão que pode existir ao tentar encontra-lo nas Escrituras, é devido sim a incapacidade humana de entender as coisa do Espírito Santo. Porém Deus de Abrão é o maior interessado em salvar o homem, assim este Deus, com sua soberania busca o homem perdido e confuso e o seu Espírito esclarece o que antes não passavam de textos antigos, como alguns argumentam. Promovendo assim a maior de todas as dádivas que se pode fornecer a um homem, a salvação da sua alma.

Sabendo disto, para que serviriam as Escrituras Sagradas se não fosse para mostrar Deus falando do ontem, hoje, do amanhã e revelando Deus aos homens? Para que serviria Deus falando sobre o ontem o hoje, o amanhã, se dentro desta esfera falasse de forma incompreensível, ou se expressasse tudo que o homem já sabe? Para que serve esta mensagem de um Deus Soberano se não vier ao encontro com as necessidades do homem, homens estes que por estarem distanciados da glória de Deus, não sabem como fazer com seus problemas existências, homens que possuem uma psique corrompida, e sujeita a todo tipo de descontrole e loucura, e o que é a loucura se não a escuridão sobre o que realmente se é?

Não é necessário ser um mestre em Teologia para entender os recados do Deus Soberano, e compreender que este Deus não precisa de intermediários, e o homem erudito nas Escrituras, deve se contentar apenas em ser mensageiro, arauto, sendo nestas condições não deve alterar o significado das Palavras de Deus!

Os que procuram entender as Escrituras compreendem que os seus conselhos são compressíveis, são tão compreensíveis que os homens escolhem não obedecer, embora alguns afirmem que o mesmo homem não possui este direito de escolha, para estes poderemos trocar por entendem que não precisam obedecer a Palavra de Deus. Então não é necessário uma erudição extraterrestre para entender o recado do céu da parte de um Deus Soberano, que coloca a vida e a morte diante dos homens e permite que eles brinquem de escolha. Deus decretou que o servi a Jesus é unir-se em uma só Fé no Salvador da humanidade, o único que possui sob seu controle tudo. Se não acreditam que a Palavra de Deus é está com mensagem compreensível para os homens e são os que a proclamam, que criam confusões na mente de muitos, precisam rever muito sobre um o que vem a ser um Deus Soberano. Mesmo que os homens interpretem erroneamente o que está escrito, isto nunca anulará jamais o que está registrado nas Escrituras.

Assumam os homens seus erros e pecados, pois o remédio foi dado da mente de Deus infalível para homens corrompidos, remédio em forma de letras, palavras, frases, textos, em várias línguas e para todos povos e nações. Se o homem quiser viver, aceite se quiser morrer rejeite! É colocado diante dos homens a vida e a morte, e aí o que escolherá?


Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; (Deuteronômio 30:15) Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, (D a este povo dirás: Assim diz o Senhor: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte.(Jeremias 21:8)


Se muitos estão morrendo espiritualmente é por motivo de em algum momento escolheram negligenciar o que diz as Escrituras Sagradas! Mais ainda há tempo Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
(Apocalipse 2:5)

“Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.” (1 João 3:14).

Basta um pouquinho só de textos da Bíblia ´para mostrar muito dos erros que o homem comete mesmo quando o mesmo diz que não esta errado:


Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. (Gálatas 5:16-21)


Jesus disse segundo os evangelhos: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;”

E o que é vida com abundância? É certo que por causa autonomia concedida a carne muitos estão sem saber como é um pouco desta vida, mas a Bíblia deixa dicas valiosas desta vida cheia do Espírito Santo!


Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.(Gálatas 5:22-25)

A Igreja e cristãos do nosso século vivem como se não existisse Palavra de Deus, isto ocorre quando mais se escreve livros sobre a Palavra de Deus, e também quando mais versões de Bíblias existem. Cristãos que não aceitam mais autoridades estabelecidas pela Palavra, cristãos que não aceitam mais dons do Espírito Santo estabelecidos pela Palavra, cristãos que não aceitam mais o Cristo  descrito na Palavra. O resultado é uma multidão de enfermos, fracos e muitos que dormem como diz a carta aos cristãos de Coríntios:

Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
1 Coríntios 11:28-32

Segue mais alguns textos que podem fazer toda a diferença quanto uma vida de paz e vitoriosa em Cristo, muitos irmãos precisariam apenas obedecer para que uma vida mais plena no Espírito Santo:

Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Efésios 4:21-32

Para finalizar mais alguns textos para quem quer ser frutífero espiritualmente ou ter uma igreja forte no Senhor e cheia do Espírito Santo. E com os problemas sob controle, para que o trabalho para o Reino de Deus flua sem problemas no ministério e vida de qualquer um que segue a Cristo Jesus.

“Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.”
(1 João 4:7)

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.”
(Salmos 133:1)

“Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.”
(1 Coríntios 12:14)

“De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,”
(Atos 2:41)

“Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.”
(1 Tessalonicenses 5:11)

“E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;”
(1 Tessalonicenses 5:12)

“E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.”
(1 Tessalonicenses 5:13)
“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.”
(1 Coríntios 12:12)

A busca por uma felicidade verdadeira e contentamento verdadeiro está na obediência a Palavra de Deus. E quem assim faz encontrasse com o Senhor Salvador da humanidade Jesus cristo o Filho de Deus!

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;"
João 5:39

"E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras."
(Lucas 24:27)

Não é necessário ser um mestre em Teologia para entender os recados do Deus Soberano!

“Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.”
1 João 4:15



Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue