O governante



"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem."
1 Timóteo 4:16


Quem governa a igreja é Jesus Cristo. O Espírito Santo está no controle da Igreja de Cristo e colocou alguns para administrar o que há na igreja.  São os obreiros que Deus através do Espírito Santo chamou para fazer a obra evangelizadora. O texto indicado em 1 Timóteo 4:16 . Além de muitas advertências coloca uma responsabilidade para Timóteo que está descrito em 1tm 4;1: "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 1 Timóteo 4:1.

Este é um problema, a omissão por parte de muitos. Estão fazendo vista grossa por causa de carteirinhas expelidas, acreditando que Deus está em todos os acordos feitos em suas reuniões. Deus concorda com o que está de acordo com sua Palavra, nada mais existe para o homem retrucar. O mundo está cheio destes e se não tomarmos cuidado nos acovardamos por causa de suas carteirinhas que possuem peso. Porém muitos ainda acreditam que o governo da Igreja está nas mãos de homens (isso porque é assim que se implanta uma falsa doutrina, insistindo em repeti-la), sinto desapontar aos que não querem acreditar, Deus nunca colocaria homem algum no governo de sua obra, sabe por quê? Fracassaria esta é a resposta!

O termo governo refere-se ao exercício do poder. Jesus chama homens para apascentar, é muito diferente de exercer o Poder, exercer o Poder Ele exerce para todo sempre; “Apascenta as minhas ovelhas. João 21:17. O governo o Poder Deus deu a seu Filho Jesus: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Mateus 28:18. Jesus tem autoridade para dar aos que o seguem, porém para uma finalidade, trabalhar para o Reino de Deus. "Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Lucas 10:19.  Ele Jesus dá Poder para quem ele chama para fazer a obra evangelizadora do "Ide": "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19.

Esta obra de Deus não é acúmulo de tesouros terrestres, em nome de um ministério para beneficio e vida mansa de supostos "ungidos de Deus", que mais sabem decorar pregações enlatadas dos DVDs e livros do cristianismo de alguns livros americano traduzido para nossas igrejas. As atitudes e ações de quem Deus chama se concretizam em obras que estão ligadas ao espiritual: "Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.” Lucas 10:19. Filhos de sacerdotes de uma velha aliança não podem trabalhar para na Nova Aliança, (Lei X Graça), pois na nova aliança o chamado vem de Jesus e não de uma tradição de um povo ou ministério no caso contemporâneo, o texto a seguir mostra bem isso: "E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega. E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes. "Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?Atos 19:13-15

Vemos ao ler o texto que os filhos de Cefas não estavam na lista dos chamados, mesmo sendo de uma linhagem sacerdotal. Aliás, tratando do termo “ungido”, este termo "ungido de Deus" está na velha aliança e não dá margem para as interpretações de hoje que interpretado de forma a oferecer ao povo perspectiva de medo de maldição, aceitando assim que os falsos profetas, obreiros e falsos pastores continuem em seus erros e ainda permaneçam nos cargos que incrivelmente são passados de geração em geração, perpetuando assim um erro.

A unção no novo Testamento possui propósitos não de boca, é maior do que apenas um ritual para ser observado, existe sim atitudes que estão além dos olhos e para perceber é necessário estar atento à Palavra de Deus, pois é pela Palavra de Deus que o Espírito Santo fala ao coração dos homens  Paulo descreve bem isso: "Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus, 2 Coríntios 1:21. Para que fique bem entendido Paulo, descarta credenciais dos homens e coloca Deus como responsável para confirmar sua chamada e escolha diante dos homens. e onde estará esta a confirmação? O interior do cristão que serve ao Deus Altíssimo em espirito e verdade. O coração dos que pertencem a Igreja de Cristo ouve a voz do seu Pastor, e não se confunde quanto a mensagem anunciada! Simples assim! 

Ao explicar sobre o ungido deveriam explicar que houve mudanças com a vinda do Messias, a Graça trouxe mudanças, como está escrito: "Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. Hebreus 7:12. O escritor aos hebreus fala do novo sacerdócio, superior ao de homens. Por quê os homens insistem em querer continuar debaixo de sacerdócio de homens?


Entender como as Escrituras descrevem a questão de sacerdócio e unção na Nova Aliança  é importante para uma fé sadia no Senhor, o Apóstolo Pedro disse: "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" 1 Pedro 2:9. Esse sacerdócio é um conjunto de membros como Paulo descreve em 1 Coríntios 12. Assim os dons são dados as funções no Reino são definidas e colocadas em harmonia pelo Espírito Santo para uma finalidade, a edificação da igreja de Jesus Cristo. Nada tem haver com a soberba das carteirinhas ministeriais distribuídas asseguradas por um estatuto assinado por homens e advogados.

Definitivamente quem está no governo é o Espírito Santo, e faz isso dando dons aos homens da igreja de Cristo para evangelizar os homens na terra. Maravilhosa ilustração utilizada por Paulo o "corpo": “Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?1 Coríntios 12:18,19 desta forma não é um ungido ou alguns ungidos, e sim é o corpo igreja ungida na terra, para obedecer as ordens de Deus e fazer sua vontade já estabelecida: 

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" Mateus 28:19

Só resta glorificar e acreditar que Deus é Fiel e não tem o culpado por inocente, os erros serão apurados com certeza!




Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue