Desejo de ver



“Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja.
E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou.” (Lucas 18:41,42)

Quando Jesus pergunta "quer queres que te faças” para um cego, sua resposta é imediata: "que eu veja". Embora possa parecer óbvio a resposta, parece não ser levado em consideração por muitos que enxergar é extremamente importante, porque é sinônimo de liberdade, é dignidade.  Não que pessoas com deficiência visual são menos digna do que outras, mas que os homens pela sua insensibilidade de enxergar a necessidade do próximo, colocam em dificuldades extremas os que possuem algum tipo de dificuldade física.  Assim foi a cura da cegueira para o homem na época de Jesus, assim também é nos dias atuais, liberdade, independência e dignidade.  

A cura da cegueira religiosa também é sinônima de liberdade, uma liberdade da alma. Por isso não queiram os homens a cegueira causada pelos discursos falaciosos, que com pompa e eloquência arrebatam multidões que sofrem da ausência de esclarecimento sobe o Evangelho de Cristo. Ideias e doutrinas muito bem camufladas sob a religião, que levam uma assinatura falsificada de Deus, sim falsificada porque “Deus não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa”. Muitos evangelhos que estão sendo anunciados são mentirosos e não testificam da Verdade, porque a verdade liberta, a verdade não cega ela abre os olhos para que o homem veja. Jesus Cristo disse para os que se achavam livres, que “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:36), Jesus disse isto depois de deixar claro para os que estavam lhe ouvindo que “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32).

No texto de  João 8:32-40, fica claro que os que contestavam Jesus estavam cegos quanto a verdadeira liberdade, pois quando respondem a Jesus que não eram escravos porque eram filhos de Abraão, não levaram em conta que cometiam erros que não eram características de filhos de Abraão, por isso Jesus acrescentou ao seu ensinamento “Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão". João 8:39. Jesus Cristo explica-lhes que existe um problema na declaração deles, dizem serem filhos de Abraão, dizem ter por pai a Deus, porém não conseguem agir com a verdade que estava em Jesus como Abraão agiu com a verdade que lhe foi oferecida em Deus, eles não conseguiam entender que eram pecadores e por isso eram escravos. A certeza de que eram justos aos seus próprios olhos os cegava,  a religiosidade dos homens não permitiam mais que estes enxergassem que eles eram pecadores, e Jesus deixa isto claro em suas palavras:

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.João 8:34; Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós.Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai. Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto. Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de fornicação; temos um Pai, que é Deus. Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. João 8:37-42.

Interessante como o cego descrito no livro de Lucas 18.41,42, possuindo uma deficiência visual consegue enxergar mais do que aqueles que estavam diante de Jesus descrito em João 8.32-42. Ele reconhecia em Jesus aquele que poderia liberta-lo, aquele que poderia lhe dar independência e dignidade, o filho de Davi nas suas palavras.

Abram-se os olhos dos homens com a verdade que é Jesus Cristo. Quando o cego tem uma única oportunidade diante de Jesus não pensa em mais nada além da sua necessidade que ele considera mais urgente. Que o cristão possa pensar no que é mais importante para sua caminhada nesta terra quando estiver diante de Deus em oração, não veja ser ludibriado pelas necessidades provocadas pela sua vaidade.  

Ser liberto por Jesus Cristo é o mais importante, que a resposta “que eu veja”, se transforme em um pedido de libertação de tudo que nos limita a enxergar o Rei Jesus e seu Reino.  João 8:32-40. Assim que o cego da cidade de Jericó recebeu a libertação da sua cegueira, a Bíblia descreve que ele seguiu ao Senhor Jesus glorificando a Deus, é importante frisar seu testemunho, pois todo o povo dava louvores a Deus. A vida do cristão liberto é motivo de louvor a Deus e testemunho para o mundo. "que eu veja" tornaram-se as palavras mais importante na vida de Bartimeu até aquele momento. 



Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue