Aprendei de mim, que sou manso e humilde
"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; A Teologia não é Palavra de Deus, esta é uma verdade que não pode se apartar do coração de quem se envolve em estudos teológicos.
Todas as disciplinas teológicas não são como um compêndio teológico que define em si as verdades teológicas e, menos ainda, bíblicas para se estudar, mas são temas encontrados nas Escrituras Sagradas que carecem de sistematização, explicações mais aprofundadas, do que apenas argumentos em homilias de domingos, para que seja explicada a razão da fé que é exercida e demonstrada em cultos diversos de uma denominação cristã. Sintetizando a explicação mais ainda, significa que, dentro de uma única disciplina usada dentro de uma grade teológica, há de se estudar diversas teologias.
Um exemplo são as mais discutidas entre alguns grupos como: Soteriologia e Escatologia. Estas são as queridinhas de muitos estudantes, pois aguçam a curiosidade do que está em oculto, pois tratam do que não se concretizou e distanciam-se do campo científico, empírico, a cada página de um livro. São ótimos para criar muitas polêmicas e promover pregadores ao status de grandes preletores do conhecimento bíblico, devido à quantidade de informação abstrata que fica apenas no campo da fé.
Alguns podem agora afirmar que tudo é no campo da fé quanto à Bíblia, é verdade, mas é muito difícil negar a vida dos Juízes de Israel, Reis de Israel, o operar de Deus durante toda a trajetória do povo de Israel até o nascimento de Jesus Cristo. É isso que queremos dizer com abstração e temas mais concretos; poucos negarão que Davi existiu, mas o que está por vir ainda não veio (rs).
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Se perceberam, escrevi teologia adotada. Isto é bem visível quando separamos o cristianismo em blocos de denominações cristãs como Catolicismo, Reformados, Pentecostais, Neopentecostais e mistura de crenças e fé, espiritual ou não. Não tenho aqui intenção de fazer pré julgamento sobre o assunto, mas podemos afirmar que aqui cabe a ideia dos indecisos quanto a qual linha seguir do pensamento cristão, e este pensamento se forja na teologia adotada. Geralmente, estes estão dentro de denominações que não seguem linha teológica definida, e os cultos ficam livres para o pensamento que surgir dentro da esfera espiritual (ou não) de um culto.
Dentro de uma única disciplina teológica, poderão existir muitas teologias. Então, qual é a teologia certa, a correta para seguir, ensinar, usar como régua para os cultos cristãos? Primeiro que a regra de fé e culto deve ser a Bíblia e não nenhuma Teologia (parece complicado, mas não é).
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Então, usando ferramentas certas, corretas para cada objetivo pretendido, garantirá resultados melhores para um mecânico. Assim mesmo é a Teologia. Mas, respondendo à pergunta: quanto mais aproximar-se das verdades Eternas (afirmações imutáveis das Escrituras), mais apta como uma boa ferramenta esta teologia estará para auxiliar um obreiro, igreja, denominação. Como é feita esta seleção? Simples: a teologia não pode contradizer as Escrituras Sagradas, pois, sendo assim, estaria iniciando sua própria versão das Escrituras, e sagrada seria a teologia e não mais a Bíblia.
Então, quanto mais próxima de todas as verdades bíblicas a teologia for, mais confiável será esta teologia. Mas, como toda ciência, não há moleza em estudá-la; quem assim fizer acabará por não aprender o que é necessário ou, pior, aprender errado e ser um disseminador de erros como se fossem as maiores verdades do mundo.
É muito importante entender que algumas coisas já estavam aqui quando iniciamos, digo de ensinos, doutrinas, significados, etc; e já foram testadas e provadas há milênios, mesmo que muitas possam não passar de antigas heresias também, alias é importante entender que ao urgir heresias é natural o debate, então com certeza livros passam a surgir sobre determinado assunto, em defesa ou reprovando, e até mesmo resultados de limitações da época para compreensão que temos atualmente sobre o mesmo assunto. Digo isso pois, se os que escreveram livros em 1800, não tenho certeza de que hoje iriam escrever o mesmo ou não alterariam algo da mesma forma. Claro que aqui não falo da Lei de Deus, dos profetas e dos Apóstolos de Cristo, pois creio na inspiração divina para estes homens.
Mas todo cristão deve confiar no princípio mais eficaz, na minha opinião, para uma teologia saudável: a regra áurea de quem inicia seus estudos hermenêuticos: "A BÍBLIA INTERPRETA A SI MESMA". Então, não é a Bíblia que deve se adequar a teologia alguma, e sim a Teologia que deve se adequar à Bíblia e tentar compreender o que a Palavra de Deus está ensinando para os que dizem que creem em Deus e na Bíblia.
Tudo que escrevi aqui fica restrito à Teologia e sua grade de disciplinas e seus vastos temas, pois não creio que outra faculdade (aqui uso faculdade como campo de conhecimento disciplinar ) seja aprovada para lidar com o ensino da Palavra de Deus. O que quero dizer claramente é que possa ser um juiz de direito, mas, se não se submeter ao campo de conhecimento teológico, não estará apto para ensinar as Escrituras Sagradas em uma Igreja. Aliás, creio que um analfabeto ou de pouca leitura, sendo homem piedoso e espiritual, e leitura despretensiosa das Escrituras, sem formação, ao abrir a Bíblia, falará mais do Espírito, e assim, com menos chances de errar, do que um graduado doutor em outro campo de conhecimento.
Pois aqui estamos tratando de sacralidade e não apenas de conhecimento e capacidade de discernir o que nos textos estão aparentemente escritos. Teologia não se trata de apenas saber ler. Dois fatores importantes estão ligados à teologia: um é a Bíblia; outro é o Espírito Santo que inspirou a Bíblia. Por isso, como regra, é necessário lembrar-se do que Jesus disse: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mt 11.29-30).
Este texto é interessante, pois mostra que há almas cansadas no mundo. Porém, quando disse isso, Jesus estava no lugar que deveria ser o centro do descanso pelo ensino da Palavra de Deus. Estamos presenciando neste texto uma denúncia velada na forma de ser a opção para um povo cansado de hipocrisia, ensinos de tradições de partidos religiosos da época, onde a teologia parecia mais como um tema para clubes de fariseus e escribas pensadores.
O sacerdócio então só me lembra a politicagem do sumo sacerdote da época, e de sua forma de tratar o cumprimento da promessa Jesus Cristo. Já podemos entender o quanto estavam longe da humildade para ensinar o caminho da verdade. Uma teologia corrompida pela soberba dos doutores e mestres e malignidade de um sacerdócio rejeitado, próximo a ser substituído pelo sacerdócio eterno de Jesus Cristo.
Se no passado esta fala de Cristo reprovava os entendidos fariseus e escribas, como os sacerdotes soberbos da época de Jesus, ainda hoje continua selecionando os que querem se submeter à Bíblia e aos seus conhecimentos, ou apenas tratar os temas sobre Deus como material de laboratório espiritualista. Espero que seja a primeira opção para a glorificação do nome de Jesus Cristo.
Nesta lição deixada por Jesus Cristo, é importante destacar que ainda há milhares de almas cansadas esperando por corações humildes dispostos a ensinar a Palavra de Deus. Quem se propuser a ser um teólogo deve cumprir estes requisitos e entender que a submissão à Palavra de Deus e ao Espírito Santo são inegociáveis, como ter um coração humilde e assim ser um mestre das Escrituras com o coração voltado a ajudar almas cansadas e não fadigar mais ainda o mundo com fórmulas e teorias infinitas e sem solução em nossas vidas terrenas.
Fica aqui minha singela e minúscula contribuição aos que se interessam pelos estudos promovidos pelo vasto campo do conhecimento teológico."
Deus abençoe a todos!
Presbítero Israel Lopes