Alma Liberta, Igreja e Vidas vitoriosas.

Esses versículos refletem os princípios da honestidade e autenticidade, enfatizando a importância de viver uma vida verdadeira e respeitosa, segue os versículos:

Efésios 4:25: "Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo."

2 Coríntios 8:21: "Pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens."

Colossenses 3:9: "Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas."

João 8:32: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

Definindo palavras chaves aqui:

Falsidade: qualidade do que é falso; característica do que é contrário à verdade ou que dela se aproxima apenas na aparência; o que é falso ou enganoso; mentira, calúnia;

Desonestidade: falseamento da verdade; insinceridade, má-fé; ato, dito que atenta contra a moral ou ofende o pudor;

Mentira: Mentira é a afirmação de algo que se sabe ou suspeita ser falso; não contar a verdade ou negar o conhecimento sobre alguma coisa que é verdadeira. A mentira é o ato de mentir, enganar, iludir ou ludibriar. 

Qualquer Igreja Cristã que seu pastor e líder religioso não honrar estes princípios, levará cedo ou tarde a congregação inteira a viver sob domínio mental do Diabo, pois o Jesus disse: “ Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado” - (João 8:34-36 (ARA))

“1Mas para os gentios o Apóstolo dos gentios Paulo também escreve: “Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? 2 De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? ...6 Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; 12Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.” (Romanos 6 : 1,2,6,12);

Mentiras, desonestidades, falsidades, falta de autenticidade em púlpitos, grupos, e no trato com pessoas ou grupos delas, em qualquer lugar, seja empresa, família, grupo de amigos, até mesmo desconhecidos e situações ocasionais, nunca são atitudes elogiáveis, ou que seja considerado honroso e que inspire à melhoras e respeito; só servem mesmo para mascarar o feio e errado, ou mesmo meio certo de algo, serve como desculpas e invencionices para temporariamente esconder a parte ruim e feia de uma situação, ou parecer maravilhoso o que é horrível e que de outra forma seria rejeitado se exposta.

Mas as Escrituras é mais profundas e coloca ações como as citadas aqui como escravidão, pecado que a alma não se livra por não conseguir pois está sob domínio de uma força mais forte que sua vontade ser liberta; Jesus diz que ao cometer pecado se torna escravo dele. Já percebeu que alguém que mente uma vez, duas ou três acaba tendo que viver a sua mentira a vida inteira, pois sua mente não consegue mais aceitar que as pessoas vão ver que ele é uma farsa, e toda a vida que ele construiu no engano pode desaparecer no momento que a verdade vir diante de todos?

Já percebeu como a desonestidade entra como um divisor de grupos onde cria grupos que te aceitam e outros que te detestam, mas a mente do desonesto sempre estará formando pensamentos que façam ele agir de forma desonesta pois para sua mente se ele vacilar os dois grupos ou mais formados por ele se voltarão contra ele e será o seu fim? Não é diferente com a falsidade e a falta de autenticidade, pois ambos se tornam meio de vida e na mente enganada e por Satanás esta pessoa trata isso como mais sobrevivência em meio a tantas pessoas ruins e também falsas que ele vê ainda uma forma de virtude em não ser autentico e agir com falsidade para não se comprometer e seu castelinho de areia desabar. Aqui entra a tão maravilhosa Graça de Deus que tantos pregam mas não usufruem como deveriam.

A liberdade da alma custa caro e nunca será sem dores, pois o que aprisiona ela, não gosta de perder neste mundo espiritual; por isso Jesus diz: “ se o filho voz libertar verdadeiramente sereis livres”. Pois JESUS é o mais valente que derrota o valente que tem o domínio da casa. Esta passagem está relacionada a alma do homem aprisionada, o que se considera valente são demônios que aprisionam a alma humana, fazendo com que os homens em meios a vícios e medos e tantos outros enganos permaneça prisioneiros dos seus erros, evitando mudanças, pois para as mentes enganadas dos aprisionados, as mudanças lhe trarão mais prejuízos do que acertos. 

Isto pelo simples motivo de que, uma vez que em caso de pecados de desonestidade, enganos, mentiras, e vidas duplas, e tantos outros que se originam do pecado da falta de autenticidade do ser humano em assumir os seus erros e condições, sim podem trazer de imediato prejuízos, como solidão, abandono dos que acreditavam em um personagem que o indivíduo criou para ter sucesso, ou quando todos souberem o quanto determinado indivíduo mentiu para chegar onde chegou, etc; Então é assim que Satanás aprisiona indivíduos fora e dentro de igrejas também, pastores, líderes religiosos cristãos, não importa o grau hierárquico, as estratégias são as mesmas. Mas Jesus liberta, por isso ele diz, se libertar vai ser livre de verdade, pois estas cadeias mentais cairão; 

Apóstolo dos gentios Paulo também ensina os cristãos sobre isso, quando informa que “Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; 12Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais,” (Rm 6:6,12); Aqui temos a melhor doutrina que um Cristão pode ter para viver uma vida vitoriosa e com sua mente sob seu domínio próprio; 

Paulo faz comparação do homem antes de conhecer o Evangelho de Cristo e o homem depois do conhecimento deste Evangelho maravilhoso e libertador. Ele enfatiza que não podemos depois de conhecer a Verdade que liberta, crermos nela, aceitarmos o Cristo como nosso Salvador e mentor de nossas vidas através do Espírito Santo, vivermos ainda como escravos de nossos desejos e paixões carnais, pois isso gera escravidão e assim são características de velho homem, acorrentados pelo pecado, como explicado já neste texto. 

Paulo destaca a palavra “domínio”, justamente por compreender o que Jesus já tinha ensinado: “ todo o que comete pecado é escravo do pecado” (João 8:34-36); o problema é que a maioria das pessoas conseguem ver o pecado como apenas o ato consumado como adultero, assassinato, a embriagues, discussão sendo decidida por luta corporal, brigas destruições de famílias inteiras pelo divórcio, a prostituição, a pornografia, e são pecados graves claro, porém consumados e já expostos, mesmo que escondidos e ocultos porém expostos; 

Entretanto a mentira , desonestidade, falsidade, e falta de autenticidade no trato, são tão graves quanto, para não dizer que podem ser pior pois de forma não exposta e não concretizada as destruições que por pessoas que possuem estas condutas, ainda não se manifestaram, mas estão sendo plantadas a cada ação de quem é dominado por estes pecados abstratos(não são tocáveis, visíveis e por isso suas consequências ignoradas); 

Para que se entenda a gravidade destes erros de conduta que escravidão a alma de muitas pessoas, suas obras serão aceitas por todos mesmo quando ele mente, ou fizer algo por considerações dúbias e desonestas, ou com intenções malignas de prejudicar, para se dar bem e ser sempre o que resolve, necessário, importante, ou apenas manter-se seguro, pois como já escrevi os tais são escravos dos vícios de sua alma condicionadas a permanecer no engano para alto preservação.

A conclusão de tudo isso é que, se um Igreja não clamar ao Espírito Santo para que haja o discernimento dos espíritos, poderá ser todo um trabalho em vão, pois se os textos abaixo forem ignorados pela congregação e confundidos com comportamentos apenas de fraquezas, onde os indivíduos poderão mudar quando quiserem, ou a mesma preguiça de sempre em resolver problemas, alegando de que é normal, a pessoa “a” ou “b” é assim mesmo, uma hora muda, tem severas chances de ser destruídas pela mentira, falsidade, desonestidade, ficar por anos repletas de pessoas não autênticas, cópias do imaginário do que vem a ser um cristão, mesmo que os cultos sejam “bênçãos”. 

Mas quando a conta espiritual não fecha, o prejuízo alguém tem que pagar. Deus pagou a dívida para os homens que nele crer; mas se os cristãos continuarem pegando sentimentos mentirosos do agiota Satanás, ele uma hora vai requerer com a própria destruição da vida e de todos em volta, no caso de uma Igreja é da mesma forma, ou então ministério nenhum acabaria, estariam todo de pé até hoje. 

Qualquer cristão ou Igreja Cristã que seu pastor e líder religioso não honrar estes princípios, levará cedo ou tarde a congregação inteira a viver sob domínio mental do Diabo; Estes textos Bíblicos não podem ser ignorados pois os erros aqui descritos estão na alma do homem e os tais carregam para todos lugares que forem, cometendo as mesmas destruições, pois não são libertos, estão sob domínio e poder do pecado e por consequência Satanás. Não podemos nos enganar com palavras afáveis onde é necessário a disciplina a doutrina o endireitamento e a libertação das almas dos seus vícios para que as correntes sejam despedaçadas e todos em volta usufruam das bênçãos de Deus.

Paulo dá a receita, se obedecermos seremos mais felizes muito mudará no trabalhar da Obra de Deus, o ministério será menos pesado, pois nossas invencionices, para criarmos um mundo que não existe e são apenas subterfúgios de nossas mentes mesmo sem saber em comunhão com o maligno por causa do engano, não farão mais efeitos e a obra fluirá. Mas depende da observação destes textos simples e compreensível por qualquer leigo, basta apresentá-los como eles são sem invenção e reto´rica ou oratória rebuscada ou eloquência a frente da Palavra.

Efésios 4:25: "Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo."

2 Coríntios 8:21: "Pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens." 

Colossenses 3:9: "Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas."

João 8:32: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

Leia a Bíblia releia até que se sinta incomodado com suas próprias obras, sinal que o texto está quebrando as amarras da alma imposta pelo Diabo. Apenas desta forma cumpriremos o que o Apóstolo Pedro escreveu: “1 Pedro 2:12: "Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticar o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da intervenção dele."


Presbítero Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue