Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito




“⁶ E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.⁷ Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel tornar-te-ás uma campina; porque ele trará a pedra angular com aclamações: Graça, graça a ela. “ (Zacarias 4:6,7);

Este texto reflete um período de escassez, liderança, um exílio, período de adversidade e impedimentos diversos para retorno as reconstruções da tradição e lugar de culto a Deus, mas deste texto destaco que Deus é o responsável, o que decide, o que levanta, o que chama e põe no lugar de liderança quem ele quer e quando põe é segundo a sua vontade e não de homens e muito menos para glória de homens, Ele é Deus e coloca-se como responsável apontando a metáfora da "pedra angular", responsável por estruturas ficarem de pé. Assim deve nos dias atuais ainda pensar todos que exercem liderança, que não são auto suficientes e podem fazer o que determinam por sua própria vontade e interpretação particular das Escrituras.

Neste breve texto não existe intenção de aprofundar-se no Livro de Zacarias o Profeta, mas somente utilizar de exemplo para ministérios atuais, e mostrar que servir o Senhor do jeito que o Senhor quer é ser dirigido pelo Espírito Santo. Mostrar que em meio a tanta tecnologia, marketing pessoa, estratégias de crescimento de ministérios, não podemos como cristãos aceitar os abusos de quem vem em nome de Deus mas em nenhum momento se parece com o Senhor que prega, pois seus comportamentos, ações não condizem e se tornam assim como impostores, usurpando o que nunca foi deles e para eles, mas as leis dos homens os ajudaram a ter.  
 
Zorobabel possui o significado de "semente da Babilônia". Devido seu nascimento ser babilônico Zorobabel: Significa "concebido e nascido na Babilônia", "aquele semeado na Babilônia". Claro que já neste aspecto deve-se muito respeito ao personagem aqui citado, pois vive em tempos difíceis, exílio, longe do culto tradicional no templo como, e todos sabem que após décadas , permanecer fiel a culturas do seu povo, quando bombardeado por uma nova forma de viver como cativo, não é e nunca será algo fácil. Mas ele lidera o retorno do grupo grupo de judeus exilados no cativeiro babilônico. 
 
No Livro de Esdras temos um texto interessante que elucida bem a luta que este tinha que enfrentar para não deixar pavio que fumega se apagar, e a obra que Deus colocou em suas mãos dependeria mais de Deus do que dele, aliás como toda obra de Deus, os homens são convidados a ser coadjuvante, pois o principal é sempre Deus:
 
" Quando os inimigos de Judá e de Benjamim tomaram conhecimento de que os exilados tinham regressado e estavam a reconstruir o templo do Senhor, o Deus de Israel, vieram ter com Zorobabel e com os outros chefes, sugerindo-lhes o seguinte: “Deixem-nos trabalhar convosco, porque também buscaremos o vosso Deus como vocês; temos-lhe oferecido sacrifícios desde que Esar-Hadom, rei da Assíria, nos trouxe para aqui.” Zorobabel, Josué e os outros líderes judeus replicaram-lhes: “Vocês não podem participar conosco nesta obra; o templo do Senhor, Deus de Israel, terá de ser construído pelos próprios israelitas, tal como mandou o rei Ciro.” Contudo, o povo que residia na terra tentava desencorajá-los e aterrorizá-los. Enviaram, ao mesmo tempo, agentes ao rei Ciro, para lhe contar mentiras a seu respeito. Esta situação manteve-se durante o resto do reinado de Ciro, até que o rei Dario subiu ao trono" (Esdras 4.1-4);
 
Algo que devemos observar é que os homens que vieram a Zorobabel eram outros chefes, estes sugeriram a participação de todos na grande obra que estava sendo feita. A prova que são também líderes de multidões  e influentes, é que enviavam, agentes informantes ao rei Ciro, contando-lhe mentiras sobre Zorobabel e sua obra mentiras, e diz as Escrituras que isso não foi uma vez duas ou três, mas durou enquanto existiu reinado de Ciro. Pessoas assim são sim influentes e acreditam que tem poder de dar ordens até em Reis, por causa da influência que exercem. O fato de Zorobabel não concordar com a ideia, que parecia ser ótima, mais gente parar trabalhar, uma união de todos aparente, em um propósito apenas, mas a ordem era parar os israelitas reconstruirem. Pessoas inconformados quando são contestadas, e quando são líderes, e lhes é negado a obediência cega, ficam transtornados e se sentem inferiorizados, então quando líderes e possuem poder, investem seu poder e autoridade apenas na arbitrariedade. 
 
Ser arbitrário nas atitudes é o mesmo que decidir segundo suas vontades e desejos pessoais, não levando em consideração a lógica dos resultados das ações, transforma o que é casual em obrigatório, até de violência pode se utilizado parar conseguir o que quer, claro que neste caso o mundo político utiliza muito, parar não falar em conspirações criadas e financiadas por este sentimento de que tudo o indivíduo pode pois tem poder para isso. Líder que agem por arbitrariedade são os piores líderes que um grupo pode ter, parar se ter uma ideia Herodes era um destes. Infelizmente existe muito pastor de igreja Herodes, onde o grupo faz o que ele quer e não o que Deus quer, pois "manda quem pode, obedece quem tem juízo".
 
Hoje também é assim, vivemos em meio a líderes que literalmente aterrorizam outros líderes, membros, fieis, acreditam que podem dominar e decidir pela vida e decisão de todos que aceitaram a fé em Cristo Jesus, como o próprio texto Bíblia diz que faziam: "Contudo, o povo que residia na terra tentava desencorajá-los e aterrorizá-los." Mas a Obra era de Deus, para Deus, e Deus estava na obra, como hoje, os ministérios dados aos homens são de Deus Deus está na obra e não dividirá sua glória com ninguém. Quem ele chamou fica quem não chamou que se contente com sua vida ordinária sem se intrometer na Obra de Deus.

O marketing em volta de homens que não sabemos de onde vieram, o que fazem e para onde vão, quando o assunto é pregação do Evangelho de Cristo e ensino da Palavra de Deus é muito preocupante. Pois o poder que alguns possuem de mandar à "forca" ministerial muitos que carregam verdades por apenas, mas por não concordarem com a massa manipulada e medrosa e já condicionada a não pensar pelo líder que possuem, é muito grande e abrangente.

A Igreja do Senhor Jesus não existe por causa e nem para o bem dos gurus de púlpitos, que transformam púlpitos em lugar de lavagem cerebral. Profissionais das pregações que por mestres possuem Balaão e nicolaitas. Ao ver os significados morais dos nomes, nos assustamos como o povo de Deus, ainda tolera psicopatas religiosos ordenando o povo a venerá-lo.

Balaão significa “ele destrói o povo”; Nicolau significa “ele conquista o povo”. Preste atenção, no trocadilho. Destruir sempre antes de conquistar. Uma técnica utilizada grandemente por mentes sociopatas, e mentes doentias, verdadeiros psicopatas religiosos. Uma técnica já muito utilizada na política, onde se mantêm o povo sempre onde um determinado político quer para que a dependência seja inevitável ao pobre e então depois de algum tempo miserável povo, que sim irá implorar com alegria o domínio de um senhor humano lhe chicoteando apenas para mostrar o quanto é sádico. Mas é verdade que existe os dois lados, todo sadismo necessita do seu oposto para coexistir, porém na falta, o sociopata pode investir em criar um amante que se cinta bem sofrendo opressão, principalmente se lhe convenceram que é para uma "boa" causa

Existe a investida em destruir do seu ego, criar dependência emocional, criar um ar de que nada pode ser feito se não tiver o psicopata religioso no meio, destroem a firmeza do indivíduo ,sua segurança no que ele pode fazer, de sua auto confiança, de suas decisões, de suas convicções, e devagar os psicopatas religiosos se introduzem em suas famílias e vidas, opinam sobre o que um indivíduo é e como deveria ser, com sua opinião própria e não com as Escrituras; por fim psicopatas religiosos se colocam como dono, do indivíduo e do que ele pensa; 
 
Isso tem objetivo de criar uma massa de gente que pensando todos a mesma coisa e acreditando ter cada um sua opinião porém sem saber que esta opinião foi-lhes impostas pelo líder que tem poder sobre suas almas, aqui tenho alma por mentalidade, estas agirão sem contestar até mesmo quando for feita uma injustiça. Pois valerá a máxima geralmente recitada com orgulho por quem tem poder incontestável: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo". Sim isso faz justiça ao quadrinho ilustrativo, onde quando todos acreditam que a vela é o correto e verdadeiro, podem decidir mandar à forca a lâmpada. Importante frisar que isso se aplica tanto a religiões como política. Assim se grupos sustem verdadeiros psicopatas sociais. 
 
Mas no Reino de Deus não é assim, o cabeça é Cristo e as ovelhas de Cristo conhecem a voz do seu Pastor, todos líderes Cristãos que não seguem o exemplo do seu Senhor e pegam emprestado as filosofias mundanas e maneiras de conduzir o povo e multidões pelos moldes sociais ensinados no mundo principalmente político, é líder rejeitado, e só continua no poder por opressão mental dos vulneráveis.
 
A destruição que estes líderes causam às pessoas é tão grande, que vemos com passar do tempo, homens, mulheres, jovens, famílias inteiras, sob julgo de psicopatas religiosos, trans vestidos de pastores. Humanos que  não serão mais indivíduos livres como Cristo prometeu, e com ironia, aceitaram a prisão sob pregação de liberdade, não pense que é mera semelhança esta investida religiosa com investidas de sistemas opressores político já conhecidos a décadas, sistemas que pregam fascismo, comunismo, ditaduras e ditadores, tudo vem da mesma escola de domínio mental, uma classe elitizada dominante que se perpetua no poder, por leis e estatutos e constituições. 
 
Pessoas que uma vez se submeteram à personalidade assim de liderança, precisam pedir a bênção aos psicopatas até para exercer seu direito de ir e vir, como se podem ir a determina igreja, ouvir determinado cantor, cantar determinado hino, ler determinado livro, vestir determinada roupa, comprar e vender, tudo terá primeiro a bênção de um homem para ter "êxito". Ações simples que até as aves do céu todos dias fazem com Deus cuidando dela viram uma árdua cessão de correntes de pedidos de bênçãos. 
 
Isto faz com que os psicopatas sociais religiosos da fé, exerçam o que o alimenta e o deixa feliz, claro ter o poder sobre as pessoas ao ponto de todas se dobrarem diante dele, algo que nunca teriam quando retiradas as credenciais eclesiásticas, pois na vida tudo que possuem e são depende sempre da posição que possuem graças aos fiéis, como faculdades, mansões, escolas no exterior para seus filhos, carros blindados, amigos juízes e advogados dos melhores, amigos políticos por dependerem da quantidade de pessoas sobre suas influências e por aí vai. 
 
Temos aqui procedimentos óbvios de pessoas que desobedecendo ao princípio ordenado por Pedro o Apóstolo de Cristo, onde nas Escrituras deixou a recomendação: "¹ Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: ² Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; ³ Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho." (1 Pedro 5:1-3);

Vemos em
Zorobabel como muitos são rejeitados por não encontrar neles capacidade para fazer algo que julgam apenas ser feitos por gigantes da fé, grandes homens, verdadeiros ídolos. Temos neste período do livro do Profeta Zacarias, um momento em que esperanças sempre estavam mais nos vencedores do que nos vencidos, é é óbvio isso, pois quem respeita um derrotado, ou suposto derrotado. Mas tratando de obra de Deus, do que é espiritual, Deus se responsabiliza, Deus deixa de pé, Deus levanta para liderar. No texto:"Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito", a declaração de que não é do jeito dos homens, força dos homens, sabedoria dos homens, e muito menos por causa das honras de um homem e de quem ele oferece honra
 
Então o ajuntamento de líderes se auto promovendo não condiz com o êxito que Deus tem para sua obra na Terra, das duas uma, ou a obra que os homens soberbos estão fazendo é para eles mesmos e suas descendências, ou não existe obra de Deus na Terra, escolho sempre a segunda opção, pois Deus está fazendo uma grande obra pelo seu Espírito, e paralelo a isso, homens prepotentes tentam usurpar esta honra.

Tentam impor aos mais humildes e necessitados, de mente vulnerável, por causa das circunstancias, só poderão ter bênçãos se seu líder religioso estender a mão e abençoá-lo, como se um líder que confessa o nome de Jesus Cristo, tivesse a liberdade Bíblica de amaldiçoar alguém, claro que não tem, a obrigação de um pastor, de um líder religioso cristão é sempre abençoar, pois a vingança, a ira sem pecado, recompensas pelas obras e colheita da semeadura quanto iniciativas e ações de alguém, somente o Onipotente Onisciente e Onipresente pode dar na integra e justa causa. Está escrito: “Ó Senhor Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente. 2 Exalta-te, tu, que és juiz da terra; dá a paga aos soberbos.” (Salmos 94.1,2);

Se continuarmos a ler a Bíblia encontramos mais evidências de que lideres religiosos voltados à amaldiçoar pessoas , que não concordam e não se submetem aos seus ensinos humanos e muitos dos seus caprichos, foi disciplinado por um falso Cristo por isso se tornou um falso pastor e falso profeta:

“8 Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. 9 Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10 De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. 11 Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? 12 Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce. 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. (Tiago 3.8-13)

Porém pior de tudo isto, é perceber que muitos indivíduos acham natural, e vivem aparentemente felizes com o julgo dos homens por causa da fé lhe imposta. Uma prisão que a porta foi substituir a adoração a Jesus e obediência a Palavra de Deus pela veneração de homens que possuem o controle e domínio do topo da hierarquia eclesiástica.

Aqui não se trata de uma tentativa de derrubar os marcos e condutas muitos menos derrubar a ideia de ministérios, Igrejas , lideranças cristãs, Mestres Doutores e Pastores que Deus dá as Igrejas, porém afirmo ser uma tentativa de passar que nada destas decisões levadas e colocadas como normas e leis, protocoladas, registradas em estatutos de instituições jurídicas humanas, poderão ser superiores ao que a Bíblia ordena sobre como devem ser e se comportar os que se dizem ter recebido ministério do Senhor Jesus.

Os Pastores e líderes de um cristianismo que confessa Jesus Cristo como Senhor e Salvador tem por obrigação ter a Bíblia como regra de fé e conduta e assim seguir e espelhar o próprio Cristo, e como Paulo afirma: “Não vivo eu mas Cristo vive em mim”. Assim evitarão em um futuro sofrer por desobediência e pagar alto preço por alianças políticas e sociais, e assim sofrer em vão. Pois a Bíblia firma que é louvável o sofrimento do justo, Deus é glorificado nisso. Assim posso afirmar que o sofrimento que um líder religioso com problemas de narcisismo , traços sociopatas, e com atitudes ditatoriais, ele mesmo causou a si o desprezo e sofrimento por criar suas próprias regras de obediência a Bíblia e pastoreio do povo de Deus, este que se responsabilize e receba seu salário.

Pois a Bíblia e condições lhe foram dadas para fazer o melhor segundo a Bíblia ao povo que Deus lhe confiou. Se um dia subiram ao poder Eclesiástico por pisarem em outros e confiarem em leis e estatutos, poder aquisitivo, se um tramaram a queda de homens, calaram a boca de profetas e pregadores que contra seus pecados e erros pregavam, e não tendo obras ao contrário as pregações e ensinos, usaram do poder eclesiástico para calar os que evangélicos chamam de vasos de Deus, com certeza colherão as rasteiras e quedas que promoveram, financiaram ao ministério de outros.

Para os olhos que já foram lavados com o colírio espiritual, metafórica, recomendado algumas leituras, que se aplicam aos que se apegam com Jesus Cristo e confiam no Senhor que o chamou para um ministério:

“⁶ E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. ⁷ Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel tornar-te-ás uma campina; porque ele trará a pedra angular com aclamações: Graça, graça a ela. “ (Zacarias 4:6,7);

“⁴² Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras:A pedra, que os edificadores rejeitaram,essa foi posta por cabeça do ângulo;pelo Senhor foi feito isto,E é maravilhoso aos nossos olhos?
⁴³ Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos. (Mateus 21:42,43);

“²⁰ E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?
²¹ Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? ²² Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. “
(João 21:20-22);

Ao lermos estes textos, estamos presenciando claramente, atuação de Deus e seu Espírito escolhendo, enviando e desafiando qualquer lei natural ou espiritual quanto aos que ele chama e coloca no seu Reino para exercer sua chamada Espiritual. Nos textos Bíblicos temos a menção da “pedra angular”, esta que Pedro cita em seus ensinos, e coloca por responsável por todos os que um dia foram chamados por Deus para servir em seu Reino, estarem de Pé, firmes, estruturados, A Pedra Angular, o Próprio Jesus Cristo tipificado nesta figura de linguagem maravilhosa.

Muitos estão preocupados com pessoas que se prontificam em “puxar seu tapete”, este dito popular, se dá indicando que alguém não contente com outro de pé, lhe puxa o tapete e o indivíduo cai. A expressão "puxar o tapete" usada como metáfora, frequentemente usada para mostrar sabotagem intenção e ação de prejudicar alguém, no oculto e traiçoeiramente , uma forma de obter vantagem pessoal. Mas Igreja não precisa de pastor e líderes discipulados por um evangelho de Aladim, pois este personagem fictício é que sempre agia sobre tapetes voadores, que se preocupam com quem vai puxar seu tapete, é por estar sobre um tapete seu ministério. Porem como os textos acima citados mostram que os pastores e lideres, Doutores, Mestres que são dados à Igreja de Cristo, não estão sobre tapetes, eles estão sobre a ROCHA. Puxe a ROCHA onde um homem de Deus está, tenta enquanto ele lhe observa o seu esforço obstinado em vão de Pé! Pois é Deus que o sustenta!

Termino este esboço de um texto sobre o tema citando um texto que pode ajudar muitos que não enxergam o mal que estão fazendo a si e ao povo que lidera, ou lhe ouve; pois o mundo está cheio de enganadores enganados, que seguem com cegos ensinando homens a enxergar, segundo a Bíblia se um cego guia outro cego ambos cairão no abismo; O texto bíblico diz em uma das cartas do Apocalipse, onde foi direcionada para um a igreja que pensava que tudo estava bem por estar tudo em ordem e não ter falta de nada, qualquer semelhança com muitos de nossos dias não é mera semelhança:

“¹⁵ Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
¹⁶ Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
¹⁷ Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; ¹⁸ Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. “ (Apocalipse 3:15-18)

Não esqueçamos, há na religião também, a investida em destruição do seu ego, criar dependência emocional, e escravizar o indivíduo para trabalhar para toda “boa” causa, menos para o Reino de Deus”, e os que assim investem seu esforço estão como os que mandam na vida das pessoas independeres de Bíblia, Constituição ou qualquer Lei, apenas seguros que que pela fé em Deus os fiéis farão tudo que eles ordenarem. Julgue você se isso é de Deus u do Homem.

Presbítero 
Israel Lopes






Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue