A fome é de Poder mas o fastio é de bondade


Mais ou menos 11 anos atrás, escrevi uma postagem nas redes sociais (facebook) observando a religião e a política, aliás algo que observo desde meus primeiros esforços em estudar; onde denunciava a sede de poder e fama de muitos cristãos, pastores, cantores ministérios, onde citei que qualidades poderiam se transformar muito rápido em motivo para ser soberbo por muitos hoje e que o quadro se agravava quando o comportamento soberbo e de prepotência em busca de poder e fama, reconhecimento se apresentava sob um manto de espiritualidade e uma certa “bondade” aparente.


Vejo que gostaria de mudar alguma coisa no texto, mas não tiro uma letra do que escrevi, anteriormente, pois tudo está do mesmo jeito, fato, se não estivesse a Bíblia seria mentira e os homens verdadeiros, quando a Bíblia diz que " seja todo homem mentiroso e Deus verdadeiro, por isso, posso escrever que a verdade que um indivíduo apresenta aos outros para se sobressair e ser venerado, aplaudido e requisitado, pode ser na realidade a maior mentira que já se esforçou em criar, tão boa que até ele próprio acredita que faz o correto e morreria por isso. Mas Deus é infalível, é por causa de suas misericórdias que não somos consumidos; mas fica a dica, diante de Deus todos temos cálices que nunca sabemos sua medida.

Não é nem de perto a intenção deste texto destratar ou diminuir ministérios ou pastores, mas apenas um pensamento sobre os que usam desta dádiva de Deus aos homens que é o Evangelho, para se inflar, e subjugar outros em nome de Deus movidos por insaciável fome de poder e reconhecimento. Também nem de perto é um texto na forma de artigo que intenciona fazer exegese sobre o fazer o b
em e os motivos pelo qual o homem não faz o bem; como disse será um breve pensamento dos fatos que todos cristão mais atento, presencia no meio evangélico, culto após culto, grupos, canções, teologias diversas, seja em púlpito ou fora dele.


Diante de centenas de placas de Igrejas, centenas de ministérios e denominações, existe um desafio grande, gigante, presente principalmente em metrópoles, vencer a soberba e ganância, a FOME DE PODER, de alguns que contrariam o que Está Escrito, se juntam com todo tipo de gente que lhe possa dar algum tipo de vantagens sobre pessoas comuns, cidadãos, isso existe na política e religião. A Bíblia combate isso e quem é Cristão deve combater também, se é que ainda a Bíblia é a Regra de fé de uma Igreja. Parece as vezes que se tornou mérito e motivo de aprovação aparentar a si mesmo mostrando que aparentar-se um povo, quando na realidade o que ocorre é mandar como que fosse dono das vidas, aliás. vidas importantes que nunca pertenceram a nenhum pastor. O que diz as Escrituras:

" pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que foram confiados a vocês, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória. Da mesma forma, jovens, sujeitem‑se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Portanto, humilhem‑se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no devido tempo. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele cuida de vocês."(1Pedro 5:2-7 NVI).

A parte do texto que diz: “Olhem por ele não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que foram confiados a vocês, mas como exemplos para o rebanho.” - é tocante pois prega fortemente contra arrogância e prepotência de pastores que se sentem donos da verdade e dominadores do rebanho, muitas vezes parece mesmo que foram eles que conseguiram a chave do inferno, e eles são responsáveis pelos que se perdem e se salvam, se fosse pelo zelo teriam justificativas, mas muitos são por causa e somente objetivos de vida pessoal, alcançar a visibilidade e Poder.
 
Assim é verdade que não tem uma forma de ser salvo pelas obras, pois invalidaríamos o sacrifício de Jesus, porém mesmo que o julgamento das obras visíveis sejam guardadas e não tão vista diante dos homens, existe as sementes que podem trazer à luz obras reprováveis. Mas vemos que existem obras que são tão malignas que nem parecem que são maldosas de tão sutis e enganosas que são, mas ainda são obras. Então quando falamos de obras, a maioria vive pensando semelhante os interpretes da Lei dos tempos de Jesus, tipo tem que ser pego, tem que ter testemunha, temos que ver, tem que ter prova,etc; e se eu te disser que a maldade pode ser legal, isso, legalizada , aprovada, aplaudida e até invejada por muitos;

Sabemos que muitos dos poderosos políticos, já exercem a arte de legalizar coisas que são ruins a médio e longo prazo, com manobras e alianças, na tentativa de mudar e até implantar novas leis ou emendas, que favoreça algo que pode no momento ser chocante se apresentado a todos, mas se tratado no oculto, não, com o tempo o povo nem vai perceber que as mudanças ocorreram. É de assustar como existe no meio evangélico astúcias como as tais. Quando a Bíblia fala de obras, está além das obras físicas, infelizmente pastores continuam mirando nas obras mentirosas que veem e ignorando as mentiras que não veem, assim o público evangélico dia após dia faz se cumprir texto de Jesus Cristo:

“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas sem negligenciar aquelas.”24Guias cegos! Vocês coam um mosquito, mas engolem um camelo.” (Mateus 23:23,24 NVI);

Mas não para por aí, os textos denominados os “ais” proferidos por Jesus aos religiosos de sua época é de escandalizar muitos hoje:

“25― Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas, no interior, estão cheios de ganância e cobiça. 26Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo.

27― Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. 28Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e iniquidade.”(Mateus 23:25,27 NVI).

Somente estes textos já serviriam para um mês de Doutrina em qualquer Igreja evangélica no Brasil, mas não é interessante uma vez que abriria os olhos dos fiéis quanto ao erro de muitos líderes. Verdade, erros estes que não está classificado diante dos homens com o mesmo peso do adultério, bebida, não se trata de desobediência levadas a sério e com agravante quanto a desobediência, à normas ministeriais relacionadas as gravatas, ternos, impostos como vestimentas de obreiros, etc; mas mostra claramente que para Deus importa muito mais do que é mostrado aos homens e o que eles percebem em um líder, na realidade a todos que se denominam cristãos.
Não ser salvo pelas obras não significa poderemos viver nossa vida de crente em malícia e malandragem "evangélica, carimbando atestado de santidade com gritos e sons desconexos, rodopios, sem falar nas revelações de "bênçãos" para os chegados e exposições de pecados alheios dos que não vou com a cara, ou quem sabe, a vontade de ser, ter e ser visto, não interessa como mesmo que atropele e mantenha a Bíblia fechada e sendo maltratada com intérpretes banhados do óleo da soberba e não da unção como se isso atestasse validade diante dos céus, até poderia ser, se o Sangue de Cristo não tivesse eficácia nenhuma.

Metáfora que usam Cães e porcos tem algo em comum, nas Escrituras além da imundície, ficam de fora no último dia um é simbologia do que há de impuro,o outro também, mas com agravante de ser sacrificado no altar como sinal de blasfêmia dentro do Templo. (estudiosos de história cristã sabem bem deste episódio); Quem segue a Jesus tem que tomar uma decisão, ou ama Deus sobre todas coisas, e seu próximo como ele mesmo, ou infelizmente vai ficar oferecendo porco no altar como sacrifício o resto da vida. Soberba, Mentira, falsidade, arranjos, malícia, ganância, desejo de poder, anseio pelos melhores lugares, acepção de pessoas pelo poder aquisitivo dentro da comunidade cristã, e todo tipo de malandragem disfarçada de luta por um objetivo, não cai bem para quem diz seguir a Jesus, quando misturados ao culto oferecido a Deus, são como porquinhos assados em lugar de cordeiro sem mácula.

Aproveitemos que Jesus está como advogado junto ao pai pois breve estará como Juiz. Políticos, juízes, pastores; Um Cristão não pode estar preocupado com puxões de tapetes, pois o pouco que foi descrito aqui é imundície do trato dos poderosos do mundo, que servem ao deus deste século Satanás. Infelizmente muitos políticos cristãos, pastores, líderes, cristãos em geral, até mesmo os que estão em lugares escondidos e pobres, congregações sem expressões midiáticas, tem usado das táticas persuasivas e poderosas armas para elevar-se o quanto for possível para ser como um deus diante dos homens, isso tem vindo com efeito devastador, destruindo comunhão, famílias, igrejas, ministérios, lembremos sempre que todo Poder pertence a Jesus, e não existe para destruir a vida e muito menos ministério em Cristo do seu próximo. A vida de um irmão é valiosa primeiro para Deus, e a ordem e decência no trato com verdades, provam que alguém ama seu irmão, e não o costumeiro “a Paz do Senhor…”, vazio e sem sentido quando o que mais o indivíduo deseja, é que seu irmão não tivesse aparecido na sua frente.

Então não canse como está Escrito de fazer o bem, enquanto é dia trabalhemos para Cristo, fazer o bem vale a pena, proteger as mentes que querem servir ao Senhor dos inescrupulosos predadores de vidas, que pavimentam o caminho do Céu por conta e risco com dinheiro, poder, e força humana de persuasão; é um dever alertar o povo que recebe o Evangelho de Cristo, que nem sempre quem o prega é confiável como o Cristo, ao contrário, não deveria, mas pode ser avarento, ditador, mentiroso, o que ludibria, um verdadeiro sociopata sem nenhum sentimento, com apenas dever de seguir as normas que lhe foi imposta como sacras, (geralmente estes são conhecidos pelo jargão de fariseus) uma vez que vários desconhecem as Escrituras e os que conhecem e cometem este erro é muito pior a situação; Cristãos são convocados a não olhar e invejar os poderosos e nem suas obras egoístas, mas seguir o exemplo do deixado no caminho para Jerusalém, onde o “um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes.

Estes lhe tiraram as roupas, espancaram‑no e se foram, deixando‑o quase morto.” e diversas personalidade como sacerdotes e um levita, um conhecedor da Lei de Deus e responsável legal por ser canal de bênção do Criador diante dos homens, o outro conhecedor do quanto as misericórdias de Deus são infinitas e por isso ele diversos salmos são entoados em adoração a Ele; mas ignoraram o necessitado, mas a história relatada no formato de parábolas por Jesus, conta que um samaritano fez diferente, ele fez o papel de amar o próximo de verdade. Podemos até parafrasear, que naquele contexto histórico, o samaritano não se preocupou com que iriam dizer, com as repercussões, com prejuízo financeiro, se atrasaria para seu compromisso, de forma pragmática (aqui, para o bem) ele agiu em favor de um necessitado. Isso se resume em fazer o bem. Interessante é a pergunta que foi feita antes desta parábola foi: “Quem é o meu próximo?” (Lucas 10:29).

Muitos possuem dificuldade em perceber o próximo na frente dele pois usam os óculos dos ministérios e das convenções e dos seus próprios objetivos e de vida ministério assim como o sacerdote e o levita no caminho para Jerusalém citado na parábola. Mas isso pode mudar se aprendermos com a Bíblia, quando explica sobre fazer o bem:

“Quanto a vocês, irmãos, nunca se cansem de fazer o bem.”(2Tessalonicenses 3:13 (NVI); - Um cristão não deveria fazer o bem apenas quando está bem, ou descansado, ou por sobra de tempo; “Pois é melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal.”(1Pedro 3:17 (NVI); - Um cristão não poderia ser acuado por situações da vida, seja política, social, econômica, religiosa a fazer o bem, mas el deveria fazer mesmo sabendo que sofrerá por isso, pois agrada a Deus esta escolha. O sofrimento dos servos de Deus quando ocorrem por ele ser uma pessoa que escolheu ficar do lado da verdade, do amor ao próximo, sempre agradará a Deus. “Não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos se não desistirmos.”(Gálatas 6:9 (NVI); - A certeza que todo cristão deveria ter é que o que faz de bem para alguém, o estender das mãos para quem necessita, não ficará sem recompensa, a final, cristão é propagador de fé.

Existem muitos outros textos que mostram o quanto tem importância ao cristão ser uma pessoa boa, fazer o bem, mas termino a exposição para todos, lideres não lideres, pastores, ministérios, quem revela, quem adivinha, quem fala língua dos anjos quem apenas fala sílabas desconexas, quem entra em transe quem é arrebatado, não interessa, se é cristão e seu ministério e igreja tem a Bíblia como regra de fé, este versículo bíblico basta para que eu repense muito do que faço, falo e penso sobre alguém ou para alguém: “Portanto, pensem nisto: quem sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado.” (Tiago 4:17 NVI)

Então ministros de Deus, pastores, irmãos comuns dos bancos das congregações, tudo isso que é citado nunca será aceito por soberbos, poderosos, eclesiásticos e pessoas que necessitam de pessoas sob seus pés, e não conseguem se comunicar a não ser com comandos ditatoriais no imperativo, como sociopatas, não possuem empatia com ninguém apenas usam-nas para conseguir o que desejam, o texto é claro, quem tem oportunidade de fazer e não faz o bem peca; Assim encontramos um pecado que como a mentira, malícia, lascívia, porfia, falsidade, por ser atitudes difíceis de provar, explicar e detectar por muitos, pois sempre são colocados com grau alto de relativismo quanto a situação psíquica da pessoa, não é levado em conta em igrejas que confessam o Deus que amou o mundo de Tal maneira que fez o maior bem que um homem poderia receber sem merecer.

Então deixam passar e toleram que estes ´pecados fiquem destruindo a Igreja, pois estas pessoas não fazem o bem para ninguém, pois possuem necessidade de favorecimento, precisam estar em evidência sempre, ser o centro das atenções e quando não são destroem tudo pois nada pode funcionar se eles não forem as estrelas. Mas a destruição é sutil, como cupins, que no inicio são imperceptíveis, mas no fim nada mais de firmeza sobra na madeira que atacaram. Assim são as pessoas que carregam estas pragas comportamentais da vaidade, soberba, estrelismo, malícia, inveja,etc. As palavras podem ser abstratas mais o estrago é concreto. Muitos que se alimentam da soberba e tem fome de poder, correm o risco de desenvolver estas pragas dentro dele e pior, tudo sob o álibi de bondade, abraços e a paz do Senhor Jesus envolvida, o que torna tudo mais nocivo.

...Tem fome de aplausos, considerações e reconhecimento das autoridades, reverência do povo? Sim tudo isso ocorre naturalmente com pessoas importantes para povo, para um governo, reconhecimentos são lícitos quando a veracidade está às claras, mas a fome por isso e o fastio pelo fazer o bem, são os problema. A Fome de Poder tem tomado muitos, que transformaram o púlpito de suas igrejas no vale tudo, Bíblia e doutrina, ordem no culto, se tornaram irrelevantes. Não é difícil encontrar igrejas inteiras com fastio de bondade, sob demanda de obediência aos líderes cegos. Quando alguns pastores se tornam semelhantes alguns políticos, o que se esperar? Tem fome de quê, de Deus ou de Poder?

 
A Fome de Poder tem tomado muitos, que transformaram o púlpito de suas igrejas no vale tudo, onde Bíblia e doutrina, ordem no culto, se tornaram irrelevantes. Não é difícil encontrar igrejas inteiras com fastio de bondade, sob demanda de obediência aos líderes cegos para necessidade do próximo e de olhos bem abertos no quanto vc pode oferecer pela bênção de Deus e mãos bem fechadas parar ajudar no doril da dor de cabeça de um irmão;  
 
Teologias diversas, desde prosperidade, até de curandeirismo, como todo tipo de ensinamento de auto ajuda, que sim, não tiro e nem descarto que sirva para vida de um homem, mas para educar um povo que deve ser zeloso e de boas obras parar o Senhor não; Muitos já sabem, já conseguiram ver, já entendem , mas ainda estão preso ao "ungido" que não é o Cristo! É literalmente outro Evangelho apregoado, outro senhor, outra bíblia, mas os mesmos enganadores sob tutela do Enganador Mor, mesmo sem saber, fazem a vontade do deus deste século, quanto exaltam a malícia no trato a falsidade, a traição e falso testemunho, inveja, ganância, soberba, olhares altivos, discórdia e exaltam com glamour o erro e bonificam quem não dão exemplo bíblico, mas agradam o sistema.
 
Quando se é Cristão não se preocupa se vai agradar poderosos, ou se eles vão recompensá-los, ou se eles os poderosos, vão lhe retirar a liberdade, em um linguajar mais comum entre muitos, cristão não se preocupa se vão lhe puxar o tapete, pois se é cristão não descansa sobre tapetes, pois os servos e discípulos são de Cristo não de Aladdin; cristãos são seguidores da Pedra Angular, os pés dos cristãos estão postos sobre a Rocha que é Cristo.

Assim a solução é fazer o que a Bíblia ordena, custe o que custar não se pode aceitar líderes cristãos soberbos, sociopatas, insensíveis com os necessitados e que apenas enxergam o Reino de Deus como um emprego espiritual, não se pode aceitar líderes cristãos que usam púlpitos parar atingir seu sucesso pessoa e familiar as custas de um pastoreio enganoso, ditatorial e obscuro, onde a Bíblia nunca é a razão de suas decisões. Pois se não for assim, a reforma foi inútil aos cristãos não católicos, pois saíram, de uma ditadura clerical para cair em outra muito inferior que é a ditadura dos "ungidos".

O Tapete se puxa dos carnais, dos espirituais terão que mover a Rocha.
Os poderosos cairão se não se submeterem ao poder de Cristo e sua Palavra! Pois Cristo tem todo Poder!

Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue