Parece que foi ontem...

Parece que foi ontem

A vida passa, e mesmo que pareça demorar quando somos jovens, é ilusão das mais cruéis. Pois faz com que vivamos pensando que sempre temos tempo, e assim colocamos nossas realizações sempre para o amanhã, aliás um amanhã que sempre chega, só
não somos treinados à darmos importância.

Parece que foi ontem que vi meu pai chegar em casa com a primeira televisão, um baú enorme de madeira, parece que foi ontem que foi ontem que ganhei meu primeiro vídeo game Atari, mais como pobre não tinha condições de ter mais que dois cartuchos e dependia dos amigos que emprestavam jogos, momentos bons onde tínhamos amigos de verdade, momentos de infância e adolescência; observando meus irmãos hoje,

todos casados e com suas famílias, parece que foi ontem que vi os mesmos irmãos se alegrarem com carrinhos em miniatura, jogo de botão, primeiro vídeo game; Lembro-me bem do primeiro dia que coloquei meus olhos na jovem adolescente que viria ser minha esposa anos depois; parece que foi ontem que, estava eu imóvel, observando meu filho recém nascido através da janela de vidro da pediatria, enrolado em um cobertor na maternidade onde nasceu;

Parece que foi ontem que levei meu filho para creche pela primeira vez, para escola, parece que foi ontem que participei de festas e reuniões escolares, onde via ele sorrindo como se não existisse nada além daqueles momentos para ele, e realmente para ele não existia; parece que foi ontem que vi ele fazer as primeiras notas de violino; parece que foi ontem que que fui na sua formatura e presenciei ele, meu filho entrar no primeiro emprego em uma grande empresa; parece que foi ontem que celebrei o seu casamento;

Refletindo em tudo de forma um pouco saudosa, porém consciente do dever perante a vida. Paro para refletir, sobre a ideia de tempo para fazer alguma coisa na vida. Percebo que a ilusão de que sempre há tempo, e que estamos sempre com aparente controle do tempo, não é só forte nos jovens, é também nos adultos, mas com o queimar da vela da vida, a ilusão vai diminuindo e por fim sei que desaparecerá, pois logo vem a realidade, o cumprimento da história e destino de todos seres viventes na Terra, segundo a criação de Deus.

Então após minutos de pensamento livre sobre o passado, lembro que Deus me proporcionou pela sua Graça e misericórdia, conhecer o Evangelho de Cristo que me revelou o Criador como ele é, Eterno, benevolente, misericordioso e interessado em revelar-se a todos que crerem. Desta forma, levanto as mãos para o auto e agradeço a Deus, por ter permitido que em meio a todo o desperdício de tempo, ter me proporcionado o melhor momento, ter prestado atenção neste texto quando era Jovem:

"Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;"
(Eclesiastes 12:1)

Lembrar-se do nosso Criador nos dias de nossa mocidade, não nos livrará de cometer todos os nossos erros na vida, pois Deus não viverá nossa vida, mas nos deu de presente um tempo de fôlego para descobrirmos o melhor da vida e pela descoberta viver. Porém "lembrar do Criador", é carregado de dicas valiosas, da parte de Deus, sua Palavra, seu Espírito, para que a vida não passe como se o amanhã não chegasse logo; lembrar do Criador é conscientizar-se, de que preciso me preparar, preciso aproveitar enquanto tenho vigor, força, robustez, entusiasmo, pois precisamos deste preparo parar enfrentar a parte "b" do texto que são os maus dias, ou dias que os homens não possuem do que se orgulhar mais, pois toda a vaidade do humano e seu orgulho se foi com o tempo;

Logo "lembrar do Criador", permite prestar atenção em textos como os a seguir:

"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor."
(Efésios 5:15-17)

Estes avisos são para os que conseguiram vencer a ignorância de passar os seus dias ignorando o Criador, Deus dos Céus e Terra e a sua Palavra. Pois passam a buscar a o saber, não procura o perigo ser mais cauteloso, sensato, ter mais juízo e principalmente errar menos na vida pois tenta entender o que Deus quer parar sua vida, e faz isso ouvindo, meditando e lendo a sua Palavra, parar que não ser um jovem sem sabedoria, adulto ignorante e idoso insensato, que não tem mas prazer em nada na vida;

Por fim o salmista deixa avisos que não podem ser ignorados pois não dependeram de nenhum homem o seu cumprimento na vida:

"...passamos os nossos anos como um conto que se conta.
Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando...Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios."
(Salmos 90:9,10,12)

Como um conto, uma história, iniciei este texto, verdade que não cheguei aos setenta ainda e muitos que vão ler este texto também não, mas o aviso que mesmo com toda robustez que um humano possa ter, seu orgulho do seu vigor se vai após oitenta, vamos ser cortados da gigante colônia de bípedes pensantes da Terra. Por isso o salmista recomenda que oremos parar que Deus nos ensine a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios, pois a sabedoria é a única dádiva que pode ajudar os homens a lidarem com o aproximar do fim, e por que não dizer o próprio fim.

Assim fica para você jovem que leu este texto: "Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;"
(Eclesiastes 12:1)

Presbítero
Israel Lopes 

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue