O Valor da Alma


"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?
"Mateus 16:26"

Lendo esta passagem bíblica, vemos que o diálogo em volta deste versículo se dá por causa de uma boa sugestão de Pedro, quando Jesus começa a revelar o que era necessário ir a Jerusalém e que teria que sofrer nas mãos dos homens até sua morte pelas mãos deles; Pedro sugere que Jesus não faça isto com sigo mesmo: “Senhor, tem compaixão de ti...” o que vemos é uma repreensão de Jesus, onde revela que além de Pedro não conhecer o que pertencia a Deus, voltando assim seu pensamento e visão dos acontecimentos apenas para o campo humano e natural, revela também que era uma sugestão satânica, sendo diabólica a ideia de não seguir em frente e fazer a vontade de Deus, para livrar-se do sofrimento que estava por vir;

Porém interessante é que a sugestão para que Jesus tivesse misericórdia de si mesmo e assim evitasse todo o transtorno e sofrimento e morte, indo a Jerusalém, vem depois da maravilhosa revelação que Pedro tem por parte do Espírito de Deus, onde lhe é revelado que Jesus é o Filho de Deus, isto sim podemos dizer que é uma pessoa instável de verdade, ao mesmo tempo que recebe de Deus uma luz reveladora, sobre quem é Jesus, oferece sua língua para uma diabólica sugestão quanto ao futuro do Filho de Deus; Uma passagem que nos adverte sem dúvida, que devemos tomar cuidado com sugestões por mais bondosas e misericordiosas ou verdadeiras que pareçam ser, sim é uma “verdade” que pode ser maligna, então uma mentira falada como verdade;. O mundo está em seu sistema articulado contra Deus, repleta de sugestões “bondosas” que confundem as mentes, pois apelam para o que é bom para o individuo indiferente da vontade do seu Criador;

Outro ensinamento ao ler este texto, se trata de observar vida ou morte e não apenas o que se pode recuperar. Vemos isto ao ler quando o Senhor Jesus requer renuncia dos que irão ou pretende lhe seguir: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.” (Mt 16.24,25)


O que me leva a mais uma reflexão, pois o texto termina com a declaração do Senhor Jesus, que vai contrária ao pensamento de auto preservar-se, dos problemas que podem ser causados a vida de um homem quando ele decide pregar o Evangelho de Jesus Cristo. O Senhor expõe o insuportável ao homem comum QUE É A PERDA DO QUE AOS SEUS OLHOS NATURAIS E EM SUA PERSCEPÇÃO LIMITADA DE UMA VIDA TERRESTRE, é inadmissível. Porém Jesus vai mais além, ele o Mundo inteiro, coloca o bem precioso da vida, aos pés da obediência à Vontade de Deus; Por isto diz:

"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” "Mateus 16:26";

Quando leio este texto, percebo o quão distante estamos na maioria das vezes, do ideal de se contentar com a vontade de Deus, pois se o mundo inteiro não vale nossa alma segundo palavras de Jesus, então devemos chorar amargamente, por infinitamente menos do que o mundo, termos vendido nossas almas à fatias minúsculas de do que há no mundo . Pois na maioria das vezes o valor da alma se rebaixa a um emprego, um diploma, riquezas, casas automóveis, paixões carnais, a políticas e todas as seduções deste mundo que sufocam uma vida saudável em Deus; infelizmente as sugestões que muitas vezes são acatadas por nós, para não fazermos a vontade de Deus na sua maioria nem de perto se assemelha ao que o texto informa, nem perto estão pedindo nossa vida em troca, na sua maioria apenas momentos pequenos dela, gotículas de felicidades passageiras são trocadas pelo IDE E PREGAI O EVANGELHO.

É de se considerar que cauterizados pela modernidade já antiga que se resume em entretenimento e auto satisfação, não percebemos que muitas vezes o que está em jogo é a nossa alma, por isto desconhecendo que estão levando o mais importante do homem, o mesmo não liga e acredita ser normal Se afastar da Vontade de Deus em nossos dias por cause qualquer coisa que lhe ofereçam! Mas Jesus é mesmo e não mudou e continua dizendo: “Porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” Mateus 16:25,26

Então reflita quanto está valendo sua alma hoje? A resposta estará sempre no valor do que nos separa de fazermos a vontade de Deus, pois a pergunta não direcionada a Deus e sim a quem coloca sua alma a venda ou disponível para troca! Então qualquer sugestão por melhor e mais significativa para nós que seja, mas vá contra a vontade Soberana de Deus e sua Palavra, é maligna. O senhor provou em sua vida aqui na Terra que a vontade de Deus deve ser sempre em primeiro lugar, até mesmo quando o quem é bom para nós está em jogo. O Mundo Jaz no Maligno! “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. (1 João 5:19,20)

Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue