Sede Santos



Levítico 20:7
“Sereis santos, pois Deus é Santo”



Consagração: Ação ou efeito de consagrar, de dedicar a Deus;O que se consagra ou se oferece a Deus, aos santos ou a outras divindades; (no caso do Cristão, a Deus o Criador)Sinônimos: glorificação, dedicação, reconhecimento, legitimação, entrega;
A consagração é um caminho que todos que são do Senhor andam por ele;

“Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus.E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o Senhor que vos santifica.” 

O contexto deste versículo, vai tratar de uma amostra de separação do povo de Deus Israel e suas obras quanto aos povos que não conheciam e não serviam a Deus nas terras que os hebreus; passaram a habitar. Antes a feitiçaria, cultos aos ídolos e sacrifícios humanos eram efetuados pelos habitantes daquelas terras; mas o Senhor estava colocando um povo para ser diferente, escolhido, separado, e para que isto fosse levado em consideração, não deveriam praticar as mesmas formas de culto que as civilizações que foram reprovadas pelo Senhor, por isso a recomendação, o povo de Deus não tinham que absorver os cultos pagãos em dos cananeus, eles associavam a imoralidade, adoração pagã e sacrifícios de crianças de forma bem comum em seus cultos.

Para guardar o culto ao Deus verdadeiro, Criador dos Céus e Terra, Deus separa uma tribo que irá lhe servir e ordenar os cultos, como atentar para seus Escritos para ensinar o grande povo de Israel; Há a maravilhosa separação para o Senhor de homens e mulheres, para a grande obra de Deus a partir daí. Consagração como separação de pessoas para Deus teve seu início nos levitas que foram separados para servirem no templo; eles eram responsáveis pela preparação do templo para o culto a ser prestado ao Senhor; e esta consagração valia realmente perante Deus e diante de todos os homens.

“Faze chegar a tribo de Levi, e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam, E tenham cuidado da sua guarda, e da guarda de toda a congregação, diante da tenda da congregação, para administrar o ministério do tabernáculo.” Números 3:6,7; “E tenham cuidado de todos os utensílios da tenda da congregação, e da guarda dos filhos de Israel, para administrar o ministério do tabernáculo. ”Números 3:8“E falou o Senhor a Moisés, dizendo: E eu, eis que tenho tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo o primogênito, que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus.” Números 3:11,12;

É necessário entender que o Deus do AT é o nosso Deus e fazer distinção do AT e NT como que operado por deuses diferentes fazem de quem agir assim um herege, ou seja, é um erro; A manifestação de Cristo no NT não exclui a manifestação do Pai; Não enxergar o Pai em Cristo e em sua obra redentora, é se assemelhar aos judeus que intentaram apedrejar Jesus por não compreender esta união:

“Eu e o Pai somos um.”João 10:30; Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.”Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?” João 10:31,32

Somos chamados em Cristo para servirmos ao Senhor dos Céus e Terra, Cristo nos consagra, separando-nos dor estante do mundo que não sabe o que faz, além de pecar e morrer no pecado, através do Espírito Santo dado aos que são de Cristo, pode ser produzido o FRUTO DO ESPÍRITO; selando assim a vida e trajetória do novo sacerdócio do Senhor aqui na Terra, o povo de Deus, Igreja de Cristo, povo santo (separado) e é com este fruto do Espírito que agimos como separados e podemos fazer a obra de Deus aqui na Terra, não como pessoas comuns, mas como pessoas separadas produzindo obras dignas de arrependimento e também construindo caráter dignos de homens e mulheres nascidos de Deus; Precisamos entender o caminho de consagração é constante, árduo e muitas vezes sofrido, pois precisamos deixar de fazer nossas vontades a fim de realizar a obra do Pai que nos consagrou através do sangue de Cristo, sobre o que fazer, a Bíblia é categórica em afirmar que o que vier as mãos para fazer, façam segundo as suas forças; Somos os separados de Deus do NT, sua IGREJA!

Vejamos como Paulo considera consagração ao Senhor, neste texto ele exorta sobre separar-se tanto para vida secular (neste caso matrimonial) como separar-se para vida consagrada ao Senhor, na visão de Paulo não existe o meio termo que hoje encontramos entre a juventude, para ele ou serve a esposa e família ou aproveita para servir ao Senhor; Assim ele usa um dos aspectos de ‘separação’ ou seja, consagração;
“Estou dizendo isso para o próprio bem de vocês; não para lhes impor restrições, mas para que possam viver de maneira correta, em plena consagração ao Senhor.” 1 Coríntios 7:35
“Estou dizendo isso para o próprio bem de vocês” Esta forma de expor a importância do comportamento das pessoas no texto quanto o que fazer com suas vidas, chama-nos atenção, o quanto consagrar-se, separar-se, procurar agir de forma mais correta possível, é levada a sério pelo NT, assim não é apenas o AT que aparenta rigidez no comportamento por causa da Lei;

Certo disto, Paulo divide os comportamentos dos homens em carnais e espirituais, coloca o nome dos comportamentos carnais como obras que os homens são capazes de fazer em sua naturalidade se eles não tiverem o novo nascimento, quanto ao que é espiritual Paulo descreve como algo que não podemos com nosso poder de pecador conseguir, ele por isso da o nome de FRUTO DO ESPÍRITO. Fica fácil entender quando percebemos que as obras é uma ação a ser feita, mas fruto, a palavra já nos descreve como algo que tem que nascer, ninguém faz fruto, fruto nasce, é produzida primeira pela semente que dá origem a árvore que dará o fruto e este seguirá o ciclo natural em voltar a ser semente. Vejamos o texto:

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Gálatas 5:16-25

Para entender isto precisamos voltar ao texto de João 3 onde Nicodemos recebe a noticia de que ele teria que nascer de novo para entender, entrar, participar do Reino de Deus; também temos que atentar para o Apóstolo Pedro nos exortando sobre a semente que nos gerou, esta incorruptível,

“E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”  João 3:1-3;
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,”1 Pedro 1:3,4;
“E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus; Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.”1 Pedro 1:21-23

Trilhando o caminho da consagração;
           
Arrepender-se dos seus pecados;
A mensagem da pregação do Evangelho de Cristo é o arrependimento, ou seja, não existe ninguém inocente, todos tem que se arrepender; A consagração começa em reconhecer este ponto, pecando deliberadamente não se tem consagração, separação ao Senhor sem arrependimento dos pecados não existe;  
“E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. “Mateus 3:1,2“E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;” Mateus 3:6-8;

O ministério de Jesus inicia-se com curas, libertação, maravilhas, porém sob, debaixo do tema  arrependimento:

E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali; Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz: A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações; O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte,A luz raiou. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Mateus 4:13-17;
“E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava.” Mateus 4:23,24;

Mais textos mostram a todos que se interessar em ter os pecados perdoados, que a mensagem do evangelho está intimamente ligada ao arrependimento:

"Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." 

“Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” 2 Pedro 3:8,9;

Não dá para imaginar pessoas que não se arrependem dos seus erros, não reconhecem que erram, acham que todos estão errado e ele sempre correto, nunca pede perdão, como que alguém assim irá servir a Deus e aos seus irmãos? Isto só seria possível se o individuo realmente não tivesse pecado o que a Bíblia diz que não é verdade, “todos pecarão e estão destituídos da Glória de Deus”, basta atentar para o texto a seguir para entender:
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. “Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” 1 João 1:8-10;

Então antes de fazer alguma coisa na igreja, arrependa-se sempre dos seus erros e se humilhe na presença do Senhor. O povo de Deus precisa urgentemente se humilhara na presença do Criador; " E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2Crônicas 7:14; Não definitivamente separar-se para Deus nunca foi recomendações apensa para Israel, a igreja de Cristo está inclusa nesta consagração como nas bençãos advindas dos cuidados do Criador por todos comprados pelo sangue do Cordeiro na Nova Aliança.


Leitura da Bíblia,  conhecendo a Deus através das Escrituras.

“Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.” João 8:47;

Este texto faz parte de uma repreensão aos judeus que acreditavam que eram de Deus apenas por serem filhos de Abraão (descendentes); mas para nós serve como um aviso, pois a verdadeira consagração inicia-se em obediência a Palavra de Deus; Temos que nos lembrar da ideia de “separação” de alguém para o senhor. Os textos por si já descrevem como ensinamento e instrução, avisando sobre o comportamento de alguns segundo o que, leem ou escutam da parte da Bíblia: 

 “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;” 2 Timóteo 4:3; “E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” 2 Timóteo 4:4

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119:105;
“Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe;
Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço.
Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida,”
Provérbios 6:20-23

“Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos e testemunhávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos;
Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória. Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.”
1 Tessalonicenses 2:11-13

Neste último texto percebemos que os Apóstolos deixam o ensinamento que ao ouvirem sua pregação, seu ensinamento, recebiam da parte de Deus a pregação da Palavra, não como homens mas a obediência era como recebendo a Palavra de Deus; eis a diferença de uma igreja que prospera espiritualmente e a que apenas fica na mesmice, infantil quanto aos comportamentos e a obra de Deus, uma igreja recebe o ensinamento com reverencia de estar recebendo a Palavra de Deus, a outra apenas ouve como sendo mais um sermão, mais uma pregação, e logo negligencia e segue-se a vida;

Orar a Deus, relacionar-se com o Criador

Deus é um ser que se relaciona com suas criaturas;

“E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?” Gênesis 3:8,9; “E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?” Gênesis 3:10,11;

Relacionar-se com Deus deve ser de forma racional(sem hipocrisia), pois Deus conhece tudo até o que nós vamos orar; por isto é relacionamento a ideia de oração e não apenas rezar, cumprir tabela, passar um tempinho com o Senhor, isto é errado, TEM QUE SER RACIONAL; Vamos ver alguns textos que nos mostram responsabilidades sobre a oração como relacionamento:

“E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. ”Lucas 6:12; Sabemos que quem estava orando era Jesus, a sua comunhão com o Pai é  impar no texto que lemos, pois ele ora a noite toda;

Podemos perceber o grau de relacionamento que temos com o Criador pelo tempo que conseguimos conversar com o Ele;  Sabe que isto responde muito sobre a Igreja moderna, 12 a 13 cultos de 2h por mês, digamos que seja 1h de oração, vamos fazer uma conta de 12 cultos, teríamos 12h X 12 meses, então serão 144h de oração por ano levando em conta que um ano tem 8.760 horas, nem 10% das horas em oração, já que 10% são 876 horas, para ser mais preciso, 144 horas de oração, é aproximadamente 1,6 % do ano que uma Igreja entregará em culto de oração a Deus se reunir-se 12 dias, 1 hora de oração, mas não vem ao caso neste sermão; apenas que temos que nos preocupar com o relacionamento que temos com o Senhor; como vai este relacionamento?
“E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.” Lucas 11:1 –Orar se aprende, podemos evoluir nossa forma de orar para não cairmos nas vãs repetições e como posso nomear de orações despropositais; elas são erros grosseiros de quem quer se relacionar com Deus;

Conclusão:
As observações feitas nos colocam a pensar sobre as dificuldades que temos de nos separarmos ao Senhor, consagrar-nos ao Senhor e sua obra, vemos como é difícil fazer a obra do Senhor nos dias atuais, como é difícil reunir pessoas para louvar, aprender a Palavra de Deus, orar de forma correta, fazer cultos racionais com dedicação e esforços que podemos entregar ao Senhor; como é difícil a união da congregação, grupos, obreiros, crianças, como é difícil ser separado; Se prestarmos atenção, talvez as estradas que trilhamos não são as dos que consagram suas vidas ao Senhor, então os resultados não são os que esperamos.

A Bíblia é verdadeira, é a Palavra de Deus, por isto foi colocado vários textos e ao contrário do que muitos pensam que seria necessário diversos contextos e pesquisas para ensinar um grupo a seguir recomendações de como se santificar ao Senhor, fica claro que basta ler com atenção e seguir segundo os ensinamentos do Cristo. Jesus nunca desagradou ao Pai e sempre em conformidade nos ensinou que deveríamos crer em Deus mas também crer nele; mas é verdade também que outro ensinamento tem entrado nas mentes dos irmãos mais jovens, onde mostram claramente a forma errônea de adorar e seguir uma vida cristã , seguindo a Cristo e negligenciando os avisos do Pai. Isto é sem dúvida doutrina de homens e com interferência de demônios, onde dividem a mente de homens e mulheres sobre o caminho que devem seguir;  

Se deixarmos de seguir nossas ideias e aceitarmos as ideias bíblicas, digo a Bíblia como Palavra de Deus, sentiremos os resultados de uma separação para o Senhor, resultados de uma consagração ao Senhor. É Deus que nos santifica, e nós passamos a viver a santificação em Deus! Ir a Deus, entregar-se a vontade do Espírito Santo trás uma responsabilidade continua de busca a conhecer qual a vontade de Deus para nós cristãos. Desta forma não será penoso servir a Deus servindo aos irmãos. A Gratidão de ser servo estará na nossa face e seremos sarados; viveremos a vida que Jesus ordenou para sua Igreja, como testemunhas do Cristo e seu Evangelho, não um outro, somente o do Senhor, anunciado por Jesus e pelos seus Apóstolos de Cristo.

Quem santifica é o Senhor Santo e eternamente Santo, quem busca a santificação deve andar em direção ao Senhor que os santifica e não sentar-se no palco do mundo e assistir a vida pecaminosa seguir como algo normal;

Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue