Contraditório?





"Os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz." Lucas 16:8
"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria," Provérbios 9:10;




Não se trata de uma contradição por parte do Cristo, apenas gêneros literários e contextos diferentes. Entenda-se que, se temer ao Senhor é o principio, não pode ser considerado uma totalidade ou um fim em si mesmo. O restante do texto em Provérbios que geralmente não é transmitido com a mesma frequência relata: "e o conhecimento do Santo a prudência." 

Assim fica claro que o resto do caminho se faz com o conhecimento adquirido. Da mesma forma existe a outra parte do texto em Lucas 16:8 que não é repetido e se torna ofuscado pela repetição constante da parte da sua outra parte do versículo: "E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente," A forma como agiu o iníquo como relatado a fala de Jesus por Lucas, mostra a prudência como raciocínio dos fatos ocorridos, conclusões tomadas pela apuração pelo conhecimento de causa. Basta uma olhada no texto completo a partir do versículo 1 para se ter mais certeza sobre esta prudência como fator empírico dos fatos.

Em tempos políticos, há de se levar em conta que temer a Deus é o princípio, mas a caminhada e busca pelo conhecimento será responsável pela prudência no agir e no trato conveniente com outros em nossa volta, principalmente aos que almejam cargos elevados. Jesus elogiou a prudência em atitudes de um personagem de uma de suas parábolas, que com toda certeza não aprovamos como das mais honestas. Mostrando que em tudo tem causa e motivos específicos para acontecerem. Ao verificar o capítulo 15 de Lucas:

E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para ouvi-lo. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles. E ele lhes propôs esta parábola, dizendo: Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso; E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Lucas 15:1-7

Vamos neste texto nos deparar com homens republicanos desprezados pelos seus serviços e por consequências servidas de objetos de críticas ao Bom Mestre Jesus, pois este comia com eles. Jesus Cristo não analisava os problemas e escolhas humanas da forma  como os homens que tomaram posse da cadeira de Moisés, pois estes estavam com seus posicionamentos contaminados pelas tradições, que concediam conforto e alento apenas para sua classe de indivíduos. A analise de Jesus sempre foi justa e centrada na vontade soberana do Pai Celestial. Assim ele mesmo chama aos que quiserem aprender dele, pois sendo manso e humilde seu fardo é leve, uma critica acirrada aos ensinadores da Lei de sua época. 

Então resta saber que nas Escrituras Sagradas, a reflexão nos permite um raciocínio prático a todos os homens: "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” Eclesiastes 12:13. Porém cientes que a busca pelo conhecimento é de responsabilidade dos homens e não um milagre para os que temem a Deus, e se preocupando sempre em manter vivo a ordenança descrita no AT: 

"Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças." Deuteronômio 6:4,5 e repetida por continuada por Jesus Cristo no NT: "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças;" este é o primeiro mandamento.  E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo  Marcos 12:30,31. O Temor a Deus sempre será identificado pelo o que se faz para ou com o próximo! Os Mestres da Lei  não conseguiram este entendimento verticalmente quanto a Lei de Deus. Glória a Jesus, o Mestre dos Mestres Salvador dos homens que nele crer!

Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue