Pastores II



Antes de iniciarmos, é bom a leitura da primeira parte deste tema: 
É necessário que se alguém procurar uma igreja evangélica hoje para congregar atente para os textos bíblicos a seguir, pois ao detectar algumas das características, expostas neste texto e com os textos bíblicos aqui citados, deve se preocupar ,pois muito do quem vier aprender nestas igrejas evangélicas, nada mais é do que artimanhas para segurar, prender pessoas aos interesses de homens inescrupulosos, ensinamentos de homens, quando não de demônios, ou simplesmente enganados quanto ao verdadeiro Evangelho de Cristo. 


O texto bíblico a seguir nos esclarece que não devemos ouvir tais pregadores. Interessante que Paulo explica nos versos anteriores a estes, que estão expostos a seguir, a necessidade de se levantar pessoas e estas possuírem o dom do Espírito Santo para determinada tarefa no meio do povo de Deus. Tudo para que a Igreja seja aperfeiçoada, como é descrito a seguir: 


E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,(Efésios 4:11-13)

A ideia central sempre foi a prevenção para não cair no erro, engano. Pois a igreja com pessoas que estavam dispostas a estudar as Escrituras e ensina-las, de acordo com a vontade do Espírito Santo, que eram os doutores, mestres, evangelistas, pastores, deveriam zelar pelo bem estar do povo de Deus na Igreja e as verdades bíblicas expostas ao povo, como no texto a seguir está proposto:


Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Efésios 4:14Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. (1 Timóteo 6:3-5)

Então os textos bíblicos continuam nos ajudando a não errar o alvo, os APÓSTOLOS (verdadeiros), continuam a nos ajudar a distinguir os falsos dos verdadeiros, como descreve a Bíblia nos textos a seguir:

“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.”  (2 Pedro 2:1-3)

No texto acima se destacam os pontos: falsos profetas e falsos doutores. De forma interessante a Bíblia deixa claro que não é simplesmente por ter um diploma de mestrado, ou o individuo ser uma homem culto, erudito em alguma área, até mesmo teológica, que o mesmo não corra o risco de estar ensinando heresias. Muitos hoje se gloriam de ter um pastor cheio de diplomas ou mesmo pertencer a uma Igreja tradicional onde se zela pelo conhecimento teológico, do tipo, quanto mais erudito melhor. 

Na maioria das vezes estão tão seguros dos ensinamentos destes homens, que não se preocupam em questiona-los sobre alguns pontos que defendem. O problema é que Satanás também usa eruditos em teologia, doutores e mestres. A Bíblia não faz esta distinção, a Bíblia diz nos tempos dos nossos irmãos no passado bíblico, existiram doutores, que trouxeram heresias para os cristãos. Assim fica aí um alerta para as igrejas que exaltam seu status de ser uma igreja de grande status intelectual, ainda não é o bastante, para não errar. 

Dentro deste pensamento, proponho logo um ponto de discussão polêmico, que envolve a forma doutrinária da Igreja Cristã Reformada no Mundo. Sugiro a discussão do tema Homossexualidade como exemplo, mesmo sabendo que entre doutores em teologia, eruditos de diversas áreas ligada a religião, como intelectuais, ainda temos muitos outros temas divergentes doutrinários que se poderia discutir como heresias favorecidas, por diversas denominações evangélicas, mas há uma carência de mostrar como igrejas com auto nível de formação teológica, conseguiram apenas ser celeiro de falsos profetas na modernidade, mesmos sendo doutores e mestres. 

Este tema é suficiente pelo seu alto grau herético. Podemos trazer algumas decisões de Igrejas históricas tradicionais como Igrejas  Anglicana, Metodista, Luterana e Presbiteriana, dos EUA, Alemanha, Inglaterra,  onde seus teólogos, divergem quanto a interpretação das Escrituras sobre o tema homossexualismo, adotaram bispos, bispas, pastores gays e lésbicas. O problema nunca esteve em pessoas que se decidiram viver suas vidas do jeito que quiserem, mas forçar a teologia Bíblica a aprovação quanto o assunto. 

No Brasil também tem a contribuição para este grupo, através do Bispo Primaz da Igreja Anglicana do Brasil, Dom Maurício Andrade, onde afirma em texto do site Carata Capital sobre a orientação sexual não definir a salvação de um homem. obviamente que a salvação da alma não é pelas obras como diz as Escrituras, mas uma declaração como esta por parte de quem defende o cristianismo, passa a ser mais um ataque do que defesa. Há de se observar com atenção ainda outras declarações de Igrejas Reformadas Históricas, a qual não deixam muita escolha a não ser pensar no colapso causado por "tanta erudição" no tema como segue abaixo:



“Orientação sexual não é o que vai definir a nossa salvação”, afirma o bispo primaz da Igreja Anglicana no Brasil, dom Maurício Andrade. “É muito provável que as pessoas homoafetivas fossem acolhidas por Jesus. O Evangelho que ele pregou foi de contracultura e inclusão dos marginalizados”, opina. Segundo o bispo, ao mesmo tempo que não há nenhuma menção à homossexualidade no Novo Testamento, há várias passagens que demonstram a pregação de Jesus pela inclusão. Não só o conhecido “quem nunca pecou que atire a primeira pedra” à adúltera Maria Madalena."

“A Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos ordenou um casal de lésbicas como pastoras na First & Central Presbiteriana Church, em Wilmington, Delaware. O homossexualismo é aceito na Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos (PCUSA)”

"Igreja Anglicana permite sacerdotes gays se tornarem bispos. O anúncio foi feito pela House Of Bishops, a Câmara dos Bispos, que faz parte do legislativo da Igreja Anglicana Londres – A igreja da Inglaterra retirou a proibição que impedia os sacerdotes homossexuais se tornarem bispos, mas com a condição dos religiosos manterem o celibato."https://exame.abril.com.br/mundo/igreja-anglicana-permite-sacerdotes-gays-se-tornarem-bispos/

"Igreja Metodista Unida ordena sua primeira bispa lésbica nos Estados Unidos “A jurisdição Ocidental elegeu a Rev. Karen Oliveto, da Igreja Metodista Unida ‘Glide Memorial’, em San Francisco para servir como bispa da Igreja Metodista Unida." A http://voxlivre.com.br/2016/07/20/igreja-metodista-unida-ordena-sua-primeira-bispa-lesbica-nos-estados-unidos/

"Herdeira da Reforma Protestante, Igreja Luterana na Alemanha abre caminho para casamento gay [...] A iniciativa foi até agora seguida por outras quatro das 20 regionais no país. Em algumas das que ainda não aprovaram a mudança, é oferecida, no entanto, uma benção para casais homossexuais." [...] "A igreja da Reforma precisa se transformar continuamente. Ela não é uma instituição imóvel, mas feita por pessoas e por isso pode aprender", ressaltou Käßmann."

Não carece trazer neste textos outros temas e muito menos as outras denominações evangélicas que adotam a ideia inclusiva levando em consideração o que já foi citado acima, pois o alvo do texto não é tratar as heresias, mas mostrar que falso profeta não são apenas os considerados ignorantes na fé ou no quesito, nível de graduação Teológica. Olhando  para Igrejas como Luterana, Anglicana, Metodista, Presbiteriana, o grau acadêmico teológico é altíssimo comparado a igrejas denominacionais como as evangélicas pentecostais e neopentecostais. Estas possuem heresias infiltradas por causa da ignorância, engano e outros motivos mais? Sim, mas como o principal foco aqui é mostrar os Doutores que a Bíblia mostra como falsos profetas, no momento são suficientes apenas estes exemplo para o  tema.


Os textos a seguir mostram o quanto o mundo está repleto de falsos pastores e os que ensinam em nome de Jesus. Não são poucas vezes que pessoas comuns são enganadas por milagres, revelações, induções psíquicas a tomarem alguma decisão como ofertar, dizimar, fazer um voto, uma promessa, em troca de sua benção que deveria vir de Deus confirmada pelas Escrituras Sagradas, mas vem de especialistas que existem unicamente para dificultar as pessoas chegarem até o Senhor. Observando os textos a seguir se vê claramente um aviso das Escrituras quanto a estes lobos disfarçados de pastores:

“E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.” (Mateus 7:14,15) “Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito.” (Mateus 24:23-25)


“E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias. E então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo; ou: Ei-lo ali; não acrediteis. Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos.”  (Marcos 13:20-22)

“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo. Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.” (1 João 4:1-5)

Diante de tanto aviso contido nas Escrituras, tantas advertências fornecidas pelos Apóstolos, se alguém for enganado em uma congregação por um pastor ou pregador não é por falta de avisos, mas infelizmente pode ser por gostar da sujeira. Pois algumas vezes é conveniente que tudo seja tão podre entre os homens, para que os que são como sepulcros caiados, bonitos por fora e podres por dentro, continuem dando glória Deus e oferecendo seus sacrifícios mancos em forma de barganha como uma tentativa de enganar a consciência que grita dizendo dia e noite, que os tais estão errados, mas ao ouvir um louvor gospel e uma pregação aveludada, logo se sentem confortáveis para seguir suas vidas sendo enganados e enganando. 

Mas qual o motivo que não se consegue combater de forma eficaz tanta heresia nas igrejas tanto tradicionais históricas como as evangélicas pentecostais e neo pentecostais? A resposta é simples, pois está no texto bíblico, onde deixa claro que o coração dos homens se tornam predispostos ao erro com o passar dos tempos. Qualquer um pode conferir nos textos a seguir: 


“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” (2 Timóteo 3:1-5)


“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” (2 Timóteo 4:3,4


Na conclusão deste texto, passo a informação que estão em perigo, tanto os que estão fora da Igreja como os que estão dentro, pois em ambos espaços, Satanás semeia suas ideias enganosas. Ele é ardiloso, astuto, e conhece as formas de enganar eruditos e leigos. O que pode salvar a mente de alguém da corrupção oferecida por seus ensinos camuflados de verdade Bíblica, é o discernimento dos espíritos que falam em nome de Deus em pregações, louvores, palestras, revelações, e até curas pseudo-divinas. Não é por ser pastor, pregador, doutor em Teologia, etc, que o individuo está certo no que doutrina ou ensina ao povo de Deus. E se estiver errado tem que ser repreendido não não interessando o cargo. A regra bíblica é que nossas instruções deve vir dos Apóstolos de Cristo e se o ensinamento dos pastores, líderes da Igreja não forem conforme os ensinamentos dos Apóstolos, não temos obrigações nenhuma de aceita-los, como está descrito no texto a seguir:


Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
1 João 4:1  “Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito” do erro.” 1 João 4:6

“ Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras." 2 João 1:8-11


Falsos pastores! Falsos profetas! Quanto mais vocês abrem vossas bocas, quanto mais vocês falam de DEUS, mais se enrolam e mais pecam contra os céus, POIS DEUS NÃO SEPAROU LADRÕES E CORRUPTOS DE CORAÇÃO PARA PASTOREAR SUA IGREJA, chegará o dia em que os tais serviram para cumprir o texto de Apocalipse:

“Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.” (Apocalipse 22:14,15) “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” (Apocalipse 20:10) “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Apocalipse 20:15).

Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue