Pastores I


“Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (1 João 4:1)

A Bíblia alertou os irmãos em Cristo, se são enganados, são por não prestarem atenção. Os cristãos, precisão procurar entender o que vem a ser "ter a mente de Cristo" (1 Coríntios 2:16), o mesmo texto que fala para não desprezar as profecias, recomenda que tudo seja examinado. Devem examinar todas as coisas (1 Tessalonicenses 5:20,21 ). 

Acreditar facilmente em qualquer conversa suave e delicada, que parte de alguém que segura uma Bíblia e intitula-se pastor, pregador, missionário, etc. Confiar sem analisar, é abrir as portas do coração para ser enganado, tanto a pessoa como famílias inteiras. A Bíblia não recomenda os irmãos ouvirem sobre Jesus e seu evangelho sem examinar criteriosamente o assunto que está sendo tratado. Muitos não fazem isto por motivo de preguiça, e pagam um preço muito alto. Não é difícil e ninguém precisa fazer curso de teologia para tal coisa, basta questionar-se se Jesus o Filho de Deus falaria as palavras ou teria os gestos e manias de alguns que se dizem  pregadores do Evangelho de Cristo e isto deve ser feito com a Bíblia como regra de fé única.

Deus nada tem com os que USAM O SEU NOME EM VÃO ou a Palavra de Deus como escora de planos malignos, fazendo o povo errar. Errar em nome de seus próprios propósitos, que insistem ser os planos de Deus. Muitos recebem a instrução dos impostores ministeriais, na maioria das vezes amparados pelo próprio ministério a que pertencem. Acreditam sem examinar se tudo não passa de uma mentira deslavada na massagem,  que chamam de pregações do Evangelho de Cristo. Mas o interesse é apenas juntar pessoas como fazendeiros juntam gados, para corte e leite. Sejam pastores, missionários, evangelistas, pregadores, cantores gospel, 
e tantos outros "irmãos" de fé que tem oportunidade em igrejas, passam a expor uma espécie de doutrina secundária às Escrituras. Alegam que Deus está falando por sua boca, mas desprezam o que está Escrito na Bíblia e seguem pelo que acham, geralmente pelo que é mais conveniente aos seus próprios propósitos do momento..

Estes falsos pastores, profetas, missionários são reconhecidos facilmente por quem examina as Escrituras, pois suas características são sempre as de colocar suas versões pessoais e seus exemplos pessoais nos textos das Escrituras. Usam a Bíblia, solicitam que a igreja leia os versículos que obviamente não negará o engano ensinado a congregação por eles, tudo apenas para apoiar o que querem fazer ou comprovar pela sua própria palavra. No fim só sobram escândalos, descrenças e confusões sobre o que acreditar e seguir como regra dentro de uma igreja regida por um falso pastor. Deus não está com eles pois Deus não semeia a desordem em sua casa, o Espírito de Deus glorifica a Cristo, foi o próprio Cristo quem afirmou isto, então não se terá outra conclusão sobe qual espírito que opera em igrejas QUE ESTÃO ENSINANDO A GLORIFICAÇÃO AOS HOMENS E SUAS OBRAS, pode sim ser o espírito do anticristo que opera no meio do povo.

"Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.” (João 16:13,14)

"Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora." 1 João 2:18

Vemos no texto a seguir, o que caracteriza alguém que se interessa por fazer a obra de Deus, ele tenta avisar de falsos ensinadores, falsas doutrinas, falsos pastores. Alguém que que ensina a verdade não poucas vezes é tido como louco, enquanto corruptos transvestidos de pastores e pregadores que mentem ter interesse pelo bem estar espiritual da igreja é tido por bonzinho e sábio.

Quisera eu me suportásseis um pouco na minha loucura! Suportai-me, porém, ainda. Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis.  (2 Coríntios 11:1-4)

Mas para quem quer examinar e tirar a prova, sobre o quanto os que não querem nada além de ser bajulados, muito bem pagos, conforto e riquezas, à custa dos irmãos, que aceitam qualquer um que venha em nome de DEUS ensinar-lhes a Bíblia, os textos que se seguem são mais que suficiente:


E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. (2 Pedro 2:1-3)

É interessante que o Apóstolo Pedro continua seu ensino falando de assuntos que os mesmos que se dizem preocupados com a igreja já se calaram a muito tempo, pois se resolverem abrir a boca para pregar o que a Bíblia afirma, temem ficar sem os aplausos e o apoio de pessoas que amam a bajulação e o pecado, e não querem que as pregações sejam  verdadeiras, mas apenas  suaves e os massageiem.  Existe como observar claramente a separação que o Apóstolo faz dos que Deus se agradou, também das obras que Deus condenou: 

Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, por isso via e ouvia sobre as suas obras injustas); Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; (2 Pedro 2:4-9)

O Apóstolo começa descrevendo o não perdão aos anjos que se rebelaram, depois segue ao mundo antigo a qual foi destruído pelo dilúvio por causa dos ímpios, segue pelas cidades de Sodoma e Gomorra, destruída por Deus, reduzida a cinzas, conclui o Apóstolo Pedro com a proposta de que Deus sabe sim separar os que lhe pretense do restante dos ímpios da terra.  Alega isto por citar na sua epístola o livramento de Deus a  Noé e sua Família, como Ló e sua família. 

Mas não acaba aí, pois o Apóstolo Pedro continua acusando os enganadores, de cristãos desavisados, e também muitos que são corruptos, pois se deleitam com pregações de homens corruptos e falsos profetas. Pedro expõe os que estes falsos pastores e pregadores de um evangelho próprio deles, são na sua opinião:

  • COMO ANIMAIS IRRACIONAIS;
  • HOMENS QUE RECEBEM PAGAMENTO DA INJUSTIÇA E POSSUEM PRAZER NOS DELEITES DO COTIDIANO;
  • HOMENS QUE POSSUEM OLHOS CHEIOS DE ADULTÉRIO;
  • HOMENS COM CORAÇÃO  QUE SE EXERCITA COM AVAREZA;
  • FILHOS DA MALDIÇÃO;
  • NÃO ANDAM POR CAMINHOS DIREITOS;
  • ATÉ JUMENTOS OS REPREENDEM, DE TÃO ERRADOS QUE SÃO;
  • ESTES PASTORES E PREGADORES MUNDANOS QUE DISTORCEM A PALAVRA DE DEUS SÃO COMO  FONTES SECAS, TREVAS DENSAS;  PROMETEM LIBERDADE AOS OUTROS HOMENS QUANDO ELES MESMOS SÃO PRISIONEIROS E VENCIDOS PELO MAL;

Basta observar os tópicos acima e tirar a prova, com o texto bíblico do Apóstolo Pedro abaixo:

“Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção” (2 Pedro 2:12)  “Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco; “ (2 Pedro 2:13)

Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição; Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça; Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta. Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva. Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. (2 Pedro 2:14-19)


Olhando os textos bíblicos fica claro, que todos estes enganadores, ainda estão entre nós, em nossas congregações, nos púlpitos das Igrejas, falando manso e suave, porém com carne de ovelhas nos dentes e gordura do rebanho escorrendo pelo canto da boca. São lobos, que vivem as custas dos irmãos, ricos, abastados e com seus filhos em ótimas universidades. Tendo por base um ensino duvidoso das Escrituras Sagradas. Porém tudo isto é graças a preguiça que o povo cristãos possui de examinar às Escrituras para confirmação das doutrinas ensinadas pelos pastores. 

Mas se ainda há espaço para alguma tristeza sobre o assunto, temos como antes na igreja primitiva. Os que preferem ouvir os lobos a pastores, e tudo por não conseguirem mais distinguir quem é quem, pois durante muito tempo expostos as mensagens de massagem de egos, prosperidades mundanas, pregações que falam de amor a Cristo, mas apenas ensinam a amar mesmo é o pecado e quando tentam explicar o AMOR DE DEUS, sempre é de uma maneira que não imponha culpa aos homens pelos seus erros e condições deploráveis dentro das igrejas.  

Prosseguiremos no próximo texto: Cuidado com os falsos Pastores II


Presbítero

Israel Lopes




Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue