A Semente


"Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus."(Romanos 10:3)

Uma nação, um povo, apodrecem politicamente, socialmente e corre o risco de continuar em estado de corrupção no sentido completo da palavra, por muito tempo caso não promova justiça e mudanças de caráter, no seu congresso, nas ruas, nos lares, nos indivíduos. A ausência de justiça, o jeitinho que quebra leis e regras estabelecidas para o bem comum, são as pragas que corrompem todas as classes sociais em uma nação. Uma geração que vive o desprezo pela correção e disciplina, abre portas para uma frouxidão moral que é oriunda da chance e esperança que se dá ao que é mal, e ruim, de tornar-se bom pelos seus próprios caminhos sem a interferência do pensamento oposto. Na política vive-se vive-se a ordem das coisas que se vive nos lares e nas famílias já corrompidas, uma espécie de adocicamento, do que é estragado ruim na esperança de obter melhoras, que não virão, pois a massa levedada não renderá a porção maior do que foi feita para dar. Uma sociedade é colocada sempre em primeiro plano a ideia de que não se deve corrigir ou repreender, ou contestar "verdades" particulares, pois cada um tem seu motivo e razão de como agir e pensar, não importando consequências, permite monstros nascerem e reproduzirem nos lares, escolas, empresas, governos, é inevitável que ocorra a impunidade na política desta nação, pois já vem a ideia forjada do berço. Os cidadãos parecem agir da mesma forma em vários lugares sejam sagrados ou não, parece um mal passado de geração em geração. 

Da mesma forma que não se imagina um filho se tornar homem de caráter desprezando a correção do seu pai, não se pode esperar uma nação de caráter desprezando a justiça e a ordem, como também a correção e disciplina para o bem comum. Um povo, uma nação não irá à lugar nenhum quando seus governantes se sujeitam às suas próprias vontades, políticos e pseudos representantes do povo, destinam suas carreiras a satisfação de suas paixões e desejos individuais, egoístas e ainda com o suor alheio, enriquecendo ilicitamente as custas de milhões que não comem e nem se vestem dignamente. A Bíblia deixa claro que existe filhos das trevas e filhos da luz, deixa bem claro também que possuem obras opostas, o primeiro aceita correção e submete-se a Palavra do Senhor, o segundo despreza o conselho e instrução e segue seus próprios caminhos e é chamado de tolo. O político que despreza o que é correto, também é semelhante a pastores religiosos que também assim fazem. Políticos corrompidos até diante de sua própria lei constitucional que mesmo criou juntamente com suas emendas, desfaz da pratica da justiça, com suas atitudes reprovadas diante do seu próprio espelho. Da mesma forma que vários líderes evangélicos, aliançados com os tais também agem assim seja por conveniência ou presos pelo mesmo mal que apodrece o coração dos homens o "dinheiro". Líderes cristãos que quando colocados diante da Palavra de Deus, ignoram completamente os ensinamentos e doutrinam o que acham melhor para o seu tempo e benefício ministerial, não podem servir de exemplos par nenhum fiel, como político que governa para seu benefício em detrimento do povo que o elegeu não, os dois estão amarrados e nasceram para o mesmo fim, fim de um corrupto apodrecido pela corrupção. 

Por isto a geração que passivamente deixa passar por natural a injustiça e o roubo, pode pagar um preço muito alto pela injustiça que promove quando aceita que o injusto exerça sua própria justiça, seja no Templo ou Plenário, considerado sacro ou profano. A pergunta que não quer calar é: onde estão os justos? Os impios estão a vista de todos e seus nomes tomam os jornais sem cerimônia. Os cristãos, católicos, evangélicos, tradicionais, reformados históricos, pentecostais, onde estão? E as diversas religiões fora do círculo judaico cristão, em que poderá arrazoar sobre as verdades das injustiças e sobre o que é moral, ou será em todos os casos quer divergem com os cristãos como arte, sexualidade, gênero, espiritualidade, continuará com opinião de aspecto amoral? Há de retornar a ideia de um deus para cada atitude e comportamento humano que se distancia do que seria natural para espécie, como na antiguidade? A razão se dobrará a contos e mitos de povos primitivos e seus cultos, pois é mais cômodo não interferir em uma cultura? Então a cultura será fator decisivo no que um povo ou grupo regerá suas leis e regras de convívio? O que está se fazendo para reverter a indisciplina em disciplina, a impunidade em punição devida, a desordem em ordem, o que se está fazendo para tornar-se concreta a justiça? Com estas perguntas percebe-se que muito há que se resolver para uma boa semeadura para um futuro melhor. Mesmo que ignorem a Palavra de Deus, não escaparam os povos das consequências de ignora-las, como está escrito: "O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra. Provérbios 21:21; E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre." Isaías 32:17
Se entende-se quando se lê que a vida e honra está ligada ao seguir a justiça e frutos de paz e repouso e segurança são também efeitos da justiça, então o contrário é verdadeiro para os que semeiam a injustiça.

Que a humanidade não entenda os riscos que correm não seguindo a Palavra de Deus é compreensível, pois estão em estado de cegueira espiritual quanto as ordens do Senhor Criador do Céu e terra, mas os que falam em nome do Senhor Criador Eterno não podem viver como quem não enxerga a injustiça e muito menos tentados a trilhar pelos seus caminhos ceder. O texto Bíblico aos gálatas mostra o quanto é importante atentar para isto:

"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé." Gálatas 6:7-10

Existe uma advertência clara que os que vivem nesta vida devem entender que as atitudes se dividem em espirituais e carnais. A Palavra corrupção coloca o divisor aqui entre o que perece e o que não perece, a ideia é como no ensino fica claro, fazer aqui para ser contabilizado para vida eterna. Existe uma recompensa sim no porvir, mas também existe uma recompensa nesta vida, pois fica claro também que se não sairmos deste plano mortal colheremos. Assim segue a instrução para que "enquanto temos tempo, façamos o bem a todos". Quando o Apóstolo dos gentios coloca "principalmente aos domésticos da fé", não invalida de nenhuma forma que este bem, esta justiça, bondade deva ser levada também ao mundo como marca de quem é seguidor dos preceitos divinos no Evangelho de Cristo que o mundo não conhece. Então passou da hora de cristãos mostrarem e lutarem para um evangelho mais prático, saindo das trincheiras para o ataque a injustiça que tanto aflige.

Algo parecido ocorreu com um povo que tinha responsabilidade de mostrar que a diferença na terra diante de outros povos, porém foram acusados de andar pelos mesmos caminhos de corrupção que outras nações. No texto do Profeta Isaias o texto é claro:

"O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao Senhor, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás. "Isaías 1:3,4Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Isaías 1:16,17

Parte do texto como está escrito "nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores;", mostra como eram as atitudes de um povo que deveria fazer a diferença entre tantos outros povos, mas não fizeram. Que o Senhor Jesus desperte os seus servos para não incorrerem no mesmo erro.

Muitas nações no mundo vivem no momento que escrevo a lei da semeadura na integra, plantou e esta colhendo, em muitas nações será bom mudar a semente para o novo plantio para que não aconteça coisa pior! Que Deus desperte nos homens o senso de justiça e ordem humana para que a bestialidade não tome conta dos povos que se estribam em seus próprios conhecimentos profanos maquiados com a ideia de sabedoria contemporânea, que não passam de antigas tolices. Que o homem desperte para Os conselhos do Senhor, Soberano e Criador, a qual estão registrados em sua Palavra, sua Lei, que como Grande Pai dá aos que querem ser filhos prudentes e não bastardos tolos. Desta forma próximas gerações poderão esperar ver algo mais produtivo e honroso do que o que estamos vendo atualmente.

Uma nação, não é composta apenas de um grupo de pessoas qualquer, mas constituída por uma população que usufrui a mesma origem, língua, religião, cultura, ou seja, são possuem uma história e identidade comuns. Estes aspectos estão dando lugar já a muito tempo a ajuntamento de povos devido a globalização. Povo se restringe a populações de característica jurídica, grupos de pessoas com sua inserção uma ordem do Estado. Compreendendo também como grupos de pessoas sob as mesmas leis, não importando suas crenças, culturas, línguas, raças. Mas que fique entendido que nem no conceito de nação ou povo, desobrigou os céus o dever de glorificar o Criador, como está Escrito: "Louvai ao SENHOR todas as nações, louvai-o todos os povos. Salmos 117:1 É necessário pois segundo está Escrito: "Multiplica as nações e as faz perecer; dispersa as nações, e de novo as reconduz." Jó 12:23, os homens podem até reclamar, questionar, porém Deus nunca deixará de ser Soberano.

Mudemos a semente enquanto é tempo, para que os frutos da próxima colheita não venham apodrecidos como as que já se passaram e a que está passando.

Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue